SkyscraperCity banner

1 - 20 of 103 Posts

·
Rafael Soares
Joined
·
6,789 Posts
Discussion Starter #1 (Edited)
Olá, pessoal! Este é o meu terceiro thread aqui no SSC e trago para vocês um pouco de uma fantástica cidade fluminense: Paraty! :cheers:

Atenção: Atualização na página 3!

Cidade cujo Centro Histórico de rica arquitetura colonial está muitíssimo bem preservado. Não chega a ter a opulência de Ouro Preto, as construções são menores, mais simples em sua grande maioria. Mas há uma série de particularidades que a tornam única!

Paraty é uma cidade colonial litorânea... a combinação da paisagem cultural + paisagem natural dá um casamento perfeito. Não só pelo belo litoral, mas há cachoeiras, muita mata, montanhas.

Uma curiosidade em relação à arquitetura, são as diversas formas que emolduram algumas casas da cidade, por influência maçônica (como podeem observar, também emolduram a foto de capa deste thread).

A cidade é destino de muitos turistas brasileiros e estrangeiros. Organizou suas tradições (Festa do Divino, de Santa Rita, etc) e eventos (como a famosa FLIP e a Festa da Cachaça) num calendário que dura praticamente o ano inteiro. O artesanato é belíssimo.

Nesta primeira parte priorizei mais o Centro Histórico, suas ruas, seus imóveis (muitos funcionam como restaurantes, galerias de arte / artesanato, lojas, etc)
Enfim, menos papo e mais fotos! Vamos ao que interessa (todas as fotos são de minha autoria). Espero que gostem! :)


Paraty ou Parati é um município brasileiro no Sul do estado do Rio de Janeiro, microrregião da Baía da Ilha Grande, mesorregião Sul Fluminense. É um dos pontos extremos do estado, pois assim como Porciúncula é o município mais setentrional, Paraty é o mais meridional, estando mais próxima ao Trópico de Capricórnio que qualquer outro município fluminense. Em Paraty localiza-se a praia mais austral do estado: A praia de trindade na Vila de Trindade e o seu ponto limítrofe com o estado de São Paulo, uma ponta rochosa junto ao mar denominada de: Cabeça do Índio.
Muito antiga para os padrões brasileiros, a cidade foi povoada entre 1533 e 1560, em 1667 teve sua emancipação política decretada pelo rei de Portugal, tornando-se uma vila independente de Angra dos Reis.
Junto ao oceano, entre dois rios, Paraty está a uma altitude média de apenas 5 metros. Hoje é o centro de um município com 930,7 km² com uma população de 33.062 habitantes (densidade demográfica: 35,6 h/km²).
A cidade já foi sede do mais importante porto exportador de ouro do Brasil, durante o período colonial.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Paraty


1. Casario Colonial... típica arquitetura tradicional portuguesa no Centro Histórico

2. Mais

3.


4.


5.


6.


7.


8.


9.


10.


11.


12.


13. Reparem nos desenhos de influência maçônica que estão presentes em diversas casas.


14.


15.


16.


17.


18.


19.


20.


21. A cidade teve que se armar em épocas passadas para proteção contra piratas e invasores. Ainda hoje encontramos resquícios deste passado...


22.


23.


24. Paraty, obviamente, não tinha tratamento de esgoto. Os engenheiros portugueses planejavam (como em outras cidades coloniais litorâneas como o Rio de Janeiro e Salvador) um sistema que se aproveitava da subida das marés para que esta levasse o lixo e toda a sorte de detritos para as águas de suas baías. Felizmente, até hoje podemos testemunhar as águas da baía subindo com a maré e invadindo as ruas da cidade dando um toque todo particular, especialmente nas noites de lua cheia! Para entender, ,vejam o sistema em funcionamento:


25. Por estes canais as águas sobem com a maré..


26. ... vão cidade adentro...


27. turistas aproveitam...


28. olhem como algumas ruas ficam! Show de bola!


29. Os reflexos acrescentam uma magia à esta cidade.


30.


31. Muitas flores... achei esta uma das mais belas ruas.


32.


33.


34.


35.


36.


37.


38.


39. Sei que estou sendo chato com portas e janelas... mas acho muito lindas!


40.


41.


42.


43.


44.


45. As bicicletas são um meio de transporte muito comum nas ruas de pé-de-moleque... acho que cria um clima muito bom com a arquitetura da cidade...


46.


47. Acho que é a única casa em estilo (eclético?) no Centro Histórico.


48. Uma das exceções quanto à boa preservação dos imóveis do Centro Histórico.


49.


50. Rua adentro


51. Esta é a foto de cartão postal de Paraty mais conhecida: Baía de Paraty, Centro Histórico e Igreja de Santa Rita a partir do cais


52. Lua (quase) cheia, ingrediente para o clima de romance transpirado por lá.


COMENTEM!!! Senão não terão as outras partes do thread! (sou chantagista mesmo... rs :banana:)
 

·
Rafael Soares
Joined
·
6,789 Posts
Discussion Starter #2 (Edited)
Post reservado para as igrejas de Paraty ;)

EDIT:
Acrescentando agora algumas igrejas. Não são opulentas como as do Barroco mineiro, mas dão uma beleza toda especial ao lugar. O problema é que não consegui encontrá-las abertas para fotografá-las por dentro. Várias delas estão em obras de restauração, felizmente.

53. Igreja de Santa Rita, a mais famosa!


54.


55.


56.


57. Matriz de Paraty... a maior! Igreja de Nossa Senhora dos Remédios. Tão grrande que era até difícil encontrar um ângulo para fotografá-la.


58. Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, inicialmente Igreja dos Escravos.


59.


60. Foi a única que vi aberta... mesmo assim, ,não afotografei por dentro em respeito à missa que se realizava.


61. Bem simples por dentro, como era esperado para uma igreja de escravos.


62. Mais uma...


63. Igreja Nossa Senhora das Dores


64. idem


65. Linda!


66.


67. Vista lateral!


Espero que gostem! :)
 

·
Moderator
Joined
·
33,710 Posts
Paraty foi muito bem retratada no seu thread, Raffasoares, a cidade é de uma beleza surreal, onírica. Obrigado por compartilhar com a gente. :cheers:
 

·
Equilíbrio, viagens e paz
Joined
·
4,686 Posts
Lindíssima, mais uma jóia do barroco no Brasil, fantástico esse cenário com a baía, a igreja, as casas são muito bem cuidadas, a cidade têm uma ótima energia!!

p.s: sonho com um encontro carioca em Paraty.
 

·
Niteroiense da gema!!
Joined
·
3,735 Posts
Paraty é fantástica, esse ar de de direto do túnel do tempo, somado a natureza absurda que tem la, é único, fora que a noite no centro histórico é um espetáculo a parte, a rua não muito iluminada, diversos artistas na rua, bares e restaurantes em cada ruazinha... Excelente trabalho Raffael :D
 

·
A volta do malandro
Joined
·
8,633 Posts
Lindo o thread raffa!!! Paraty é uma graça... um entorno natural maravilhoso, um centro histórico incrível repleto de cultura e uma vida noturna animada e movida a maravilhosas cachaças da região.
 

·
Registered
Joined
·
2,271 Posts
:applause::applause::applause::applause:

Não era só para mym era para todo o SSC.

:lol:

Não me faça lembrar de lugares que eu já deveria ter apagado as lembranças de um passado.............deixa pra lá fiquei emocionado com as fotos......................
:)

Muito bommmmmmmmmmmmmmm
 

·
:)
Joined
·
18,427 Posts
Que belas fotos, Rafael! Adoro Paraty e seu centro histórico muito bem conservado, centro histórico esse que há muito tempo já merecia ser tombado pela UNESCO como patrimonio cultural da humanidade.

Estou aguardando as fotos das igrejas! :)
 

·
:)
Joined
·
18,427 Posts
Que belas fotos, Rafael! Adoro Paraty e seu centro histórico muito bem conservado, centro histórico esse que há muito tempo já merecia ser tombado pela UNESCO como patrimonio cultural da humanidade.

Estou aguardando as fotos das igrejas! :)
 

·
Lú Gaúcha
Joined
·
98 Posts
LINDA CIDADE! LINDAS FOTOS! Não conheço Parati, mas sem dúvida a próxima vez que eu for ao Rio vou querer visitá-la. Parece um cenário de tão bem preservada, possui um charme todo especial! É engraçado que morando em Portugal é difícil achar uma cidade litorânea que mantenha a traça antiga tão bem e sem a especulação imobiliária e do turismo, que acabam por construir prédios horrendos no meio de casas tão singelas. Obrigada por trazeres um pouco de beleza ao início do meu dia;)
 

·
Longe demais das Capitais
Joined
·
10,208 Posts
Que fotos LINDAS ! :drool:

Adoro Parati ! Embora ainda não a conheça, fato que tenho que corrigir em breve.

Acho lindo o conjunto da cidade, com o casario, o calçamento pé-de-moleque, as cores, o mar.

Que bom que a cidade tem sabido crescer e a aparecer. Ela já vinha fazendo isso, e um dos últimos exemplos dessas ações é o Festival Literário Internacional.

Bom, nem preciso dizer que tu deixou a cidade mais bonita ainda com as tuas fotos, que são show de bola !

Parabéns ! :applause:
 

·
do mundo
Joined
·
5,370 Posts
Hã?? Como assim, esteve aqui pertinho e nem me falou??


Lindas fotos de Paraty Rafael, aguardando as fotos das Igrejas, que são lindas. Veio aqui quando?? Gostou??

45. As bicicletas são um meio de transporte muito comum nas ruas de pé-de-moleque... acho que cria um clima muito bom com a arquitetura da cidade...
É verdade, da um charme a mais. Até porque é proibido a circulação de veículos no centro histórico

Que belas fotos, Rafael! Adoro Paraty e seu centro histórico muito bem conservado, centro histórico esse que há muito tempo já merecia ser tombado pela UNESCO como patrimonio cultural da humanidade.

Estou aguardando as fotos das igrejas! :)
Tomara Tito que nas próximas reuniões da UNESCO Paraty seja escolhida, mas só de uns tempos para cá que investiram legal na conservação do centro histórico, até uns 5 anos atrás tinha fiação aérea em partes do centro histórico, hoje não tem mais e o entrono da cidade, fora do centro histórico tem melhorado bem.
 

·
Rio de Janeiro
Joined
·
31,103 Posts
Raffa, que belíssimo thread!!! Paraty é o que HÁ em charme e beleza!!! :droll:

Parabéns por compartilhar conosco essa jóia do Estado do RJ. :applause:
 

·
Patos-PB MinhaPaixão!!
Joined
·
3,444 Posts
Nossa meu amigo, estou impressionado com a beleza da cidade, e o quanto ele foi perfeitamente retratada por você ..
Tem imagens que mais parece Telas a Óleo !!

Parabéns mesmoO'
Quero ver as próximas viss ..
 

·
Rafael Soares
Joined
·
6,789 Posts
Discussion Starter #20
Paraty foi muito bem retratada no seu thread, Raffasoares, a cidade é de uma beleza surreal, onírica. Obrigado por compartilhar com a gente. :cheers:
Obrigado, santista!

Lindíssima, mais uma jóia do barroco no Brasil, fantástico esse cenário com a baía, a igreja, as casas são muito bem cuidadas, a cidade têm uma ótima energia!!

p.s: sonho com um encontro carioca em Paraty.
Cara, , iria ser muito legal um encontrto em Paraty! Mas tinha que ser um encontro dee um final de semana, no mínimo... muita coisa pra se ver por lá. Além do que,é uma viagem de mais de 4h... daria até pra juntar os foristas de SP, já que é praticamente meio caminho para Rio e Sampa! :lol:

Paraty é fantástica, esse ar de de direto do túnel do tempo, somado a natureza absurda que tem la, é único, fora que a noite no centro histórico é um espetáculo a parte, a rua não muito iluminada, diversos artistas na rua, bares e restaurantes em cada ruazinha... Excelente trabalho Raffael :D
Valeu, cara! :D

Lindo o thread raffa!!! Paraty é uma graça... um entorno natural maravilhoso, um centro histórico incrível repleto de cultura e uma vida noturna animada e movida a maravilhosas cachaças da região.
Esse SSC só tem cachaceiro... a pinga de Paraty já está famosa entre os foristas... eu, vc e Zeni! A natureza de lá também é muito linda... quando o thread virar de página vou começar a colocar fotos das praias de lá!
 
1 - 20 of 103 Posts
Top