SkyscraperCity Forum banner

Paraná 2018: as 20 maiores cidades do estado sulista

34206 Views 117 Replies 54 Participants Last post by  [email protected]_Cwb
40

População segundo estimativas IBGE 2017.

5º maior economia entre os estados brasileiros, o PR tem dignas representantes entre suas 20 maiores cidades.
Para esse thread as conurbações em regiões metropolitanas não foram consideradas.

CURITIBA
1.908.359

Kato Amaral

[email protected]

LONDRINA
558.439

MARINGÁ
406.693

catedral alta original
by Prefeitura de Maringá, no Flickr

Maringá em fotos

PONTA GROSSA
344.332

JulinhoCesarPG

CASCAVEL
319.608

NValban

FOZ DO IGUAÇU
264.044

WalterDy

Aririto

GUARAPUAVA
180.364

[email protected]

[email protected]

PARANAGUÁ
152.975

Paulo Oliveira

Prefeitura Paranaguá

TOLEDO
135.538

DJI_0122 (2)100817_Foto Fabio Ulsenheimer_
by Toledo em Fotos, no Flickr

DJI_0006100817_Foto Fabio Ulsenheimer_
by Toledo em Fotos, no Flickr

APUCARANA
132.691

Edson Denobi

ARAPONGAS
118.477

Samurai Azul

Prefeitura Arapongas

UMUARAMA
109.955

Ucebras.org.br

CAMPO MOURAO
94.153

Prefeitura Campo Mourão[/img]

Tatiana Alvarenga Araujo

FRANCISCO BELTRÃO
88.465

Squibb

Sem título
by Samara Andretta, no Flickr

PARANAVAÍ
87.850

Luam Souza

PATO BRANCO
80.710

Pato Branco - PR
by Victor Carvalho, no Flickr

Prefeitura Pato Branco

CIANORTE
79.751

Anderson Theodoro

TELÊMACO BORBA
77.276

ReporterTB

Prefeitura Telêmaco Borba

CASTRO
71.501

Marcio Bueno

Prefeitura Castro

IRATI
60.425

Felipe Carvalho

Prefeitura Irati
See less See more
  • Like
Reactions: 5
1 - 20 of 118 Posts
Belas cidades, parece ser um estado completo e progressista, além da boa qualidade de vida. Ótima seleção!!
  • Like
Reactions: 2
Uma grande e bela cidade em cada canto. Orgulho!
  • Like
O paranaense não demonstra, mas ele é orgulhoso de seu estado. Impossível não ser.
Cidades que podem não ser as mais belas vistas do alto, mas no nível da rua demonstram toda sua qualidade de vida, bom arruamento, urbanismo, e a marca registrada do estrado que são seus parques e sua arborização.

Legal também ver fotos de Castro, Telêmaco Borba e Paranaguá, cidades bem subrepresentadas no SSC.

Belo thread!

PS. A primeira foto de Curitiba é animal, que p*ta capital! Ainda vou morar aí.
  • Like
Reactions: 3
Por coincidência estava editando, era a 5ª neste thread:
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=2016062
:)
Muito bom, conheço algumas in loco e algumas pelo zoom da minha câmera :D
  • Like
Reactions: 1
Meu Paraná que amo, estado de belas e vibrantes cidades, um grande estado na região sul, pena que minha Guaíra não emplaca entre estas, mas Londrina que moro a 32 anos e minha paixão por ela!
Lindo demais. Um dos melhores estados do Brasil, se não for o melhor.
Acabei de passar por aí indo e voltando de Camboriu. Uma paradinha de tres dias no caminho para curtir Curitiba.
Parabéns.
  • Like
Ótima seleção!! Belas imagens do nosso estado :cheers:
  • Like
Conheço boa parte delas e tenho um carinho especial por Umuarama. Londrina também tem lugar cativo entre minhas cidade preferidas no Brasil.
  • Like
Belíssima seleção de fotos desse estado maravilhoso.

Surpreso com Guarapuava já ter alcançado 180k. Incrível.
  • Like
Belo Thread [email protected]!
Cidades prósperas e com boa qualidade de vida.
E o melhor de tudo, elas estão espalhadas por todo o Estado.. sem uma excessiva concentração apenas em um ou duas regiões apenas.
Com um interior tão bem servido de comércio e serviços quanto a Capital.

---

Mas ...
Sempre tem um mas quando se trata da gente né? hahah

Não entendi bem o critério que levou voce a excluir as cidades das regiões metropolitanas.
Seria para poder caber na lista dos 20 algumas cidades menores que caso contrário sairiam da lista?

Porque por exemplo, não consigo entender porque ...

São José dos Pinhais com 303 mil hab.
Colombo com 235 mil
Araucária com 135 mil
Pinhais com 130 mil
Campo Largo com 125 mil
Almirante Tamandaré com 115 mil
Piraquara 110 mil
Cambé com 105 mil
Fazenda Rio Grande com 95 mil
e Sarandi com 92 mil ...

ficaram de fora.

Só aí sao mais de 1 milhão e meio de moradores de cidades paranaenses maiores que algumas da lista que foram excluidos. :)
E a maioria delas com índices de qualidade de vida e riqueza elevados.

Claro.. pode alegar que por serem de regiao metropolitana acabam se tornando como se fossem "bairros" da metropole maior .. mas não me parece o caso.. ao menos aqui na RM de Curitiba praticamente todas tem vida própria e a gente consegue perceber que está em outro município facilmente.
Talvez só Pinhais e Colombo que tenha conurbação grande o suficiente para confundir o mais desavisado.

mas entendi o proposito do thread.. é mais para "polemizar" um pouco porque ele está muito tranquilo. hahahha
See less See more
  • Like
Belíssimas cidades. O Paraná é um ótimo estado.
  • Like
Belo Thread [email protected]!
Cidades prósperas e com boa qualidade de vida.
E o melhor de tudo, elas estão espalhadas por todo o Estado.. sem uma excessiva concentração apenas em um ou duas regiões apenas.
Com um interior tão bem servido de comércio e serviços quanto a Capital.

---

Mas ...
Sempre tem um mas quando se trata da gente né? hahah

Não entendi bem o critério que levou voce a excluir as cidades das regiões metropolitanas.
Seria para poder caber na lista dos 20 algumas cidades menores que caso contrário sairiam da lista?

Porque por exemplo, não consigo entender porque ...

São José dos Pinhais com 303 mil hab.
Colombo com 235 mil
Araucária com 135 mil
Pinhais com 130 mil
Campo Largo com 125 mil
Almirante Tamandaré com 115 mil
Piraquara 110 mil
Cambé com 105 mil
Fazenda Rio Grande com 95 mil
e Sarandi com 92 mil ...

ficaram de fora.

Só aí sao mais de 1 milhão e meio de moradores de cidades paranaenses maiores que algumas da lista que foram excluidos. :)
E a maioria delas com índices de qualidade de vida e riqueza elevados.

Claro.. pode alegar que por serem de regiao metropolitana acabam se tornando como se fossem "bairros" da metropole maior .. mas não me parece o caso.. ao menos aqui na RM de Curitiba praticamente todas tem vida própria e a gente consegue perceber que está em outro município facilmente.
Talvez só Pinhais e Colombo que tenha conurbação grande o suficiente para confundir o mais desavisado.

mas entendi o proposito do thread.. é mais para "polemizar" um pouco porque ele está muito tranquilo. hahahha
Obrigado Jota.
Considero as conurbações como extensões da metrópole cujo crescimento populacional ou desenvolvimento ocorre somente em função dela, principalmente nas áreas conurbadas. Fica difícil "medir" o quanto uma cidade das RMs cresceu ou se desenvolveu por si mesma estando ao lado de uma metrópole com força desproporcional na atração de fluxos migratórios ou de investimento, por isso deixei as conurbações de lado. :)
  • Like
Belas cidades, parece ser um estado completo e progressista, além da boa qualidade de vida. Ótima seleção!!
Obrigado!

Uma grande e bela cidade em cada canto. Orgulho!
Valeu Kr'st_fer.

O paranaense não demonstra, mas ele é orgulhoso de seu estado. Impossível não ser.
Cidades que podem não ser as mais belas vistas do alto, mas no nível da rua demonstram toda sua qualidade de vida, bom arruamento, urbanismo, e a marca registrada do estrado que são seus parques e sua arborização.

Legal também ver fotos de Castro, Telêmaco Borba e Paranaguá, cidades bem subrepresentadas no SSC.

Belo thread!

Obrigado Pietrin. Eu concordo, dentro da realidade brasileira o PR alcançou um desenvolvimento admirável, acho que é saudável reconhecer os problemas mas também as coisas boas. Quanto a Telêmaco Borba acho que a reboque da Klabin e do projeto Puma ainda vamos ouvir falar muito da cidade.
Muito bom, conheço algumas in loco e algumas pelo zoom da minha câmera :D
ahahaha esse zoom é poderoso! Bem vindo sempre Hello.

Meu Paraná que amo, estado de belas e vibrantes cidades, um grande estado na região sul, pena que minha Guaíra não emplaca entre estas, mas Londrina que moro a 32 anos e minha paixão por ela!
Obrigado Ney, Guaíra é uma belezinha de cidade e Londrina não tem nem o que falar, grande orgulho para o estado.

Lindo demais. Um dos melhores estados do Brasil, se não for o melhor.
Acabei de passar por aí indo e voltando de Camboriu. Uma paradinha de tres dias no caminho para curtir Curitiba.
Parabéns.
Obrigado Serrano, venha sempre e conheça também o interior paranaense, há muito o que ver. :)

Ótima seleção!! Belas imagens do nosso estado :cheers:
Obrigado HVAS.

Conheço boa parte delas e tenho um carinho especial por Umuarama. Londrina também tem lugar cativo entre minhas cidade preferidas no Brasil.
Obrigado!
  • Like
Preciso conhecer mais sobre o Paraná. Eu achava, por exemplo, que Guarapuava tivesse uns 50 mil hab. e Pato Branco uns 300 mil :nuts:

Muito bom fazer essa breve "viagem" por esse belo estado. :cheers:
  • Like
Estado maravilhoso.
Valeu usbra!

Belíssimas cidades. O Paraná é um ótimo estado.
Obrigado Jeptan.

Belíssima seleção de fotos desse estado maravilhoso.

Surpreso com Guarapuava já ter alcançado 180k. Incrível.
Obrigado. Geoce, ela vem se desenvolvendo, está ganhando seu primeiro shopping e um bairro planejado de 3 milhões de m2, se quiser ver está aqui:

http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1981810

Preciso conhecer mais sobre o Paraná. Eu achava, por exemplo, que Guarapuava tivesse uns 50 mil hab. e Pato Branco uns 300 mil :nuts:

Muito bom fazer essa breve "viagem" por esse belo estado. :cheers:
Talvez a impressão seja porque ela é bem verticalizada para uma cidade de 80k, além da prosperidade a geografia de PB também estimula essa verticalização.
Estado Fod*!

A nível de Brasil é equilibrado tem uma metrópole acima da média, grandes e planejadas urbes interioranas, cidades medianas para quem quer tranquilidade e conveniência e o sossego das pequenas e acolhedoras citys.

Adorei o Thread e obrigado por compartilhar seu belo estado :).

Ps: Faz pouco tempo que descobri Telêmaco Borba é a desconhecida no Paraná?
  • Like
1 - 20 of 118 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.