SkyscraperCity Forum banner

Patrimônio histórico dá lugar a shopping em Patos de Minas

3620 Views 19 Replies 10 Participants Last post by  matheussinara
Pedro Rocha Franco - Estado de Minas

Tradição ou desenvolvimento: o embate está aberto em Patos de Minas, no Alto Paranaíba, e a primeira etapa foi vencida por quem defende o avanço a qualquer custo. A polêmica foi gerada pela demolição de um casarão histórico pertencente à família de Olegário Maciel, presidente da província de Minas Gerais durante a primeira metade do século passado. O imóvel, que era o mais antigo do município, foi destruído na manhã de terça-feira e dará lugar a um shopping center. No entanto, o promotor de Justiça e curador do patrimônio cultural municipal, José Carlos de Oliveira Campos Júnior, prepara dossiê com fotos e depoimentos para processar o prefeito Antônio do Valle Ramos (PP), sob alegação de improbidade administrativa, com o intuito de responsabilizá-lo penalmente pelo fato. O casarão pertencia ao inventário da cidade e o Conselho Municipal do Patrimônio Histórico não foi consultado.

A disputa se arrasta há pelo menos quatro anos. Em 2005, o proprietário Miguel Bento Vieira entrou com pedido de demolição na prefeitura. Para evitar a perda de um bem histórico, o Ministério Público solicitou o tombamento provisório ao Conselho Municipal. Com parecer favorável, a promotoria impediu a destruição. Um alvará expedido pelo prefeito segunda-feira mudou o rumo do caso e algumas horas depois o casarão foi derrubado. Segundo o promotor, a atual gestão não se preocupa em preservar a história da cidade e o interesse público tem sido desrespeitado em detrimento de questões privadas. “Antes de qualquer decisão, era preciso ao menos discutir o caso, mas o prefeito agiu como soberano e rasgou uma página da história de Patos”, afirma.

A versão do proprietário do casarão é diferente. Segundo ele, o imóvel estava em péssimas condições e somente para o restauro era preciso investimento de R$ 860 mil. As paredes estavam escoradas por oito estacas de eucalipto e foram encontradas três cobras e 64 escorpiões durante a demolição. “Pelo estado nem chamaria de casarão, aquilo era um casebre velho”, afirma Miguel Bento.

No lugar da casa, o terreno de 2,6 mil metros quadrados ganhará um empreendimento comercial avaliado em R$ 20 milhões. As obras devem começar nos próximos seis meses e, além de lojas, serão feitas duas torres residenciais de 16 andares. Segundo Vieira, serão criados 160 empregos.

Memória

O casarão da Rua Olegário Maciel, 230, no Centro de Patos de Minas, pertenceu à Farnese Dias Maciel, irmão do presidente da província de Minas Gerais de 1924 a 1926. Várias reuniões políticas e administrativas da região eram feitas no local e, em seguida aos resultados eleitorais, pessoas se aglomeravam na frente da casa para comemorar vitórias, principalmente as da família Maciel. Por coincidência, na década de 1990 o imóvel abrigou o projeto do governo estadual Travessia das Gerais, que visava a conservação do patrimônio histórico.

A construção era toda baseada na arquitetura colonial, com traços típicos do Brasil Império, como a técnica em madeira e adobe (pequeno bloco de argamassa, de barro amassado com areia e palha, cortado em forma de tijolo e seco ao Sol) usada nas paredes e as janelas encimalhadas com guilhotinas. Outro detalhe típico da época é a ligeira elevação do piso interno na entrada do lote, demonstração das relações entre classes no período.

Fonte: Estado de Minas – 08/05/2008
See less See more
1 - 20 of 20 Posts
^^ É uma lastima mesmo, mas nem sempre o que o MP quer tombar, realmente pode ser tombado, e sempre alegam valor histórico. E o que leva a ter base legal para tombar um prédio?

O interesse do MP em preservar ou interesse das ONGs em preservar? E a sociedade, nunca opina, pois sempre aparece essas ONGs que se julgam ser da sociedade organizada, e querem ditar o futuro das pessoas.

Eu acho que tudo deveria ter pelo menos uma audiência publica. Isso se resolveria.
See less See more
A sociedade não tem nível técnico pra entender a importância de patrimônio histórico, de sustentabilidade e de tantos outros assuntos.
Essa de "criar audiência" é mais absurdo, pois geraria uma ditadura da maioria que nem sempre é sadia.

Falta nesse país é coerência e FISCALIZAÇÃO. As pessoas simplesmente procedem demolições sem parecer da Prefeitura. Ou as Prefeituras simplesmente dão a permissão sem consultar os conselhos competentes.
A legislação da grande maioria dos municípios é MUITO atrasada a respeito de patrimônio histórico.
See less See more
Nossa.Que absurdo! Não sabia disso,fiquei sabendo agora.
Mas não to lembrando direito onde ficava esse casarão.
No lugar da casa, o terreno de 2,6 mil metros quadrados ganhará um empreendimento comercial avaliado em R$ 20 milhões. As obras devem começar nos próximos seis meses e, além de lojas, serão feitas duas torres residenciais de 16 andares. Segundo Vieira, serão criados 160 empregos.
Até parece que a casa tinha 2,6 mil metros quadrados e estava atrapalhando o tal do shopping, que certamente vai ser um aborto arquitetônico, se já começou mal deste jeito.

Grande merda que vai gerar 160 empregos, eles seriam gerados da mesma maneira se a construção fosse mantida.
See less See more
É o tipo de notícia que me irrita!!! As pessoas pensam que história se faz da noite para o dia. Por essas e outras o Brasil é sempre o país do futuro pois o passado quase sempre é apagado e o presente... Meus pêsames, Patos de Minas, espero que a memória da demolição não se apague e que esse shopping seja boicotado depois de pronto.
See less See more

alguém me diga se isso aqui atrapalharia alguém, se tivessem um mínimo de coerência e criatividade teriam incluído no projeto e feito algo bem interessante.
See less See more
absurdo.....sem comentarios
alguém me diga se isso aqui atrapalharia alguém, se tivessem um mínimo de coerência e criatividade teriam incluído no projeto e feito algo bem interessante.
É a mentalidade "progressista" de nossos empresários somada à falta de ingerência de nossos "maravilhosos" arquitetos. :eek:hno:
Alfenim, eu concordo que grande parte da classe profissional não dê a mínima pra patrimônio histórico, mas não consigo imaginar a influência que poderia ter o arquiteto na hora de decidir demolir o imóvel...
Ainda mais considerando o nível de prepotência e ignorância dos clientes deste calibre.
See less See more
^^
Olha, eu concordaria contigo se visse um projeto apresentado pelos arquitetos e não aprovado pelos empresários por manter a casa. Já é mais do que sabido que a preservação do patrimônio histórico é um item que atrai a simpatia das pessoas, ainda mais em se tratando de um shopping center. Concordo contigo apenas no item "ignorância" pois a possibilidade de geração de lucro a partir da preservação, acabaria com a prepotência de qualquer empresário com um mínimo de visão.
See less See more
Eu acabo de verificar na Internet que Patos de Minas tem uma área de "apenas" 3.189 quilômetros quadrados, então não realmente dava para caber o shopping e o casarão nela, ia ficar muito apertado. QUE VERGONHA para essa cidade, PARABÉNS ao promotor e gostaria de ver o prefeito atrás das grades por esse crime (desejo impossível, é claro).
See less See more
Esse terreno fica numa das áreas mais valorizadas da cidade.E tenho quase certeza de que não será um shopping center,mas sim prédios com umas duas ou três agencias bancárias.Há dois ou três anos atrás já havia sido demolido um Casarão do século XIX proximo ao Mercado Municipal.
Pena que os proprietários são burros o suficiente para acreditar que um imóvel histórico não seja útil numa "área valorizada da cidade'.
Put* q o pariu...tem que colocar no xadrez mesmo esse prefeito por autorizar essa demolição à revelia do MP.

Durante o tombamento do centro histórico de Cuiabá (que se arrastou por mais de 7anos!) várias construções históricas dentro do perímetro provisoriamente tombado foram demolidas com autorização da prefeitura, mas sem parecer do IPHAN...o discurso era sempre esse: modernidade, casarios abandonados, irrecuperáveis, sem valor histórico... :eek:hno:
See less See more
^^ Eu sou da politica, que todos os shoppings devem ser projetados fora da área urbana, sempre foi assim, e podemos pegar exemplos claros, como Park Shopping em Brasília entre outros.

Mas o shopping tinha que ser feito ali? Se vai ser o 1o do lugar, então o 1o pode ser em qualquer lugar do municipio.
See less See more
Não acredito que vai ser um shopping,até pq estão construindo outro na cidade.
No corpo da matéria não vi falarem nada sobre shopping,acredito que vão fazer lojas no térreo só e muitos apartamentos,de bom padrão.
P*rra!!!

Eu sô da família Maciel!!!
Esse prefeito idiota destruiu parte da minha história!
Processo na cabeça desse irresponsável! :bash:

O quê que custava deixar o que restou do casarão e integrá-lo ao projeto!
See less See more
E o resultado da demolição foi esse:

See less See more
1 - 20 of 20 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.