SkyscraperCity Forum banner
1 - 17 of 17 Posts

·
A Metrópole da Amazônia!
Joined
·
4,110 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Até 2010, o Governo Federal e Prefeitura de Belém (PMB) investirão pouco mais de R$ 175,7 milhões em obras que vão garantir qualidade de vida e incentivar o turismo na capital paraense. Ao discursar para centenas de pessoas no Hangar Centro de Convenções, nesta sexta-feira (30), o prefeito de Belém, Duciomar Costa, disse que a vinda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Belém só reforça a aliança entre os três níveis de governo (União, Estado e Município). "Quem ganha é o nosso povo, que vai tirar o pé da lama", disse o prefeito, referindo-se ao investimento que será feito em macrodrenagens e na construção e na reforma de moradias da capital.

No telão montando no hangar, o presidente pôde ver as mudanças que ocorreram após a conclusão das obras da 1ª etapa na Vila da Barca. Foi mostrado também, em maquete, como a madrodrenagem vai mudar a cara do bairro da Estrada Nova, onde, a exemplo da antiga Vila da Barca, é também composta por moradias precárias, palafitas. "Após a conclusão da terceira etapa, o projeto da Vila da Barca terá mais de 600 unidades habitacionais construídas, ou seja, o maior investimento do país em habitação social", afirmou Duciomar.

Os convênios firmados com o Governo Federal, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), vão garantir recursos para a macrodrenagem da bacia da Estrada Nova e da Bacia do Paracuri. Dois dos recursos virão pelo Programa Urbanização, Infra-Estrutura, Habitação em Assentamento Precário e pelo Programa de Manejo de Águas Pluviais. Os três receberão contrapartida financeira da PMB e beneficiarão cerca de 300 mil pessoas que vivem na sub-bacia II da Estrada Nova e na Bacia do Paracuri, no Distrito de Icoaraci, a 17 km de Belém.

O dinheiro do PAC garantirá umas das maiores intervenções em regularização fundiária da capital paraense. Será por meio de parceria com o Programa de Aceleração do Crescimento e pelo Programa Urbanização, Infra-Estrutura, Habitação em Assentamento Precário, que a PMB investirá R$ 57 mi em urbanização e habitação, abrangendo um total de 640 habitações, com saneamento e infra-estrutura para mais de três mil famílias. Essa área compreende as ruas Soledade, Opala, 8 de maio e 2 de Dezembro, no Paracuri, em Icoaraci.

A Estrada Nova é a terceira maior bacia de Belém, com características habitacionais complicadas, apresentando os piores indicadores de saúde pública e baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). A intervenção vai melhorar a qualidade de vida de cerca de 250 mil pessoas. A obra está dividida em duas etapas: macrodrenagem da bacia da Estrada Nova e Portal da Amazônia, composto também pela orla de Belém.

As obras do Portal já possuem quase um quilometro de aterro hidráulico construído. Segundo o Ministro das Cidades, Márcio Fontes, este é um projeto de integração com infra-estrutura para construir não somente casas, mas também praças, escolas, postos de saúde, creches e principalmente cidadania. "Queremos tirar do dicionário palavras do tipo 'palafitas' e 'favelas'. A Vila da Barca é um bom projeto, que depende de uma boa parceria. Na verdade o PAC não existe sem parceria, afinal, muitos projetos que estavam engavetados, graças a ele, agora estão saindo." Para o ministro, o crescimento das cidades depende do comprometimento do poder público com a sociedade.

Fonte: http://www.belem.pa.gov.br/new/inde...a-obras-em-belem&catid=58:notiscias&Itemid=71
 

·
Eu Sou o Rei do Mundo!
Joined
·
6,350 Posts
meio off

Tem cada ônibus com nome estranho aqui em Belém

Paracuri-Presidente Vargas.

Marex-Felipe Patroni.

PAAR-Ver-o-peso.

ICUÍ-Ver-o-peso.

Guanabara-Centro via Presidente Vargas.

Distrito Industrial-Iguatemi(acho legal esse nome :D)

CDP-Providência.

e assim vaiiiiiiiiiiiiiiiii

:D
 
1 - 17 of 17 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.
Top