Desde às 23h desta quarta-feira (4), a Prefeitura de Belém faz a retirada da passarela localizada no Entroncamento. A retirada é mais uma etapa das obras para implantação do sistema de Bus Rapid Transit (BRT) e deve se estender até a próxima semana.
Além de interferência direta na construção do novo complexo viário do Entroncamento, a retirada da passarela foi orientada pelo laudo técnico constituído pelo engenheiro civil e professor da Universidade Federal do Pará (UFPA), Nagib Charone, em análise solicitada pela Prefeitura.
A desmontagem da passarela começou pela área construída próximo ao prédio onde fica o 'Copão da Cerpa'. Foram retiradas as rampas de acesso, trabalho que se estendeu por toda a madrugada. Hoje será retirado o vão central. O trabalho será retomado na segunda-feira (9), com as retirada das rampas que estão na calçada ao lado do Cartório Condurú, e nos dias 10 e 11, terça e quarta-feira, chega a vez de demolir os pilares da passarela.
Com o andamento das obras do BRT, mesmo sem a condenação, a passarela se tornaria obsoleta diante do novo Entroncamento, que contará com faixas de pedestres em vários pontos e mais apropriadas para utilização. A retirada da estrutura acontece por partes e iniciou há cerca de dois meses - quando a PMB conseguiu, junto ao Governo Federal, a cessão da área para utilização e modificação pelos próximos 25 anos.
Fresagem e concretagem do pavimento rígido será concluída em julho
O trabalho de fresagem e concretagem da Avenida Almirante Barroso, que começou há um mês e meio, saiu de frente do Conjunto Costa e Silva, próximo à Avenida Tavares Bastos, chegou a São Brás, voltou em sentido contrário pelo outro lado da pista e já se encontra 200 metros adiante da Avenida Júlio César em direção ao Entroncamento. Esta substituição de parte da pavimentação asfáltica por concreto rígido das pistas da Almirante Barroso, na extensão que receberá o BRT, será concluída durante este mês de julho.
O trabalho consiste na retirada de uma camada de asfalto de 10cm de profundidade para dar lugar a uma outra camada com altura de 20cm, mas de concreto rígido. Além de recomendado pelo Ministério das Cidades em locais onde o BRT é adotado, a metodologia garante uma durabilidade muito superior em comparação à pavimentação asfáltica, que é mais flexível e mais suscetível à necessidade de manutenção.
Pelo menor fluxo de carros durante as férias, no mês de julho será feita fresagem (raspagem asfáltica) nos principais cruzamentos da via, começando pela Travessa Antonio Baena e se estendendo alternadamente até a Avenida Júlio César. Cada cruzamento ficará interditado por aproximadamente uma hora, sendo liberado à medida que o serviço for concluído.
O motorista que vem pela Avenida Almirante Barroso (São Brás - Entroncamento) e quiser acessar a Avenida Júlio César contornando a Praça São Cristóvão, não poderá fazê-lo devido à interdição total do cruzamento. Assim sendo, enquanto permanecer a execução do serviço de fresagem, o motorista que vier da Rua do Utinga com destino à Avenida Júlio César deve seguir pela Avenida Almirante Barroso até o primeiro retorno. Já os condutores que vierem de São Brás, a CTBel orienta que se antecipem e desviem o trajeto utilizando as transversais, como as Travessas Lomas Valentina e Mauriti, seguindo pelas Avenidas Romulo Maiorana e Dr.Freitas.
Agentes de trânsito estarão a postos na Avenida Almirante Barroso para dar orientações aos motoristas e pedestres e também fazer as interdições necessárias para o avanço das obras do BRT.
A rapidez do processo tem a ver com a técnica utilizada pela Andrade Gutierrez, que se preocupou não apenas em verificar qual a profundidade ideal para evitar trincas e outros danos ao pavimento como também como realizar o assentamento do concreto de forma a não atrapalhar ações futuras que visem a melhoria da drenagem das vias. Os cruzamentos da Almirante Barroso com as travessas Perebebuí, Lomas Valentinas, Mauriti, Mariz e Barros e Humaitá receberão o mesmo tratamento.
Com informações da Prefeitura de Belém
http://www.orm.com.br/2009/noticias/default.asp?id_modulo=197&id_noticia=598585