SkyscraperCity banner

1 - 20 of 146 Posts

·
Whatever
45,867 Posts
Discussion Starter #1
No passado Domingo, como já vem sendo habitual, fui levar o bolinhas a passear. Desta vez pediu-me para o levar
à Serra do Alvão. Eu até já conhecia mas como sou um dono fixe fiz-lhe a vontade!:lol:

Lá fomos então IP4 acima

No alto do Velão, onde fica a Pousada, fiz uma paragens pois sabia que a vista era digna de umas fotos. Como ainda
era muito, muito, mas mesmo muito cedo:lol: estava tudo em sombra e não tirei fotos embora tivesse feito uma daquelas
descobertas vegetais que me deixaram muito contente!:D Ficou prometida uma paragem no regresso.

A manhã estava muito fria e quando voltei ao carro...

...tinha lá uma "surpresa" a aquecer o rabo no meu carro que devia estar quentinho!:lol: Depois de umas fotos e
de umas festinhas o bicho lá se decidiu a abandonar o assento e lá pude seguir viagem!:lol: Foi um bom augúrio o gatito,
fiquei logo bem disposto!:D

Uns 10km antes de chegar a Vila Real abandonei o IP4 no nó da Campeã e segui pela EN304 na direcção de
Mondim de Basto "embrenhando-me" assim no interior da Serra do Alvão.

A Campeã, é uma povoação é conhecida pela sua imensa Veiga, que para quem não sabe são terrenos
extremamente férteis.

E depois de passar a Veiga da Campeã, começou o show!
Bosque de Bétulas

A Serra do Marão ao longe

Pouco tinha andado quando me deparei com um miradouro de tirar a respiração, simplesmente perfeito!:drool:
Ao longe vê-se a Senhora da Graça. ----->>>>

"Close-up" da Senhora da Graça

E depois... apenas uma sucessão imparável de paisagens deslumbrantes

A cada curva um novo motivo para parar

Os rebentos tenros de um Freixo

E de volta à estrada...

Explosões de cor...

Até que entro no Parque Nacional do Alvão

Rio Ôlo, que se despenha das fragas graníticas a montante

Águas límpidas e cristalinas

A caminho das Fisgas de Ermelo

Senhora da Graça

O vale do Ôlo

As fragas do Ôlo

E as Fisgas de Ermelo

Não aconselhável a quem sofre de vertigens... é que não há protecções, um passo em falso é fatal!

Vistas as vistas desde o ponto de observação "oficial" e não me dando por satisfeito decidi subir "um bocadinho" mais
pela encosta em busca de pontos de vista diferentes...

O primeiro que vi foram mesmo os cornos do bode a que pertencia este harém!:lol: Tava mesmo a ver que o gajo
me ia dar uma cornada!:lol:

Estafadinho, estafadinho, ainda hoje me doem os rins:lol:, lá cheguei acima. Valeu a pena!:yes:

Passadas as Fisgas e de volta à estrada, apresenta-se-nos numa curva apertada, perto da aldeia de Bilhó, uma das
maravilhas naturais do Alvão, mais uma magnífica cascata!
:drool:

Lameiros

Depois de uma paradinha breve à entrada de Lamas de Ôlo, num pulinho me pus na Barragem Cimeira

Quase que tocava o céu...

E na Barragem Fundeira

Por estas alturas o dia de sol radioso estava a transformar-se rapidamente um dia ameaçador...:eek:

Mas lá continuei a fotografar a flora local...

E de repente senti algo a bater-me nas ombros... :D

!!!*N*E*V*E*!!!:pepper: :D

Tinha ficado por ali até parar mas comecei a recear pela minha integridade física e decidi avançar, rumo a Vila Real

Impressionante e bela a visão da tempestade que assolava o cume da montanha!:eek:

Vila Real

E de volta ao IP4, para o prometido regresso à Pousada para fotografar o pequeno "tesouro" que tinha visto
de manhã!:D

O TESOURO!:D Uma fantástica mata de Abetos, Bétulas e Lariços!:drool:

Segui depois pela EN15, em direcção a Amarante, descendo pela encosta do Marão e entrando em êxtase de vez em
quando!
:lol:

E em Amarante, de volta à A4, o Porto já tão perto...

·
Registered
7,667 Posts
Estou em puro êxtase, estou completamente inebriado, parabéns pela reportagem fotográfica Massas, Portugal é realmente um país de fortes contrastes paisagísticos, impressionante, já agora como tiras essas fotos em pleno andamento, é um perigo!?

·
Whatever
45,867 Posts
Discussion Starter #3
em andamento são só as do IP4 e A4, todas as outras são com o carro bem estacionado na berma da estrada. Não sou nenhum louco!:D Quer dizer... sou um bocadinho louco, mas não o suficiente!:lol:

·
Uma dúzia de anos disto..
30,722 Posts
Que paisagens brutais!!!!!:eek::eek:
Adorei o thread, tens aí fotos fabulosas!! Só é pena não teres ido à Senhora da Graça, ando para lá ir há uns bons valentes anos, mas nunca calhou passar por aquela zona...
Daquilo que deu para ver foi um passeio unicamente com o objectivo do contacto com a natureza, nada de civilização, portanto...;)

·
30,722 Posts
De acrescentar que um sorte imensa de estares a viver no Porto. Apesar de gostar imenso do Centro e Sul, as montanhas do Norte são de cortar a respiração!!:eek: (mas eu já me contentava com as vilas e sedes de concelho! ando para ir a Amarante há taaaaaaaaaaaaaanto tempo!!:cry: )

·
O Prof Godin
6,654 Posts
Bonito. Tens o culto alemão e nórdico pela natureza…

·
President and CEO
17,597 Posts
As fotos estão excelentes! Parabéns! :applause:

·
Whatever
45,867 Posts
Discussion Starter #14
Que paisagens brutais!!!!!:eek::eek:
Adorei o thread, tens aí fotos fabulosas!! Só é pena não teres ido à Senhora da Graça, ando para lá ir há uns bons valentes anos, mas nunca calhou passar por aquela zona...
Daquilo que deu para ver foi um passeio unicamente com o objectivo do contacto com a natureza, nada de civilização, portanto...;)
Por acaso estava a pensar lá ir tb naquele dia, mas acabei por não ter tempo e como já lá estive não fiquei muito chateado!:D Fica para a próxima até porque há umas coisinhas que quero ver ali por terras de Basto.;)
Fantásticas paisagens :drool:

Natureza em primeiro lugar :yes:

Ai as fisgas... ainda caías lá para baixo :lol: eu tive um medo :runaway:

:applause: és um amante da natureza ;) continua com os passeios...

O próximo é à frecha da mizarela em Arouca ;)
Como já lá tinha estado já sabia o que me esperava, mas é de facto assustador estar ali com um pé no precipício, quando depois fui lá mais acima é que me deram umas vertigens valentes!:lol:
Excelentes apontamentos! :yes: Tens material de qualidade suficiente para editar um livro de fotografia sobre estes temas da paisagem!
é uma coisa em que ando a pensar há já uns tempos...;) mas ainda não é o momento certo. Mas não duvides do dia em que vires um livrinho meu à venda nas livrarias!:D

·
30,722 Posts
Há 1 mosteiro qualquer românico para essa zona, que eu dei numa aula... vou ao caderno ver e já cá ponho o nome!;)

edit: estou confuso. O unico na zona que eu tenho é o de Travanca, mas esse nao fica propriamente nas Terras de Basto!:dunno:

·
30,722 Posts
é uma coisa em que ando a pensar há já uns tempos...;) mas ainda não é o momento certo. Mas não duvides do dia em que vires um livrinho meu à venda nas livrarias!:D
Acho que era de apostares nisso! Precisas é de pensar numa estrutura para o livro (conhecendo-te, diria que já pensaste nisso...) e possivelmente recolher mais fotos e dados!:eek:kay:

·
Whatever
45,867 Posts
Discussion Starter #18
Acho que era de apostares nisso! Precisas é de pensar numa estrutura para o livro (conhecendo-te, diria que já pensaste nisso...) e possivelmente recolher mais fotos e dados!:eek:kay:
ando a pensar...:D é que também tenho andado a pensar em fazer o inevitável doutoramento e se assim for tudo se tornará mais fácil... vamos ver.;)

·
30,722 Posts
Há o mosteiro de São Miguel de Refojos de Basto em Cabeceiras de Basto.;)
Apesar do nome me ser familiar, nao tenho nenhum apontamento no caderno, só se foi falado muito por alto. Mas lembro-me claramente do meu professor referir um mosteiro por essas zonas...;)

·
30,722 Posts
ando a pensar...:D é que também tenho andado a pensar em fazer o inevitável doutoramento e se assim for tudo se tornará mais fácil... vamos ver.;)
Pois, podes sempre juntar as 2 coisas e olha que por essas serras tens muito por onde te debruçar!:eek:kay:

1 - 20 of 146 Posts