Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 188 Posts

·
Registered
Joined
·
369 Posts
Corno De Bico - Paredes de Coura



Paredes de Coura é uma vila portuguesa no Distrito de Viana do Castelo, região do Norte e sub-região do Minho-Lima.

É sede de um município com 138,19 km² de área[1] e 9 198 habitantes (2011[2]), subdividido em 16 freguesias.[3] O município é limitado a norte pelos municípios de Valença e Monção, a leste por Arcos de Valdevez, a sul por Ponte de Lima e a oeste por Vila Nova de Cerveira.

O ponto mais alto do concelho situa-se no Corno do Bico, com 883 metros de altitude, na área da paisagem protegida com o mesmo nome.[4]

https://pt.wikipedia.org/wiki/Paredes_de_Coura

https://www.paredesdecoura.pt/




jornalc



A Paisagem Protegida de Corno de Bico, com a sua gestão confiada ao Município de Paredes de Coura, constitui um pequeno santuário natural situado nos limites sueste deste concelho, abrangendo cinco freguesias, nomeadamente Bico, Castanheira, Cristelo, Parada e Vascões.

http://www.icnf.pt/portal/ap/amb-reg-loc/pais-proteg-corno-bico





A região é essencialmente montanhosa, com contornos arredondados, sendo Corno de Bico, com 883 m de altura, a elevação de maior altitude da região setentrional. No topo destas encostas, é possível ver ''caos de blocos'', que são aglomerados de blocos de granito, a rocha dominante da região, conferindo um aspeto caótico à paisagem. Nesta região estão incluídas as cabeceiras de três dos principais cursos de água minhotos, i.e. Coura, Labruja e Vez. O Coura tem origem em dois cursos de água distintos, nomeadamente o ribeiro dos Cavaleiros e a ribeira de Reiriz.

O clima é temperado, marcadamente atlântico, com elevada precipitação nos meses de inverno e temperaturas amenas nos meses mais quentes de verão, sendo raros os períodos de neve.

Os povoados fortificados, os monumentos fúnebres do Neolítico e os marcos miliários resistem no Corno de Bico, como testemunhos de outros tempos. Nas encostas verdejantes é possível ver, retalhando a paisagem, os muretes, as sebes e os socalcos - testemunhos da influência humana na paisagem. Juntamente com os espigueiros e os moinhos, que completam a harmonia paisagística, estes testemunhos da presença humana traduzem a ainda vigente ruralidade e o esforço do povo que tem vindo a ocupar esta região.

Relativamente à vegetação local, o carvalhal é a formação dominante, constituindo cerca de 25% da paisagem. Esta importante mancha de carvalhos é relativamente jovem, foi plantada no decorrer dos anos 40 do séc. XX, e mantém-se muito bem conservada. O carvalhal é um bosque misto, dominado por espécies caducifólias, de entre as quais se destacam o carvalho-alvarinho Quercus robur e o azevinho Ilex aquifolium.

CEIA



Inaugurado em 2007, o CEIA - Centro de Educação e Interpretação Ambiental do Corno de Bico localiza-se na freguesia de Vascões, tendo origem na colónia agrícola de Chã de Lamas. Inclui áreas destinadas à investigação e divulgação dos recursos naturais da Paisagem Protegida do Corno de Bico, designadamente ateliers, sala de exposições, auditório, laboratório, entre outros equipamentos.











Turfeira




Ossos de Cavalo


Vaquinhas a passear em Corno de Bico

Abraço
 

·
Uma dúzia de anos disto..
Joined
·
30,728 Posts
Lindo sitio. Desconhecia por completo...:)
Esclarece-me só 1 coisa: Corno de Bico é o nome da povoação ou da zona?;)
 

·
Registered
Joined
·
369 Posts
Discussion Starter · #11 ·
JohnnyMass said:
não posso, já não há vagas para a visita guiada!:D
Lol! Conselho de amiga; leva bom calçado. Eu fui com botas com cerca de 6cm de cunha e sabia lá que ia andar 11km por entre estradas de terra batida (húmidas por causa da neve que entretanto derretera), dejectos de cabra, rato, cavalo, etc etc... O guia tinha nos dito que eram 3 km, para enganar a gente! Mas a vista dos miradouros é muito bonita:)

Abraço
 

·
Registered
Joined
·
52,552 Posts
mto lindo Mimi :yes: ja conhecia por ser um local famoso em Portugal de escalada em rocha, a paisagem da região formada por lameiros sempre verdes é fantastica.
 

·
Moderator
Joined
·
17,967 Posts
Lindo! E o melhor e' que os eucaliptos parecem nao ter ainda ai chegado!
 
1 - 20 of 188 Posts
Top