SkyscraperCity banner

1 - 20 of 83 Posts

·
Belém - Pará
36,061 Posts
Discussion Starter #1 (Edited)
Parauapebas - A cidade que mais cresce do Norte do Brasil

Clientes no Unique Shopping Parauapebas

Encravada no sopé da Serra dos Carajás, a maior reserva de minério de ferro do mundo, Parauapebas exibe vários indicadores que retratam seu dinamismo econômico. Primeiro, é a cidade acima de 100 000 habitantes que mais cresceu no Brasil nos últimos anos — seu produto interno bruto se expandiu 144% de 2008 a 2011, ante a média de 10% do país.

Segundo, seu PIB já supera o da capital paraense, Belém, e é maior também do que o de estados como Tocantins, Roraima, Acre e Amapá. Terceiro, é a cidade campeã em exportações no Brasil — em 2013, os minérios embarcados em Parauapebas geraram 10 bilhões de dólares em divisas, ante 8,6 bilhões exportados por São Paulo, a vice-campeã.

Com números exuberantes como esses, Parauapebas é a cidade com os melhores indicadores de desenvolvimento econômico do país, de acordo com o levantamento da consultoria Urban Systems para EXAME. No ranking das melhores cidades para investir em negócios, fica atrás apenas de Vitória, no Espírito Santo.
Fonte

1- O segmento de construção civil é um dos que mais cresce na cidade.

Anderson Araújo

2- Prefeitura municipal

3-

4-

5-

6-

7-

8- Obras do hipermercado Matheus

9-

10- Entrada do bairro nova carajás

11- Lago Nova Carajás

12-

13- Disbrava Parauapebas

14- Concessionária Renalt - Ford - Wolks Parauapebas

15-

16-

17-

18- Farmácia zero hora

19-

20- rotatória da rua 14 com rua f

21-

22-

23-

24-

25-

26-

27-

28-

29-

30- Entrada da floresta nacional de carajás

31- Bairro Rio Verde

32-

33-

34-

35-

36- Fundos do bairro Cidade jardim vista do aeroporto.

37-

38-

39-

40-

41-

42-

43-

44-

45-

46-

47-

48-

49-

50-

51-

52-

53-

54-

55-

56-

57-

58-

59-

60-

61-

62-

Fonte

63-

Evandro Corrêa

64-

65-

66-

67-

68-

69-

70-

71-

72-

73-

74-

A maioria das fotos são de aeroneto Parauapebas. As que não são estão devidamente creditadas.

·
>>>><<<<
3,009 Posts
Não é a toa que Pebas possui o maior PIB entre os municípios do estado e o 2º maior entre as cidades do norte do país, ela esta um canteiro de obras a todo vapor, empreendimentos imobiliários e comerciais se erguendo por toda parte,é bem notável a pujança da cidade que dentro de pouco tempo se tornará umas das maiores do país,se já não é né.:eek:kay:

·
Registered
1,403 Posts
Como disse o forista acima, a cidade é um verdadeiro canteiro de obras. E isso me deixou surpreso, por ver a cidade em pleno desenvolvimento, mas ao mesmo tempo, a deixa com um aspecto caótico, suja, e desculpe-me a franqueza, bem feia. Sei que obras trazem transtornos, mas vejo que até em áreas que não passam por mudanças, a terra "come solto", sarjetas são artigos de luxo e o urbanismo é quase inexistente. Gostei de ver o shopping center com grandes lojas, e algumas construções imponentes, que por enquanto destoam do resto da cidade, com aspecto bem subdesenvolvido. Que esse PIB pujante possa trazer cada vez mais desenvolvimento pra cidade e região, e assim melhore o aspecto geral da cidade e claro, dê um bom padrão de vida aos moradores.

·
Registered
2,798 Posts
Se a cidade tiver a sorte de pegar umas 2 boas administrações, em seguida, que revertam todo esse mega orçamento em infraestrutura e qualidade de vida aos seus moradores, Parauapebas vai ser o verdadeiro tão sonhado "El Dourado" da região.

Grato pelo thread, Ric.:cheers:

·
Registered
3,356 Posts
Então, não é uma cidade bonita…mas, está crescendo muito e esperamos ver melhorias no futuro.

O que chamou atenção, ao meu ver, é o aspeto empoeirado que a cidade tem. Incrível como derrubaram quase todas as árvores fora da floresta nacional. Incrível a desequilíbrio entre desenvolvimento e preservação, triste.

Pra mim, essa cidade nem parece Brasil. Parece mais America Central/Mexico (nas partes mais pobres).

·
Belém - Pará
36,061 Posts
Discussion Starter #6
Não é a toa que Pebas possui o maior PIB entre os municípios do estado e o 2º maior entre as cidades do norte do país, ela esta um canteiro de obras a todo vapor, empreendimentos imobiliários e comerciais se erguendo por toda parte,é bem notável a pujança da cidade que dentro de pouco tempo se tornará umas das maiores do país,se já não é né.:eek:kay:
Valeu, Denibel!

Como disse o forista acima, a cidade é um verdadeiro canteiro de obras. E isso me deixou surpreso, por ver a cidade em pleno desenvolvimento, mas ao mesmo tempo, a deixa com um aspecto caótico, suja, e desculpe-me a franqueza, bem feia. Sei que obras trazem transtornos, mas vejo que até em áreas que não passam por mudanças, a terra "come solto", sarjetas são artigos de luxo e o urbanismo é quase inexistente. Gostei de ver o shopping center com grandes lojas, e algumas construções imponentes, que por enquanto destoam do resto da cidade, com aspecto bem subdesenvolvido. Que esse PIB pujante possa trazer cada vez mais desenvolvimento pra cidade e região, e assim melhore o aspecto geral da cidade e claro, dê um bom padrão de vida aos moradores.
As cidades do Sul do PA em sua maioria têm esse aspecto "sujo". São cidades novas que cresceram muito rápido, da década de 60 pra cá e sem acompanhamento efetivo do poder público em todos os níveis.

Parauapebas ainda está se consolidando enquanto cidade. Tem apenas 26 anos e quase 200 mil habitantes. Praticamente todos os moradores são de outros estados, principalmente do estado vizinho do Maranhão.

A cidade tem muito o que melhorar ainda. Mas a cidade tem avançado muito em diversos aspectos. O prefeito atual tem sido muito elogiado. Parece que ele está usando bem os R$ 1,5 bi de orçamento da cidade.

P.S: Parauapebas está rodeada de loteamentos. E muitos ainda não estão completamente ocupados.

Se a cidade tiver a sorte de pegar umas 2 boas administrações, em seguida, que revertam todo esse mega orçamento em infraestrutura e qualidade de vida aos seus moradores, Parauapebas vai ser o verdadeiro tão sonhado "El Dourado" da região.

Grato pelo thread, Ric.:cheers:
Valeu, Bombexx!!

Então, não é uma cidade bonita…mas, está crescendo muito e esperamos ver melhorias no futuro.

O que chamou atenção, ao meu ver, é o aspeto empoeirado que a cidade tem. Incrível como derrubaram quase todas as árvores fora da floresta nacional. Incrível a desequilíbrio entre desenvolvimento e preservação, triste.

Pra mim, essa cidade nem parece Brasil. Parece mais America Central/Mexico (nas partes mais pobres).
Como já disse acima, as cidades do Sul do PA tem esse aspecto empoeirado. Além disso, Parauapebas está cheia de loteamentos ainda não consolidados.

O sudeste do Pará começou a ser ocupado da década de 70 pra cá e o governo militar incentivava o desmatamento. Depois foi instalado o projeto Grande Carajás já com com a exploração mineral. Isso trouxe outro boom populacional:

Como era Parauapebas no princípio:

Dos 6 mil km² que Parauapebas tem, 4 mil km² são de floresta nativa pertencente a flona de carajás que está sob os cuidados da VALE. Portanto, o municipio ainda tem um belo ativo florestal de riqueza imensurável e que gurda espécies raras e ameaçadas de extinção.

·
...
44,029 Posts
Me impressiona o ritmo de crescimento de Parauapebas!
A cidade tem melhorado bastante seu aspecto urbanístico!
Muito bom o thread :eek:kay:

:cheers:

·
...
44,029 Posts
Feliz, faz um comparativo da mancha urbana de Parauapebas e Marabá! Será que Marabá ainda é a maior cidade do sul do estado?

·
Belém - Pará
36,061 Posts
Discussion Starter #13
Nossa, fiquei impressionado!! :O
Valeu!!

Feliz, faz um comparativo da mancha urbana de Parauapebas e Marabá! Será que Marabá ainda é a maior cidade do sul do estado?
Acho que Marabá é maior sim por conta de a cidade ter três núcleos urbanos.

Mas logo logo Parauapebas irá passar Marabá.

·
...
44,029 Posts
Parauapebas está pegando gosto pela verticalização.

Logo logo será a quinta cidade mais verticalizada da região Norte.

Este deverá ser o maior da cidade, Drico?

Provavelmente sim!!

Quanto a verticalização, acho que não vai chegar a ser a quinta não!

Belém, Manaus, Porto Velho, Palmas, Ananindeua, Macapá, Rio Branco, Castanhal, Araguaína, Santarém, Marabá e Parauapebas.... mais ou menos nessa ordem!

1 - 20 of 83 Posts