Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 65 Posts

·
Registered
10,110 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
Olá a todos! Tirei umas fotos de Patos de Minas no início do ano e venho esperando uma oportunidade para fazer um thread da cidade porém sempre vem me faltando tempo de fazer algo completo como gostaria. Como irei na cidade nesse mês e tirararei mais fotos, pra não acumular muitas, vou desovar algumas. Esse thread trata de uma das mais belas avenidas de Patos de Minas, a avenida Getúlio Vargas. Não conheço afundo a história da cidade, então não posso contextualizar monumentos ou edifícios históricos, mas fica aí o registro. Acho que não gastei 15 minutos pra tirar essas fotos, foi tudo bem corrido, mas dá pra mostrar um pouco dessa bela cidade.

Pra aproveitar o thread, coloquei algumas fotos do Memorial do Milho que havia postado no Notícias do Interior de Minas e sobre a Festa Nacional do Milho que ocorreu em Maio, a maior festa de Minas. No mapa abaixo está mostrando uma aérea da avenida e do trecho que percorri. Mas pra frente, espero fazer algo mais completo. Abraço!

Patos de Minas

Área 3.189,006 km²
População 143.961 hab. est. IBGE/2008
Densidade 45 hab./km²
Altitude 815 metros
IDH 0,813 elevado PNUD/2000
PIB R$ 1.217.786 mil IBGE/2005
PIB per capita R$ 8 889 mil IBGE/2005

01 - Mapa

Cartaz antigo da Festa do Milho mostrando a avenida.

02 - No primeiro quarteirão - Obelisco

foto: valter

03

04

05 - Lançamento

06 - No segundo quarteirão

07

08

09 - No terceiro quarteirão, igreja matriz de Santo Antônio.

10

11

12 - No quarto quarteirão

13

14

15

16 - Quinto quarteirão - Palacete de Amadeu Maciel

O casarão, em uma das esquinas mais valorizadas da cidade, foi construído na década de 30 para abrigar a família de Amadeu Maciel, irmão do governador do Estado de Minas Olegário Maciel. O prédio em estilo eclético chama a atenção pela imponência.

17

18

19 - Antigo prédio da Prefeitura em reforma após um funcionário por fogo para acabar com provas de atividades corruptas.

20 - Começando o sexto quarteirão, fórum.

21

22 - Lojinha com artigos regionais.

23

24

25

26

27 - Sétimo quarteirão

28

29

30

31 - Oitavo quarteirão

32

33 - Nono quarteirão

34

35 E o décimo já com o urbanismo meio antigo

36

37 - Agora fora do canteiro central e algumas ruas perpendiculares

38

39

40

41

As fotos seguintes foram retiradas do flickr oficial da Fenamilho

FENAMILHO - FESTA NACIONAL DO MILHO

Há quem defenda que no ano de 1956, depois de participar de um curso de aperfeiçoamento na Fazenda do Rosário (município de Ibirité), com a pedagoga Helena Antipoff, Célia Santos Lima organizou uma bonita Festa, juntamente com suas colegas. Ao retornar ao distrito de Bom Sucesso, no município de Patos de Minas, a professora Célia organizou uma festa semelhante com as colegas Odília Assunção Pedra, Jesuína Porto e os alunos das Escolas Combinadas Monte Castelo, hoje Escola Estadual João Barbosa Porto. A festa foi realizada na praça da Igreja de Bom Jesus, debaixo de uma grande gameleira no dia 29 de junho de 1956.

Porém, em 1959, a Festa do Milho surgiu para ficar... A primeira conversa sobre a festa aconteceu na Churrascaria Brasileira, de propriedade de Paulo Portilho, entre o empresário e ainda, a educadora Ordalina Vieira e a proprietária da Boutique Rio-Modas, Lia Brochado. A intenção a princípio era fazer um desfile de modas. Posteriormente, surgiu a idéia da Festa da Colheita, porque o município de Patos de Minas era um grande produtor de grãos.

Buscou-se a Associação Rural – hoje, Sindicato dos Produtores Rurais – para que a Festa fosse ligada à agricultura. O então presidente Pedro Pereira dos Santos deu total apoio e lançou a idéia de organizar a 1ª Semana Ruralista. O prefeito da época, Sebastião Alves do Nascimento também, endossou a idéia e assim, nasceu a Festa do Milho. A renda foi destinada para a construção do Seminário Pio XII.

No mês de maio, durante o período de 10 dias, incluindo sempre a data de 24/05, aniversario de Patos de Minas, o Sindicato dos Produtores Rurais de Patos de Minas em parceria com a Prefeitura Municipal realizam a FENAMILHO - Festa Nacional do Milho.

A festa foi criada com o propósito de festejar o sucesso da colheita do milho e é realizada desde o ano de 1959, sendo o Sindicato dos Produtores Rurais de Patos de Minas o principal promotor da nossa festa maior, a FENAMILHO.

Com um público de aproximadamente 300 mil pessoas durante os 10 dias de festa, uma linha de grandes shows artisticos, quatro dias de rodeio, bailes, eleição da rainha, desfiles, exposições, seminários, e uma infinidade de atrações, esta Festa congrega visitantes de vários segmentos da sociedade, sendo o maior evento popular da cidade que e considerada pólo de uma região desenvolvimentista do Estado de Minas Gerais com grande potencial na agricultura, pecuária e um dos principais centros de genética suína do Brasil. Nesta Festa comparecem pessoas em busca de aprimoramento de informações, negócios, de entretenimento ou de simplesmente, estabelecimento de intercâmbio social.

A FENAMILHO atrai autoridades políticas e lideranças do nosso Estado e também de outras regiões. Ao longo dos anos, a FENAMILHO transforma Patos de Minas numa espécie de capital brasileira, integrando lideranças, empresários, empreendedores, investidores e consumidores de diversas partes do país.

A realização do evento FENAMILHO é o acontecimento mais importante da cidade e região, se tornando durante este período, em um dos maiores veículos de divulgação e comunicação do município.

Parque de Exposições

Comidas Típicas

Memorial do Milho

Selo 50 anos

Candidatas a rainha

Cartazes antigos

Vídeo Institucional

·
Mineiro da Mata
11,254 Posts
Essa avenida é bem legal, ela lembra um pouco a avenida principal de Itaperuna, porém a de Patos é mais bem cuidada e urbanização melhor tb.

Gostei dos casarões coloniais e das construções mais antigas, e impressão minha ou essa obra na casa do Olegário Maciel está parada, lembro de umas fotos que o Bruno tirou dela é já fazem um tempinho, parace que está na mesma situação.

Apartamentinho bom essa da foto 5 heim, e bem que um colega meu fala que em Patos tem mta mulher bonita...:lol:

Bom ver fotos de outras cidades mineiras aqui, que não sejam JF e Udia...valeu!

·
Registered
10,110 Posts
Discussion Starter · #3 ·
^^
Essas fotos são de Janeiro e na época as obras não estavam paradas. :eek:kay:

·
Registered
16,240 Posts
IhHHHh eu tenhoOoO amigoOoOO qUe é daeee... ele me falava muito da festa do milho e da cidade! Linda cidade, bem desenvolvida e organizada!

·
Meteorologista
2,681 Posts
Que cidade linda!!! As fotos aéras são incríveis :eek:kay:
Bem grade e ajeitado aquele recinto de exposições.
E nota 10 para a organização de Patos de Minas!

·
Banned
3,099 Posts
Minha cidade!
Aliás essa avenida foi a avenida na qual minha família pelo lado paterno mora há oitenta anos, meu bisavô construiu um dos primeiros sobrados da Getúlio Vargas.Minha avó,e depois meu pai e meus tios também foram criados entre a fazenda e uma casa em frente à antiga Companhia Telefônica.Eu mesmo nasci e morei aí até meus oito anos de idade,meus avós pelo lado paterno e meus pais moram a 20 metros da avenida.

·
Eu mesmo!
3,976 Posts
Show! adoro essa cidade!
Eu ia com mais frequência! gostei muito das tuas fotos! que bom que o da foto 13 está sendo restaurado e será um museu.
parabéns pelo tread, gostei muito!

·
Banned
3,099 Posts
Essa avenida, Getúlio Vargas, é o m² residencial mais caro da cidade (são proibidos estabelecimentos comerciais nesse logradouro) e um dos mais caros do interior de MG.Aliás,como não são tantas as áreas disponíveis, terrenos de 200 m² não saem por menos de 350 k, o que pro interior é alguma coisa.O meu tio-avô é o titular do cartório de imóveis da cidade, e posso garantir que tal posto é o sonho de qualquer estudante de direito,hehe.

·
Registered
10,110 Posts
Discussion Starter · #12 ·
Pessoal muito obrigado pelos comentários e elogios, a cidade realmente merece. Recomendo fortemente quem não conhece a visitá-la.

Essa avenida, Getúlio Vargas, é o m² residencial mais caro da cidade (são proibidos estabelecimentos comerciais nesse logradouro) e um dos mais caros do interior de MG.Aliás,como não são tantas as áreas disponíveis, terrenos de 200 m² não saem por menos de 350 k, o que pro interior é alguma coisa.O meu tio-avô é o titular do cartório de imóveis da cidade, e posso garantir que tal posto é o sonho de qualquer estudante de direito,hehe.
Imagino como deve ser disputado. O lugar é extremamente agradável e bem no centro da cidade. Acho que não tirei foto então desse casarão do seu avô, uma pena. Algumas fotos que mostram isso que você falou.

Porque deixei essa foto de fora? :bash:

São bem típicos de Patos prédios até 10 andares ou pouco mais

·
Registered
2,265 Posts
Patos de Minas nota 10...
A avenida está bem movimentada, faz muitooooo tempo que não vou nela, até assustei hauhauhaua
Parabéns pelo thread Valter.

·
Registered
136 Posts
Patos de Minas nota 10...
A avenida está bem movimentada, faz muitooooo tempo que não vou nela, até assustei hauhauhaua
Parabéns pelo thread Valter.
O legal é que mesmo movimentada, o trânsito é calmo.

Vale observar a limpeza da cidade, sem depredações e sem pichações...

·
Registered
10,110 Posts
Discussion Starter · #17 ·
Pessoal, obrigado pelos comentários!

Belas fotos dessa Avenida, amei rever Patos MG. Tenho algumas ftos da cidade tb. Vou escanear e postar nesse thread posteriormente.
Esteja a vontade para postar!

·
Registered
12,659 Posts
Bela cidade, excelente planejamento, avenida muito bem cuidada com esse grande canteiro central, uma praça linear gigante.

·
Registered
6,700 Posts
é, tem umas cidades no interior mineiro que "DISTROEM"...viu? que urbanismo! não me lembrava dessa avenida em Patos...fiquei impressionado! Parabéns a cidade e ao Valter pelo thread.

1 - 20 of 65 Posts