Rio de Janeiro
Foto de Marc Ferrez, 1885.
Rua Direita - atual Primeiro de Março, vista do Morro do Castelo em direção ao Morro de São Bento.
Começa na Praça XV e termina na Ladeira de São Bento.
É a rua mais antiga do Rio de Janeiro.
Teve vários nomes com o passar dos séculos. Começou com Caminho ou Praia Manuel de Brito, depois Direita, do Carmo para São Bento, Direita paraa a Misericórdia, Nossa Senhora do Bom Sucesso e ainda Rua que vai para São José.
Ela era a continuação da Rua de Misericórdia. Segundo Noronha Santos, em 1620 todo o trecho entre as ruas General Câmara - (hoje o lado par da Av. Ppresidente Vargas) e a rua Teófilo Otoni já estava edificado.
Em 1847, devido ao intenso transito de carruagens e carroças, a rua passou a ter mão dupla.
Entre a Rua do Ouvidor e o Beco dos Barbeiros, haviam os 'tilburys" de aluguel. Ali também era o ponto inicial de uma das linhas de bondes puxados por burros da Companhia de Carris Urbanos.
em 1875, chegou a notícia da morte de Solano Lopez, trazida pelo navio "Tycho Brahe". Isso significava o fim da Guerra do Paraguai. Com o povo ainda em festa, o vereador Joaquim Antonio de Araújo e Silva - que depois recebeu o título de Barão do Catete e posteriormente Visconde Silva, apresentou um projeto mudando o nome da rua Direita para Primeiro de Março, em homenagem à data da vitória de Aquidabã. Então, a partir de 14 de março de 1875, a Rua Direita passou a chamar-se Rua Primeiro de Março.
FORTALEZA
- 1888 (Acervo Tyrone Ponte)
se alguém de Fortaleza localizar mais ou menos essa região,
seria legal
Em homenagem a visita do Papa,
segue um Selo raro - 1980, quando
João Paulo II visitou Fortaleza e a catedral