SkyscraperCity Forum banner

Patrimônio Histórico breca construção do Hotel Hilton em Salvador

5480 Views 21 Replies 20 Participants Last post by  Thacio
Tão cedo Paris Hilton não virá a Salvador inaugurar o hotel de sua família, vizinho ao Elevador Lacerda. O Patrimônio vetou a construção de uma torre que, segundo o órgão, desfiguraria a região. Sem isso, nada feito para os americanos e prejuízo para a Bahia.

Jornal Bahia Negócios, maio 2007.
(Coluna de Geraldo Vilalva)
1 - 20 of 22 Posts
Para quem não sabe, o prédio histórico em que seria construido o hotel está abandonado há anos e praticamente em ruínas e ninguém faz nada.
Quando surge uma boa oportunidade de restauração/reconstrução e manutenção do edifício eles vetam.
Pelo que ouvi falar, o hotel reconstruiria a praça do Mercado Modelo e restauraria a Igreja de São José Operário.
Vá entender... :eek:hno:
See less See more
Ah, nao conheco o caso pra falar, mas só de ver que tiveram a coragem de impedir a construcao de algo "em nome do patrimonio histórico", já fico feliz...
pelo que li deu para entender o por que do iphan brecar seria uma torre? de quantos metros?

- Nesta faixa de terra de Salvador costruções que impeção a visualizção da escarpa são banais, claro que so o Elevador Lacerda vale pois é um marco e essa torre do Hilton se subisse da mesma altura seria um sacrilegio, já é com aqueles predios de 10 andares do comercio imagina se estrapolasse esse nivel

Torres so são validas se forem bonitas e não estragem a paisagem

um proposta interessante seria restaurar um convento como o de São Francisco ou até a faculdade de Medicina e fazer ali o Hotel
See less See more
Uma torre muito alta naquele local não ficaria bem, com certeza vão encontrar uma saída.
estão certos! mas se nem restaurar o patrimonio restauram, porque vetam?
Pelo que entendi, em troca da torre a rede Hilton iria financiar o restauro de uma parte do centro de Salvador. Essa idéia seria válida se a própria torre não viesse a interferir num dos maiores cartões postais da cidade. Se eles são bem intencionados, por que não constroem a torre fora do centro histórico e mesmo assim financiam as obras de restauração? Se isso for autorizado é como se Salvador estivesse vendendo a alma ao diabo!
See less See more
Complexa a situação...se ao menos houvesse um render do projeto para julgarmos o comprometimento da região com o edifício, seria bem melhor!
Bobagem esta, o mais bonito é justamente ver o patrimônio histórico na mesma foto de uma torre de vidro, fica muito legal.
O prejuizo maior para Salvador seria construirem uma torre que desfiguraria o cartão postal da cidade... (E acho o IPHAN bastante responsável, se recusaram é porque haviam riscos) Porque eles não pegam um grande casarão e não fazem como aquele mosteiro, que um grupo portugues transformou num hotel 5 estrelas lindissímo??
See less See more
Ah, nao conheco o caso pra falar, mas só de ver que tiveram a coragem de impedir a construcao de algo "em nome do patrimonio histórico", já fico feliz...
É isso aí Gabriel, tenho certeza que não falta terreno em Salvador para construir esse prédio sem a necessidade de destruir mais um patrimônio histórico da cidade.
See less See more
Estou orgulhoso de SSA .
Bobagem esta, o mais bonito é justamente ver o patrimônio histórico na mesma foto de uma torre de vidro, fica muito legal.
Bobagem não vc tem conhecimento do que significa a escarpa?
Hmm... Se não fosse um torre de 25, 30 pavimentos, eu não veria problema nenhum... Até porque não deve nem ser perto do Elevador Lacerda...

Além disso, o Comércio já é cheio de empresariais de 15, 20 andares, construídos na década de 80... Mais um não faria diferença nenhuma... E ainda seria um grande progresso para a revitalização da área...
See less See more
Hmm... Se não fosse um torre de 25, 30 pavimentos, eu não veria problema nenhum... Até porque não deve nem ser perto do Elevador Lacerda...

Além disso, o Comércio já é cheio de empresariais de 15, 20 andares, construídos na década de 80... Mais um não faria diferença nenhuma... E ainda seria um grande progresso para a revitalização da área...
O maior prédio do comercio não chega a 14 andares, aliás, tem um ed garagem que tem 16 andares, mas o pé-direito é de 2,5 metros, ou seja, nada poderá ultrapassar a altura da encosta, com toda razão, mas acho que a torre do Hilton não chegaria a ultrapassar, por isso fico preocupado com a notícia, pois uns caras de fora caem de paraquedas nestes orgãos e ficam criando dificuldades agora pra vender facilidades mais tarde.
See less See more
Bacana noticia, mas pessima noticia, o casarao vai continuar destruido, e se eu fosse o dono da Hilton, mandaria implodir o casarao.
Além de eu não concordar com você (8/10 andares é o ideal para a região), fica muito perto do elevador Lacerda:
Só achei esta foto na internet (é o prédio azulzinho embaixo; está envolto por tela azul há anos!)

Aliás, há VÁRIOS prédios nessa situação na referida região!
See less See more
1 - 20 of 22 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.