Skyscraper City Forum banner
1 - 7 of 7 Posts

·
Registered
Joined
·
174 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Estas fotos foram digitalizadas pelo Zé Maria do Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá. Me foram presenteadas pelo amigo Pablo Molina e para deixar o material acessível para qualquer um, eu as coloquei em um álbum do Photobucket. O end para o álbum completo, com mais de 500 fotos é este:

http://s291.photobucket.com/albums/ll295/Ruben_Rodas/Paranagua antigas/

A história de Paranaguá começa a ter relevancia econômica a partir de D.PedroII, a construção do porto e da estrada de ferro ligando a cidade a Curitiba, (sendo esta a mais antiga do estado) e sua visita, o que para um homem que já não era jovem, deixa evidente que a importância estratégica deste porto e por consequência da cidade, para o desenvolvimento do país integrando os estados do sul por terra, e vencendo a difícil barreira da serra do mar, para criar um corredor de integração sul/sudeste do Brasil.

Abaixo, a construção da Alfândega e o primeiro trecho desta ferrovia que ligava o porto a cidade. Este pequeno trecho foi que precipitou a construção do restante dela, que já vinha numa situação enrolada há tempos, depois de empresas estrangeiras se recusaram a construí-la. É também considerada o 1º grande feito da engenharia brasileira.Eu considero esta foto a melhor de todas. Não deixe de conferir o "DEPOIS" desta foto no meu outro thread, Paranaguá e a peixaria!



Uma vista aérea não tão antiga quanto outras fotos desta coleção






A Santa Casa de Pguá. faliu e foi adquirida pelo governo do estado, que construi na parte posterior deste prédio da foto, Um novo hospital. Agora este mês o novo hospital foi inaugurado e o prédio antigo será restaurado, o que é uma notícia muito boa.(estará num próximo thread)



Um evento desconhecido, o que fica evidente é que desde sempre uma câmera na mão chama atenção por aqui!



Um tema que eu me ligo, o peixeiro.



Uma sociedade com forte influência maçônica.



Este não é o porto. É o local que a foto de meu outro thread mostra como sendo o atual local de embarque para Ilha do Mel.É por ali.



outro ângulo do mesmo lugar. Acreditem a pracinha com palmeiras ainda está, tal e qual sempre foi!



o mesmo lugar em um momento mais recente que as anteriores.



Para o Ice. Enquanto não posto as imagens do novo estádio do Rio Branco confira o antigo. Percebe-se que é um time de tradição,mesmo não ganhando nada nos dias atuais. Estas são do estádio de 1920.





(Revolução de 30) entre parênteses mesmo!



Este sim o Porto de Pguá.





embarque de cargas no porto





esta empresa não só existe como também tornou-se muito grande e hoje possui uma sede bastante contrastante com o visual geral da cidade.

num momento anterior aos de cima







Se não estiver errando, foi em 1927 que uma companhia aérea, braço da Lufthansa (que recém fora criada na alemanha), recebeu a primeira autorização e me parece única até hoje, para que uma empresa estrangeira explorasse uma rota dentro do território brasileiro, Esta empresa chamava-se Condor Syndicato e mais tarde tornaria-se a Cruzeiro do Sul, nacionalizada definitivamente. Cruzeiro do Sul, que foi incorporada pela Varig,...que.
Enfim, aqui começa a parte do zeppelin, na verdade o Hindenburg, que viria a explodir e matar a maioria dos seus ocupantes em Lakehurt,Nova Jersey. A tragédia foi registrada por dezenas de câmeras de cinegrafistas.Enfim, esta aventura dos primórdios da aviação comercial passou por aqui e deixou marcas. Paranaguá tem um tradicional aeroclube, local de encontro parnanguara nos finais de semana, e tudo começou com estes aviões abaixo, que tinham aqui uma escala, na rota Rio de Janeiro Buenos Aires. Se você procurar no google por esta empresa, você encontrará relatos impressionantes de como eles viabilizaram o primeiro vôo transoceânico comercial da história, que incluiu o Brasil, pois para minha surpresa não fazia a rota Europa Estados Unidos como era de supor, sim um caminho passando pela áfrica, Brasil do nordeste ao sul, até Argentina.













Decolando







O zepelin gigante da história ou seria o peixe de outra? Peixão, 244m



Ps. depois encontrei a história dos primeiros tempos desta empresa, bem explicadinha e numa narrativa empolgante, neste site.[
 
1 - 7 of 7 Posts
Top