SkyscraperCity Forum banner
21 - 40 of 742 Posts

·
Registered
Joined
·
3,816 Posts
Comecei a estagiar no NGTM, revirei uns arquivos dos projetos atuais e futuros e achei umas informações legais.

- As estações do BRT Metropolitano terão climatização de acordo com o projeto executivo no CAD.
- O BRT Metropolitano terá 40 desapropriações sendo 3 ou 4 totais e o restante parcial, as 2 primeiras que são dos Terminais de Marituba e Ananindeua (INCA e Posto de Gasolina abandonado) custaram 25 milhões (talvez seja uma das razões do custo dessa obra ser tão elevado, na AM não haverá desapropriação).
- Peguei um slide mais específico do BRT Centro da PMB.
- Plantas dos Terminais de Icoaraci e Tapanã mais detalhadas.
- Uns projetos antigos de mobilidade da gestão da Ana que em parte eram melhores que os executados (como a Perimetral) e em parte seriam piores (a JPII seria mais curta ainda e morreria 1 km depois do Castanheira e haveria um complexo viário ali).

Em breve postarei com mais detalhes essas e outras :D
Estação climatizada? Bom então foi alterado porque nos projetos que estão disponíveis no site da licitação , só tem climatização na bilheteria.

Uma dúvida nos projetos executivos estão considerando mais modulos ( estações) na almirante Barroso. Ou isso foi retirado?
 

·
Registered
Joined
·
3,816 Posts
O orçamento também foi alterado para mais, espero que seja para mais conforto rs :D

Eu vou verificar se haverá outros módulos na Almirante e qual o projeto arquitetônico dos mesmos (eu acho que não vai seguir o modelo da PMB) se não me engano do projeto de referência previa módulos específicos do Metropolitano na Almirante, queria saber se no Centro seria só a PMB (porque no antigo projeto da Ana era o Governo do Estado que faria o Centro).

Ah esqueci de falar das 40 desapropriações as 2 primeiras que citei dos 25 milhões já foram concluídas, outras 36 estão em negociação com parecer favorável dos proprietários e 2 os proprietários não deram parecer favorável (alguma coisa teológica batista e um terreno enorme ao lado do INCA pro Terminal de Ananindeua que pertence a Quanta). Informações atualizadas até janeiro.
Bom.... A licitação já começou errada . Porque se disponibilizou documentos para as empresas onde já não são atualizados, prejudicando a proposta orçamentária.

Essa alteração do valor da obra está parecendo o BRT Augusto Montenegro, onde dobrou o valor da obra.

Espero que realmente se inicie as obras este ano.
 

·
Registered
Joined
·
3,816 Posts
Saiu uma nota no site da prefeitura informando que a ciclovia vai ser liberada no dia 20 de abril, no perímetro entre a Júlio César e avenida Ceará. Porque, segundo a nota, foi encerrado as obras estruturais das estações no trecho citado.
 

·
Registered
Joined
·
3,816 Posts
Pelo andar do baile o BRT Metropolitano só em 2018! A única empresa a apresentar proposta na licitação não atendeu aos requisitos e provavelmente haverá uma nova licitação e mais meses de atraso :bash: Se a mesma empresa apresentar depois uma proposta apropriada, vencer e a obra começar em 2018 vocês já sabem o que houve...
Mas então quem não aprovou foi a Jica , porque o NGTM tinha emitido uma nota informando que a documentação estava OK, mas que a JICA é que iria dar o parecer final.
 

·
Registered
Joined
·
3,816 Posts
Fiz uma regrinha de 3

Em 30/01 a obra estava 54,8% pronta.
Em 17/05 a obra já estava ~70% concluída.

A obra avançou uns 15% em 108 dias.

Até o final do ano deve chegar a 95% o que garante a conclusão breve dessa obra mas... Comentaram que essa instabilidade política pode paralisar o país o que inclui repasses federais a obras como a JPII.
Se a situação política não for resolvida logo , realmente o país vai parar.
 

·
Registered
Joined
·
3,816 Posts
Só falta a prefeitura informar , porque é um local crítico.

E mais, na página da prefeitura no Facebook, eles não afirmaram que ainda terá o mergulhão e diz que o terminal sofreu adequações no projeto para ser implantado nesta área.


Perguntei na página da prefeitura no Facebook sobre o mergulhão que estava previsto na rotatória do satélite e informaram que o mergulhão não está mais no projeto.
 

·
Registered
Joined
·
3,816 Posts
Implantação do Terminal do Tapanã:

Ainda é esse o projeto? Porque neste ainda aparece o tracejado do mergulhão.

Além de nao ter acesso de quem vem de Icoaraci para entrar na Mario covas.

Infelizmente o orçamento dobrou dessa do brt e foi reduzido as obras de arte (mergulhões)

Outra coisa.. A prefeitura está começando a falar em licitação do transporte público.. o prefeito citou em uma entrevista.
 

·
Registered
Joined
·
3,816 Posts
O pior é fazer uma falsa integração. Só pra tentar calar " um pouco" a crítica da sociedade no gerenciamento da obra.
Ai se dá a desculpa de veraneio. Mas penso que o real motivo é que não tem funcionários o suficiente para as estações e tbm nao está instalado todos os equipamentos. principalmente as catracas.
 

·
Registered
Joined
·
3,816 Posts
mas se as estações ainda não estão prontas nao tem como tirar linhas do eixo almirante Barroso Augusto Montenegro ( ate o terminal mangueirão) e fazer a integração no mangueirão e em são Brás. Penso que vai ter linhas integrando em são Brás, mas não a quantidade que se espera
Porque este " terminal em são bras é pequeno pra ter varias rotas.
 

·
Registered
Joined
·
3,816 Posts
Penso que é porque nem todas as estações do brt estão prontas .Até porque tem pessoas que pegam essas linhas pra descerem pela almirante Barroso.
Bom.. nas estações da Tavares bastos e império amazônico estão instalando novos semáforos para acesso as estações.

Na do império amazônico instalaram um na esquina, mas a locação da estação mudou, ai irão colocar entre as duas estruturas.

Na estação da Tavares bastos, parece que estão colocando um semáforo em frente ao ministério da agricultura.
 

·
Registered
Joined
·
3,816 Posts
Teve uma reportagem sobre o " terminal ( improvisado)intermunicipal de Ananindeua" ,e a reportagem citou que o estado respondeu a tv que a obra do brt Metropolitano iria começar em outubro e este terminal improvisado iria ser desativado. Bom... Se a licitação foi cancelada como é que vai começar a obra?
 

·
Registered
Joined
·
3,816 Posts
Estive observando que tem uma área, acredito que do mesmo tamanho que a do terminal mangueirao, ao lado do Armazém de Icoaraci, será que nao será nela que surgira o terminal?
Falando de Icoaraci, a poda das arvores no trecho da entrada do tenone ate a Maracacuera estão a pleno vapor, assim como o preparo do solo para receber o concreto no trecho que vai do Líder até a entrada do conjunto Maguari! Nas proximidades da Maracacuera um lado da pista já esta com tapumes e mais estreita, próximo desse terreno que mencionei anteriormente.
Deve ser este local mesmo, mas como tudo foi alterado para menos nos projetos. Penso que não vai ter a ligação das plataformas igual ao termainal mangueirão.
 

·
Registered
Joined
·
3,816 Posts
Começa na próxima quinta-feira,17, a construção do Terminal Maracacuera, parte das obras do Sistema Bus Rapid Transit (BRT) que avançam até o distrito de Icoaraci. A obra se concentrará no cruzamento da avenida Augusto Montenegro com a estrada da Maracacuera e provocará alterações de trânsito no entorno da área.

A obra do Terminal Maracacuera ocupará uma área de mais de mil metros quadrados de toda a pista da avenida Augusto Montenegro, no sentido Entroncamento/Icoaraci, em frente ao mercado atacadista Armazém. Por conta disso, está sendo providenciada uma nova faixa de trânsito, provisória, que passará ao lado da área isolada para obras, no sentido Icoaraci.

.....

http://www.agenciabelem.com.br/Noti...-chegam-a-icoaraci-com-o-terminal-maracacuera
 
21 - 40 of 742 Posts
Top