Ônibus do BRT estará em atividade neste sábado
Imprensa foi convidada a conhecer o novo sistema de transporte público
Nove meses após o início das obras de implantação do Sistema de Ônibus Rápido (BRT) em Belém, o ônibus fará uma viagem experimental na manhã deste sábado (29), às 10h30, no corredor da Avenida Almirante Barroso.
A convite da Prefeitura de Belém, a imprensa e a sociedade civil poderão participar de uma demonstração do funcionamento do BRT em um dos ônibus que integram o sistema.
Durante o trajeto serão apresentados os motoristas que estão sendo qualificados para operar os ônibus, o sistema de sincronização dos semáforos para o trânsito do BRT e a estrutura das estações de embarque e desembarque de passageiros.
Imagem do ônibus que circulou em Belém, na noite desta sexta-feira (28), durante viagem experimental
Entenda - Os ônibus do BRT que vão circular na Almirante Barroso e Augusto Montenegro serão articulados e biarticulados, estes últimos equivalentes a três ônibus convencionais. Terão capacidade para transportar 250 passageiros por viagem. A ideia é que esses coletivos transportem cerca de 600 mil passageiros por dia em Belém.
Os veículos dispõem de ar condicionado, espaço para cadeirantes e deficientes físicos. Uma empresa de São Paulo venceu a licitação e vai fornecer os veículos que vão circular em Belém.
Ao todo, o BRT terá 23 estações e três terminais de integração ao longo das avenidas Augusto Montenegro e Almirante Barroso. São nove estações na Almirante Barroso e outras 14 na Augusto Montenegro, além dos terminais de integração em Icoaraci, Entroncamento e São Brás. As paradas serão compostas por duas estruturas metálicas em formato de tubo, revestidas por vidro e com ambiente refrigerado, com capacidade para abrigar até 75 passageiros. As estações possuem escada e rampa acesso de passageiros e catracas, mas não há assentos, já que o tempo de permanência em cada estação deve ser mínimo.
Passagem - O BRT Belém vai funcionar com sistema de bilhete único no transporte coletivo de Belém. O passageiro vai pagar somente uma passagem e terá o período de até duas horas para pegar um ônibus do BRT ou outro coletivo. A tarifa deve ser a mesma cobrada atualmente nos ônibus coletivos da capital paraense.
Composto por um sistema inteligente, o BRT deve ser monitorado por meio de um CCO (Centro de Controle Operacional). O sistema conta com GPS (Global Position System) e radares controladores de velocidade. Esses equipamentos ajudam a monitorar os semáforos e as linhas de tráfego por onde o BRT passar, bem como, os sinais paralelos às essas vias, pois os ônibus do BRT terão preferência nos corredores.
Redação Portal ORM, com informações da Prefeitura de Belém
Foto: Comunicação UGPE Belém (Unidade de Gerenciamento de Projetos Especiais)
http://noticias.orm.com.br/noticia....m+atividade+neste+sábado#.UGZThTpESoI.twitter