SkyscraperCity banner
1 - 15 of 15 Posts

·
...
44,065 Posts
Discussion Starter · #1 ·
PALMAS - A mais nova Capital do Tocantins comemora seu 19° aniversário nesta terça-feira, 20.

Pela manhã, mais de 700 estudantes do Município participam do desfile cívico. A solenidade acontece em frente ao Palmas Shopping na Av. LO 01. O evento contará com a presença do prefeito, Raul Filho, do governador do Estado, Marcelo Miranda, e diversas autoridades municipais e estaduais.

Durante o desfile cívico haverá ainda a apresentação das tropas do Exército, Marinha, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar e de 50 integrantes da Associação Tocantinense de Nordestinos – ASNOTO.

A programação conta também com show Afro Bossa Nova, que será realizado às 21h, na grande Praça do Espaço Cultural. A abertura ficará por conta do grupo Tocabossa.

O show, que percorrerá 16 capitais do Brasil, depois de passar pela Europa e América do Norte, é comandado pelos músicos Paulo Moura e Armandinho, que prometem, além do repertório base formado por composições de Jobim, uma releitura da Bossa tradicional com instrumentos de percussão.

Confira a Programação:

20/05-08h- Desfile Cívico- Palmas e seus Avanços- Avenida LO-01;
08h- Workshop- Panorama Nacional da Produção Cultural: Música Teatro e Cinema- João Falcão;
18h- Culto Ecumênico- Praça do Paço Municipal;
21h- Show de abertura – Toca Bossa;
Show – Afro Bossa Nova- 50 Anos de Bossa Nova- com Armandinho Macedo, Paulo Moura, e o violinista Gabriel Improta;- Grande Praça do Espaço Cultural;
21/05- 20h- Festival da Cultura Japonesa- Teatro Fernanda Montenegro;
22/05- 16h- Mini-maratona de Palmas-10km- Paço Municipal;
18h- Procissão de Corpus Christi- Praça dos Girassóis;
22 a 25/05-19h- Mostra de Cinema Japonês- Sala Sinhozinho;
20h30h- Espetáculo Teatral Soul 4, um Amor que nem deu Flor; Teatro Fernanda Montenegro;
28/05- 19h-Apresentação do Coral Municipal- Festival de Cultura da Escola Técnica Federal;
19h30- Espetáculo Teatral Bonequinha de Pano- Chama Viva Cia. de Teatro do Tocantins- Festival de Cultura da Escola Técnica Federal;
20h- Mostra Palmas de Cinema e Vídeo- Filme “Da Banca Pra Fora”- de Yonara Aniszewski- Sala Sinhozinho.
29/05 a 30-05- Exposições- Tocantins Postal- de Gustavo Sá, e Caixas de Arte- de Pierre de Freitas- Festival de Cultura da Escola Técnica Federal;
20h- Mostra Palmas de Cinema e Vídeo- Filme “Corpos Perdidos na Estrada”- de Hélio Brito- Sala Sinhozinho;
21h- Concertos em Pauta- DouBrasil- Música Brasileira para Flauta e Piano- Teatro Fernanda Montenegro;
30/05-19h-Mostra Palmas de Cinema e Vídeo- Filmes: “Alta Noite”- de Raquel Etges e “Kitinet” de André Araújo- Sala Sinhozinho;
21h- Espetáculo “Por entre Vãos”- Casulo Cia. de Dança- Teatro Fernanda Montenegro;
31/05 e 01/06-19h30- Espetáculo Infantil- “Meu Cerrado Cerradinho”- Teatro Livre de Palmas- Teatro Fernanda Montenegro.

Para assistir a vídeos com notícias e informações sobre a Amazônia, acesse www.portalamazonia.com/videosdaamazonia. Faça o seu cadastro e assista por 30 dias grátis.

Fonte: Palmas To - SK
Foto: Governo de Tocantins

·
...
44,065 Posts
Discussion Starter · #2 ·
meus parabéns a capital tocantinense :cheers:, que continue com esse extraordinario crescimento :banana:

saudades :)

·
R.I.P. Niki
15,218 Posts
Não querendo ser chato, mas acho que tem uma inconsistência aí.

Até onde eu sei o ESTADO do Tocantins foi criado na CF de 1988 e instalado em 1989, portanto o estado do Tocantins estaria completando 19 anos este ano.
Já a cidade de Palmas, até onde eu sei foi fundada oficialmente em 1991, portanto a cidade estaria completando 17 anos este ano e não 19.

Alguém do Tocantins confirma?

·
Registered
4,817 Posts
Não querendo ser chato, mas acho que tem uma inconsistência aí.

Até onde eu sei o ESTADO do Tocantins foi criado na CF de 1988 e instalado em 1989, portanto o estado do Tocantins estaria completando 19 anos este ano.
Já a cidade de Palmas, até onde eu sei foi fundada oficialmente em 1991, portanto a cidade estaria completando 17 anos este ano e não 19.

Alguém do Tocantins confirma?
O lançamento da pedra fundamental de Palmas foi no dia 20 de maio de 1989, data em que é comemorado seu aniversário, dando início à construção da última cidade planejada do século XX. A instalação definitiva da nova capital do Tocantins foi no dia 1º de janeiro de 1990, quando os poderes constituídos foram transferidos da capital provisória, Miracema, para o plano diretor de Palmas. O nome foi escolhido em homenagem à Comarca de São João da Palma, sede do primeiro movimento separatista da região, instalada em 1809.

·
A Metrópole da Amazônia!
4,110 Posts
Parabéns à Palmas, a capital planejada do Norte!!!

·
R.I.P. Niki
15,218 Posts
O lançamento da pedra fundamental de Palmas foi no dia 20 de maio de 1989, data em que é comemorado seu aniversário, dando início à construção da última cidade planejada do século XX. A instalação definitiva da nova capital do Tocantins foi no dia 1º de janeiro de 1990, quando os poderes constituídos foram transferidos da capital provisória, Miracema, para o plano diretor de Palmas. O nome foi escolhido em homenagem à Comarca de São João da Palma, sede do primeiro movimento separatista da região, instalada em 1809.
Ah tá, então se comemora o aniversário da cidade na data do início da sua construção. Achei que fosse na data de instalação da capital (que eu disse que tinha sido em 1991, mas na verdade foi em 1990).

Valeu pela explicação. :eek:kay:

·
...
44,065 Posts
Discussion Starter · #13 ·
^^

pensei que estivesses morando em Porto Nacional, morei lá durante 3 meses, gostei muita da cidade :)

1 - 15 of 15 Posts