SkyscraperCity banner

21201 - 21201 of 21201 Posts

·
Registered
21,806 Posts
Oque eu observo é que o pessoal que faz a programação das linhas parece desconhecer o sistema. Desde que começou a quarentena venho observando que algumas linhas que deveriam ter sido desativadas de imediato continuaram operando, já outras, tiveram redução de frota e os ônibus passaram a andar mais cheios. Vejamos:

Desde o dia 16/03 que a UFPE está sem aulas, mas mesmo assim, as linhas Casa Amarela/CDU e CDU/ Torrões continuaram circulando até o início de abril carregando o vento. Não precisa ser programador de linha pra saber que essas linhas só tem demanda (e pouca por sinal) se houver aula na UFPE,caso contrário, não vejo justificativa delas estarem em operação. Já na Avenida Beberibe, as linhas Linha do Tiro e Dois Unidos andavam com os ônibus abarrotados,por conta da redução de frota.

Eu não sou a favor da extinção de linhas sem uma justificativa,mas , o pessoal do planejamento do CTM deveria analisar a possibilidade de extinguir algumas linhas.

Na área de Boa Viagem, a linha Jardim Beira Rio poderia ser substituída por um atendimento da linha 021 - TI Joana Bezerra/RIOMAR.

A linha 033 Aeroporto, poderia trafegar por Setúbal, Rua do Príncipe e atender a PCR, em compensação, a linha 039 Setúbal (Rua do Príncipe) seria extinta.

Na Estrada de Belém, poderiam avaliar a possibilidade de extinção da linha Sítio Novo (Av. Norte). O bairro em questão já é atendido por uma das linhas de Jardim Brasil II, bastaria programarem algumas viagens de uma das linhas de Jardim Brasil, para atender ao Hipódromo.
A única recomendação do CTM foi manter 50% da frota na rua, mas não deu nenhum outro critério. Resultado: uns 3/4 das linhas do Recife morreram e a frota se concentrou nas linhas mais lucrativas. Na área da Mobibrasil, só sobrou umas 4 linhas e o BRT pra contar a história.

Pelo menos a crise prestou pra fazer uma racionalização forçada nas linhas, e tenho a leve impressão de algumas delas não voltam mais. Vera Cruz e "Consórcio Recife" vão ser as primeiras, mas todas as empresas vão tirar uma lasquinha da situação.

21201 - 21201 of 21201 Posts