SkyscraperCity banner

1 - 20 of 2141 Posts

·
Registered
Joined
·
9,588 Posts

Paris é a capital e a mais populosa cidade da França, bem como a capital da região administrativa de Ilha de França. A cidade se situa em um dos meandros do Sena, no centro da bacia parisiense, entre os confluentes do Marne e do Sena rio acima, e do Oise e do Sena rio abaixo. Como a antiga capital de um império estendido pelos cinco continentes, é, hoje, a capital do mundo francófono.

A posição de Paris numa encruzilhada entre os itinerários comerciais terrestres e fluviais no coração de uma rica região agrícola a tornou uma das principais cidades da França ao longo do século X, beneficiada com palácios reais, ricas abadias e uma catedral. Ao longo do século XII, Paris se tornou um dos primeiros focos europeus do ensino e da arte. Ao fixarem-se os Reis de França e, pois, também a corte (o que incluía grande parte da alta nobreza francesa), na cidade, sua importância económica e política não cessou de crescer. Assim, no início do século XIV, Paris era a mais importante cidade de todo o mundo ocidental. No século XVII, era a capital da maior potência política europeia; no século XVIII, era o centro cultural da Europa e, no século XIX, era a capital da arte e do lazer, a Meca da Belle Époque. Sua arquitetura, seus parques, suas avenidas e seus museus fazem-na, pelo ano de 2004, a cidade mais visitada do mundo francófono, com cerca de 25 milhões de turistas, aproximadamente 500 000 a mais do que em 2003, segundo a Secretaria de Turismo e de Congressos de Paris. As margens parisienses do Sena foram inscritas, em 1991, na lista do Património Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.

Paris é a capital económica e comercial da França, onde os negócios da Bolsa e das finanças se concentram. A densidade da sua rede ferroviária, rodoviária e da sua estrutura aeroportuária — um hub da rede aérea francesa e europeia — fazem-na um ponto de convergência para os transportes internacionais. Essa situação resultou duma longa evolução, em particular das concepções centralizadoras das monarquias e das repúblicas, que dão um papel considerável à capital do país e, nela, tendem a concentrar, ao extremo, todas as instituições. Desde os anos 1960, os governos sucessivos têm desenvolvido políticas de desconcentração e de descentralização a fim de reequilibrar o país.

Abrigando numerosos monumentos, por seu considerável papel político e econômico, Paris é também uma cidade importante na história do mundo. Símbolo da cultura francesa, a cidade atrai quase 30 milhões de visitantes por ano, ocupando, também, um lugar preponderante no mundo da moda e do luxo. Em 2007, a população intramuros (dentro do limite dos antigos muros) de Paris era de 2 193 031 habitantes pelo recenseamento do Instituto Nacional de Estatísticas e Estudos Econômicos. Porém, ao longo do século XX, a área metropolitana de Paris, se desenvolveu largamente fora dos limites da comuna original. A Grande Paris é, com seus 11 836 970 habitantes, uma das maiores aglomerações urbanas da Europa e da União Europeia. Com um PIB de 813.364 milhões de dólares a Região Parisiense é um ator econômico europeu de primeira grandeza, sendo a primeira região econômica europeia.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Paris

Ja foi escolhido o projecto escolhido entre quatro arquitectos para a reforma do Les Halles em Paris,o ganhador foi Mangin.
Aqui vai o projecto vencedor.








(+)



Projecto de Rem Koolhaas



Projecto de Nouvel



Projecto de Maas



Les Halles em 1970





situaçao actual





fonte:SSC - forum francês
 

·
Les cites obscures
Joined
·
11,116 Posts
Das propostas apresentadas parece ser a mais marcante e ao mesmo tempo serena.

A do Rem Koolhaas é muito estranha, e a do Nouvel não se percebe muito bem o que é...

Eu já estive aí ha uns anitos. Vai ser uma remodelação total?
 

·
Registered
Joined
·
6,715 Posts
nunca percebi kal é a graça e fama dos les hales dentro de Paris , não passa dum centro comercial com um jardim e mal frequentado á noite lol
 

·
Registered
Joined
·
9,588 Posts
Discussion Starter · #6 ·
As fachadas de Paris

Vejam este thread no SSP que tem centenas de fotos de fachadas de Paris,nos mais variados estilos e formas.Só um amostra aqui:












gostei da interacção do novo com o antigo nesnte predios!
 

·
braaaap all day!
Lss911
Joined
·
4,712 Posts
Os 2 últimos têm influências arte nova bem evidentes!

Paris é imbatível! Temos que ser sinceros...
 

·
Whatever
Joined
·
45,866 Posts
TeKnO_Lx said:
Paris é Paris.. u curioso é ke não há grafities
haver há...não é aqui no centro...ou melhor, o centro está carregadinho deles, mas estão todos no subsolo, estive lá em Janeiro e os túneis do metro estão completamente cobertos de grafitties!!!! É claro que nos suburbios manhosos, sim tb há disso em Paris, estão em todo o lado.;)
 

·
Whatever
Joined
·
45,866 Posts
Paris é decididamente uma das cidades mais fascinantes ao cimo da terra, só pa terem uma ideia em 5 dias tirei 1200 fotos!!!!!!:)
 

·
Registered
Joined
·
52,552 Posts
e fabulosa de facto, nos tambem temos mta coisa desse genero, tendo em conta a dimenção e, no caso de Lisboa, os interesses imobiliarios k destruiram mta coisa fabulosa no centro da zona velha da cidade, a Av. dos Aliados no Porto tem predios imbativeis a nivel nacional por exemplo, pena k o estado das coisas seja de bradir as alminhas mas enfim :( os grafities imperam por ca devido a mentalidade estupida de certos cidadãos!!
 

·
braaaap all day!
Lss911
Joined
·
4,712 Posts
julgo que se Lisboa tiver arranjadinha e se não se destruirem mais edifícios de interesse ou antigos podrá ficar excelente...mas não chega perto do nível de Paris.
 

·
braaaap all day!
Lss911
Joined
·
4,712 Posts
ainda sobram bastantes, mas mts foram à vidinha!
Mesmo em termos de século XX! Cinema europa há de ser o próximo! :(
 

·
Registered
Joined
·
52,552 Posts
o cinema Europa em termos de arquitectura não é grande espiga, acho eu, para mim o k ha a prezervar e o k resta da av. da Liberdade por exemplo!!
 

·
Registered
Joined
·
52,552 Posts
a Av. da Liberdade, em tempos o chamado passeio publico era fabulosa na segunda metade do sec. XIX, no sec XX foi saqueada pelas imobiliarias a força toda, ate os coretos desapareceram, um dles do sec. XIX esta agora no jardim da Estrela, eis uma foto dele:

 

·
Whatever
Joined
·
45,866 Posts
Arpels said:
Av. doa Aliados no Porto, olhem-me so aqueles predios, fabuloso:

a avenida dos aliados é para mim em portugal o que mais se aproxima de Paris ou qualquer uma das grandes capitais da europa central, aqueles edifícios são imbatíveis!!!!
 
1 - 20 of 2141 Posts
Top