SkyscraperCity Forum banner
721 - 740 of 753 Posts

·
Registered
3,828 Posts
Até hoje não está disponível para consulta no site da SEMOB o edital para o sistema. Logo a chance desse edital sair em junho/22 está menor.

Na terceira reportagem dos 10 anos das obras do BRT a responsável da Semob falou ao vivo que na situação mais pessimista o resultado do edital , após a entrega dos envelopes, será em 8 meses.

Uma critica a essa reportagem da Liberal, a repórter pareceu que não apurou as informações pra melhor questionar os entrevistados.

·
Registered
3,828 Posts
Não tem a mais remota chance de sair edital em junho, falaram que ainda é projeto básico, só pode sair quando for executivo. 8 meses deve ser o prazo mais otimista.
Bom... pra mim não existe "projeto básico" e/ou "executivo" para papeladas . O problema são os eternos debates, os estudos intermináveis.
Como já comentei outras vezes , a prefeitura está segurando o edital porque não existe solução para o subsidio, sem isso a tarifa vai para mais R$5,00 e o prefeito não terá como não aceitar o valor.

Sobre o prazo a superintendente só falou esses 8 meses porque a repórter insistiu.

·
Registered
3,828 Posts
Eu inocente achando que o projeto executivo estava pronto e seria colocado para consulta, , mas quando li que era o básico, égua não kkkk um negócio que foi lançado em 2020:

- Prefeitura de Belém (PA) lança edital de licitação para concessão dos transportes » Diário do Transporte

E teremos que esperar 2023 em um cenário otimista ou 2024 em um cenário pessimista, misericórdia, até lá o povo tem que segurar essa bomba da Setransbel.
No site da Semob ainda existe a documentação do edital anterior, baseado nisso a atual gestão só deveria atualizar o calculo da tarifa como TCM solicitou e atualizar as linhas , mas.....
A prefeitura precisa encher a boca par dizer que fez do zero a documentação.

E rezar para que a licitação tenha propostas.

·
Registered
3,828 Posts
Égua! Inauguraram recente a Padre Bruno Sechi, esqueceram a drenagem neste canal, agirá vão destruir tudo pra fazer nova drenagem, isso numa obra já arrastada que começou ainda no mandato do Jatene e foi entregue no último ano de governo do Helder.

Passou ao vivo hoje no BDPA.

·
Registered
3,828 Posts
Égua! Inauguraram recente a Padre Bruno Sechi, esqueceram a drenagem neste canal, agirá vão destruir tudo pra fazer nova drenagem, isso numa obra já arrastada que começou ainda no mandato do Jatene e foi entregue no último ano de governo do Helder.

Sobre essa obra.

De acordo com o que passou no JL 1 edição . É uma obra particular de um condomínio e foi autorizada pela prefeitura. Mas a prefeitura diz que não é responsável pela avenida e o NGTM diz que já repassou a avenida para o município a gestão.

·
Registered
3,828 Posts
Nos últimos dez dias, houve avanços nas obras do BRT Metropolitano.
O trabalho de remoção da cobertura vegetal no canteiro central está na frente do Ecoparque.
Depositaram mais tubulação em frente à Unimed.
Instalaram canteiros nas calçadas perto da Unimed e havia caminhão dentro descarregando alguma coisa. Acho que os trabalhos de construção das passarelas vão começar.
Estão escavando a área onde vão ser instaladas as canaletas do BRT. A olho nu (e destreinado), acho que pelo menos 60cm de profundidade já tem, começando ali pela frente da Unimed. Já tem inclusive pedra/seixo depositado lá no canteiro central.
Percebi também tipo umas valetas em zigue zague no canteiro central. Não consegui entender se é pra ajudar a drenar essa água da chuva ou se é pra instalar algum tipo de tubulação.
Máquinas trabalhando no terminal Ananindeua.
Acho que a diminuição das chuvas e a aproximação das eleições vão servir pra darem uma bora corrida nessa obra.
Eu tenho pra mim que eles vão querer inaugurar esse viaduto do Terminal Ananindeua e Av Ananin antes da eleição pra dar uma aliviada na questão dos retornos da BR e na confusão que vai rolar qnd começarem o trabalho de troca de asfalto.
Sobre a retirada da Cobertura vegetal". É necessário retirar essa camada de terra preta para que não se tenha problema com o pavimento rígido. Sobre as tubulações ,essa região da Unimed, é um local que recebe uma quantidade grande de águas pluviais. Quanto as valetas em zig zag também não tenho ideal só olhando mesmo.

Quanto a passarela dessa estação espero que saia logo e libere o acesso, assim pode retirar o sinal semafórico.
Quanto ao retorno das obras no terminal Ananindeua , já estava na hora. E sobre entregar a Avenida Ananin e o viaduto , é necessário pra desafogar o transito quanto de fato começar os serviços na região do centro de Ananindeua. E a parte mais demorada do viaduto já esta pronto, então não tem porque enrolar.

·
Registered
3,828 Posts
PQP tem uns vereadores em Belém que precisam de uma aula de economia e precisam se atualizar sobre a conjectura econômica nacional e internacional.
Infelizmente são tipos que só enxergam que o empresariado dos transportes é o inimigo de todos. o Argumento dos dois vereadores( PT e PROS) são superficiais. Fala do valor da tarifa como fosse o valor que a SEMOB calculou.

Se não houver uma solução rápida, não duvido que mais empresas pequenas saiam do sistema. E até mesmo que a licitação não receba propostas. Ou que a menor tarifa proposta seja perto de R$6,00

·
Registered
3,828 Posts
Isso levanta muitas suspeitas sobre a administração municipal. Os caras sentaram em cima da licitação. A gente só pode pensar que eles estão querendo favorecer alguém.
Diria que a conta não fecha... Ou seja pra ter uma tarifa baixa sem subsídio não terá empresas ou consórcio que participem do certame. Alem do tempo de concessão que pelo jeito não mudou, logo o valor da tarifa pra população ficará um absurdo.

·
Registered
3,828 Posts

Gente, bora listar as coisas para serem sugeridas na consulta pública. Uma que eu acho fundamental é que todas os veículos estejam interligados a um rede pra que a gente saiba exatamente a hora que o próximo vai passar em determinado ponto de ônibus. Acredito que até no Google tem esse serviço.
Desde o edital anterior já esta incluso o "rastreamento" dos ônibus através de aplicativo para smartphone. E pelo que já vi nas reportagens isso não mudou.

·
Registered
3,828 Posts
A mulher da semob falando que pra fazer a licitação é de 4 a 6 meses. Caracas! Kkkkk o povo sofre mesmo.

Traduzindo só ano que vem

Ai logo em seguida um assessor da SEMOB vem com uma fala que nos dois primeiros anos 20% da frota com ar-condicionado. Kkkk piada! Já estamos no meio do ano praticamente e até dezembro faz 2 anos, então esquece esse papo de 20%.
Mas esse prazo de 2 anos é a partir da assinatura da concessão. Qualquer prazo é após a assinatura.

Quanto ao resultado da licitação ..Ela foi pragmática

·
Registered
3,828 Posts
Pra mim esses ônibus deveriam ser elétricos ou híbridos. Deveriam também explorar melhor os espaços dos ônibus para anúncios igual nos países desenvolvidos.
Tem a opção de inclusão de veículos menos poluentes( elétrico, hídrico, etc), publicidade nas estações, terminais, ônibus ( interno e externo).

Acordos com as Fintechs para microcrédito.
Uso comercial dos espaços nas estações, terminais.

·
Registered
3,828 Posts
Gente, se vcs puderem contribuir na consulta pública sugerindo a crianção de linhas na área do Cidade Cristal/Shopping Bosque Grão Pará, eu ficaria muito agradecido. Segue um modelo que eu usei para fazer a minha contribuição.

Fazendo análise minuciosa das linhas propostas para a fase inicial do plano operacional, percebe-se que a área do bairro planejado Cidade Cristal (imediações do Shopping Bosque Grão Pará) foi excluída da proposta. Trata-se de uma área de expansão, com a existência de shopping de grande porte gerador de tráfego de veículos e pessoas, bem como com a presença de escolas, edifícios comerciais e diversos empreendimentos residenciais que demandam serviço de transporte público. Identificamos que o plano operacional - fase inicial aponta apenas a linha Tapanã - UFPA, sabidamente com pouquíssimos veículos e de baixa frequência. Assim, rogamos que seja revista a situação para que, ao menos, surja uma linha local ligando o Shopping Bosque Grão Pará à Av Almirante Barroso/ BRT Júlio César, de modo a atender não somente aos moradores e trabalhadores do Cidade Cristal, Cristal Ville, Água Cristal, Conj. Catalina e Marex como também passageiros chegando ou saindo do Aeroporto Internacional de Belém.
O ideal é uma linha que vá para o terminal Mangueirão, pois terá mais opções de destino dentro do sistema fazendo integração física , até que seja construído o trecho do BRT Centenário na Júlio Cesar

·
Registered
3,828 Posts
Eu sugeri Almirante Barroso porque tem muito mais opções e o trânsito na Júlio Cézar é mais tranquilo que na Augusto Montenegro.
Uma outra opção é ter uma linha com final no Marex passando pelo Shopping e indo em direção a Almirante pela Júlio Cesar, com ponto de retorno da estação Bosque.

Mas é uma fase de transição curta. Na fase 2 tem a linha alimentadora CATALINA poderia ser estendida ate o shopping.

Pelo que entendi se for uma linha convencional terá pagamento de meia tarifa no segundo ônibus. Diferente de ser uma linha alimentadora que se paga apenas uma.

721 - 740 of 753 Posts