Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 1579 Posts

·
Registered
6,933 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
Seguindo os exemplos de outros threads sobre o patrimônio histórico, resolvi criar esse pra gente divulgar o belo e rico patrimônio histórico do Pará.
Eu vou começar postando algumas fotos mas, isso não impede que outras pessoas possam fazer o mesmo. Podem ser fotos de construções antigas, das mais simples até as mais luxuosas.Se quiserem colocar informações a respeito dessas construções, melhor ainda.

Forte do Presépio - Marco zero de Belém

Histórico
Após a conquista de São Luís do Maranhão, em Novembro de 1615, por determinação do Capitão-mor da Conquista do Maranhão, Alexandre de Moura, o Capitão-mor da Capitania do Rio Grande do Norte, Francisco Caldeira de Castelo Branco, partiu daquela cidade para a conquista da boca do rio Amazonas, a 25 de dezembro de 1615, com o título de "Descobridor e Primeiro Conquistador do Rio das Amazonas" (BARRETTO, 1958:33-34).
Com três embarcações - o patacho Santa Maria da Candelária, o caravelão Santa Maria das Graças, e a lancha grande Assunção -, e menos de duzentos homens, a expedição atingiu a baía de Guajará em 12 de janeiro de 1616 levantado um forte de faxina e terra, com alojamentos cobertos de palha, artilhado com doze peças. Batizado de Forte do Presépio de Belém, núcleo do povoado de Nossa Senhora de Belém, destinava-se a conter eventuais agressões dos indígenas e quaisquer ataques dos corsários ingleses e neerlandeses que freqüentavam a região.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Forte_do_Castelo_de_Belém

Odilson Sá http://www.panoramio.com/user/899908/tags/Forte do Presépio?photo_page=3

Palacete Bolonha
O Palacete Bolonha foi construído por volta de 1905,pelo engenheiro Francisco Bolonha nascido na capital. A cosnstrução do prédio foi um presente para sua esposa. O prédio localiza-se na Av. Governador José Malcher com a Rua Dr. Moraes, no bairro de Nazaré.

By odilson at 2010-08-28

By odilson at 2010-08-28

By odilson at 2010-02-05

Teatro Nossa Senhora da Paz
O Teatro Nossa Senhora da Paz, ou simplesmente Teatro da Paz,[1] localiza-se na cidade de Belém, no estado do Pará, no Brasil, construído com recursos auferidos da exportação de látex, no Ciclo da Borracha. Atualmente é o maior teatro da Região Norte e um dos mais luxuosos do Brasil, com cerca de 130 anos de história é considerado um dos teatros-monumentos do país. [2]
Possui linhas neoclássicas e foi construído no período áureo da exploração da borracha na Amazônia. O seu nome foi sugerido pelo bispo D. Macedo Costa. Também foi ele quem lançou a pedra fundamental do edifício, em 3 de março de 1869.
O teatro também sofreu alterações na sua fachada, após reformas. Por exemplo, foram reduzidas as quantidades de colunas na entrada central do teatro. Entretanto, suas linhas arquitetônicas gerais foram mantidas.
O autor do projeto foi o engenheiro José Tibúrcio Pereira Magalhães, com pequenas alterações introduzidas pela repartição de Obras Públicas. Ficou pronto em 1874 mas, devido a denúncias contra os construtores, um inquérito foi aberto e o teatro só foi inaugurado após a sua conclusão.
Com o drama de A. D’annery, As duas órfãs, no dia 16 de fevereiro de 1878, o Teatro da Paz foi aberto ao público, ao som da orquestra sinfônica do maestro Francisco Libânio Collas. O espetáculo foi organizado pela companhia de Vicente Pontes de Oliveira. O contrato durou cinco anos e fez de Vicente Oliveira o encarregado pela iluminação, decoração, coreografia e acessórios de cena no teatro, além de organizador das apresentações que se seguiram.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Teatro_da_Paz

Odilson Sá http://www.panoramio.com/user/899908/tags/Theaters?photo_page=2

Daqui em diante fotos do meu amigo Fabiano Trindade
Fonte: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=464964&page=2

·
from Belém-Pa
27,649 Posts
Odilson, parabéns pela iniciativa!
quanta honrra minhas fotos, obrigado pelo prestigio:)

tb tenho muitas fotos de dentro do Palacete Bolonha e outras do Teatro da paz. estão nesses threads que assino embaixo.

parabéns novamente :applause:
vou tá sempre passando por aqui, e também se puder darei minha contribuição.
abraços.

·
/lixa
3,412 Posts
Todas as fotos são minhas :)

Igreja da Sé|Belém|Bairro da Cidade Velha(1782)

Espaço São José Liberto/Pólo Joalheiro|Belém|Bairro da Batista Campos

Inaugurado em 11 de outubro de 2002, o Espaço São José Liberto é uma referência cultural, turística, comercial e do patrimônio arquitetônico de Belém. O prédio principal data de 1749, erguido pelos frades capuchos de Nossa Senhora da Piedade para ser o convento de São José. Com a expulsão dos jesuítas do Brasil, o prédio abrigou, ao longo de mais de dois séculos de existência, olaria, quartel, depósito de pólvora, hospital, cadeia pública e presídio. Na segunda metade do século XX foi ampliado, ganhando mais um prédio, anexo à primeira construção, feita em pedra, areia de praia e grude de peixe.

Solar Antique|Belém|Bairro de São Brás

·
Registered
6,933 Posts
Discussion Starter · #10 · (Edited)
Odilson, parabéns pela iniciativa!
quanta honrra minhas fotos, obrigado pelo prestigio:)

tb tenho muitas fotos de dentro do Palacete Bolonha e outras do Teatro da paz. estão nesses threads que assino embaixo.

parabéns novamente :applause:
vou tá sempre passando por aqui, e também se puder darei minha contribuição.
abraços.
Vou aguardar sua contribuição!

Abraços!

lindas fotos ..... :drool:

grandes edificações que estão muito bem preservadas ...

Parabéns Odilson :applause::applause:
Obrigado, Luiz belenense!

Todas as fotos são minhas :)

Solar Antique|Belém|Bairro de São Brás

Valeu pela contribuição, Victor!

To gostando muito ver este tópico :eek:kay:
Que bom que você está gostando! Fique ligado que você vai ver muitas preciosidades existe aqui no Pará! Valeu, Slice Shot!

·
Registered
6,933 Posts
Discussion Starter · #14 · (Edited)
Loja Paris N'America - Belém/PA​
O prédio da Paris N'América (loja de tecidos) é uma cópia da Galerie Lafayette de Paris e o símbolo de uma época de grande riqueza em Belém.
Por trás de uma fachada hoje, meio decadente está uma construção imponente... que ainda vende tecidos, mas sem o glamour daqueles tempos...

By odilson at 2010-02-06

Chalés de Ferro - Belém/PA​
Belém chegou a possuir três Chalés de Ferro. Hoje só restam dois. Este ficava situado onde ainda hoje é o Clube Monte Libano, no início da Av. Almirante Barroso. Atualmente encontra-se montado no Campus UFPA.

By Odilson at 2010-02-06

Este outro situava-se na AV. Generalíssimo Deodoro c/ a Rua Boaventura da Silva, ao lado do Hospital D. Luiz. Nele funcionou o Centro Hidroterápico do Pará. Atualmente encontra-se montado no Jardim Botânico "Bosque Rodrigues Alves"!

By odilson at 2010-08-29

·
:)
18,427 Posts
Belas contruções! Destaco a vista desde o Forte do Presépio, que inclusive parece ser muito bem cuidado e o Teatro da Paz, com seu belo interior. :)

·
from Belém-Pa
27,649 Posts
Palácio Lauro Sodré

História
O palácio onde funciona o museu é um belo exemplar da arquitetura de Landi, e foi construído para abrigar a sede da então província portuguesa do Grão-Pará e Maranhão que se transferira de São Luis para Belém, no século XVIII, quando também se transferia a capital da província do Brasil, de Salvador para o Rio de Janeiro.

Cabanagem
Em 6 de janeiro de 1835, liderados por Antônio Vinagre, os rebeldes tomaram de assalto o palácio do governo de Belém

Museu do Estado do Pará
MEP, criado em 1994 e localizado no Palácio Lauro Sodré, abriga exposições variadas de artistas contemporâneos. O museu contém inúmeros exemplares de mobília, pintura e artes decorativas dos séculos XIX e XX.

As primeiras fotos são de minha autoria:

Abaixo, fotos de Artur Vítor Iannini:

1 - 20 of 1579 Posts