SkyscraperCity banner

1 - 20 of 82 Posts

·
Registered
3,673 Posts
Discussion Starter #1 (Edited)
Coloco esse tópico aqui levantando um desafio e um pedido aos amigos catarinenses: visitem, fotografem e publiquem o patrimônio histórico da imigração do estado de vocês. Infelizmente, tem aparecido bem pouco por aqui, só vejo geralmente os “pontos turísticos” de visitação pública, no centro das cidades, quando sabemos que muitos dos bens históricos mais valiosos e autênticos estão normalmente estão na mão de particulares e nas zonas rurais.
Todas as imagens abaixo são do acervo do IPHAN – SC / Tempo Editorial (não são minhas! Infelizmente ainda nem conheço essas regiões). Com essas imagens foram produzidas séries de cartões postais muito interessantes em 2005, tenho alguns deles e são belíssimos, tendo no verso mais fotos de detalhes da construção.

Essa série mostra várias casas de valor inestimável, em técnica enxaimel [caso da imigração alemã], casas de madeira, pedra e etc, referentes às imigrações italiana, alemã, ucraniana, entre outras.
Aproveitem esse apanhado maravilhoso do que há de mais interessante e principalmente AUTÊNTICO e histórico de verdade, referente a imigração em SC!
Um trabalho desses não se vê todo dia, e o IPHAN-SC está de parabéns por sua realização [espero sentado o dia que saia algo assim aqui no RS!]

Quem quiser conferir as fotos em tamanho grande e no mapa, visite http://www.panoramio.com/user/2499612 , de onde peguei as imagens.

1 – POMERODE: Casa Arnt.

2 – POMERODE: Casa de Comércio Haut.

3–POMERODE: Casa e Comércio Weege.

4 –POMERODE: Casa Hardt.

5 –TIMBÓ: Casa Lumke.

6 – TIMBÓ: Casa Raduenz.

7 – TIMBÓ: Casa Sievert.

8 – TIMBÓ: Casa Siewert.

9 – TIMBÓ: Casa Voigt.

10 – TIMBÓ: Casa Wachholz.

11 –POMERODE: Casa Wunderwald

12 –POMERODE: Sítio Tribess.

13 – JOINVILLE - PIRABEIBARA: Casa Fleith.

14 –JOINVILLE - QUIRIRI: Casa Schwisky.

15 – NOVA VENEZA: Casas de pedra da Família Bratti.
Acervo IPHAN, 2005.

16 –INDAIAL: Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro - Warnow Alto.

17 – VIDAL RAMOS: Casa e Comércio Irmãos Stoltenberg.)

18 – BLUMENAU: Conjunto Zimdars

19 – BENEDITO NOVO: Igreja Evangélica Luterana

20 – BLUMENAU: Casa Bauer - Itoupava Rega

21–INDAIAL: Casa Duwe

22 –ITAIÓPOLIS: Igreja Ucraniana de São Pedro e São Paulo

23 – ITAIÓPOLIS: Igreja de Santo Estanislau - Alto Paraguaçu

24 – ITAIÓPOLIS: Casa Buba - Conjunto de Alto Paraguaçu. Acervo IPHAN, 2005.

25 – ITAIÓPOLIS: Casa Polaski - Alto Paraguaçu

26 – SÃO BENTO DO SUL: Casa Eichendorf

27 – TIMBÓ: Casa e Escola do professor.

28 – TIMBÓ: Casa Radoll.

29 – TIMBÓ: Salão Hammerstein

30 – NOVA VENEZA: Casa e propriedade Bez Fontana.

31 – URUSSANGA: Igreja de São Gervásio e São Protásio - Rio Maior

32 – URUSSANGA: Casa Cancellier - Rio Maior.

33 – ORLEANS: Sobrado Barzan

34 – VARGEM: Igreja

35 – SÃO BENTO DO SUL: Casa Neumann.

36 – SÃO BENTO DO SUL: Casa Schlagenhaufer

37 – SÃO BENTO DO SUL: Casa Struck

38 – JARAGUÁ DO SUL: Casa Rux

39 – JARAGUÁ DO SUL:Casa Schiocket

40 – JARAGUÁ DO SUL: Depósito Breithaupt

41 – TIMBÓ: Casa Ewald

42 – TIMBÓ: Casa Klohn

43 – TIMBÓ: Casa Klug

44 – TIMBÓ: Casa Reineke

45 – TIMBÓ: Casa Thurow

·
Registered
3,673 Posts
Discussion Starter #2
Pena que Santa Catarina ainda não sabe "vender" esse maravilhoso acervo como destino turístico.

Muito já procurei informações sobre patrimônio da imigração alemã em SC, e muito pouco encontro. O que ocupa as pesquisas sempre é o castelinho da Moellmann de Blumenau, entre outras bizarrices !

·
Marcelo Lisa
5,174 Posts
Parabéns pelo Thread. Eu sou mineiro e ainda nunca fui ao Sul do Brasil mas , pelas fotos que já vi, Santa Catarina é um dos meus estados preferidos.Sou apaixonado pelo estilo enxaimel e pela cultura alemã em geral. Gosto destes tijolinhos expostos típicos da arquitetura alemã catarinense.
Realmente , se estes lugares fossem mais divulgados, certamente haveria maior presença de turistas.

·
Registered
66 Posts
M.A.R.A.V.I.L.H.A!!!

Esse patrimônio tem que ser preservado a qualquer custo!!É a nossa história aém de ter um potencial turístico imenso!

Parabéns pelo thread.

·
Registered
7,168 Posts
Tem um monte de casa antiga (não só enxaimel) por aqui, o problema é achar, estes dias eu fui para Guaramirim e aproveitei e passei pelo piraí e estrada Blumenau, mas não levei máquina, tinham muitas casas legais por lá. Há pesquisas da Associação Educacional Luterana (Bom Jesus/Ielusc) de que tem mais de 200 casas enxaimel em Joinville, tem umas que estão caindo, outras já cairam, outras super bem preservadas, outras usadas no comércio, outras rebocadas de modo que não aparecem os caibros... Eu juro pra mim mesmo que ainda vou fazer um levantamento, tirar fotos aos poucos, daí irei postando aqui!

·
Registered
19,777 Posts
:applause::applause:

Parabéns por esse thread fantástico, e por mostrar um pouco do importante patrimônio histórico do nosso estado! :)

Entre Timbó/Rodeio, Timbó/Pomerode, Pomerode/Rio dos Cedros e Blumenau/Jaraguá do Sul tem diversas casas lindas e muitas bem preservadas! Quando eu tiver um tempo (e uma máquina melhor, espero :D), farei um thread desses, sem dúvidas! Em Blumenau não é tão comum encontrar essas originais (no centro), porém tem bairros com ótimo acervo, como a Itoupava Central!

Ah, uma correção, é Jaraguá do Sul e não Jaguará do Sul heh.

·
Marcelo Lisa
5,174 Posts
Barriga VErde e Mr. Canello, fotografem mesmo estas casinhas , igrejas e outras construções dos imigrantes porque assim vocês estarão fazendo História também já que talvez algumas nem tenham qualquer registro e podem vir a desabar ou virem a ter alterações que as descaracterizem.
Além das praias do seu litoral, a grande riqueza de Santa Catarina ,em termos de potencial turístico, são justamente suas cidades e vilas com cara da Alemanha . Se perderem isto, ficarão parecidos com qualquer outra parte do Brasil que destruiu sua memória e que ficam sem identidade. Recentemente achei um skyscrapercity chamado "Brasil Imigrante" e lá achei muitas cidades alemãs não só do Sul mas também do Sudeste e muitas delas desconhecidas da maioria das pessoas.

·
Blumenau
583 Posts
Lindos lugares.
Felizmente eu tenho a alegria de conhecer alguns deles, como algumas fotos de Blumenau (minha casa durante 17 anos), Timbó, Rio dos Cedros, Indaial, Pomerode, Joinville (Pirabeiraba e Quiriri pertencem à cidade), Benedito e Jaraguá do Sul (minha cidade natal).

Também fico pensando e concordo que o que é muito divulgado em SC são os pontos turísticos mais conhecidos, e as mairoes cidades, litoral, serra, etc etc...

Mas quem vive em algumas regiões do estado, sabe o quão lindo alguns lugares são e que não são muito divulgados.
caso da estrada Vila Itoupava (Blumenau) - Jaraguá do Sul, lugares de Timbó e Rio dos Cedros, o interior do município de Schoereder (perdão se escrevi errado) que fica entre Jaraguá e Joinville, a própria zona rural de Joinville tem lugares bem desconhecidos (estrada bonita é uma delas).

Enfim... Santa Catarina, belíssima como sempre, analisando de todos os lados.
Parabéns pro nosso estado! =D

·
Tá Limpo!
2,888 Posts
Lindos lugares.
Felizmente eu tenho a alegria de conhecer alguns deles, como algumas fotos de Blumenau (minha casa durante 17 anos), Timbó, Rio dos Cedros, Indaial, Pomerode, Joinville (Pirabeiraba e Quiriri pertencem à cidade), Benedito e Jaraguá do Sul (minha cidade natal).

Também fico pensando e concordo que o que é muito divulgado em SC são os pontos turísticos mais conhecidos, e as mairoes cidades, litoral, serra, etc etc...

Mas quem vive em algumas regiões do estado, sabe o quão lindo alguns lugares são e que não são muito divulgados.
caso da estrada Vila Itoupava (Blumenau) - Jaraguá do Sul, lugares de Timbó e Rio dos Cedros, o interior do município de Schoereder (perdão se escrevi errado) que fica entre Jaraguá e Joinville, a própria zona rural de Joinville tem lugares bem desconhecidos (estrada bonita é uma delas).

Enfim... Santa Catarina, belíssima como sempre, analisando de todos os lados.
Parabéns pro nosso estado! =D
Uhuull! Um jaraguaense! Hi-fi o/

BTW, otimo thread... realmente a beleza da nossa arquitetura tem que ser preservada.. ela eh riquissima e unica!!!

·
Tá Limpo!
2,888 Posts
40 – JAGUARÁ DO SUL: Depósito Breithaupt
OK, dizem que essa construcao eh a maior da tecnica enxaimel no Brasil. Meu pai morava numa casa que ele disse ser muito maior que essa bem no centro de Jaragua. Demoliram a casa pra construir o maior edificio da cidade, 20 e poucos anos atras.
Uma pena
:eek:hno::eek:hno:

·
Rene Hass
4,331 Posts
Estupendo thread. Arrasou.

Imagino que todas essas casas fiquem distantes umas das outras. Seria legal se todas estivessem próximas, compondo um bairro inteiro ou uma cidade inteira.

Parabéns!

·
Blumenau
583 Posts
É Schroeder. hehehe
Ah, eu sabia que não ia sair certo. :bash: hahahahahaha
Mas valeu a minha intenção de citar o município (Que eu achei bem bonitinho, inclusive).

Jaraguaense sim o/
Muito orgulho por ter nascido nessa cidade tão bonita. Lugar perfeito pra nascer, afinal é no meio de Joinville e Blumenau, duas cidades que eu faço questão de elogiar pra todo mundo que eu conheço (e pra quem não conheço também) :D

1 - 20 of 82 Posts