Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 48 Posts

·
Feliz Natal
15,678 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
Bem Vindo a um dos maiores parques cariocas, idealizado por Lota Macedo e com projeto paisagístico do grande mestre Burle Marx, o parque concentra das mais variadas opções de lazer: 2 praias, restaurantes, quadras de esportes, museus, casa de espetáculo, centro de convenções, teatro, cinema, marina, pistas de aeromodelismo, pista skate, brinquedos infantis, ciclovia e etc. São 7 km do Aeroporto Santos Dumont a enseada de Botafogo. Para construir o Aterro, foi utilizada terra do Morro de Santo Antônio (na região do Largo da Carioca) e foi das primeiras grandes obras de Carlos Lacerda, governador do Estado da Guanabara. O grande motivador a construção do parque, foi a intenção de se criar uma "freeway" que ligasse o Centro a Zona Sul. O parque possui uma área de 1.325.590m metros quadrados e foi totalmente inaugura em 1965, a primeira fase, a região do Museu de Arte Moderna foi inaugurada em 1958. No parque estão grandes e importantes Monumentos, os mais emblemáticos, o Monumento ao Mortos na 2 Guerra Mundial e o Monumento a Estácio de Sá (de Lúcio Costa). O Parque é tombado pelo IPHAN, por seu valor arquitetônico e paisagístico. São 11.600 árvores de 190 espécies, nativas e exóticas. Entre as 4.400 palmeiras de 50 espécies estão preciosidades como a talipot (Corypha umbraculifera) que floresce apenas um vez e morre. Aproveitem, pois eu tenho diariamente esse privilégio.

Maratonas, comuns o ano todo...

Pistas de Alta Velocidade, são fechadas aos Domingos e Feriados

Jardins da 1 fase do projeto

Jardins da 1 fase

Jardins da última fase

Museu de Arte Moderna -MAM

Monumento à Estácio de Sá

Marina ao fundo

Monumento aos Mortos na 2 Guerra Mundial, Monumento aos Pracinhas

Basquete

Tênis

O colorido de Burle Marx

Marina

Vendedora de fim de semana

Podia defender mais a Maravilhosa

Cidade dos esportes

Igreja Nossa Senhora do Outeiro e Cristo

Ciclovia

Oásis

Nossa Senhora do Outeiro

Quadras Futebol

Aterro, sede da saudosa VARIG

Das árvores prediletas de Burle Marx

Papagaios, bem comuns no parque

Abricó de Macaco

Abricoó de Macaco

Alto

Aninga

Aérea

Amanhece

Niterói ao fundo

Paineiras nuas

Cristo

Aérea

Calçadão de Copacabana Humanizado

Aterro do Flamengo e Praça Paris

Praia de Botafogo

Via Rápida

Imagine todo o dia ir para o trabalho e dar com uma coisa feia destas...

Árvore mais famosa do Brasil, já apareceu em dezenas de comerciais... A maior de todo o parque é um Flamboyant!

Aérea, ao fundo os bairros do Flamengo, Laranjeiras, Catete... Moro aí nessa região!

Pistas

Pracinhas

Praia do Flamengo, não é o Pão de Açucar a frente!

Aérea

Da floresta verde a selva de pedra

A grandiosa palmeira TALIPOT, das minhas preferidas...

Casa de show Vivo Rio, inaugurada recentemnte e concluindo o complexo MAM

Vista do Centro

Noturna, MAM e Vivo Rio ambos do falecido arquiteto Affonso Eduardo Reidy
MAM
Jardins do MAM

E da minha janela, vê-se o Queen Mary 2 e o navio do Rei Roberto Carlos lol

Algumas das fotos aqui postadas são minhas, outras muitas foram garimpadas no Flickr, Google e aqui no SSC, infelizmente não lembro os proprietários das fotos, pois as mesmas foram garimpadas ao longo do tempo, se alguém não gostar de ver suas fotos aqui favor me avisar. Obrigado!

·
Registered
3,274 Posts
excelente garimpada!!! Parabens!
Agora o parque ta uma maravilha com o asfalto da ciclovia novinho. Ta um tapete! Fui andar de bike por lah final de semana passado, e eh um dos melhor lugares da cidade pra se pedalar, eh uma delicia msmo!!

·
Baiano sim senhor!
41,898 Posts
O aterro é sem sombra de dúvidas um dos lugares mais bonitos da Cidade maravilhosa!
Parabéns pelo thread, o Rio é para mim uma cidade muito especial.

·
A volta do malandro
8,633 Posts
Belíssimas fotos, parabéns! O aterro, como já disse em outro tópico, é uma aula de paisagismo... a praça paris poderia ter sido mais mostrada, assim como o tradicional Hotel Glória. Adorei as fotos dos papagaios e da palmeira.
Salve Burle Marx!

·
Ohh Yeah!
7,677 Posts
Uauuuuuuuuuuuuu!

Esse thread tá demais, lindo de doer, o Botofago tem um urbanismo lindo.

·
Feliz Natal
15,678 Posts
Discussion Starter · #7 ·
Obrigado por todos os comentários! O thread deu muito trabalho, mas vale a pena, mostrar esse lindo parque, ofuscado pelas outras belezas da cidade...

PATRICK, esse thread é só mesmo pro Parque do Flamengo, depois eu faço um só pra Glória !ok:)

MARCIO, o Aterro passa por vários bairros... Botafogo, Flamengo, Catete, Glória e Centro, essa foto é do bairro da Glória e Centro

NEOSOUX, realmente Botafogo é apertado e bem diferente, mas isso tem explicação histórica, aquilo sempre foram fazendas e é uma longa história hahahahaha

·
.
16,968 Posts
Lindo demais. Eu gosto demais do aspecto do parque para quem está num carro passando pelas avenidas que o cortam, é muito interessante estar em vias movimentadas cercadas de tanto verde, jardins, paisagens bonitas e prédios mais afastados. Mas acho que isso acaba "cortando" o parque, boa parte fica servindo apenas de canteiro central mesmo, não sendo muito agradável para o usuário/pedestre. Não acho isso um defeito, apenas uma característica, não tinha como ser diferente, se você quer fazer avenidas cercadas de verde.

·
Feliz Natal
15,678 Posts
Discussion Starter · #9 ·
Lindo demais. Eu gosto demais do aspecto do parque para quem está num carro passando pelas avenidas que o cortam, é muito interessante estar em vias movimentadas cercadas de tanto verde, jardins, paisagens bonitas e prédios mais afastados. Mas acho que isso acaba "cortando" o parque, boa parte fica servindo apenas de canteiro central mesmo, não sendo muito agradável para o usuário/pedestre. Não acho isso um defeito, apenas uma característica, não tinha como ser diferente, se você quer fazer avenidas cercadas de verde.
Bruno, eu sou fã do Burle Marx e sou muito interessado em paisagismo. Uma das maiores preocupações do Burle era essa questão da interferencia dos carros nos utilizadores do parque. Posso te garantir que Burle resolveu essa questão muito bem. São pouquissimos os pontos onde o usuário lembra das auto pistas... Ha vegetação e pequenas elevações que escondem as pistas e o barulho dos carros! O ponto onde há maior interferencia entre utilizador/automoveis, é no trecho mais estreito do Parque que vai do Monumento do Estácio de Sá a Praia de Botafogo (há um foto que mostra bem isso), alí realmente é um canteiro central, nos demais pontos, você nem se lembra dos carros!

E realmente, como voce disse, andar de carro nessas pistas com o visual do Parque é uma experiencia muito boa! Recomendo!

Quem tiver o Google Earth, faça uma visita virtual por toda a extensão do parque!!!

·
Ohh Yeah!
7,677 Posts
MARCIO, o Aterro passa por vários bairros... Botafogo, Flamengo, Catete, Glória e Centro, essa foto é do bairro da Glória e Centro
Não sei como é andar no aterro, mas por fotos aéreas, com todo aquele verde, um parque todo desenhado, com a baia(ou é lagoa?) e o centrão ao fundo, espetacular, um NYParis brasileira, obrigado pelo thread =D

·
Feliz Natal
15,678 Posts
Discussion Starter · #11 ·
Não sei como é andar no aterro, mas por fotos aéreas, com todo aquele verde, um parque todo desenhado, com a baia(ou é lagoa?) e o centrão ao fundo, espetacular, um NYParis brasileira, obrigado pelo thread =D
Vai no Google Earth é facil achar o Parque! Ai você pode se achar melhor!
É a Baia de Guanabara! O Parque não pode ser comparado com Paris nem NY ele é Brasileiríssimo e Tropicalíssimo mesmo em todos os aspectos!!:) Outras zonas do Rio podem ser comparadas, porue são imitações, essa não, é única!:)

De nada pelo thread:cheers:

·
no encalço do meliante
15,095 Posts
O melhor do Rio (em termos de intervenção urbana).
Pena que não se faça mais isso hoje.
Essa de Botafgo da demais.

·
Feliz Natal
15,678 Posts
Discussion Starter · #13 ·
O melhor do Rio (em termos de intervenção urbana).
Pena que não se faça mais isso hoje.
Essa de Botafgo da demais.
Você falou tudo! Se o parque fosse construído hoje não sairia do papel mesmo! Na época os edificios que ficam agora a uns 400 metros do mar, ficavam nos endereços mais caros do Rio, Avenida Rui Barbosa, Praia do Flamengo, Rua do Russel (um espécie de Vieira Souto), imgina se hoje os nossos burgueses iriam permitir tal construção? Naquela época as pessoas tinham uma mente mais desenvolvimentista! Hoje o Brasil ficou mediocre... É pena!

·
Banned
450 Posts
Essas fotos são pura poesia visual! Favoritadas!!!! :cheers: :cheers:

PS: Só por aqui mesmo que babo pela minha própria cidade! :lol:

·
Feliz Natal
15,678 Posts
Discussion Starter · #15 ·
Outros Ângulos

Trevo dos Estudantes, junto ao aeroporto Santos Dumont, no canto superior ve-se ainda em obras o terminal 2 do Santos Dumont (em frente ao Terminal 1 vê-se o primeiro projeto paisagístico do Burle Marx)

MAM, Vivo Rio (ainda em construção, após 50 anos do projeto) e Marina

·
Registered
1,288 Posts
O Rio de Janeiro continua lindo.....!!!!Que cidade maravilhosa...me impressiono cada vez mais com o Rio de Janeiro!!!!!

·
SSC Brasil
17,672 Posts
Adoro o Parque do Flamego. Um dos mais belos parques urbanos do mundo.

Certa vez eu li que o Aterro seria em qualquer cidade do mundo um dos seus principais cartões postais. No Rio, diante de tanta beleza, ele é apenas mais um. Concordo. Acho o Aterro um dos pontos turísticos da cidade menos explorados. Deveriam dar mais atenção a ele, não só pela sua sua beleza, mas também por sua história e importância.

·
Feliz Natal
15,678 Posts
Discussion Starter · #19 ·
Adoro o Parque do Flamego. Um dos mais belos parques urbanos do mundo.

Certa vez eu li que o Aterro seria em qualquer cidade do mundo um dos seus principais cartões postais. No Rio, diante de tanta beleza, ele é apenas mais um. Concordo. Acho o Aterro um dos pontos turísticos da cidade menos explorados. Deveriam dar mais atenção a ele, não só pela sua sua beleza, mas também por sua história e importância.
é verdade, o brilho do Aterro é ofuscado...

·
Banned
130 Posts
Lindo mesmo! nem conhecia esses lindos pormenores, amo o aterro do Flamengo! sem dúvida uma das áreas mais bonitas do Rio.
Quando era criança adorava jogar basquete naquelas quadras :lol:

1 - 20 of 48 Posts