Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 77 Posts

·
Registered
1,752 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Esse mapa saiu ontem no caderno de automóveis do Diário de São Paulo.
Indica o preço dos pedágios nas principais estradas do estado.
Ir e voltar de Santos a Ribeirão Preto é uma espoliação!
Custo total = 14,60 + 2(5,10+5,00+4,50+3,40+4,20+4,20+8,10) = R$ 83,60

·
Crucismogiensis
8,409 Posts
^^ é claro que as estradas entre Santos e Ribeirão e a maioria das que cortam o Estado são impecáveis, seguras, etc., mas nada justifica este preço tão elevado dos pedágios.

·
Pé Vermelho
10,919 Posts
é fogo isso aí cara, e pelo menos aqui, eu tenho certeza que o que eles investem do dinheiro arrecadado é uma porcentagem PÍFIA!!! Não que as estradas estejam abandonadas, mas pelo que eles recebem o Anel de Integração do PR (disposição das estradas pedagiadas) tinha que ser totalmente duplicado, aí seria um SONHO! Uma infra-estrutura maravilhosa... mas bem sonho mesmo.. :eek:hno:
Aqui tb é uma robalheira, qual é a distância de um pedágio ao outro na média aí em SP?
aqui acontece algumas patifarias do tipo: Londrina-Maringá (90km) 2 PEDÁGIOS!
De Maringá a Curitiba são (468Km) são 6 PEDÁGIO!!
É fodx, mas eu não reclamaria QUASE :lol: nada se eles investissem a maioria do arrecadado... PATIFARIA...

·
NON FVCOR FVCO
1,676 Posts
Se recuse a pagar, entao.
VC NAO PODE SER OBRIGADO A PAGAR PEDÁGIO!

A constituição brasileira deixa claro que existe um direito de ir e vir. As rodivias são públicas, e vc nao pode ser impedido de ir aonde quiser dentro do território nacional. Se alguém te impedir a passagem, isso é crime de cárcera privado.

Como estudante de Direito, conversei com professores sobre isso. A Carta Magna, a maior lei do Brasil, é a Constituição, e quando há contradições entre duas leis, a correta é a constitucional. Essa cobrança de pedágios fere um direito constitucional, portanto, se vc se negar a pagar o pedágio e não le lhe liberarem passagem, pode entrar na justiça depois, e provavalmente ganhará.

Eu sei que pouquíssimos teriam coragem de fazer isso. Já eu, se achasse um preço absurdo e desproporcional com a qualidade da estrada, nao pensaria duas vezes antes de dizer: não vou pagar. O que será que aconteceria?

·
22°52'S 47°03'W
20,845 Posts
(...)Aqui tb é uma robalheira, qual é a distância de um pedágio ao outro na média aí em SP?
aqui acontece algumas patifarias do tipo: Londrina-Maringá (90km) 2 PEDÁGIOS!
De Maringá a Curitiba são (468Km) são 6 PEDÁGIO!!
É fodx, mas eu não reclamaria QUASE :lol: nada se eles investissem a maioria do arrecadado... PATIFARIA...
De Campinas a São Paulo são 95 ou 100km, tanto faz se pela SP-330 ou pela SP-348 são dois pedágios em cada sentido.

Considerando que:

*A Anhangüera (SP-330) começa no km 11 e tem pedágios nos kms 26, 81, 118, 152, 181, 215, 281, 350 e 415 e acaba no km 453;
*A Bandeirantes (SP-348) começa no km 13 e tem pedágios nos kms 36/39, 77, 115 e 159, acabando no km 173;

Vemos que na média é uma pedágio a cada 50km ou menos...

Eu acho que o certo seria todos os automóveis terem um dispositivo eletrônico que registrasse a entrada ou a saída das rodovias, como em Portugal, e assim cobrar o valor da rodovia multiplicado pela porcentagem percorrida. Isso faria o valor do pedágio diminuir muito (se houver honestidade, claro :D) à medida que faria todos pagarem, mesmo por rodar só 10km ou menos. Não foi aqui que postaram uma notícia de que na Dutra menos de 20% dos usuários pagam pedágio...então...

A constituição brasileira deixa claro que existe um direito de ir e vir. As rodivias são públicas, e vc nao pode ser impedido de ir aonde quiser dentro do território nacional. Se alguém te impedir a passagem, isso é crime de cárcera privado.

Como estudante de Direito, conversei com professores sobre isso. A Carta Magna, a maior lei do Brasil, é a Constituição, e quando há contradições entre duas leis, a correta é a constitucional. Essa cobrança de pedágios fere um direito constitucional, portanto, se vc se negar a pagar o pedágio e não le lhe liberarem passagem, pode entrar na justiça depois, e provavalmente ganhará.

Eu sei que pouquíssimos teriam coragem de fazer isso. Já eu, se achasse um preço absurdo e desproporcional com a qualidade da estrada, nao pensaria duas vezes antes de dizer: não vou pagar. O que será que aconteceria?
Sim, em países sérios, existem rodovias paralelas às pedagiadas, bem mais compridas, mas sem pedágio, como direito de opção e sem violar o ditame constitucional.

Mas estamos no Brasil, país que mal-governado que é, só se preocupa em achacar o cidadão com impostos, cobranças exagerados e pouco salutares ao crescimento da nação e ainda usa o Direito - que deveria ser instrumento de justiça e liberdade - como instrumento de opressão e ressentimento. :(

·
Banned
566 Posts
Sem contar que São Paulo tem o IPVA mais caro do Brasil.

[ironia]
Mas São Paulo é rica, os paulistas têm dinheiro, produzimos 30% do PIB nacional, logo pagamos porque podemos
[/ironia]

Quanta gente não está enriquecendo graças à esses pedágios. E a maioria dos paulistas nunca saíram do país e viram uma estrada que preste de verdade, logo qualquer porcaria duplicada já vira uma maravilha, mesmo que isso lhe custe os olhos e o fígado...

·
Brasil-Belindia é aqui
19,400 Posts
O preço do pedágio é alto por que desde o fim dos anos 90 não há concorrência entre os trens de passageiros de longo percurso e as estradas pedagiadas.

Sobre o Ipva:infelizmente o governo usa o dinheiro do Ipva para outras áreas e acaba sobrando muito pouco para a área de trânsito.

·
22°52'S 47°03'W
20,845 Posts
O preço do pedágio é alto por que desde o fim dos anos 90 não há concorrência entre os trens de passageiros de longo percurso e as estradas pedagiadas.

Sobre o Ipva:infelizmente o governo usa o dinheiro do Ipva para outras áreas e acaba sobrando muito pouco para a área de trânsito.
[MODE DIREITO TRIBUTÁRIO ON]

Quando um tributo tem o nome de imposto - como o IPVA, não há obrigação nenhuma em vincular o dinheiro oriundo do pagamento à natureza da obrigação ativa. Ou seja, dinheiro vindo da propriedade de carros não vai para o trânsito automática ou diretamente. Vai primeiro para o Erário (o dinheiro público como um todo) que será usado para um monte de coisas: passar o "dinheiro carimbado" primeiro, depois pagar dívidas e por fim, se sobrar algum, vai para os investimentos e verbas em um monte de áreas, transportes inclusos.

[MODE DIREITO TRIBUTÁRIO OFF]

·
Registered
324 Posts
Nós não deveriamos pagar pedagio, já que contamos com o IPVA.
Mas, em rodovias como a Régis (CTBA-SP), podendo escolher em depositar 20reais no trecho e ter estrada impecavel ou nao pagar nada pra ter aquilo em estado de abandono, não pensaria duas vezes em pagar.

·
Registered
4,718 Posts
Mas para chegar na capital e no porto, a maioria das estradas são estaduais!

Eu acho que as rodovias deveriam ser reformadas e construídas por empresas privadas, e serem exploradas até um certo tempo, depois se devolva para o estado!

Mas como estamos no Brasil, isso NUNCA vai acontecer!

·
Registered
1,752 Posts
Discussion Starter · #13 ·

Não recorreria a essa solução. Acho meio radical.
Na verdade acho justo os pedágios, mas que os preços estão abusivos, ah estão!!
No pedágio de R$4,00 da Manoel da Nóbrega eu nunca passei, será que é novo?

·
Rumo ao fim do mundo!
3,205 Posts
Uma pessoa que more em Guaruja ou Campinas e trabalhe em São Paulo, gasta mais ou menos 20 reais por dia, ou 400 reais por mês só com o pedágio :eek:hno:

·
Annoying ex-moderator
17,643 Posts
Uma pessoa que more em Guaruja ou Campinas e trabalhe em São Paulo, gasta mais ou menos 20 reais por dia, ou 400 reais por mês só com o pedágio :eek:hno:
Se bem que, quem se dispoe a um comutting diário, isso não é nada, se for comparar com despesas como gasolina(nada barata por sinal) e manutenção do veículo.

·
4,575 Posts

Mas e o que prevê o código de trânsito? Sei que a constituição é magna, mas vi um cara de Alphaville que fazia isso todos os dias, e que perdeu a carteira, se ele não perdesse, todos fariam a mesma coisa, tenho certeza de que ele foi punido como "exemplo".

·
4,575 Posts
A diferença é que as BRs tem milhares de quilômetros de extensão, enquanto as rodovias estaduais só possuem algumas centenas e olhe lá.

E a maior parte do tráfego pesado é feito através das BRs, não nas estaduais.
É, e como disse o Vitinho, e as cargas escoadas para o Porto? No Estado de São Paulo, todo o tronco rodoviário é baseado em Rodovias Estaduais, Federais, dá pra se contar nos dedos, e de uma mão.

·
4,575 Posts
No pedágio de R$4,00 da Manoel da Nóbrega eu nunca passei, será que é novo?
Eu acho que esse pedádio é aquele que dá pra cortar pela Via Expressa Sul da Praia Grande. Ele fica na Pe.Manoel da Nóbrega quase no acesso à Imigrantes, é controlado pela Ecovias aliás.

·
Ohh Yeah!
7,677 Posts
No Paraná é uma tristeza tbm.

·
How about a magic trick?
4,805 Posts

A pratica é muito diferente da lei no Brasil. Você seria preso.

1 - 20 of 77 Posts