SkyscraperCity Forum banner
1 - 20 of 68 Posts

·
Registered
Joined
·
623 Posts
^^
VLT é uma obra relativamente simples d ser feita e não sai. Toda cidade grande e média brasileira já deveria estar construindo o seu VLT. BRT então nem se fala, já era pra praticamente todas já possuírem e tendo o VLT como complementação do sistema. Mas estamos no Brasil. E vcs já sabem como as coisas funcionam por aqui... :eek:hno:
Com certeza. BRT é algo que devia ter sido feito no início dos anos 2000. Hj Belém deveria estar se preocupando com a instalação de um VLT ou até de um monotrilho. Belém tem o trânsito muito mal planejado. Como se passou tanto com a Almirante Barroso como única alternativa de saída? O centro, então, tem estacionamento em fila tripla na frente de qualquer colégio particular. Isso sem falar que asfalto, a coisa mais simples de se resolver no planeta, ainda não existe em vários trechos da cidade...
O pior é que quando se pensa em começar a resolver parte destes problemas cria-se uma disputa política ridícula em que só a população se ferra!
Amo Belém, tenho inclusive casa na cidade, mas tem muita coisa precisando mudar por aí.
 

·
Registered
Joined
·
623 Posts
A Júlio Cesar vai ser toda alargada? Da Almirante Barroso até o areoporto ou só o trecho entre a Almirante e o elevado que cruza com a Pedro Álvares Cabral?
Não existe nenhuma obra prevista pra Pedro Álvares Cabral?

O triste de Belém é que as obras só andam em ano de eleição. Anta Judas, por exemplo, só lembrou de fazer o elevado Daniel Berg, terminar a Av. centenário e o elevado Gunnar Vingren no último ano de seu desgoverno. O Duciomala só entregou o portal no último ano, o pórtico um pouco antes e insistiu nas obras do BRT, mesmo o projeto estando cheio de falhas, pra ver se elegia seu candidato. E Ladrão Jatene tá fazendo a mesma coisa. É cruel. Parece que pras coisas funcionarem tem que ter eleição todo ano! O compromisso dos políticos paraenses não é com o Pará ou com Belém, é com partidos políticos, movimentos sociais que flertam com o crime (pelo menos no caso de Ana Julia e sua inércia em relação às invasões ilegais do MST, pra quem não lembra falou-se em intervenção federal) e com eles mesmos...
 

·
Registered
Joined
·
623 Posts
A intervenção será apenas no trecho entre a PAC e o viaduto da Av. Centenário. Vão colocar uma nova sinalização e a passarela atual vai mudar de lugar. Vai haver tbm uma pequena intervenção na curva da Senador Lemos em frente ao terminal do AeroClub por causa de varios acidentes que ocorrem por lá.
Ah, sim. Agora entendi. Poxa, então vai ser uma intervenção bem menor do que eu pensei :lol:
 

·
Registered
Joined
·
623 Posts
^^
Veja bem. O mandato da Ana Júlia acabou em 31 de dezembro de 2010.

Entrega do Elevado Daniel Berg: 16 de maio de 2010 (ano eleitoral)
http://bordalo13.blogspot.com.br/2010/05/acao-metropole-comeca-funcionar-vitoria.html

Entrega do Elevado Gunnar Vingren: 30 de setembro de 2010 (ano eleitoral)
http://wikimapia.org/10405248/pt/Elevado-Gunnar-Vingren

A entrega da Av. Dalcídio Jurandir (posteriormente o nome foi alterado para centenário pelo Prefeito Duciomar Costa...pra tentar angariar votos entre os fiéis evangélicos) aconteceu junto com o elevado Gunnar Vigren (ano eleitoral). Depois, em maio do ano seguinte (eu acho) foram concluídos alguns trabalhos menos importantes e a avenida foi re-inaugurada com o nome de centenário.

Inauguração da Praça Dorothy Stang: 30 de dezembro de 2010.
http://simplesmentelu.blogs.sapo.pt/129080.html

Isso além de um monte de outras obras que ela terminou, depois de mover mundos e fundos para que elas acelerassem (o que prejudicou a qualidade de algumas), em 2010 na tentativa de se reeleger e saiu inaugurando em dezembro, mesmo depois de perder nas urnas, afinal (e nisso ela tá certa) obra pronta não se deixa pra administração posterior. Entre estas obras está o terminal hidroviário de Val-de-cãs, que o Jatene não aceita inaugurar (ele é outro que merece muitos elogios, não?).

Isso sem contar que em 2010 Aninha concorreu à reeleição para governadora mesmo sem ter as contas da eleição anterior aprovadas, o que viola a lei ficha-limpa, que já estava em vigor. Sabe-se lá pq o TSE liberou a candidatura dela, né? Ainda bem que aqui em Brasília tem petista pra todo lado defendendo os interesses...da nação.

E tudo isso sem falar nas denúncias de corrupção na SEMA durante o governo dela que vieram à tona no ano retrasado e continuam sendo investigadas (uma mulher que eu vi prometer, em pleno Forúm Social Mundial, plantar 1 BILHÃO - tadinha, ela encheu a boca pra falar esse BILHÃO, mas na verdade o projeto era de 1 milhão XD - de mudas de árvores no Pará); no fato dela contratar uma dupla de músicos cubanos (Pablo Milanés e Chucho Valdéz) por 126 mil reais pra feira do livro, por motivos obviamente ideológicos e muito acima do preço (ainda bem que todos os problemas da cidade estão resolvidos, imagina se ela faz isso numa cidade que não é nem 25% saneada XD); e na possibilidade de intervenção federal que foi seriamente discutida (e não se diga que isso se deve à oposição, pq jamais se falou disso em nenhum dos outros estados governados pelo PT).

Então, sendo bem justo e honesto, Ana Júlia foi apenas mais uma incompetente e descompromissada a assumir o Governo do Estado, como todos os outros.:lol:

Desculpe se vc é parente, amigo, apadrinhado ou simpatizante dela :)lol:sério mesmo), mas essa é a minha opinião embasada pelos fatos que expus acima e por outros que não vale nem a pena discutir.

Neste sábado aconteceu uma audiência de apresentação do projeto de prologamento da Av. Independência, em Ananindeua. Alguém viu notícia?? Só encontrei fotos na Ag. Pará.
Poxa que bom, não sabia.
O prolongamento vai até Marituba? Se for, é uma ótima notícia. Só a BR pra entrada da cidade é complicado...com a Independência prolongada talvez acabem aqueles engarrafamentos intermináveis da ida e da volta dos feriadões :p

E assim, posso acabar pagando pela minha língua, mas esse Zenaldo, pela preocupação em investigar as reais condições da prefeitura e rever os projetos para aprimorá-los antes de sair torrando o dinheiro público, acabou me dando de esperança de que as coisas vão melhorar. Não conhecia ele, mas torço pra que faça um bom trabalho, Belém tá precisando.
 

·
Registered
Joined
·
623 Posts
Se você verificar aqui mesmo neste SSC, as obras do complexo viário da JCxPAC, elevados JCxIndependência e do prolongamento da própria Independência ocorreram ao longo de todo o mandato da Juju (carinhosamente chamada assim pelos foristas, apesar de quase todos nós criticarmos a gestão dela implacavelmente). Eu mesmo postei várias fotos e por vários meses do andamento das obras. E permita-me um registro: poucas obras neste Estado andaram com a velocidade das mencionadas acima. Longe de mim fazer o advogado da Ana Júlia até porque ela não merece o gasto da minha capacidade cognitiva para defendê-la, mas no quesito obras viárias na capital ela deu um banho no Jatene.

Por fim, sinceramente acho que chovi no molhado, porque depois de ler e reler teu post, acho que és antiPT, mas tudo bem, mesmo assim gostei de exercer minha opinião. Ah, antes que penses que sou vermelho de estrela no peito, registro que não sou filiado, nem vinculado e nem devo favores a nenhum deles. Pelo contrário, cobro todos, sempre estou insatisfeito e torço para que mude logo. Somos um Estado virtualmente rico, mas realmente muito pobre e não consigo entender como não se reverte a situação.
Pois é, então não discordamos em muita coisa.

Eu não sou antiPT. Falei no PT pq estava falando da Ana Júlia, apenas, mas PSDB, PMDB, DEM, o que quer que seja, sempre há problemas. E não insinuei nada em relação a você, apenas ressalvei que SE você tivesse qualquer ligação com ela ou com o partido, por favor, não ficasse chateado pelo meu comentário. E, por fim, começar obras é bem fácil, coloca-se um tapume e depois sabe-se lá quanto tempo leva pra concluir. O melhor exemplo disso é, com certeza, o pórtico da cidade. Então pra mim o que importa é a entrega.

Ah, em relação ao saneamento, concordo com você, isto cabe à prefeitura. Porém existem estados que colaboram para o saneamento das cidades, principalmente das capitais. Inclusive, no governo da Ana Júlia o Estado financiou 3 adutoras para a Cosanpa.

Quanto aos artistas cubanos, a questão não é o quanto eles cobram em relação a Ivete Sangalo ou Roberto Carlos, mas que o Show deles é vendido normalmente por metade do preço que o Estado pagou.

De resto, desculpe se algum dos meus comentários te ofendeu (você pareceu estressado na sua resposta), não foi minha intenção. Apenas, como você mesmo falou, me sinto livre pra expressar o que penso sobre Ana Júlia e sua gestão estadual (até pq o objetivo de um fórum é esse: discutir idéias, notícias, etc.), então desculpe se alguma palavra ou posição minha te pareceu descortês, esse é um dos perigos da comunicação escrita, podemos soar grosseiros sem perceber. ; )

P.S.: quanto às árvores, o projeto nem começou. Ganhou o prêmio sementes da ONU, mas ficou só na proposta mesmo...e, como ficou claro com a história do terminal hidroviário, o Jatene não leva à frente projeto de ninguém (mesmo que isso importe em algum benefício para o povo paraense)...

P.S.2: pra dar um banho no Jatene não precisa de muita coisa XD

P.S.3: Haha é verdade coloquei 31 de julho, pura desatenção, tava digitanto e assistindo TV :p
 

·
Registered
Joined
·
623 Posts
Cara, já consigo ver a cidade em 2016/7 com as obras concluídas. Vai ser outra cidade, cara. Só o entroncamento novo, a JPII e a Independência como entradas alternativas e com o BRT a melhora vai ser absurda. Mto, mto ansioso pras obras andarem :)
 

·
Registered
Joined
·
623 Posts
O BRT da independência, desce na Júlio César e usa o binário da PAC e da Sen. Lemos.....um VLT ou momttilho seria mais interessante, eu acho...:gossip::gossip::gossip:
Tb acho que monotrilho seria uma boa pedida. É beeem menos caro que metrô e ocupa menos espaço que o BRT, sem ser muito mais caro que este último. Acho que em toda a extensão da PAC, desde o entroncamento até a Doca deveria ter monotrilho. Depois deveria se substituir o BRT por VLT aproveitando o espaço em que os ônibus vão transitar na Almirante, na BR e na Augusto Montenegro. Mais no futuro dava pra pensar em VLT na JP II e na independência (os canteiros nas duas avenidas são grandes o suficiente para fazer VLT) e linhas de monotrilho ligando transversalmente as linhas de VLT e do monotrilho da PAC. Isso tiraria um monte de ônibus da rua e daria uma cara mais moderna pra cidade. Eu vejo Fortaleza, Recife, Cuiabá, entre outras, investindo pesado em VLT e metrô e fico pensando: por que Belém insiste em ficar pra trás???
 

·
Registered
Joined
·
623 Posts
Não concordo com monotrilho em Belém. Acho q deixaria a cidade muito feia, com aquela arquitetura de concreto pesada sobre as avenidas. Imagina um na PAC q já é uma avenida q deixa muito a desejar, ficaria ridículo.
Belém é uma cidade q poderia receber um metrô. A arquitetura da cidade favorece a instalação de um metrô, poderiam instalar primeiramente saindo de São Brás ao centro e o BRT (posteriormente VLT) permaneceria na Almirante e avenidas alimentadoras rumo ao centro da cidade. Depois q o metrô estiver todo distribuído no centro aí sim poderiam pensar em expandir pra essas grandes avenidas. Um metrô na região central (1ª légua da cidade) não é tão absurdo assim d se construir visto q seriam necessários poucos km pra percorrer de São Brás às proximidades da Cidade Velha ou até mesmo até Batista Campos. Como já disse aqui, os políticos daqui são fracos demais, não são articulados, não têm prestígio algum. Mesmo q demorasse 10 anos pra ser entregue seria válido, já q obras bem menores já levaram quase esse tempo pra ser concluída aqui mesmo em Belém.
Eu concordo que o metro é esteticamente mais agradável, porém, como eu disse antes, é bem mais caro de se construir. Pra cada km de metro o gasto fica entre 160 e 380 milhões, enquanto cada km de monotrilho fica entre 70 e 130 milhões. Como o solo de Belém, exceto na pedreira, é bem instável, os custos de implantação do metrô provavelmente ficariam próximos dos 380 Mi por km...
E o monotrilho não é algo necessariamente feio. Pesquisa depois o monotrilho de Las Vegas ou o de Miami. Já vi ao vivo e achei bem legais. O de Dubai eu só vi por foto, mas me pareceu bem bonito. Os de Tokyo têm uma cara mais pesadona, ou ao menos tinham quando estive lá há mais de 10 anos, sabe-se lá se já não mudaram...enfim, tudo é uma questão de escolher direito e de ir adequando o projeto e o entorno do local em que será implantado. O VLT também seria uma boa opção. É barato (entre 30 e 60 Mi por km), bonito, mas uma das faixas de rolamento de carro seria sacrificada, e isso numa avenida como a PAC é improvável, senão impossível. Se bem que o canteiro ali no começo é bem largo, talvez desse pra transplantar as árvores pra outro local e implantar o VLT ali, mas não sei se em toda a extensão da PAC isso seria possível. Ali na parte do binário nem tem mais canteiro, né?
O centro é realmente um problema. As ruas são estreitas demais para VLT, monotrilho seria um sacrifício estético muito grande e metro é muito caro. Acho que o centro vai continuar por um bom tempo sendo atendido só por ônibus...ou não, na França tem muito Tramway (VLT) implantado em cidades antigas, de ruas estreitas como as do nosso centro, mas o trânsito de carros ficaria prejudicado.
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1499454 esse thread sobre VLT é bem legal
 

·
Registered
Joined
·
623 Posts
Insisto em dizer q o centro de Belém (de São Brás à Cidade velha/Batista Campos) não comporta nenhum outro modal q não seja um metrô. Não dá pra sacrificar uma faixa de rolamento das ruas já q elas já são estreitas, possuindo no máximo três faixas, com raras exceções. Monotrilho é completamente inviável pq as avenidas são todas em forma de binário e não possuem canteiros centrais pra esse modelo ser implantado. Só resta mesmo o metrô! Ou implantam o metrô ou Belém estará fadada a conviver eternamente apenas com os seus ultrapassados ônibus rumo ao centro da cidade. A região central de Belém se assemelha e muito com a zona sul do RJ, lá tiveram q implantar metrô pq não dava pra colocar nenhum outro sistema de transporte q não esse.
Pois é, eu concordo que metrô seria o ideal. Mas pra fazer, digamos, 20 kms de metrô, o que seria suficiente pra atender só algumas poucas avenidas mais importantes, não fazendo grande diferença no trânsito da cidade, seriam gastos 7,6 Bilhões, mais ou menos. Isso numa cidade cujo orçamento anual costuma fechar em cerca de 2 Bi, sendo que menos de 15% disto vai para obras viárias. Talvez se o governo estadual, que tem um orçamento mais robusto, e o governo federal se envolvessem...
 

·
Registered
Joined
·
623 Posts
No primeiro relatório do jica ele fala que o metrô é invíavel. (Eles estudaram a possibilidade na época). que me chamou a atenção é um trecho em que os pesquisadores afirmam que um sistema com trilhos, poderia começar a ser implantado a partir de 2010, quando a população da capital ultrapassasse 2 milhões kkkk

P.S: A cópia do relatório que eu li, estava no CEDOC da Secretária estadual de Ciência, tecnologia e Meio Ambiente. Com o desmenbramento da SECTAM, criação da SEMA e da SEDECT, eu não sei se ainda está no mesmo prédio. Ele fica na Lomas Valentinas, entre João Paulo II e Perimetral, próximo ao motel Love Lomas (kkkkkkkk), Lá funciona a SEMA
Pois é, acho que o metrô seria ótimo, mas é inviável. Então nos mantenhamos dentro da realidade.

Poxa, não sabia que a JICA tinha recomendado sistema de trilhos. Isso me deixa ainda mais confiante que o VLT deve pintar em Belém nos próximos 15 anos. Agora, será que no centro dá pra ter um sistema sobre trilhos?

Eu acho que dá. As ruas são pequenas, mas há sistemas de VLT que poderiam ser implantados, dividindo, por exemplo, a faixa de rolamento (isso acontece em várias cidades européias, mas não sei como não dá problema, tampouco se daria certo em Belém :/). Ou então, poderia se pensar em implantar os trilhos próximos às calçadas, onde as pessoas estacionam, e criar estacionamentos verticais em terrenos vagos. Nas ruas em que se formam duas ou três filas de estacionamento nem se fala, estas obviamente têm espaço. E espaço para as estações também existe, estações de VLT consomem pouco espaço.

Os pontos positivos do VLT: mais segurança, menos custos operacionais (para transportar o mesmo número de pessoas, o VLT precisa de menos de 35% dos funcionários que um sistema de ônibus precisa), menos barulho, trânsito mais organizado e, dependendo do número de carros e do intervalo entre eles, possibilidade de transportar-se um número muito maior de passageiros se compararmos com ônibus (o que significa mais conforto para os usuários). Isso, claro, além do custo de implantação relativamente baixo se compararmos com metrô e monotrilho.

Ponto negativo: como o trilho normalmente é o mesmo para todos carros não se tem a possibilidade de num mesmo trecho criar linhas expressas e linhas que param em todas as estações (mas já que o nosso BRT, pelo menos na Almirante, não vai ter área para ultrapassagem - ao menos é o que parece -, isso é um ponto negativo que encararíamos de qualquer forma). Outro fator é: se um dos carros der problema os que vêm atrás ficam paralisados, o que também é reflexo da impossibilidade de ultrapassagem.

E o entroncamento, algum avanço???
 

·
Registered
Joined
·
623 Posts
O de SSA ainda não inaugurou? Lembro q tá desde 2000 em obras.
Inaugurou parcialmente (liga o nada a lugar nenhum por enquanto, ouvi dizer), mas demorou mais de VINTE ANOS pra ser entregue XC
A obra é cheia de falhas e o metrô, que à princípio seria subterrâneo, ficou aéreo e muito feio. Se fosse pra ser aéreo, que tivessem feito monotrilho, sairia mais barato e mais bonito. Deus livre Belém de um destino semelhante.
 

·
Registered
Joined
·
623 Posts
Para mim o VLT deveria pintar agora...Será que Cuiabá tem um nível de vida superior a Belém ? Eu venho me perguntando isso ultimamente..

P.S: Desculpa esse quote duplo
Tb acho que o VLT deveria entrar em pauta agora, mas se isso não acontecer neste momento deve acontecer em breve. Acho que uma linha São Bras-Centro seria ótima pra início. Mas teria-se logo que pensar em linhas pra atender pelo menos Batista Campos, Campina, Reduto, Nazaré e o resto do Umarizal. Com poucas linhas, se bem integradas, dá atender estes 5 bairros, que são bastante populosos. Isso seria um salto enorme na qualidade do transporte público, especialmente se o BRT for posteriormente substituído por VLT. Ah, e isso teria de funcionar com um sistema de bilhete único, claro.
 

·
Registered
Joined
·
623 Posts
Nenhum avanço, entroncamento parado como sempre.
Sério, é isso que foi deixando nervoso ao ponto de eu ter que me mudar, ainda que temporariamente, de Belém. Será que a prefeitura e o estado não entendem que o entroncamento é PRIORITÁRIO? Que se ele não fica pronto a vida de quem usa a Augusto Montenegro vira um inferno? Esse tipo de obra era pra funcionar 24hs, com 3 turnos de operários! Em 2 meses ficaria pronta! Isso é a mais pura falta de respeito com a população.
 

·
Registered
Joined
·
623 Posts
Não é essa a questão. A prefeitura ou o estado tão interessado em instalar VLT? E o mais importante, será que esse modal conseguirá atender satisfatoriamente, principalmente nos horários de pico??
O modal dá conta de atender a população, a depender da quantidade de carros em circulação e do intervalo entre eles. Isso é tranquilo. Agora, vontade política de implantá-lo só se consegue à base de muita pressão.

e o nosso ação metrópole que já são mais de 20 anos para ser implantado?! Vamos esperar de 2 a 3 anos para vê-lo entrar em operação. Isso se o tio Jatene não resolver deixar tudo para o fim do seu segundo mandato, lá para 2018.
Sim, o ação metrópole tá demorando demaaaaais...se o Jatene deixar pra entregar tudo no último ano meu voto, pelo menos, ele não tem mais. Pena que o resto da população não veja assim...

Pessoal sonha muito aqui.
Olha, o metrô eu acho um sonho. O monotrilho um sonho um pouco menos impossível. O VLT uma possibilidade. As razões são várias, mas a principal delas é que ele não é muito mais caro que o BRT. Não é mais caro, os custos operacionais são menores, exige menos espaço que o BRT (aliás, como foi dito na matéria acima, pra ser BRT tem que ter linha expressa e pra ter linha expressa tem que ter recuo, coisa eu os nossos corredores até agora não têm, e, devido à falta de espaço, acho complicado fazer)...enfim, o VLT é uma possibilidade e basta vontade política pra implantá-lo.

Vocês já imaginaram um desses na João Alfredo?
Hahaha, Ricfelix, a João Alfredo teria uma cara de Europa XD. Eu sempre imagino o VLT circulando na doca, em frente à estação (na M. Hermes) e subindo a presidente vargas com uma estação próxima ao Teatro da Paz (um pouco depois dele, naquela parte final da feirinha de domingo, passando o Hilton) não me pergunte o porquê. Um sonho: ver o mercado de São Brás requalificado pra ser usado como estação do VLT, seria lindo (mas pouquíssimo provável)!

PS: o político que emplacasse o VLT em Belém seria reeleito 10 vezes seguidas (ou seria, se fosse possível)...
PS2: Então TODAS as obras estão mesmo paradas?
 

·
Registered
Joined
·
623 Posts

Aqui uma imagem de um VLT que divide a faixa com os carros em Potsdam na Alemanha. O VLT não só pode ser instalado na pista, como pode passar por cima de canteiros (sem árvores) sem danificá-los. Frise-se que cada carro de VLT transporta entre 220 e 400 pessoas pessoas (um ônibus lotado transporta cerca de 60). Com intervalos de 3 minutos (painéis informando o tempo de espera nas estações, pfv) entre os comboios dá pra transportar 4.400 pessoas por hora em cada sentido, se tivessemos o de 220 pessoas instalado, ou 8000 pessoas em cada sentido por hora, se tivessemos o VLT maior instalado, ou seja, 16000 pessoas poderiam ser transportadas considerando os dois sentidos. Em Belém, supondo que toda a frota de ônibus (1250 veículos, segundo o G1) estivesse nas ruas e fosse toda ocupada ao mesmo tempo, teríamos 75000 pessoas sendo transportadas. Ou seja, o VLT representaria um acréscimo de 21% em relação às vagas atualmente disponíveis para transporte público. Ah, o ônibus do BRT comportará 170 pessoas, estima-se.

Cuiabá protestou e o BRT deles foi substituído por VLT. E olha que cuiabá tem só 1/3 da população de Belém (e veja bem, estou falando de Belém e não da RM, que se considerada faz a disparidade subir para 1/4).
http://hipernoticias.com.br/TNX/conteudo.php?sid=170&cid=4143

Até onde eu vejo, Belém deveria ter VLT nas vias principais. O custo total estimado para o BRT é de 500 milhões de reais (iniciais, eles vão subir com certeza em razão das alterações que terão de ser feitas para corrigir as falhas deixadas pela má condução da administração Duciomar) e no total são 23 quilômetros de linha, ou seja, cerca de 21 milhões por km. O VLT de fortaleza custou aproximadamente 20 milhões o km (segundo a agência CNT de notícias). Por isso que eu falo, ter VLT ou BRT é uma questão de opção, o povo belenense precisa discutir o que é melhor e exigir providências dos nossos amados representantes eleitos.

http://www.youtube.com/watch?v=KI1A-fqkInk --> vejam esse vídeo, é bem esclarecedor.

PS: não chorem com o fato do sertão do Cariri ter VLT e Belém ainda viver das sobras dos ônibus de SP (sim, os ônibus de Belém são quase sempre de 2a mão, que ótimo, não? ;) )...
PS2: é a última vez que falo de VLT, prometo. :p
PS3: fico feliz de saber que estão trabalhando no entroncamento, aquilo precisa ficar pronto pra ontem XC
 

·
Registered
Joined
·
623 Posts

Jornal O Liberal Reporter 70
E olha que lá tem espaço pra ultrapassagem. Em Belém me preocupa não só a atitude dos motoristas e ciclistas, mas também a educação dos motoristas de ônibus...essa história de usar uma faixa de rolamento da Almirante pra ultrapassar não vai dar certo. Eu até concordo com a retirada das barreiras, mas por motivos estéticos.
 

·
Registered
Joined
·
623 Posts
P.S: Quando eu perguntei se cuiabá é mais desenvolvida, é pq isso inclui os estudos técnicos da implantação do VLT. No projeto ação metrópole, dizem que ele é mais caro que o BRT. A população vai poder pagar a passagem? quanto vai custar a manutenção ? e por aí vai..
Ok, vamos por partes.

O VLT elétrico é consideravelmente mais caro que o BRT. Enquanto cada km de BRT fica entre 20 e 25 milhões, o VLT elétrico custa cerca de 60 milhões o km. Frise-se que essa diferença não foi obstáculo para que Cuiabá, cidade com menos habitantes e economia menos expressiva que a belenense, fizesse a troca do BRT pelo VLT num trecho de 21 kms (o BRT de Belém terá 23 kms de Icoaraci a São Brás, ou seja, só 2 kms a mais). Esse é o VLT que circula na Europa. É mais verde, pois não usa combustível fóssil, mas costuma ter velocidade menor, em torno dos 20 km/h (1/3 da velocidade do metrô).

O VLT também pode ter motor a diesel, como o VLT de Fortaleza. Neste caso, por não haver necessidade de estrutura de fios acima dos trilhos e por poder ser adquirido no Brasil, o VLT a diesel tem custo semelhante ao do BRT ou até menor (o VLT de Fortaleza custou 20 MI o km, enquanto o BRT de Belém vai ficar em torno de 21MI o km). Ele tem motor a combustão, por isso é menos verde, mas desenvolve velocidades maiores, podendo se equiparar a um metrô em rapidez.

Se o critério de viabilidade foi o custo de implantação, então o VLT a diesel seria viável. Se foi o número de usuários ou a força econômica da cidade, Belém também deveria receber o VLT, visto que Cuiabá recebeu. Do ponto de vista de vista de manutenção e custos operacionais o VLT é mais barato e o motivo é simples: um comboio de VLT pode carregar até 400 pessoas, um ônibus bi-articulado carrega 170. Ora, se menos carros são necessários pra transportar o mesmo número de passageiros, haverá menos motoristas para pagar e menos carros para fazer manutenção. Os trilhos não são eletrificados como os do metrô, então depois de sua instalação demandam pouquíssima manutenção. Se a compra dos bilhetes acontecer nas estações, economiza-se até com cobradores. Ou seja, a passagem teria tudo pra ser mais barata, a depender da margem de lucro que o administrador do sistema estabeleça. Enfim, dá pra fazer transporte público bom e barato, é só pensar direito e colocar os interesses da população acima de interesses pessoais. ;)
 
1 - 20 of 68 Posts
Top