Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 30 Posts

·
Higor Lube
610 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
Como uma surpreendente afloração rochosa entre as montanhas capixabas e mineiras, o Parque Nacional do Caparaó surpreende pela sua conservação, beleza e magnitude. Nele, encontra-se o Pico da Bandeira, 3º maior do Brasil, alvo de turistas que tentam atingir seu cume (a 2890 metros de altitude) principalmente no inverno, quando as temperaturas caem drasticamente em todo o Parque, atingindo por vezes temperaturas negativas de até -10 ºC no alto do pico.

1. O Parque possui cerca de 260 km² de área, sendo quase 80% do lado capixaba (lado direito da imagem)

Foi buscando esse desafio de chegar ao alto do Pico da Bandeira (considerado, entre os maiores picos brasileiros, o de mais fácil acesso), que no último final de semana, juntamente com irmãos, primos e amigos, parti em direção a Minas Gerais para repetir o que meus pais fizeram a 25 anos atrás. Saímos na sexta-feira de Vila Velha/ES com destino a Alto Caparaó/MG, cidade na qual se localiza a entrada do parque pelo lado mineiro. Embora também possua uma entrada pelo lado capixaba, com uma ótima infraestrutura, optamos pelo mineiro por ter maior quantidade de turistas, o que facilitaria a nossa subida, já que éramos todos marinheiros de primeira viagem :D

E como membro do SSC, não poderia deixar de fazer um thread desse lugar espetacular.

2. Chegando a Alto Caparaó/MG (A foto é do forista FredBH, que também já visitou o parque. Chegamos já a noite na cidade)

Chegamos com o intuito de acampar antes de começar a subir. Entretanto, por termos chegado bem tarde no Parque, não havia mais tempo para acampamento se quiséssemos ver o nascer do sol do alto da montanha.

Foram 6 horas e meia de subida até chegarmos ao pico pouco antes do sol nascer. Das 14 pessoas do grupo, quatro desistiram e tiveram que voltar ao acampamento, não aguentando os 9km de subida intensa, que só piorava a medida que ia chegando o pico.

3. Já no alto do pico, com o sol nascendo.

4.

5. Lindas motanhas capixabas

6.

7.

8. 3.5 ºC! A sensação térmica era bem menor, visto que o vento lá em cima é surpreendentemente forte.

9. Montanhas mineiras ao fundo encobertas pelas nuvens que sempre surgem de manhã.

10.

11.

12.

13.

14.

15.

16.

17.

18.

19.

20. Uma nuvem nos pega de surpresa e traz sereno e mais frio, fazendo com que todos tenham que descer, antes que a situação piore.

21.

22.

23.

24.

25.

26. As trilhas são marcadas, o que torna bem fácil a caminhada.

27.

28.

29.

30.

31. Lá embaixo, à esquerda, já é possível ver o Terreirão, ponto de parada estratégico para descanso.

33.

34.

35.

36. Já no Terreirão, a 2300 metros de altitude.

37.

38.

39. Casa de Pedra. Primeira do local. Abriga os aventureiros que nao levam barraca.

40. Ao fundo, Pico do Cristal, 2º maior do Parque.

45.

46. O local apresenta boa infra-estrutura, com banheiros e uma casa para descanso.

47.

48. Pico do Cristal

49.

50. Montanhas mineiras ao fundo.

51.

52.

53. Próxima parada: Tronqueira, último local de acesso aos carros. Mais 2 horas de caminhada.

54.

55.

56.

57.

58. Uma araucária perdida no meio do Parque.

59. O Pico da Bandeira ao fundo, à direita.

60. A Araucária e o Pico.

61.

62.

63.

64. Chegando! Os carros nos esperam lá embaixo.

65. Sim. Nós fomos até lá, e voltamos, a pé!

66.

67. E aí, encararia os 9km, ou melhor, 18km?

68. Após 11 horas de caminhada e 18 kilometros percorridos, enfim chegamos à Tronqueira, a 1970 metros de altitude.

69. Já na volta pra casa, às margens da BR 262, avistamos outra beleza capixaba, a Pedra Azul, no município de Domingos Martins/ES.

70. Distrito de Pedra Azul, aos pés da Pedra de mesmo nome.

71. Descendo a serra já chegando em Vitória.

Pra quem gostou e tá afim de visitar, pode pegar mais informações no site do parque: http://www.icmbio.gov.br/parna_caparao/

·
.
17,050 Posts
Muito legal!!

Meu irmão volta e meia fala de fazermos esse passeio, mas ainda não rolou. Deu muita vontade. As montanhas todas que fazem a divisa entre Minas e o ES, Rio e SP são maravilhosas. É cada paisagem, em qualquer estradinha que você pegue nessas regiões. Esse distrito de Pedra Azul parece ser um lugar bem 'gostosinho' hehehe

·
Embaixador de Castelo.
16,536 Posts
Cara, as fotos estão ótimas, realmente maravilhosas, até mesmo porque a paisagem ajuda muito tambem!
Só acho que vc deveria nter diminuído mais os tamanhos das otos, pois estão pesadas demais e muita gente não tem paciência de esperar vários minutos para vê-las, o que seria uma pena, pois o "nosso" caparaó tem que ser mais conhecido pelos brasileiros!:eek:hno:
Parabéns!!!
A propósito, existe um movimento em Castelo para liberar a escalada ao Pico do Forno Grande novamente e a visão que se tem lá de cima também é fantastica!

Parque Estadual do Forno Grande
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=624495
Conheça um dos mais belos parques naturais do Brasil!​

·
Brasiliense da Bahia!
2,750 Posts
Nossa Higor!! As fotos ficaram espetacular!!
As primeiras senti que lá é muitissimo frio. Mas a beleza do lugar supera qualquer limitação. A vista é das melhores! Cada dia mais descubro que conheço pouco o Brasil e graças ao SSC e contribuições como a sua sinto o gostinho de conhecer lugares fantásticos como esse! Parabéns!!!

·
Registered
5,254 Posts
Muito lindo esse lugar!! Tenho um colega que sobe todos os anos e que fica me chamando....ele fala que eu conseguiria pois já subo direto o Pico que tem na minha cidade e que tem praticamente o mesmo desnível de subida a pé...Até o ano que vem tenho que ir!!
Muito lindas suas fotos Higor!

·
Rodrigo!
10,786 Posts
Caparao e´muito legal, ano passado fiz este mesmo passeio, so´que fui pelo lado do ES... Fiquei espantado com o relato da distancia do ultimo ponto onde chegam veiculos ate o pico, 02h de caminhada... Do lado capixaba os carros chegam bem proximo.
Da proxima vez quero conhecer o lado de Minas...
Ah, obrigado pela homenagem na foto 69, nao precisava heheheh....

·
Registered
2,078 Posts
Higor, parabéns pelas ótimas fotos e por mostrar um patrimônio natural do Brasil.

Estive lá em julho de 2001 e jamais esqueci. Subi pelo lado mineiro também (o capixaba é bem mais puxado, pelo o que dizem); só que a minha subida foi de dia. Saímos às 7h e chegamos por volta das 13h. Fazia 07°C no Pico àquela hora.

Pegamos um dia de céu claro, sem nenhuma nuvem. Era possível ver até a linha do horizonte sem impedimentos. A sensação de estar lá em cima, naquele silêncio, mais alto que tudo ao redor, é indescritível; emocionante mesmo.

O preço disso foi levar uma série de tombos na descida por causa do cascalho, a gente se perder do grupo quando escureceu e todas as unhas do meu pé cairem nos dias subseqüentes :lol::lol:

Mas não é pra assustar ninguém não. Sou bem gordinho e ainda assim dei conta.

Abraços.

PS: Quem foi o guia de vocês? Eu subi com o Rogério...

·
Registered
2,837 Posts
Ótimas fotos Higor!

Pra quem gosta de aventura, esse horário que vocês subiram é o melhor... mas vocês deram sorte de não encontrar temperaturas negativas, senão mais gente teria desistido.

Seria interessante formar um grupo qualquer dia e subir pela parte suicida, que está no lado capixaba.

·
Registered
2,837 Posts
uma duvida...o local tem registro de precipitaçao de neve tal como o pico das agulhas negras?
^^

Apesar dos 2890 metros e das temperaturas negativas... a ocorrência de neve na região do Parque é um fenômeno muito raro, mais do que no Pico das Agulhas Negras... acho que a umidade e a latitude devem ser os principais responsáveis por esta característica climatológica.

Em outras regiões tropicais do mundo, assim como em parte da Cordilheira dos Andes, altitudes acima dos 3 mil metros já permitem o aparecimento dos chamados "picos nevados", ou seja... foi por pouco! :doh:

·
Registered
10,146 Posts
Que legal o thread, gosto muito desse tipo de programa off-road. Já fui algumas vezes na Serra da Canastra, mas é bem diferente do Caparaó pela altitudes envolvidas hehe. Ficaram excelentes as fotos!

1 - 20 of 30 Posts