SkyscraperCity banner
1 - 5 of 5 Posts

·
A volta do malandro
8,633 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Parque Nacional de Itatiaia vai ganhar novas regras e passar por revitalização
Publicada em 20/06/2009 às 19h40m
O Globo

RIO - O Parque Nacional de Itatiaia - o primeiro da história do país, com 72 anos - ganha segunda-feira um presente só comparável em importância ambiental ao decreto de sua criação, sancionado em junho de 1937 pelo então presidente Getúlio Vargas. O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, assinará um ato administrativo determinando a criação de uma série de medidas para revitalizar o parque, como a interdição para carros, o estímulo às práticas de arvorismo e canoagem e a criação de um centro universitário de estudos sobre biodiversidade. A decisão do governo resolve também o secular problema fundiário com moradores e hoteleiros da área de um ex-núcleo colonial que ocupa 1.800 dos 30 mil hectares do parque.

O governo vai iniciar um trabalho de médio e longo prazos para indenizar proprietários, oferecer aos idosos a opção de usufruto das residências e, no caso de dois dos cinco hotéis existentes no parque - Ypê e Donati - torná-los concessionários para usar o pagamento das concessões no abatimento das indenizações das propriedades e benfeitorias.

Minc quer transformar a unidade de Itatiaia num modelo a ser seguido por outras áreas protegidas brasileiras:

- Vai ser o parque mais avançado do país, melhor até que o do Iguaçu (cuja gestão é considerada referência). Vou marcar a minha gestão pela revitalização dos parques, experiência já realizada em outros países com sucesso. Hoje, no Brasil, muitos deles estão malcuidados.

http://oglobo.globo.com/rio/mat/200...regras-passar-por-revitalizacao-756436933.asp

·
Registered
12,235 Posts
Nem vou falar o que queria que tivesse lááá no planalto, na parte alta, vão me bater.

·
Registered
8,072 Posts
Huahua! Eu nunca fui à parte alta, mas o Parque Nacional do Itatiaia já é maravilhoso só olhando pela parte baixa. Agora, deveriam fazer algo para erradicar os bambus do parque, pois aqueles bambus subindo as trilhas são irritantes. Nada como uma planta asiática avacalhando a fauna nativa.

·
Niteroiense da gema!!
3,749 Posts
Acho fantástico isso, a melhor forma de preservar um local é torna-lo rentavel, assim estimula a preservação do mesmo, vide o parque do Iguaçu.

1 - 5 of 5 Posts