SkyscraperCity banner
1 - 20 of 24 Posts

·
BH, cidade que conquista
398 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
Olá a todos, este Thread é uma homenagem a um dos mais belos e expressivos parques do Brasil, o Parque Municipal Américo Renné Giannetti. Todas imagens foram tiradas em 22 de setembro de 2010 usando uma Nikon D80. As imagens e informações postadas foram garimpadas do site oficial da Prefeitura de Belo Horizonte, segue link abaixo:

Obs: As imagens não são de minha autoria, segue o link do flickr com os devidos créditos ao autor.

Um século de história

Inaugurado em 26 de setembro de 1897, antes mesmo da nova capital, o Parque Municipal Américo Renné Giannetti foi projetado em estilo romântico inglês, pelo arquiteto paisagista francês, Paul Villon, para ser o maior e mais bonito parque urbano da América Latina. Antes de sua implantação, o espaço abrigava a Chácara Guilherme Vaz de Mello, conhecida como Chácara do Sapo, que serviu de moradia para o próprio Paul Villon e para Aarão Reis, engenheiro chefe da Comissão Construtora encarregada de planejar e construir a nova capital de Minas Gerais. Hoje, o Parque Municipal possui diversas nascentes que abastecem três lagoas e cerca de 280 espécies de árvores exóticas. O espaço também é um importante abrigo da fauna silvestre, com aproximadamente 50 espécies de aves e outros animais como gambás e micos. Além disso, o Parque Municipal apresenta um relevante potencial aquífero, com três lagoas e diversas nascentes que afloram em diferentes locais.

Além das diferentes espécies que compõem a fauna e a flora do local, o Parque também possui cerca de 14 monumentos fixos. Dentre eles estão quatro obras que homenageiam os fundadores de Belo Horizonte; a estátua feminina da Deusa das Águas; o busto de Anita Garibaldi; de Carlos Vaz de Carvalho; de Catullo da Paixão Cearense e de Flausino Rodrigues Vale. Adquirida no ano de 2008, a escultura de Vitória de Samotrácia, que retrata Atena Niké, a deusa grega da Vitória, é o monumento mais recente do local, e está localizada na pracinha próxima à Mãe Mineira. Dentre as esculturas do parque, também está o busto de Américo Renné Giannetti, uma homenagem ao responsável pela primeira grande obra de recuperação do Parque Municipal, realizada na década de 50, quando o Parque herdou o nome do ex-prefeito de Belo Horizonte.

1.

2.

3.

4.

5.

6.

7.

8.

9.

10.

11.

12.

13.

14.

15.

16.

17.

18.

19.

20.

___________________________________​

Espero que gostem, obrigado a todos.

·
Moderator
33,710 Posts
O parque é lindo e bem cuidado, as áreas verdes de BH dão um up na qualidade de vida da cidade, muito bom. Valeu por postar, Gustavo. :cheers:

·
Registered
24,262 Posts
Nosso querido parque...apreciei suas fotos demais: bem nítidas e com uma claridade espetacular....Essa de baixo, que tomo a liberdade de repostar, ficou espetacular, muito artísitca mesmo. Parabéns

·
Marcelo Lisa
5,174 Posts
Parabéns pelas fotos que você tirou do parque porque ficaram belíssimas! Que bom é ver ele tão bem cuidado e integrado à vida da cidade! Este parque me traz lembranças de quando meus pais me levavam ali, na minha infância, para divertir-me nos seus brinquedos e para caminhar , ver os lagos com seus barquinhos e pedalinhos assim como para tirar fotos nos lambe=lambes ou para passear no trenzinho etc. E como minhas lembranças ali me remetem à infãncia, quando vejo os carrinhos de pipoca, os de algodão doce etc , sempre me arrisco a provar algo deles.
Adorei a foto do coreto com os jardins de flores vermelhas se destacando.Também adorei a foto 11 ( a mesma que o GIM comentou). Também adorei os painéis com os direitos humanos ( não sei se estão expostos permanentemente ou apenas como parte de algum evento). Se forem permanentes, acho que darão um charme ao local. Também achei o monumento aos fundadores muito bem cuidado.
Enfim, acho que preciso dar uma volta por lá, em breve, porque sempre passo do lado de fora , apressadamente , pela Afonso Pena mas raramente ali entro. Seu thread me deu vontade de lá retornar.

·
BH, cidade que conquista
398 Posts
Discussion Starter · #8 ·
santista10 said:
O parque é lindo e bem cuidado, as áreas verdes de BH dão um up na qualidade de vida da cidade, muito bom. Valeu por postar, Gustavo.
Obrigado Santista, realmente é um parque muito bem cuidado e além disto muito bom de frequentar. Obrigadão por comentar.

FilipeR said:
Realmente, o parque municipal é muito bonito!

um patrimônio da nossa cidade, ótimas fotos!!!
Com certeza, um lugar super calmo no coração de BH, como o título mesmo diz. Obrigado pelo comentário.

paaulo said:
nossa! me caiu os butia dos bolços!

parque lindo mesmo!
Não conheço esta expressão "me caiu os butia dos bolços!", mas seja o que for obrigadão pelo comentário e o parque é realmente lindo.

leo_MG said:
Maravilhoso thread, ótima seleção!
Parabéns
Muito obrigado Leo, realmente está muito bacana a seleção das fotos que a Prefeitura de BH postaram.

GIM said:
Nosso querido parque...apreciei suas fotos demais: bem nítidas e com uma claridade espetacular....Essa de baixo, que tomo a liberdade de repostar, ficou espetacular, muito artísitca mesmo. Parabéns
Marcelo Olisa said:
Parabéns pelas fotos que você tirou do parque porque ficaram belíssimas! Que bom é ver ele tão bem cuidado e integrado à vida da cidade! Este parque me traz lembranças de quando meus pais me levavam ali, na minha infância, para divertir-me nos seus brinquedos e para caminhar , ver os lagos com seus barquinhos e pedalinhos assim como para tirar fotos nos lambe=lambes ou para passear no trenzinho etc. E como minhas lembranças ali me remetem à infãncia, quando vejo os carrinhos de pipoca, os de algodão doce etc , sempre me arrisco a provar algo deles.
Adorei a foto do coreto com os jardins de flores vermelhas se destacando.Também adorei a foto 11 ( a mesma que o GIM comentou). Também adorei os painéis com os direitos humanos ( não sei se estão expostos permanentemente ou apenas como parte de algum evento). Se forem permanentes, acho que darão um charme ao local. Também achei o monumento aos fundadores muito bem cuidado.
Enfim, acho que preciso dar uma volta por lá, em breve, porque sempre passo do lado de fora , apressadamente , pela Afonso Pena mas raramente ali entro. Seu thread me deu vontade de lá retornar.
Muito obrigado GIM e muito obrigado Marcelo, mas as fotos postadas não são de minha autoria, expliquei na introdução do Thread, são fotos disponibilizadas no site oficial da prefeitura de BH, o link do site está logo abaixo da introdução. Mesmo assim muito obrigado pelos comentários, é sempre bom receber comentários como os de vocês. Obrigadão.

·
Rio de Janeiro
31,206 Posts
Esse parque é muito simpático, das parcas vezes que estive em BH dei um passeio por lá. A impressão que se tem é que o parque nem fica numa região central da cidade de tão aconchegante. :)

Vlw por compartilhar. :eek:kay:

·
Registered
5,094 Posts
O Parque Municipal é maravilhoso, sempre passo por lá quando levo minha esposa à Feira da Afonso Pena. É um oasis verde no centrão de BH, me espanta o quanto a temperatura lá é mais baixa e o grande número de gatos soltos.

·
Lucas Santana Lima
461 Posts
Eu como sempre me esbaldando nas fotos de BH... acho fantástico o estilo dessa cidade, também não se compara com nenhuma outra no país... ela tem um tipo neoclássico, fim do século XIX que é muito lindo! Gostei muito!

·
BH, cidade que conquista
398 Posts
Discussion Starter · #20 ·
Muito obrigado a todos que comentaram.

__________________________________​

"O maior pecado contra a mente humana é acreditar em coisas sem evidências. A ciência é somente o supra-sumo do bom-senso – isto é, rigidamente precisa em sua observação e inimiga da lógica falaciosa. Thomas H. Huxley."

1 - 20 of 24 Posts