SkyscraperCity banner

1 - 20 of 877 Posts

·
Moderator
Joined
·
17,548 Posts
Discussion Starter #1


A Câmara Municipal de Cascais aprovou, na passada segunda-feira, em reunião pública, os termos de referência do Plano de Pormenor do Espaço de Reestruturação Urbanística de Carcavelos-Sul. Os Vereadores da oposição abstiveram-se na votação.

A área de intervenção deste Plano compreende cerca de 52 hectares no extremo Sul da freguesia de Carcavelos, entre a Avenida Marginal e a linha de caminho-de-ferro, sendo ladeada pela Avenida Jorge V e o Bairro dos Lombos, em terrenos detidos pela Alves Ribeiro SA, Colégio St. Julian's e Estradas de Portugal.
Com este Plano, pretende a autarquia cascaense elaborar um projecto de excelência respeitando os compromissos ambientais e sociais no âmbito da Agenda 21 Local, impondo boas práticas, com o objectivo primordial de assegurar o desenvolvimento urbano sustentado.

A decisão da Câmara Municipal de Cascais surge após um impasse que se arrasta há longos anos. Registe-se que no final do ano 2000 foi analisado e aprovado em reunião de Câmara pela então maioria socialista um Plano de Pormenor para aquele território, numa versão que não mereceu depois aprovação na Assembleia Municipal.

O proposta, agora viabilizada pela Câmara, e que em breve deverá ser submetida à discussão pública e à apreciação da Assembleia Municipal, apresenta significativas alterações em relação à versão anterior: a área para habitação é reduzida a cerca de metade, alarga-se a que é destinada a comércio e serviços, prevê-se uma unidade para residência assistida para a terceira idade e um hotel, antes inexistentes.
(consultar mapa comparativo)

Em matéria de equipamento de utilização colectiva, a proposta comete ao promotor o encargo de construir um grande Parque Urbano com ciclovia, uma nova Extensão de Saúde da Parede, um Centro Paroquial com Centro de Dia, uma Escola Básica com pré-primária e jardim de infância, um Pavilhão Gímnico, um Campo de Futebol com relva artificial e com Campo de Treino, para além de prever espaço para a criação de um ninho de empresas. Está ainda prevista a recuperação e valorização ambiental da Ribeira de Sassoeiros.

A área afecta a equipamentos culturais, desportivos, de saúde e sociais ronda os 4,4 hectares, enquanto o estacionamento de apoio à praia, a requalificar, e os parques desportivos e urbanos ocuparão 15 hectares.
A concretização deste plano pormenor visa proporcionar à freguesia de Carcavelos uma intervenção de elevada qualidade urbana, que permita reforçar as estruturas socio-educativas, desportivas da Freguesia e avançar com uma resposta eficaz para colmatar as necessidades sentidas pela população em matéria de cuidados de Saúde.
Esta intervenção pressupõe ainda a dinamização da actividade empresarial e comercial e a disponibilização de padrões habitacionais de nível superior.
 

·
Uma dúzia de anos disto..
Joined
·
30,726 Posts
Parece-me bem!:eek:kay:
 

·
Αλέξανδρ&#
Joined
·
52,566 Posts
ja a algum tempo andaram a arranjar a zona em torna da avenida litoral :yes:
 

·
Moderator
Joined
·
17,548 Posts
Discussion Starter #5
Arranjaram apenas para o estacionamento temporario de apoio à praia!! Mas o PP em si tem andado em aguas de bacalhau ja ha mais de 15 anos.. e a escola é que se lixou!!
Agora vou esperar para ver os renders, pode ser que saia algo bom dali!
 

·
Banned
Joined
·
2,618 Posts
Andam há mais de uma dúzia de anos com esta "cagada". Apre! Que esta gente move-se depressa...
 

·
12 Years of SSC!
Joined
·
8,340 Posts
O gigante espanhol El Corte Inglés tem um projecto para instalar na linha de Cascais o terceiro armazém do País, mais concretamente na freguesia de Aguilha, em Carcavelos.

Instalado numa área superior a 194 mil metros quadrados, divididos por 11 pisos, a nova loja vai ser alvo de um investimento superior a 200 milhões de euros e vai criar cerca de 1.500 postos de trabalho, avançou o Diário de Notícias. Fazem parte do projecto a edificação da sede nacional da empresa e a construção de um hotel paredes meias com a loja. O plano de expansão do grupo prevê a edificação de mais um estabelecimento. Em estudo, está a zona do Grande Porto.

A Associação Empresarial do Concelho de Cascais (AECC) já veio a terreiro rejeitar a localização do empreendimento, alegando que a zona reúne muitas lojas com infra-estruturas deficitárias. A mesma fonte aponta 150 milhões de euros como meta de facturação no primeiro ano de actividade do mais recente projecto El Corte Inglés.
in hipersuper.pt
 

·
Pelos Caminhos de PT
Joined
·
397 Posts
Aquela zona ainda não tem nada ... só o Oeiras Park e o Cascais Shopping :lol:
Realmente...

E eu pergunto, e VFX? Somos o UNICO concelho dos suburbios que NÃO tem um Shopping Center de jeito. E as UNICAS salas de cinema da cidade fecharam devido a pressão da Lusomundo :eek:hno:
 

·
President and CEO
Joined
·
17,597 Posts
O interessante é que não existe nenhuma freguesia da Aguilha! :D
 

·
President and CEO
Joined
·
17,597 Posts
Aquela zona ainda não tem nada ... só o Oeiras Park e o Cascais Shopping :lol:
Não me parece excessivo visto que o conceito do El Corte Ingles é diferente de um mero shopping!
 

·
Registered
Joined
·
365 Posts
o problema é quando já estão a construir um l'clerc (não sei se se escreve assim) de todo o tamanho praticamente no mesmo sítio.
 

·
President and CEO
Joined
·
17,597 Posts
Pois é! As obras já estão no final?

E na zona já há um complexo Intermarché mais outras lojas da mesma cadeia!
 

·
President and CEO
Joined
·
17,597 Posts
No Live Earth já dá para ver as obras do E. Leclerc

 

·
President and CEO
Joined
·
17,597 Posts
E o Cascais Villa e o Beloura também, isto já para não falar de um novo centro comercial que vão fazer em Sintra, quase as portas da vila! :(
Mas Sintra tem muitos habitantes!
 
1 - 20 of 877 Posts
Top