SkyscraperCity Forum banner

Paulo Mendes da Rocha recebe prêmio de arquitetura Pritzker (isso é DEMAIS!)

16105 Views 105 Replies 22 Participants Last post by  Marcio4Ever
Isso é tão importante (em relação ao que o fórum se propõe), que merece o fórum principal:
_________________________________________________________________

09/04/2006 - 14h09
Paulo Mendes da Rocha recebe prêmio de arquitetura Pritzker

Reuters
Por Mary Milliken e Fernanda Ezabella


Arquiteto brasileiro Paulo Mendes da Rocha posando para foto em seu escritório em São Paulo

LOS ANGELES/SÃO PAULO (Reuters) - O arquiteto Paulo Mendes da Rocha ganhou o prêmio de arquitetura Pritzker 2006 por seu meio século de trabalho levando beleza e ordem a uma caótica São Paulo.

Mendes da Rocha, 77 anos, é o segundo brasileiro a receber o Pritzker, considerado um "Nobel de Arquitetura", depois de Oscar Niemeyer ser premiado em 1988.

Enquanto o concreto curvo de Niemeyer simboliza a excitante Rio de Janeiro e a futurista capital Brasília, o concreto liso de Mendes da Rocha reflete a seriedade de São Paulo, a capital comercial do país e lar de 18 milhões de habitantes.

"Seus materiais de concreto, que são sua assinatura, e seus métodos de construção inteligentes e notavelmente diretos, criam prédios poderosos e expressivos reconhecidos internacionalmente", disse o júri do Pritzker em um comunicado divulgado no domingo.

Um desses prédios é o Museu Brasileiro da Escultura (1988), onde um espaço ao ar livre em vários níveis dá aos paulistanos um lugar para relaxar no meio da selva de concreto da cidade.

Mendes da Rocha, falando de São Paulo, descreveu o prêmio como uma honraria para os arquitetos brasileiros e latino-americanos.

"Fiquei muito emocionado (com o prêmio) e posso dizer que considero essa atenção com a minha obra uma forma de considerar de extrema importância o trabalho da arquitetura na América Latina, um espaço novo, recentíssimo", disse Mendes da Rocha à Reuters, em entrevista na quarta-feira.

O prêmio, que já foi concedido aos arquitetos Sir Norman Foster (Grã-Bretanha), Renzo Piano (Itália) e a Thom Mayne (Estados Unidos), foi apenas a três latino-americanos desde sua criação, em 1979.

"PROFUNDO COMPROMISSO SOCIAL"

Embora venerado no Brasil, Mendes da Rocha alcançou reconhecimento internacional ao receber o prêmio Miles van der Rohe para a Arquitetura Latino-americana em 2000.

O júri disse que a carreira de Mendes da Rocha foi "guiada por um senso de responsabilidade pelos habitantes de seus projetos, assim como pela sociedade como um todo". Os jurados elogiaram sua habilidade de construir com espaços e orçamentos pequenos.

Embora Mendes da Rocha tenha construído casas e lojas para algumas das famílias mais ricas de São Paulo, ele também passou décadas ensinando na Universidade de São Paulo e foi um membro importante em projetos sociais e de renovação urbana.

Em 2002, ele revitalizou a Praça do Patriarca no coração do centro deteriorado de São Paulo, erguendo um gigantesco pórtico de aço que parece flutuar sobre a praça.

"Paulo Mendes da Rocha põe o alegre ritmo do Brasil em seu trabalho, e ao fazer isso levanta o espírito de todos cujas vidas são tocadas por ele", disse o presidente do júri, Lord Palumbo.

Recentemente ele projetou casas financiadas pelo governo em Madri, na Espanha, e está trabalhando na Galícia, no noroeste da Espanha, integrando novos prédios no campus da Universidade de Vigo.

O prêmio, concebido pela família Pritzker de Chicago, os donos da cadeia de hotel Hyatt, será dado a Mendes da Rocha em uma cerimônia em 30 de maio em Istambul, na Turquia.

"Embora poucos de seus prédios tenham sido feitos fora do Brasil, as lições para aprender de seu trabalho, tanto quanto arquiteto praticante quanto como professor, são universais", disse o presidente da Fundação Hyatt, Thomas J. Pritzker.

http://diversao.uol.com.br/ultnot/2006/04/09/ult26u21285.jhtm
See less See more
1 - 20 of 106 Posts
09/04/2006 - 14h14
"Momento é de revisão das cidades", diz arquiteto Paulo Mendes da Rocha

Por Fernanda Ezabella

SÃO PAULO (Reuters) - Para o arquiteto Paulo Mendes da Rocha, vencedor do prêmio Pritzker de Arquitetura deste ano, o momento atual é de desviar as metrópoles da rota de degradação.

"Estamos numa época de rever tudo. Acho que a arquitetura, cada vez mais, terá muita importância como opinião influente nas políticas de desenvolvimento, nas decisões sobre o que será a nossa cidade do futuro", disse o arquiteto de 77 anos à Reuters, em entrevista na quarta-feira.

Para o arquiteto, a ideologia colonialista de um passado recente deixou como herança um "caminho de discriminação e exclusão" que precisa ser revista.

"Estamos em um momento em que se considera nitidamente uma visão crítica do colonialismo e a construção da paz entre os homens através da questão da cidade, um recinto da convivência. A França enfrenta problemas com seu passado junto à Argélia, a Espanha junto ao Marrocos, a Holanda com Sumatre e Bornéu, e assim por diante."

Mendes da Rocha é o segundo brasileiro a receber o prêmio Pritzker, considerado um Nobel da Arquitetura, depois de Oscar Niemeyer, agraciado em 1988. A cerimônia de entrega acontecerá no dia 30 de maio, em Istambul.

Nascido em Vitória (ES), Mendes da Rocha passou grande parte de sua vida em São Paulo, onde começou a carreira nos anos 1950. Fez parte do grupo modernista liderado por Vilanova Artigas, no movimento conhecido como Escola Paulista de Arquitetura, nos anos 1960 e 1970, e foi professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo.

Tem no currículo projetos polêmicos, como o pórtico de entrada da Galeria Prestes Maia, na Praça do Patriarca, e trabalhos unânimes, como a reforma na Pinacoteca do Estado de SP. Entre outros projetos na cidade estão a Galeria Vermelho, o Museu Brasileiro da Escultura, a loja de design Forma, além de algumas residências particulares.

DESASTRE?

Questionado então sobre o futuro da cidade caótica que é palco de tantos projetos seus, Mendes da Rocha não vacila. "São Paulo não pode ser um desastre", afirma.

"De tão recente e de tão rápido com que tudo isso foi edificado, em um espaço ainda in natura, não faz muito sentido dizer que a cidade então é um desastre, com tudo o que estamos vendo, congestionamento, falta de habitação", disse Mendes da Rocha. "Temos que transformar tudo isso, andar numa rota de correção sobre esses erros que são patentes. Nós temos muitos recursos hoje. Então uma cidade como São Paulo deve ser reestruturada, recomposta. Imagino possível reverter essa rota do desastre."

Sobre projetos recentes na capital paulista como os realizados no rio Tietê ou as propostas de demolição do Elevado Costa e Silva, o famoso Minhocão, e de uma área central conhecida como Cracolândia, o arquiteto observa que "são momentos de reflexão".

"De qualquer maneira, ninguém tem solução direta para certas coisas. O Minhocão é um instrumento útil, cuja utilidade pode ser sempre discutida", pondera.

"Em princípio, essas áreas se degradam porque são abandonadas. Nós temos que corrigir tudo isso e reocupar essas áreas com atividades fundamentais da cidade."

Para a revitalização do centro da cidade, um debate que vem sendo discutido há anos por prefeituras e Ongs, o arquiteto aposta na necessidade da volta imediata de empresas que deixaram a região.

"Creio que as instituições devem retomar as suas sedes para essas áreas centrais, na medida do possível o mais rápido possível", disse. "Não há razão para se estranhar que elas (áreas centrais) entrem em degradação. Não são os arquitetos que podem fazer milagre, é uma questão eminentemente política."

Entre os próximos projetos de peso de Mendes da Rocha está uma nova sede do Sesc no antigo prédio da Mesbla, no centro, para programações esportivas e culturais. Há também um projeto na Galícia, no noroeste da Espanha, na Universidade de Vigo.

http://diversao.uol.com.br/ultnot/2006/04/09/ult26u21286.jhtm
See less See more
ainda não li, vou ler agora, mas já adianto, se vc colocar no forum latino eles vão retirar
agora li, bem legal, a segunda ta mais interessante. Ele diz coisas boas.
Parabéns para o Paulo Mendes.Essa noticia é sem duvida muito boa para o reconhecimento da arquitectura brasileira.
Devia ser feito um thread com todas as obras dele que voces conhecerem para que possamos ver melhor o seu trabalho.
^ Boa idéia, Phobos! Vamos colocando aqui mesmo!

Essa é a sua maior obra, o MUBE (Museu Brasileiro da Escultura) em São Paulo, projeto de 1986:





See less See more
3
outro prédio projetado por ele no bairro da Pompéia em São Paulo, foto minha:

Edifício Jaraguá
See less See more
Pórtico da Praça do Patriarca, São Paulo, 2002:















See less See more
8
Galeria Vermelho, principal galeria de fotografias em São Paulo, eram três casas geminadas que foram adaptadas, de 2002:











See less See more
6
Sem querer dar uma de chato, e já dando, me impressiona como ninguém deu a mínima bola pra isso! Ou não sabem o que é o Pritzker, ou este fórum realmente deixou de ser de arquitetura há tempos...
eu simplesmente não vejo nada demais nessas obras dele. Vejo muita coisa mais interessante ao redor do mundo não premiada. Então não entendo realmente.
GRGM said:
Sem querer dar uma de chato, e já dando, me impressiona como ninguém deu a mínima bola pra isso! Ou não sabem o que é o Pritzker, ou este fórum realmente deixou de ser de arquitetura há tempos...
Verdade GRGM!!concordo com a sua oipnião.

Quando fiquei sabendo essa noite do resultado do Pritzker não consegui dormir direito...de tanta felicidade..estou até agora emocionado..nunca imaginava que um brasileiro tão cedo ganharia esse nobel!!,,,eu particulamante achava que esse ano quem levaria seria um algum arquiteto mais hig-tech ou oriental,,,como a equipe NOX, (KPF)Kohn Pedersen Fox, Shigeru Ban ou Shuhei Endo...mas foi um Brasileiro!!!!E eu que achava que o proximo brasileiro a levar o Pritzker em algum dia no futuro ainda seria Othake ou Lelé..rsrsrsr....Mas Paulo Mendes da Rocha mereceu e muito!!!Hj lá na Faculdade tds os professores ficaram em extase!!!..já os alunos(cada vez menos interessados na futura profissão nem ligaram para essa importante premiação),é uma pena...não sei qual vai ser o futuro da nossa Arquitetura.. :sleepy:
See less See more
acho q os alunos não deram bola pq justamente não gostam da arquitetura brasileira. E não vai ser um prêmio internacional q vai fazer a arquitetura brasileira ser reconhecida pelo grande público. Esses prêmio é q nem arte... pode premiar, mas o grande publico e as grandes empresas não estão muito ae. É algo muito academico q só intelectuais entendem :)
See less See more
^ Mas veja a lista dos vencedores do prêmio, a maioria absoluta dos "super arquitetos" já recebeu o prêmio, os arquitetos pop também são os que recebem esse "prêmio acadêmico que só intelectuais entendem", hehehe...
1 - 20 of 106 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.
Top