SkyscraperCity banner
Status
Not open for further replies.
1 - 11 of 11 Posts

·
Registered
Joined
·
813 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Em seu comentário nesta terça-feira, 20, na Rádio Metrópole, o ex-governador Paulo Souto disse que não é economista, mas ficou perplexo com o novo conceito difundido pelo governador Jaques Wagner dando conta de que "a Bahia está estagnada há 30 anos", quando, nesse período o Estado teve um crescimento de 197% com média anual de 3.8%.
Com ponta de ironia, Paulo Souto destacou que nos últimos quatro anos (seu período de governo), entre 2003 e 2006, enquanto o Brasil cresceu com taxas de 1.1% (2003); 5.7% (2004); 2.9 (2005) e 3.7% (2006), a Bahia cresceu nos respectivos anos, 2.2%; 9.2%; 4.7%; e 4.0%. Já em 2007, segundo Souto, houve pela primeira vez na história recente do Estado, uma inversão de valores, com o Brasil crescendo 5.3%; e a Bahia 4.5%. Conforme o ex-governador, a Bahia estagnou, "isso sim, a partir de 2007, e o governo agora faz uma mea-culpa lançando um programa de incentivos fiscais que tanto condenara". Na opinião do ex-governador, enquanto a Reforma Tributária não vem, os estados continuaram praticando essa política de incentivos, a Bahia parou no tempo a partir de 2007, e perdeu importantes investimentos, "tanto que nada de novo surgiu no atual governo".

CONTRADIÇÕES
O ex-governador também criticou o artigo da secretária da Casa Civil, Eva Chiavon, na qual, em "A Tarde", defende e fala de incentivos a micro e pequenas empresas, quando, o que se vê, agora, com o "Acelera Bahia" são incentivos aos ramos da indústria pesada (náutica, petroqímica, biodisel), numa flagrante contradição "entre o que se fala e o que se faz".
Paulo Souto lembrou ainda, além da fase atual, o único período de estagnação da Bahia nos últimos anos ocorreu entre 1987/1990, época dos governos de Waldir Pires e Nilo Coelho, quando a Bahia cresceu a média de 0.2% ao ano, "exatamente os correligionários do atual governador".
 

·
Registered
Joined
·
5,466 Posts
BAHIA estagnou kkkkkkkkkkkkkkkkkk

Politicagem é o grande atraso nordestino.A Bahia pipoca em investimentos e o cara só porque não está no poder fica falando bobagem.

O que aconteceu é que os outros estados estão crescendo também, é só analisar como termômetro exemplificativo a grande quantidade de Resorts sendo construídos no Ceará , Rio Grande , no NE .

O Potencial desses estados estava represado e emergiu , aumentando a taxa de crescimento brasileira.Só isso.Da mesma forma com outros estados do NE e Sul/Sudeste.Nada haver com Wagner e nem muito menos com a Bahia.

Os outros saíram da estagnação, não a Bahia que entrou .


.
 

·
Troublemaker
Joined
·
2,241 Posts
o estado nordestino que mais crou empregos é o estado estagnado,oh maldito wagner :|


volta pro buraco do ostracismo que onde vc nunca devia ter saido paulo souto,na Bahia a tua corja não bota a mão denovo e sem o apadrinhamento de toninho então vcs tão todos F**
 

·
Direito Urbanístico
Joined
·
775 Posts
Meu, seguinte:

O Ceará estagnou a partir 2002 com o início da Era Lula que, metendo a politicagem no meio, só fez atrapalhar o Ceará. Antes disso, durante todos os anos 90 o estado foi um tigre na economia e desenvolvimento humano, urbanistico, estrutural.

Quando a represetntação federal do Ceará foi eleita toda da base desse governo lula, ai fudeu. O ceará estagnou de vez.

Pra cá só bolsa família mesmo. Só pra vc ver, do pac, os investimentos diretos mais os indiretos somam 1,2 bi para o Ceará, e isso na teoria, pois na pratica.... Não querendo fazer uma comparação com má intenção, mas só a título da ilustração do absurdo que isso representa, para PE, terra natal do Lula, foram reservados incialmente 12 bi só de investimentos diretos, sem contar os indiretos.

Só para você ter uma idéia tb, até setembro de 2007, apenas 3% do orçamento da união previsto para o ceará, uam merreca, havia sido repassado ao estado. Salvo engano, no total em 2007 não chegou nem a 8% o repasse do que estava reservado por LEI ao estado.

Aqui nenhuma ajuda, nenhuma obra estruturante de competência federal.

Só concluo que ter uam base federal alinhada com o governo mula, e agora um governo estadual tb, só traz preju´zos para os estados do NE (tirando PE claro), visto que o mula tende a ter esse pessoal lambendo suas botas sem nada em troca, enquanto engana a massa nordestina com pão (bolsa familia) e circo (muita propaganda).

O CE so agora, creio, que está dando sinais de estar saindo da estagnação, apesar de vir apresetando recentemente indice negativo de crescimento de emprego e crescimento industrial, coisa que nunca havia acontecido antes.
Mas está saindo graças ao aporte do capital privado, principalmente no turismo e agora da siderurgia, tudo, graças a deus, PRIVADO (menos chances do mula meter a mão), apesar de não possuir hoje nenhum peso federal a seu favor na balança da disputa por investimentos. TB graças ao um governo que tem se mostrado competente em apresentar quao viavel economicamente é o estado aos investidores. Ele é aliado, mas nao é do PT.

Outra coisa, a maior parte desse pessoal do PT só sabe fazer discursos, bravatas, passeatas, reuniões, enfim, ser oposição, mas agir mesmo, na prática, NADA. Quando chegam no poder, a maiorparte, so traz o desgoverno.

Veja o exemplo da prefeitura aqui de Fortaleza: a cidade nunca foi tão podre, imunda, mal cuidada, abandonada quanto hoje. Todas as conquistas urbanisticas dos ultimos 20 anos foram abandonadas irresponsavelmente. A cidade está um caos, desde o tranporte publico até saúde, malha viaria acabada, praças abandonadas, ruas com asfalto acabado, transito sem fiscalização, um lixo!

Nunca tinhamos passado por isso, só quando a tivemos a prefeita maria luiza eleita em 87, tb do PT. Hoje essa maluca protesta contra o capitalismo distribuindo hotdogs gratuitamente para o povão em frente ao mc donalds do centro, enquanto grita bordoes como: morte ao capitalismo!

Então, meus pêsames por seu governador. Não é bem uma regra, mas a Bahia com ele tem boas chances de começar ter sua economia gravemente adoecida até o fim do seu mandato.
 

·
Registered
Joined
·
5,466 Posts
É não meu caro. Sua análise padece de uma análise da situação NE:

Gereissati era grande aliado de FHC e o estado era governado por Ciro Gomes, que é pessoa capaz.E conseguiu jutnar os parlamentares Cearenses num só projeto para o estado e foi contruída a barragem do castanhão, entre as mairoes do mundo, canal do trabalahdor ,entre outras obras.......

Enquanto isso, Miguel ARRAES era oposição ferrenha em PE.

PE estava na pior estagnação em todos os sentidos de sua história ,não só na área política, mas por "n" motivos, inclusive disputas internas.A própria base de parlamentares era inimiga, não se unia em prol do estado.Aliás era o único do NE que não crescia, alia´s chegou a decrescer.


.
 

·
Direito Urbanístico
Joined
·
775 Posts
E o que vc disse tem mesmo com o que eu disse? Isso que você disse eu sei, mas explique melhor, por gentileza.

Mas uma coisa precisa ser desde logo adicionada ao que vc disse: Sobre Miguel Arraes, com toda sua história e carater, eu o respeito como homem politico e humano.

Mas como administrador, era u desastre. Nunca um homem que em pleno anos 90 governava como se o mundo ainda estivesse na guerra fria, que via os emrpesarios como inimigos, poderia ser governador. Para miguel arraes a classe empresarial era os malditos capitalistas, os yankees, era tudo de ruim, culpada desde logo. Como administrador nao era nem um pouco racional ou estrategista. Isso explica a estagnação de PE anos anos 90, mas que ja vinha desde os anos 80.
 

·
Registered
Joined
·
5,466 Posts
E o que vc disse tem mesmo com o que eu disse? Isso que você disse eu sei, mas explique melhor, por gentileza.
12 bi para PE e para o CE 1,2 bi , isso não procede. Pode pesquisar , se alguém escreveu isso , não tem fundamento.Por favor colocar a fonte de onde vc tirou isso.Pois a maioria dos investimentos para nosso estado são PRIVADOS .A Refinaria se é que vc está se referindo a ela 40% é bancada pelo governo da Venezuela. O Estaleiro em construção é da CAMARGO CORRÊA privado, Resort é privado também , não tem lógica esses números.

Só a transposição vai custar 5 BILHÕES .

O CEARÁ é o MAIOR beneficiado com a TRANSPOSIÇÃO. Pernambuco não precisa em tese dessa obra, bastaria construir u mcanal do sertão que abasteceria só PE e pronto, é uma obra bilionária que tem CEARÁ, PB E RN com o grandes beneficiários.E o maior custo da obra é levar para o CEARÁ ,pois tem de ultrapassar a Chapada do Araripe, gerando custos bilionários e encarecendo a obra.Essa obra é fruto de CIRO GOMES , agradeça a ele, pois se ele NÃO FOSE alaido de LULA, essa obra NUNCA SAIRIA.Agradeça a LULA e Ciro Gomes.

O CEARÁ é beneficiário da TRANSNORDESTINA , porque vai permitir até que frutas do São Francisco sejam
transportadas por PECÉN , além da importância agora com o descobrimento dos minerios em SOBRAL.Portanto outra obra FEDERAL vital para o CEARÁ.

A Siderúrgica que vai sair por decisão política, pois tem o problema do fornecimento de gás ,que a concorrência(gerdal) tá pressionando porque acusa o Gov. Federal de subsidiar a mesma gerando concorrência desleal.

E outra coisa dizer que o CEARÁ tá estagnado vai de encontro até uma notícia dessas de 27 bilhões só em Resorts.

http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=631465

Se não sabe o NORDESTE ultrapassou o Sul em consumo e isso é um fato muito relevante ,o aumento do consumo da classe C não é por causa do bolsa família, porque que m recebe esse benefício está abaixo da linha da pobreza.




.
 

·
Registered
Joined
·
2,597 Posts
^^^^
segunda matéria da Veja, a principal causa do aumento do consumo no Nordeste é o Bolsa Família, em seguida vem o aumento do salário mínimo e em terceiro a transferência de empresas para a região.
 

·
Direito Urbanístico
Joined
·
775 Posts
MasterPE

vc está entrando num mérito que não coloquei. Mas não havendo até hoje laudo técnico da petrobras, sua refinaria saiu por decisão política. Lembrando que a mesma refinaria ja havia sido anunciada antes para o Ceará. O gov lula dispensou o sócio que o ceará havia captado, a gigante mundial Saudi Aramco, controladora das maiores reservas de petroleo do mundo, para ficar com um maluco instavel chamado Chaves. O que seria isso senão decisão politica?

A siderurgica é um empreendimento absolutamente privado, nao tendo nenhum fator politico em seu nascimento. É tão viável que o projeto só faz crescer por iniciativa dos proprios socios, chegando a uma planta de quase 7 bi de dolares.
A questão do gás foi bem diferente do que vc sabe: a petrobras sucumbiu ao lobby das siderurgicas brasileiras que é muito forte. Se a siderurgica fosse a base de gas natural usuaria o selo ambiental em seus produtos, o que é de grande aceitação hoje no mercado mundial. E outros fatores de mercado tb.
Siderurgica no Ceará é tão viavel, independente de fato politico, que há boas chances de estar sendo anunciada mais uma em breve aqui. O projeto agora é outro, só um socio do projeto anterior permanece, os outros s~~ão novos, a planta quadruplicou de tamanho. E agora com carvão mineral, sem a petrobras ou qualquer outra empresa estatal no meio.

Pois é, tem a transnordestina, que teoricamente vai beneficiar tb o Ceará. Mas não há nenhuma garantia disso. O que se tem como certeza apenas é que vai ser concluido primeiro, ainda no gov lula o trecho de PE. O do ceará não tem previsão certa, e nem está andando, e o projeto que nos beneficia so existe graças ao Ciro Gomes que era ministro na epoca, senão nao teria ligação com Pecem, seria som,ento Suape.

A transnordestina é tão real para Ceará que as emrpesas interessadas em eplorar minerios no Ceará estão avaliando a possibilidade de oncstruirem uma estrada de ferro em sociedade até o pecém.

O mesmo pode-se dizer em relação a transposição: até o fim deste governo apenas o trecho para PE e paraiba está garantido. E isso é informação oficial. O resto não passa de projeto.

Sobre o PAC, me enganei mesmo. Os valores corretos são 2ib para Ceará, e para PE 20bi. Procurarei varias fontes para postar aqui, mas não agora porque nao tenho esse tempo no momento. Mas é de conhecimento publico, nao sendo nenhum segredo, saindo na imprensa pernambucana memso varias vezes, a te da boca do eduardo campos. Ressalto que nesses 2 ib para o Ceara estão inclusos os investimentos da transnordestina e tranposição, que indiretamente beneficiam o estado.

Para terminar o exemplo de como o Lula mete-se onde não é chamado. A Novartis foi uma captação de brasília, apesar da iniciativa de varios estados. O ministerio das relações exteriores se revirou para conseguir atrair esse investimento estrategico para o Brasil. Quando os estados da Bahia e Ceara, entre outros, foram conversar para atrair essa empresa, o Lula publicamente, abertamente, na imprensa e oficialmente, mandou um recado: minha preferencia é que se instale em PE. A palavra do presidente, nestes casos é uma ordem,l visto que um estado lutar contra o governo federal por um empreendimento é desproporcional e impossivel.
 

·
Direito Urbanístico
Joined
·
775 Posts
Sobre a epoca do Tasso. Ele foi nos anos 80 e 90 uma especie de idolo da classe empresarial nacional. Ficou muito famoso por suas habilidades de planejamento e gestão na epoca inovadoras para o Brasil.

Na época, quando ele atraia uma emrpesa de Sao paulo e Rio grande do sul, ele fazia convencendo toda a cadeia de fornecedores dessa industria maior a se instalar aqui, com isso ele tinha mais poder de convencidmento.

Foi ele também que inaugurou as guerras fiscais, e graças a elas o ceara consolidou sua industrialização, ja que a sudene so promoveu a industrailização da bahia e pernambuco, deixando Ceara, maranhao e outros no vacuo.

Ele também foi muito hábil na politica, conseguindo bons recursos para o estado. Em comparação ao miguel arraes, este ultimo praticamente era um suicida, que escolheu o suicidiu economico de PE sem consultar sua população.
 

·
Registered
Joined
·
5,466 Posts
MasterPE

vc está entrando num mérito que não coloquei. Mas não havendo até hoje laudo técnico da petrobras, sua refinaria saiu por decisão política. Lembrando que a mesma refinaria ja havia sido anunciada antes para o Ceará. O gov lula dispensou o sócio que o ceará havia captado, a gigante mundial Saudi Aramco, controladora das maiores reservas de petroleo do mundo, para ficar com um maluco instavel chamado Chaves. O que seria isso senão decisão politica?
A grama do vizinho é mais verde.Esse valor que vc fala eu sei do blog que veio, e é incluindo inv. diretos,indiretos a TRANSNORDESTINA e a TRANSPOSIÇÃO .

Na verdade esse sócio encontrado pelo CEARÁ não foi tão ágil como foi HUGO CHAVEZ que imediatamente quis bancar a Refinaria completamente, a PETROBRÁS é que não deixou e quis ficar com a maioria do capital. O Sócio cearense queria moleza enquanto CHAVEZ queria bancar a Obra.Diferença!!!!.

DECISÃO POLÍTICA DE QUEM?

A Decisão da Refinaria , óbvio foi política, mas se vc não sabe deveu-se também à manobra e à escolha de um bom sócio, no caso a Venezuela que está BANCADO a Refinaria em 40% , foi graças à negociação de JARBAS VASCONCELOS(Que é oposição a LULA) diferentemente das outras refinarias que a Petrobrás banca totalmente.E o fator político não foi só de LULA , foi HUGO CHAVEZ, se nã o sabe HUGO CHAVEZ faz tudo com base ideológica, suas decisões são todas ideológicas, uma delas é fornecer Petróleo a preços baixíssimos, dando até prejuízo para a VEN para a América Central unicamente para reduzir a influência americana na região.Então, como Bolivariano convicto , ele homenageou o maior parceiro de Bolivar na libertação da américa, que foi justamente um General pernambucano chamado ABREU E LIMA(que é o nome da refinaria), héroi da revolução, verdadeiro mito na Venezuela. Juntou-se a fome com a vontade de comer.Foi uma forma de CHAVEZ fazer PROPAGANDA da REVOLUÇÃO BOLIVARIANA homenageando Abreu e Lima .É um dos maiores heróis da libertação da américa espanhola, venerado nos outros países. Lógico fomos beneficiados também por esse detalhe.Ninhuém é bobo.


E além disso existe um enorme mercado consumidor em PE que completamente viabiliza a Refinaria , o próprio consumo local em si já torna economicamente viável o empreendimento.

Pois é, tem a transnordestina, que teoricamente vai beneficiar tb o Ceará. Mas não há nenhuma garantia disso. O que se tem como certeza apenas é que vai ser concluido primeiro, ainda no gov lula o trecho de PE. O do ceará não tem previsão certa, e nem está andando, e o projeto que nos beneficia so existe graças ao Ciro Gomes que era ministro na epoca, senão nao teria ligação com Pecem, seria som,ento Suape.
Nossa.Isso é um absurdo.Queria que fosse 50% verdade, mas não é .Se não sabe é justamente o contrário , a sede da CFN fica no Ceará e Benjamim Stenbruch e muito ligado ao Tasso Gereissati e Ciro Gomes.

O primeiro trecho que começou foi o do CEARÁ, o de Pernambuco para Suape nem projeto executivo tem ainda ,agora uma parte obrigatoriamente teria de passar por parte de PE para chegar a Missão Velha no Ceará.Não pode é ir voando.

Pode ler aqui ,é fonte do Ministério quando começou a obra:

O primeiro trecho a ser construído ligará Missão Velha, no Ceará, a Salgueiro, em Pernambuco, numa extensão de 110 quilômetros.A construção dos outros três trechos da ferrovia — Elizeu Martins, no Piauí, a Araripina (PE), com 400 km; Araripina a Salgueiro, com 210 km; Salgueiro a Suape, com 483 km; e Missão Velha a Pecém, com 622 km — começará imediatamente depois que for concluída a elaboração dos seus projetos executivos e concedidas as respectivas licenças ambientai

E esse início no Ceará isso gerou uma certa desconfiança em PE ,que a parte para Suape não fosse feita , basta ler aqui:

A preocupação do secretário é legítima.A ponta que sai Missão Velha liga Pecém, no Ceará, ao Piauí, passando pelos sertões Central e do Araripe, em Pernambuco.Caso fique pronta primeiro, a soja produzida no Piauí e o gesso pernambucano vão escoar pelo porto cearense. Enquanto Suape perde competitividade.

A transnordestina é tão real para Ceará que as emrpesas interessadas em eplorar minerios no Ceará estão avaliando a possibilidade de oncstruirem uma estrada de ferro em sociedade até o pecém.
As empresas querem construir a estrada de ferro até o ramal da transnordestina, elas nunca teriam condições nem de pensar em bancar uma obra cara como essa.Tão cogitando é somente até CRATEÚS para ligar até a transnordestina.

"De vez em quando vem uma equipe aqui. O que dizem por aí é que a empresa vai puxar uma linha férrea de Parambu até Crateús para que o ferro seja levado para o Porto do Pecém", conta Honório Feitosa."
O mesmo pode-se dizer em relação a transposição: até o fim deste governo apenas o trecho para PE e paraiba está garantido. E isso é informação oficial. O resto não passa de projeto.
A Transposição é obra de CIRO GOMES.Não interessa a Pernambuco. Na realidade ela passa pelas piores e menos férteis terras de PE.PE vai ser apenas um CANAL por onde vai passar a água.Mas como a obra vai acontecer a bancada se mobilizou para ao menos o estado tenha algum tipo de benefício , mesmo que pequeno.Já para o CEARÁ a obra é vital.Já temos o Rio São Francisco não precisamos de transposição , nos interessaria apenas o CANAL DO SERTÃO , que seria infinitamente mais barato que a transposição e tem até iniciativa privada querendo investir, que passaria pelas melhores terras que temos.Já a transposição passa em zonas de solo paupérrimo em Pernambuco como disse. Tá certo CIRO GOMES tem de lutar mesmo por seu estado. Outra para mandar para RN e PB sairia bem mais barato, o trecho Cearense e o bombeamento pela chapada do araripe é o que encarece a obra.

"Com a opção de traçado por Cabrobó, a água vai passar pelas piores terras do Estado.Com essa puxada para o açude de Entremontes, no máximo podemos irrigar 10 mil hectares, contra 130 mil na opção do Canal do Sertão".
.
 
1 - 11 of 11 Posts
Status
Not open for further replies.
Top