SkyscraperCity banner
1 - 20 of 45 Posts

·
trinta zero zero
3,835 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Um metrô menos ávido por energia entra em circulação nas linhas parisienses

Interior dos novos vagões de metrô que entrarão em serviço em 11 de junho de 2008, em Paris.

A RATP divulgou, nesta terça, dia 10, os novos carros do metrô, que vão ocupar progressivamente 3 linhas da rede parisiense e substituirão velhos trens dos anos 70.
Esse novo metrô, denominado MF 2000, foi concebido para consumir 30% menos energia que seus predecessores. A velocidade será limitada a 70 km/h, contra os 100 km/h atuais. Os passageiros contarão com um ar resfriado por um sistema de "ventilação refrigerada", mais barato e que consome menos energia do que o ar-condicionado tradicional.
Esse novo metrô equipará a linha 2 a partir de 11 de junho e, num segundo momento, as linhas 5 e 9.

lemonde.fr com AFP | 10.06.08 | 12h38 • Atualizado 10.06.08 | 12h49
AFP/Bertrand Guay*
*tradução livre minha :)

·
Registered
6,037 Posts
Eu gostei imensamente do interior dos trens, e ainda é politicamente correto... também fica uns trombolho dos anos 70, tem mais que trocar isso mesmo!

Agora poste o texto original, para verificarmos se sua tradução ficou gloriosa, amigo snt...... :lol: :lol: :lol:

·
Moderator
38,494 Posts
Nossa, até que enfim o MF2000 entrou em operação. Os primeiros carros dele chegaram no final de 2007 (hum, parece a história dos 2070:lol:, até um dos fabricantes é o mesmo: Alstom - na verdade). É o primeiro trem do Metrô de Paris a ter ar refrigerado. Ah, os trens do Metrô de Paris são menores (mais curtos e mais estreitos) que os brasileiros, devido ao gabarito menor dos túneis e ao comprimento menor das plataformas. As especificações dele (Wikipedia):

Code:
In service 	2007 - Current
Manufacturer 	Bombardier, Alstom, Technicatome and CSEE Transport
Number built 	800 cars
Formation 	5 per trainset
Capacity 	557 per car
Operator 	RATP
Lines served 	Line 2, Line 5 and Line 9

[B]Specifications[/B]

Maximum speed 	70 km/h
Weight 		125.7 t
Acceleration 	0.9 m/s2
Deceleration 	1.0 m/s2 (Service)
		1.3 m/s2 (Emergency)
Traction system IGBT-VVVF
Power output 	1800 kW
Gauge 		1,435 mm
Voltage 	750 V 3rd rail

·
Registered
meow
9,839 Posts
Nunca fui pra Paris, mas o metro de Londres é mais estreito, mais baixo e menor que os de Berlim ou Sao Paulo, por exemplo hehe.

·
Moderator
38,494 Posts
Acho que o Metrô de Londres é o mais estreito do mundo, e o gabarito dos trens com certeza é o menor, devido a seu formato arredondado (boa parte dos túneis foi construída com shields - tatuzões -, que não eram muito grandes na época).

·
Registered
7,546 Posts
E ainda nos dizem que não temos espaço para metrôs no Brasil, os da europa são bem apertados e funcionam bem, quer dizer a linha circular de Madrid e Barcelona são enormes, mas são linhas circulares que recebem passageiros de todas as outras.

·
Qui sait?
5,526 Posts
o metro de Paris eh nojento!! :D
Eles tem que trocar todos os trens, reformarem as estacoes e tirarem os mendigos la de dentro!! :D
ate o de Bh eh melhor que o de Paris!! :lol:

·
trinta zero zero
3,835 Posts
Discussion Starter · #10 ·
Galera, não viaja...agora pq o metrô de Paris é antigo, estreito e tem um ou outro sem-teto tocando acordeon para ganhar um trocado, vai ser xoxado? Peloamor!
A rede parisiense é uma das melhores do mundo e tem tudo o que as metrópoles do Brasil deveriam ambicionar.
Só para começar, a extensão da rede não tem comparação. Dificilmente você fica a mais de 500m de uma estação e algumas linhas são bem tranquilas, nem precisam de trens largos.
Além do mais, a rede é plenamente integrada com os ônibus e com os trens de subúrbio (RER), o que permite chegar até o aeroporto, e chega também a todas as estações do TGV. Em algumas linhas e horários, pode-se até entrar de bicicleta.
A tarifa é razoável, oferecem bilhetes semanais e turísticos (inclusive combinados com acesso a museus etc.), o site é completo e bem informativo. E se não tem ar-condicionado, é simplesmente pq na maior parte do ano isso não é necessário.
É verdade que as estações têm acesso ruim e são meio sujinhas, mas antes só as estações do que a cidade toda, como aqui na terra onde canta o sabiá...
Portanto, apesar dos nossos trens serem mais novinhos e modernos, não creio que os parisienses tenham nenhum motivo para invejar os metrôs do Brasil.

·
Registered
142 Posts
O metrô de Paris é muito bom, com um atendimento bastante amplo. O ponto negativo é a falta de escadas rolantes/elevadores nas estações mais antigas, o que gera um problema pros cadeirantes e idosos. O Metrô de Londres tem uma linha Jubilee que no horário do rush me proporcionou a experiência de pegar a maior lotação da vida, pior inclusive que o Metrô do Rio em dia de jogo no Maracanã! Além de muito estreito o trem estava insuportavelmente lotado. Estou em Recife faz quase um ano mas naum tive a oportunidade de ver como é o daqui. Qq dia desses vou fazer um passeio.

·
Banned
9,643 Posts
o metro de Paris eh nojento!! :D
Eles tem que trocar todos os trens, reformarem as estacoes e tirarem os mendigos la de dentro!! :D
ate o de Bh eh melhor que o de Paris!! :lol:
Não sabia que o metrô de BH tem 16 linhas e atende toda a cidade :lol:

·
Registered
4,327 Posts
Alguém reparou nos bancos rebatíveis? A inteligente tecnologia talvez (tomara!) esteja presente nos novos carros do Metrô de São Paulo.

Esses bancos são rebatidos eletricamente pelo operador no horário de pico, não? Será que eles são resistentes? (o que ia ter de usuário tentando forçar o banco para abrí-lo....)

·
Moderator
38,494 Posts
Não sei esses bancos aí, pois conheci os bancos de trens mais antigos. Os bancos que eu conheci não tinham nada a ver com o operador. Eram bancos como os de alguns teatros: basta você se levantar, e eles se recolhem, por meio de molas. Eles eram bastante resistentes sim, aguentavam até o peso de pessoas mais "cheias". Mas provavelmente eles não suportam o peso de pessoas obesas. Nos horários de pico, esses bancos dificilmente eram ocupados por pessoas. É uma alternativa muito interessante e que poderia ser utilizada no Metrô-SP e na CPTM.

Galera, não viaja...agora pq o metrô de Paris é antigo, estreito e tem um ou outro sem-teto tocando acordeon para ganhar um trocado, vai ser xoxado? Peloamor!
A rede parisiense é uma das melhores do mundo e tem tudo o que as metrópoles do Brasil deveriam ambicionar.
Só para começar, a extensão da rede não tem comparação. Dificilmente você fica a mais de 500m de uma estação e algumas linhas são bem tranquilas, nem precisam de trens largos.
Além do mais, a rede é plenamente integrada com os ônibus e com os trens de subúrbio (RER), o que permite chegar até o aeroporto, e chega também a todas as estações do TGV. Em algumas linhas e horários, pode-se até entrar de bicicleta.
A tarifa é razoável, oferecem bilhetes semanais e turísticos (inclusive combinados com acesso a museus etc.), o site é completo e bem informativo. E se não tem ar-condicionado, é simplesmente pq na maior parte do ano isso não é necessário.
É verdade que as estações têm acesso ruim e são meio sujinhas, mas antes só as estações do que a cidade toda, como aqui na terra onde canta o sabiá...
Portanto, apesar dos nossos trens serem mais novinhos e modernos, não creio que os parisienses tenham nenhum motivo para invejar os metrôs do Brasil.
xoxado, que é isso? Bom, o Metrô de Paris tem uma extensão muito boa, e é o metrô mais fantástico que já andei (tem outros ainda mais fantásticos nos quais eu quero andar:D). Mas se tem algo em que ele não é bom, é na limpeza. Mas eu não ligo pra limpeza, se eu posso chegar aonde eu quero. Mas se tem uma coisa que nossos metrôs têm, embora sejam minúsculos perto de boa parte dos metrôs europeus, é limpeza, e é muito boa. Nisso, somos exemplares. Agora é importante também ressaltar que isso não influencia em nada o tamanho dos nossos metrôs. Isso é resultado da falta de investimentos em transporte público. Agora que a maioria das capitais brasileiras está parando, é que estão começando (veja, começando) a pensar seriamente nisso.

Não sabia que o metrô de BH tem 16 linhas e atende toda a cidade :lol:
Ele estava se referindo estritamente à limpeza.

·
ontogeny recapitulates...
3,032 Posts
Alguém reparou nos bancos rebatíveis? A inteligente tecnologia talvez (tomara!) esteja presente nos novos carros do Metrô de São Paulo.

Esses bancos são rebatidos eletricamente pelo operador no horário de pico, não? Será que eles são resistentes? (o que ia ter de usuário tentando forçar o banco para abrí-lo....)
^^

Putz, será que em Paris são TODOS os bancos rebatidos nos horários de pico, deixando os idosos e deficientes em pé?! (não me recordo de ter visto nos trens de Paris acentos especiais/preferenciais, eles existem?) :nuts:

·
Registered
449 Posts
Acho que o Metrô de Londres é o mais estreito do mundo, e o gabarito dos trens com certeza é o menor, devido a seu formato arredondado (boa parte dos túneis foi construída com shields - tatuzões -, que não eram muito grandes na época).

O gabarito depende da época em que foi construída a linha... As linhas Northern e Central, das primeiras a serem cavadas, são especialmente apertadas.

Essa foto da Wikipedia mostra bem a diferença entre um trem dessas linhas mais antigas e de outras que não foram construídas com o shield pequeno:

Claustrofóbico!!

·
Moderator
17,169 Posts
Sorry I don't speak Portuguese :(

MF 2000

Putz, será que em Paris são TODOS os bancos rebatidos nos horários de pico, deixando os idosos e deficientes em pé?! (não me recordo de ter visto nos trens de Paris acentos especiais/preferenciais, eles existem?) :nuts:
^^ Places reserves (reserved seats) ;)

If you want more information, don't hesitate to ask me in the Paris metro thread. :eek:kay:
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=487228

·
Hello other grown-up
1,877 Posts
Interessante isso. Bonito o interior, mas também fiquei espantado com a largura do carro.

Alguém reparou na cara de tédio do condutor de Londres? :lol::lol::lol:

1 - 20 of 45 Posts