SkyscraperCity banner

1 - 20 of 209 Posts

·
Whatever
45,867 Posts
Discussion Starter #1
A Serra de Santa Justa faz parte de uma vasta zona florestal na qual se incluem também as Serras de Pias e de Castiçal, abrangendo os concelhos de Valongo, Gondomar e Paredes.

Com todo o potencial que tem para ser o verdadeiro Parque Metropolitano da AMP, encontra-se extremamente degradada, quer ao nível florestal, extensas matas degradadas de eucalipto cobrem a maior parte da serra, quer ao nível do ordenamento pois as urbanizações já lhe fazem ataque cerrado chegando algumas mesmo já a começar a subir as suas encostas.

Para além disso conta no seu interior com várias lixeiras e depósitos de sucata, ou seja, como em vários sítios do país, tudo o que não é urbanizado não serve para nada a não ser para depositar lixo...:bash:

Apesar do "ataque" lá se vai mantendo e aguentando como pode em alguns sítios, ricos em espécies botânicas únicas e fauna rara, tão ricos que fazem parte da Rede Natura 2000, que são os sitios europeus com importância para a conservação de espécies animais e vegetais, coisa que ao que parece em Portugal de nada vale...

Para minha infelicidade, creio que as belas matas de carvalhos que aqui mostrarei, e alguns dos pontos mais importantes do ponto de vista da conservação da natureza, arderam todas, ou em grande parte, um mês depois de lá ter estado, durante os terríveis incêndios que assolaram a serra durante o mês de Agosto de 2006. :cry: :bash:

Dedico portanto este thread in memoriam à Serra de Santa Justa e a todas as pessoas que como eu ainda acreditam que melhores dias virão.

A visita começou nas antigas minas de ouro romanas, completamente escavadas na rocha

O ouro ainda parece brilhar nalguns pontos...

Um respiradouro

Já à superfície e muito perto da entrada das minas, uma enorme fenda no chão alberga os raros fetos que surgem apenas nestes locais mais frescos, aparentemente foram à vida em Agosto...

Reparem bem na profundidade da fenda! Fantástico! :eek:

No meio da mata ainda se vão encontrando espécies autóctones

e bichos, muitos bichos!:D

Seguindo até à aldeia de Couce ao longo do Rio Ferreira

Belíssimas matas ripículas

Castanheiro em floração

Chegamos finalmente ao Carvalhal junto à aldeia de Couce. Uma vez que aldeia foi evacuada durante os incêndios temo que esta bela mata autóctone nos tenha deixado para sempre...:bash: :cry:

No meio de tanta degradação, que não vos estou a mostrar, sempre se encontra algo belo...

O passeio acabou junto às margens do Rio Ferreira

E para acabar, os inevitáveis indicadores de biodiversidade...

Estarão ainda lá? Quem sabe? Tenho medo de voltar para verificar.

·
Registered
7,667 Posts
:drool: Que riqueza ambiental e ali tão perto do Porto, se o homem de hoje vivesse mais intensamente na Natureza e a respeitasse, não há duvida de que este planeta seria bem melhor... obrigado Massas e continua na senda das belas fotos! :)

·
Αλέξανδρ&#
52,566 Posts
o incendio foi uma catastrofe a nivel de anfibios e outras espécies k habitam ao nivel do solo :sleepy: não bastava a ameaça de urbanização, a ver se o tal plano avança para salvar esta reliquia.

·
I Love You... Soraia
27,948 Posts
realmente fantastica esta serra!!

jonny axo k existe um miradouro com uma vista sublime sobre o grande parte do grande porto. ve-se gondomar, gaia, matosinhos, maia e porto. deve ser sublime. nunca fui la.

tu foste?

·
Whatever
45,867 Posts
Discussion Starter #10
realmente fantastica esta serra!!

jonny axo k existe um miradouro com uma vista sublime sobre o grande parte do grande porto. ve-se gondomar, gaia, matosinhos, maia e porto. deve ser sublime. nunca fui la.

tu foste?
fui ver a serra, não fui ver a área urbana.;)
Lindas as fotos Johnny. Confesso que não conheço pessoalmente, e ouço falar da Serra sempre pelas piores razões :(
pois, as razões más são mais que as boas e por isso há um total alheamento por parte da população, nem fazem ideia da riqueza que por lá ainda existe.

·
Moderator
17,525 Posts
As belas paisagens portuguesas nao perdem em nada para as congeneres Austriacas e co. Nao tivessemos estes anos todos andado a destruir as nossas floresta claro...
As matas ripículas sao mesmo bonitas!

Que tristeza... :no:

Posso-vos (e todos aqueles que conhecem bem) garantir que isto e' o genero de coisa que nao se ve no Alentejo. Apesar ser a regiao mais pobre do pais e serem apelidados de tudo e mais alguma coisa a verdade e' que qd se trata de preservar o patrimonio arquitectonico e natural eles sao exemplares. E' uma daquelas coisas que prova que nao e' uma questao de riqueza mas sim de mentalidade!

·
Whatever
45,867 Posts
Discussion Starter #12
a questão é que devido à sua pobreza o alentejo como que "congelou" no tempo não havendo oportunidade de chegar a este ponto, que é coisa banal no resto do país. o facto de ser essencialmente agrícola tb tem muito a ver com essa imagem de limpeza e ordenamento típicas do alentejo.

·
Moderator
17,525 Posts
Se me dissesses que isso era desculpa para nao ter urbanizacoes de patos-bravos eu concordaria mas assim nao. Ate porque sei que na aldeia da minha avo se destruiram as casas antigas praticamente todas para construir m****, nao tem nada a ver com a evolucao (neste caso regressao)! A regiao tambem e' essencialmente agricola e no entanto decidiram que aquilo que se construiu durante seculos (nao apenas a nivel do edificado) nao valia nada logo toca de destruir e encher tudo com entulho!

·
我是很忙
galeguser
3,761 Posts
Belísimas imaxes e sinto o dos lumes, os pirómanos terian que traballar ad eternum prantando arvores, até o resto dos seus días como terroristas que son.

·
Registered
435 Posts
não se preocupem com o carvalhal, porque regenera rapidinho. Conheço essas paragens muito bem, desde São Martinho do Campo até Foz do Sousa. São paisagens facilmente recuperáveis com um pouco de vontade política e algum trabalho cívico( pq não os escuteiros ou os presos de Custóias a plantar árvores???).
Quanto à paisagem q falais, e só chegar à Igreja matriz de Valongo e seguir pela estrada q vai p Gondomar, 500 mts mais adiante, virar numa estrada de paralelo que leva à Igreja de Sta. Justa. Vê-se tudo desde Lavra até Gaia, desde Suzão à serra do Marão, é muito fixe. Eu uma vez fui lá e a igreja tava em obras, subi pelo andaime até à torre sineira, aquela dezena de metros faz toda a diferença, de lá de cima é q a imagem é brutal.

·
Registered
435 Posts
ainda hoje fui de Gens até São Pedro da Cova ao longo do rio Ferreira, as cheias fizeram-no transbordar e a vegetação das margens está cheia de lixo, mas cheia mesmo. não sei de onde veio tanto lixo, são kms e kms de farrapos, sacos do lixo, ramos partidos, todo o tipo de entulho e afins. E a Câmara de Gondomar não é capaz de mexer uma palha para acabar com este triste cenário. Os portugueses são mesmo porcos!!!

1 - 20 of 209 Posts