Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 26 Posts

·
Registered
174 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
Este é meu primeiro thread aqui, espero não cometer nenhuma grande besteira hehe, e, gostaria de falar do grande prazer de entrar para esta comunidade.
Sou morador ha 10 anos e apaixonado por esta cidade totalmente singular no Paraná.

Paranaguá:

Cidade histórica datada da 1ª metade do Sec XVI, cuja principal atividade gira em torno do Porto, que possui o maior calado do Brasil, perdendo em movimento de cargas apenas para o porto de Santos.

População(2000) - 126.634 hab
Área - 458,41 km²
Distância de Curitiba - 91 km
Altitude - 5,0 m
Clima Tropical Super úmido
Temperatura Média (prim e verão) 22º (out e inv) 18º, isenta de geadas e estação seca.
Lat. 25º31'15" Sul
Long. 48º30'34" W-GR

As fotos são minhas mesmo e foram feitas com uma Sony DSC F828

Este lugar é bastante conhecido de quem já visitou a Ilha do Mel e partiu de Paranaguá

Se você já embarcou alguma vez para a Ilha do Mel a partir de Pgua foi aqui

Biblioteca Pública

Torre da Catedral

Um patrimônio histórico difícil de se manter

Mercado Café, ponto de encontro onde as sextas feiras a noite o povo da Ilha do Valadares(insulanos como gostam de ser chamados) dançam o fandango, dança típica e muito legal de ver. Também é o local preferido dos turistas para comer um peixinho fresco.

Estação ferroviária, muito antiga, infelizmente não sei precisar a data da construção, mas certamente é coincidente com a construção da estrada de ferro que corta a serra do mar e que propicia um dos mais famosos passeios turísticos do Paraná, partindo de Curitiba.

Uma das muitas construções históricas de Pguá.

Museu Histórico, antigo colégio jesuita por onde, como em muitas cidades do Brasil, começou o povoamento e catequisação dos índios (aqui Carijós)

e claro, o pelourinho, símbolo colonial também comum a outras cidades, representando o poder da coroa

Mercado velho, hoje mercado de artesanatos, onde ao redor é comum a presença dos índios guaranis que vivem na reserva da Ilha da Cotinga e que de fato ainda podemos chamá-los de índios, visto sua cultura e genética preservada

Mais um casarão a beira do Rio Itiberê

Parte da nova Paranaguá, o estádio aqui conhecido como Caranguejão, pois é por estas bandas que se faz o comércio do pernudo como se diz aqui e o novo mercado de peixe, já pronto a cerca de 2 anos e que até agora não foi inaugurado...precisa dizer porque?

Catedral, vista a partir da ponte do Valadares

a ponte

A Mesquita. Pguá. tem uma grande colônia árabe

estas velas são um palco onde ocorrem uma série de eventos

Pintores itinerantes aproveitando a paisagem hehe

o encontro de motos, um dos maiores eventos da cidade

Paranaguá bucólica

o peixeiro

um pouco do centro

e se você chegou até aqui, algumas das minhas favoritas, o tema marinho

·
Christopher
17,531 Posts
Linda Paranaguá.. bem vindo forista!!!! :)

Parece ser uma cidade agradável de se viver, as construções são muito belas, só achei um pouco descuidadas.. mas no mais, a cidade é muito interessante..

Vlw pelas fotos, ficaram 10!!

·
Araras dos Barões
14,983 Posts
Seja bem vindo Rubão! Gostei das fotos!
Pelas fotos mostradas, tive a impressão do patrimônio histórico da cidade estar "meio abandonado"... Também tem muita propaganda e "muita coisa moderna" escondendo as linhas arquitetônicas dos prédios históricos...
Mas isso não são problemas, e é sim um pouco mais de organização por parte dos orgãos municipais em manter o local limpo e controle do comércio e propagandas na parte histórica da cidade.
Abçs!

·
Registered
174 Posts
Discussion Starter · #4 ·
Chris e ulilopes, obrigado pelas boas vindas e sim vcs estão certos sobre o descaso com o patrimônio. Desde quando as fotos foram feitas até agora, muito foi feito e muito foi perdido. O museu está atualmente em reforma pois pertence a UFPR, mas além do descaso, o que muito contribui para a situação é o clima super úmido. Sobre as propagandas e construções modernas sem nenhum critério vc notou justamente o ponto que mais me dói. A propósito Chris...esta é uma cidade de muitos cascavelenses. Adoro Cascavel e conheço sua cidade desde qdo a avenida Brasil era de terra e tudo que havia eram construções de madeira...muito frio por aí?!

·
Registered
16,206 Posts
Até hoje não conheço Paranaguá, tão pouco o litoral paranaense.

E, gostei do que vi, apesar do casarão meio abandonado, e o centro confuso.

Rubão, o Caranguejão é o "Gigante da Itiberê"? Sempre ouvia falar nesse estádio aí em Paranaguá. O Rio Branco tá jogando lá (Itiberê) ou na Estradinha?

Valeu! Bom ter forista de Paranaguá. Continue mandando fotos daí, de Antonina, Morretes e de todo o litoral!

·
Registered
174 Posts
Discussion Starter · #6 ·
Ice, é sim o Gigante do Itiberê, breve irei postar novas fotos e já que pelo jeito vc é um verdadeiro fã de futebol, irei fazer algumas fotos do estádio em tua homenagem...hehe
Abraços cara!

·
Christopher
17,531 Posts
Chris e ulilopes, obrigado pelas boas vindas e sim vcs estão certos sobre o descaso com o patrimônio. Desde quando as fotos foram feitas até agora, muito foi feito e muito foi perdido. O museu está atualmente em reforma pois pertence a UFPR, mas além do descaso, o que muito contribui para a situação é o clima super úmido. Sobre as propagandas e construções modernas sem nenhum critério vc notou justamente o ponto que mais me dói. A propósito Chris...esta é uma cidade de muitos cascavelenses. Adoro Cascavel e conheço sua cidade desde qdo a avenida Brasil era de terra e tudo que havia eram construções de madeira...muito frio por aí?!
Mto frio e mto vento nesse período.. :lol:
Como diz o gaúcho.. "quando sopra o minuano'' ... :cheers:

Gostaria de ter conhecido Paranaguá, nessas férias passei por perto, e não pude ir.. Esses barcos dão um aspecto que me agrada muito.. quero um dia dar um pulo ae e na Ilha do Mel..

·
Registered
4,681 Posts
Beleza Rubão, valeu por ter postado fotos da minha cidade natal ! Saí daí em 1983 pra vir estudar em Curitiba e acabei casando depois de formado e ficando por aqui, nessa época Paranaguá tinha 4 prédios, hoje deve estar com uns 20 mais ou menos, um verdadeiro boom. :D

·
Mineiro da Mata
11,254 Posts
Belo thread!
Mto bom ver boas fotos inéditas assim, ao nível da rua, mostrando o clima da cidade, com ótimas explicações.

Paranaguá já foi umas das principais cidades do litoral brasileiro, ainda é por conta do porto mas perdeu importância ao longo dos anos.
Gostei da cidade e do patrimônio, só acho que ele deveria estar mais bem preservado.
Posso ter viajado agora, mas achei a cidade parecida com Corumbá no MS.

Mto legal, parabéns pelas fotos! :)

·
CGr / MS / C-O / BR
21,152 Posts
Posso ter viajado agora, mas achei a cidade parecida com Corumbá no MS.
Só o casario lembra um pouco. Mas o de Paranaguá tá bem melhor preservado e me parece ser bem maior que o de Corumbá.
O centro é bem diferente, as ruas de Corumbá são mais largas.

Parabéns pelo thread cara, um dos melhores que eu já vi. :eek:kay:
Um dia eu vou visitar essa cidade.

·
Registered
174 Posts
Discussion Starter · #16 ·
Obrigado a todos pela recepção e pelos elogios e o melhor jeito de fazer por merecer é com novos threads. Hoje ainda vou postar outros 2, um contando uma pequena aventura urbana em Pgua. em busca do melhor peixe e outro contando um pouco da história da cidade(fotos antigas). Espero que gostem tb.... puxa, de novo obrigado moçada!

·
Curativo
983 Posts
^^
Paranaguá é diferente dessas cidades (maringá,londina,curitiba), ja fui ai, tenho problemas respiratórios só que incrivelmente o ar dai é MELHOR, MIL VEZES MELHOR que o de maringá! Paranagua e mesmo uma cidade maravilhosa....

1 - 20 of 26 Posts