SkyscraperCity banner
1 - 20 of 127 Posts

·
Registered
52,552 Posts
O Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros é uma área protegida criada em 4 de Maio de 1979 pelo Decreto-Lei Nº 118/79 e tem por objectivo a protecção dos aspectos naturais assim como a defesa do património arquitectónico existente nas serras de Aire e Candeeiros; possui uma área de 38 900 hectares. Marcando a fronteira entre o Ribatejo e o Oeste abrange os municípios de Alcobaça e Porto de Mós no Distrito de Leiria e Alcanena, Rio Maior, Santarém, Torres Novas e Ourém no Distrito de Santarém.

http://www.icnf.pt/portal/turnatur/visit-ap/pn/pnsac

https://pt.wikipedia.org/wiki/Parque_Natural_das_Serras_de_Aire_e_Candeeiros

Situadas na freguesia de Alvados, concelho de Porto de Mos, proximas as grutas de St. Antonio e Mira de Aire, estas pequenas grutas de formação càrsica, tipicas do maciço calcario Estremanho, foram descobertas em 1964 por um grupo de trabalhadores de uma pedreira de marmore local, o pequeno conjunto de salas magnificamente iluminadas por jogos de luz artificial fascina pela concentração de lagos, estalagmites e estalactites bem como colunas naturais:

·
Moderator
17,935 Posts
Lindo.. parece o cenario de um filme!

·
Uma dúzia de anos disto..
30,728 Posts
Só estive nas de Mira d'Aire, mas estou a planear visitar estas ou as de Sto Antonio entre este e o proximo ano!:eek:kay:

·
Registered
52,552 Posts
Discussion Starter · #10 ·
estas são as mais pequenas das 3 grutas do maciço calcario estremanho Reflex (Sto. Antonio, Mira de Aire e Alvados) mas em termos naturais são as mais perfeitinhas.

·
30,728 Posts
Eu adorei a de Mira d'Aire...:drool: Ja la vao alguns 10/12 anitos...:|

·
Registered
52,552 Posts
Discussion Starter · #12 ·
tenho de ir a essas :sleepy: um dos sitios k tenho na lista pa visitar é as do Escoural em Évora, alem das grutas tens as gravuras rupestres :yes:

·
30,728 Posts
Mas julgo que as melhores do país são estas da serra de Mira d'Aire... (gravuras à parte);)

·
Moderator
181,822 Posts
NAquela zona todas as grutas são fantásticas.... são todas excelentes em diferentes níveis... as de Mira D'aire já estão muito modernizadas.... as de Santo antónio.... ainda andas a passar por sítios muito estreitos :D

·
30,728 Posts
Ainda no sábado passado estive à porta destas...no entanto decidi fazer mais 1,5km e fui às de Sto Antonio...:D

No entanto aqui fica a foto da entrada...

1 - 20 of 127 Posts