SkyscraperCity banner
1 - 20 of 25 Posts

·
apenas isso
Joined
·
334 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
Esse fim de semana começou o 12° festival de inverno se Paranapiacaba, distrito de Santo André.

A vila fica afastada da região urbana da cidade, e sua história foi marcada pela ferrovia, que permitiu a ligação do porto de Santos a parte de cima da serra do mar atravessando o ABC a capital e chegando até Jundiaí, onde encontravasse uma grande zona de produção cafeeira na época do século XIX.

Devido ao desnível entre a baixada e o alto da Serra (aprox 796 metros) foi desenvolvido um sistema funicular de tração para mover os trens.

A origem do nome Paranapiacaba significa segundo a lenda, do tupi "local de onde se pode avistar o mar" porém isso é bem raro de se ver por causa da grande neblina, felizmente nesse sábado, estava fazendo um belo sol, e tirei muitas fotos espero que aproveitem.

A vila é dividida em duas partes, Alta (nova) e Baixa(antiga)
Separando as duas está os trilhos dos trens e o pátio
E unindo os lados tem a passarela

01 - vista para o lado Baixo


02 - logo que se chega pela estrada na parte mais alta tem a igreja da vila


03


04 - ao lado da igreja encontra-se o cemitério - sombrio e 'abandonado'


05


07 / 08 / 09 - um pouco mais das ruas da parte Alta


10 - passarela de ligação entre parte alta e baixa, passando pelos trilhos e pela antiga estação (hoje desativada para passageiros)


11


12 antigo relógio da estação em estilo inglês


13


14 - parte Alta


15 - trem turístico reformado


16


17 - enquanto isso alguns trens estão abandonados


18


19


20 - museu


21 - sistema funicular


22 - não tem cara de filme de terror ??


23 - pátio e sucatas


24 - típicas casas de madeira em estilo inglês (parte baixa)


25


26 - bombeiros


27


28


29 - antigo mercado




30


31


32


33 - muitos cachorros !


34 - casa do engenheiro chefe da SPRW (ponto mais alto na parte baixa)








35


36


37


38


39 - antiga locomotiva totalmente deteriorada




40


41


42 - torre com igreja ao fundo


43


44


45


46


47


48


49


50
 

·
Pro SP fiant eximia
Joined
·
6,608 Posts
Excelente! :cheers: :cheers:
 

·
Bandeirantes
Joined
·
3,184 Posts
O que eu mais queria é que Paranapiacaba se emancipasse de Santo André e se tornasse município, assim poderia receber verba do gov. estadual e repasses referente a estância turísticas, assim quem sabe a vila poderia ser mais arrumada.

A vila fica espetacular sob neblina, eu queria ver fotos da vila debaixo da típica neblina da serra do mar.
 

·
Banned
Joined
·
11,098 Posts
É um dos lugares mais misteriosos onde já estive.

Aliás cresci indo frequentemente para a vila, pois meu pai era ferroviário e sempre passava na antiga e célebre farmácia que vendia remédios de origem indígena para "curar" bronquite, cálculos renais e etc.

Ele também tinha alguns colegas de trabalho que moravam na parte "nova" da vila.

Enfim, como conheço o local, sei do ar muito sombrio que paira sobre o lugar. É horripilante! Muito mais ao vivo. Parece que vc foi transportado para o filme Silent Hill.

Para quem não conhece São Paulo ou lugar, esta vila foi construída no final da subida da Serra do Mar e servia de apoio tecnológico para a subida de trens de Santos, portanto, fica praticamente num penhasco e na divisa de clima do litoral da capital. É um lugar alto e frio, onde o choque entre climas, faz surgir as famosas neblinas que abocanham toda a vila em minutos a qualquer hora do dia. De repente está sol céu azul e do nada tudo muda. Acho o máximo isso.

O lugar é ponto de partida para várias famosas trilhas pela Serra do Mar, onde é era bastante comum antigamente mostrarem na TV grupos de pessoas que se perdiam. Atualmente as trilhas são fechadas e geridas por ONGs e vocÊ só pode fazer trilhas na serra pagando pelos guias, muitos são moradores do local.

Algumas trilhas duram dias de percurso, tamanha a extensão da floresta.

Paranapiacaba também abriga eventos de bruxaria, encontros de motoqueiros, festival de inverno, enfim, é considerada a São Tomé das Letras Paulista, com direito a gente hiponga, maconheiros, mas também muita gente família que curte o lugar.


Sobre a decadência do lugar por um lado é uma pena, mas por outro acho que poderia ser justamente explorado isso na vila, o lado Silent Hill medonho que ele proporciona.


Eu gosto muito do mirante da Pedra Lisa, onde em dias de sol e céu azul, avista-se o contorno da baixada santista lá embaixo.

E uma das maiores curiosidades sobre Paranapiacaba que sempre temos que lembrar é que foi nesta vila onde Charles Miller, o filho de escoceses que trouxe o futebol para a o Brasil e celebrou a primeira partida de futebol oficial em terras brasileiras, com os engenheiros ingleses que construíram a estrada de ferro Santos a Jundiaí.

Portanto, para o país dito do futebol, essa vila precisa ser eternizada.

Parabéns pelas fotos!!!
 

·
Grande Campinas (S.Paulo)
Joined
·
47,638 Posts
b oas fotos..
 

·
Registered
Joined
·
1,504 Posts
Lindas fotos! Que sorte não ter pego neblina, hein?
Lembro da primeira vez que eu "conheci" a vila passeando pelo Google Earth e fiquei muito surpreso e curioso. Surpreso porque não parecia ser algum lugar no Brasil, tampouco na Europa pelo descuido. Se as fotos já passam essa sensação de mistério, imagino que estar lá cara-a-cara com essas ruelas deve passar muito mais. Pelo menos me parece fácil fazer uma reforma total, no sentido de não ter necessidade de grandes projetos. Reformando as casas isoladamente já vai melhorar o aspecto em 100%. O único porém é que talvez essa sensação de mistério se perca um pouco com a reforma. É o preço a pagar.

Ela tem uma cara de Coalbrookdale e essas cidadezinhas britânicas da Revolução Industrial. Dá pra dizer também que é uma versão "ferroviária" e um pouco mais mal-cuidada de Galópolis, em Caxias do Sul. Elas tem o mesmo formato - cidade pequena encrustada em montanhas com vilas operárias em estilo inglês centradas em uma única função que já se tornou inexpressiva com o passar do tempo.
 

·
Registered
Joined
·
13,214 Posts
Algumas partes estão bem cuidadas, mas realmente é triste ver o abandono, especialmente do maquinário antigo e das propriedades da antiga companhia!
 

·
Registered
Joined
·
79 Posts
Quando eu fui pela primeira vez ainda era possível chegar de trem, o que dava todo um charme para a vila. Tenho algumas fotos, inclusive da estação em operação, que ainda mantinha a placa "Subúrbios para São Paulo" da CBTU, só que não consigo encontrá-la :(
Valeu andrehrg por matar a saudades desse local único!
 

·
res severa, verum gaudium
de volta ao porco fumo
Joined
·
8,112 Posts
Que local incrível!! não sei explicar, parece ser um lugar onde aconteceu um grande desastre, muito mórbido... estou morrendo de vontade de visitar!
 

·
Registered
Joined
·
2,794 Posts
Paranapiacaba é fantástica :cheers:
 

·
Registered
Joined
·
79 Posts
Mas depois que a prefeitura de Santo André começou a administrar a vila as coisas melhoraram... um pouco, mas melhor do que antes...
 

·
Mineiro da Mata
Joined
·
11,254 Posts
vergonhoso ver tudo isso apodrecer com o tempo... e nada ser feito.
Verdade, já tinha ouvido falar mas nunca tinha visto fotos, esse lugar deveria ser preservado além da beleza arquitetônica tem uma importância histórica gde.

Belas fotos, mas uma pena o lugar estar tão abandonado.
 

·
apenas isso
Joined
·
334 Posts
Discussion Starter · #18 ·
O que eu mais queria é que Paranapiacaba se emancipasse de Santo André e se tornasse município, assim poderia receber verba do gov. estadual e repasses referente a estância turísticas, assim quem sabe a vila poderia ser mais arrumada.

A vila fica espetacular sob neblina, eu queria ver fotos da vila debaixo da típica neblina da serra do mar.
Olha eu acho que não viu, ela seria uma cidade muito pequena se fosse emancipada, nem mesmo chegaria a mil habitantes, teria um repasse muito pequeno de verbas.
Andando pela vila vi diversas obras de restauraçãom de casas de madeira da parte baixa, muitas com a placa lá gritando os investimentos dogoverno do estado, porém totalmente ultrapassados os prazos já.... outras de restauração eram da própria prefeitura de Santo André, ainda estava dentro do período.
Então parece que existem multiplos pontos de arrecadação de verbas pra restauro, porém é Brasil né.... isso basta pra explicar tudo. Falta boa vontade.

Os festivais de inverno conseguiram tirar a vila do esquecimento mesmo sem ter os trens chegando até lá, foi uma boa forma de trazer vida ao local de novo. Conheci a vila antes de existirem os festivais, na época dos trens regionais, era bem triste, bem destruído e sem atrativo algum (museus, restaurantes, pousadas, shows, parques com trilhas guiadas etc)
 

·
apenas isso
Joined
·
334 Posts
Discussion Starter · #19 ·
É um dos lugares mais misteriosos onde já estive.


Enfim, como conheço o local, sei do ar muito sombrio que paira sobre o lugar. É horripilante! Muito mais ao vivo. Parece que vc foi transportado para o filme Silent Hill.
ahhhhhhhh nem me fale... amo esse clima de terror, ao mesmo tempo que gostaria de ver certas partes recuperadas....
mas essa mistura de Silent Hill, com o velho moinho Crawford do massacre da Serra Elétrica é instigante pra quem ama terror como eu :lol:
 
1 - 20 of 25 Posts
Top