Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 28 Posts

·
Matheus Lima 1N23456
10,315 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
Continuando a série "Cidades da Região de Patos de Minas" é a vez de mostrar São Gonçalo do Abaeté, pequena cidade com localização geográfica interessante, está na área de transição de 4 importantes regiões de Minas, divisa do Triângulo, Norte de Minas, Noroeste e região Central do estado. Apesar de estar mais próxima a Patos e ter ela como referência de tudo, o município pertence a microrregião de Paracatu. A população é simples, humilde, bem típica do interior mineiro mas não tem sotaque do Norte de Minas.

A base da economia vem do garimpo de diamante nos rios do município, alta produção agrícola com suas inúmeras lavouras irrigadas e tem destaque também a pesca já que o município é banhado por grandes rios como o Abaeté, Borrachudo e a gigante represa de Três Marias (rio São Francisco).

Dados:

População: 6.717 (IBGE 2014)
IDH: 0,670 (Médio)
Frota: 1.862 veículos
PIB: R$ 115.516.620,00
PIB per capita: R$ 18.254,84
Altitude: 798 metros

Distâncias:

Patos de Minas: 103 Km
Paracatu: 242 km
Uberlândia: 310 Km
Montes Claros: 342 Km
Belo Horizonte: 377 Km
Brasília: 474 Km
São Paulo: 815 Km

Plano Rodoviário da Região:

DER-MG

Wikipedia

O acesso a cidade é pela MG-060 (única rodovia estadual com inicial "0" da região); a sede do município está a 11 km da BR-365 e a 60 km da BR-040, mesmo não tendo contato direto essas 2 importantes BRs abrangem a área do município.

Vamos as imagens:

Vindo de Patos de Minas, deixando a BR-365 e adentrando no trecho final da MG-060, até a cidade ainda são 11 km:

01

02

Tá difícil de ler? :lol: "Rodovia Professor José Acrísio Braga"

03

Paisagens interessantes ao lado da rodovia...

04

05

06

Quase chegando....

07

Pronto, demoremo mai cheguemo! :D

08

Avenida principal, a que entra na cidade, logo me deparo com uma cena bem típica de cidadezinhas do interior, observem que tranquilidade desse camarada na sombra da árvore: :lol:

09

Comércio bem tímido:

10

Agências:

11

12

Prefeitura:

13

14

Câmara Municipal:

15

Pequeno Hospital:

16

Igreja Matriz e sua linda e bem cuidada praça:

17

18

19

20

21

22

23

24

25

Meio Coreto, nunca tinha visto, inédito pra mim! :lol:

26

27

A cidade....

28

29

30

31

32

33

:gossip: Pra falar a verdade não vi outro posto dentro da cidade a não ser esse em construção! :lol:

34

35

36

37

Se despedindo de São Gonçalo, de volta a Patos de Minas! :hi:

38

39

40

41

É isso aí amigos foristas, mais uma pra minha lista! De todas as cidades do entorno de Patos era a única que eu não conhecia, até não esperava muito por saber da pequenez mas a tamanha organização me surpreendeu positivamente!

Em breve mais cidades da região, obrigado pela presença!
:eek:kay:

Vejam Também:

Santa Juliana-MG NOVO!
Aéreas de Patos de Minas-MG NOVO!
Pedrinópolis-MG NOVO!
Unaí-MG NOVO!
Patos de Minas-MG
Triângulo Mineiro-MG
Perdizes-MG
Abadia dos Dourados-MG
Coromandel-MG
Cruzeiro da Fortaleza-MG
São Gotardo-MG
Tiros-MG
Carmo Do Paranaíba-MG
Matutina-MG
Lagoa Formosa-MG
Presidente Olegário-MG
Guimarânia-MG
Serra do Salitre-MG
Rio Paranaíba-MG
Arapuá-MG
Patos de Minas-MG
Formosa-GO

Em Breve:

Indianópolis-MG
Patrocínio-MG
Vazante-MG
Lagamar-MG
Lagoa Grande-MG
Paracatu-MG
Ibiá-MG
Araxá-MG
Nova Ponte-MG
Sacramento-MG
Iraí de Minas-MG
Guarda-Mor-MG
João Pinheiro-MG
Varjão de Minas-MG

·
Registered
6,933 Posts

·
Registered
137 Posts
Matheus, Até que enfim você fez um thread da BORESKA, sempre vou lá. Quanto ao posto de gasolina são só os dois mesmos, O mais antigo é bem na entrada da cidade virando à esquerda e o outro é este da foto que está em construção. Um ponto positivo é que a cidade é toda asfaltada, e com o asfalto de primeira qualidade.

·
Matheus Lima 1N23456
10,315 Posts
Discussion Starter · #11 ·

·
Matheus Lima 1N23456
10,315 Posts
Discussion Starter · #13 ·
São Gonçalo é aquele tipo de cidade pequena mas com potencial, o fato de estar inserida no cerrado mineiro contribui para isso.
Valeu pela presença jguima! Apesar de muitos pontos negativos, SGA tem sim seu potencial....

Matheus, Até que enfim você fez um thread da BORESKA, sempre vou lá. Quanto ao posto de gasolina são só os dois mesmos, O mais antigo é bem na entrada da cidade virando à esquerda e o outro é este da foto que está em construção. Um ponto positivo é que a cidade é toda asfaltada, e com o asfalto de primeira qualidade.
Pirata, mesmo SGA tendo um dos melhores asfaltos de todas as cidades da região me decepcionou muito saber que ela tem o pior IDH de TODAS as cidades perto de Ptm, não sei qual ponto ela foi tão mal mas sinceramente ela não merecia esse posto. tem cidade muito mais ruim, desorganizada e com economia mais fraca que a Boresca, uma que posso citar que merecia estar no lugar dela é Cruzeiro da Fortaleza mas quem diz é ONU, então questionar o que? :lol: Qto ao posto eu até imaginei mesmo que deveria ter outro na cidade porque senão até esse ficar pronto teriam que deslocar 11 km até o Posto Veredas na BR 365 só pra abastecerem. :nuts:

Adorei conhecer. Cidade agradável e muito bem cuidada. Valeu !
:eek:kay:

·
Registered
137 Posts
Matheus, acredito que o índice de educação seja o principal critério para a baixa avaliação do IDH. O garimpo de diamantes atraiu muitas pessoas sem escolaridade. A cidade melhorou muito de uns dez anos pra cá, pode-se observar que a cidade é toda estruturada, mas as casas ainda são em sua maioria humildes, mas o município é rico, com boas fazendas produtivas.

·
Not Registered User
3,978 Posts
Bem arrumadinha essa desconhecida cidadezinha. Não vi nada que comprometesse nas fotos postadas.

Também me pareceu uma cidade muuuuito quente na maior parte do ano. Acho que foi aquelas placas queimadas de sol na entrada do município (além é claro da posição geográfica da mesma).

• Like
Reactions: matheussinara

·
Banned
3,099 Posts
Matheus, acredito que o índice de educação seja o principal critério para a baixa avaliação do IDH. O garimpo de diamantes atraiu muitas pessoas sem escolaridade. A cidade melhorou muito de uns dez anos pra cá, pode-se observar que a cidade é toda estruturada, mas as casas ainda são em sua maioria humildes, mas o município é rico, com boas fazendas produtivas.
Pirata, concordo com você quanto à tendência de melhora que a cidade tem, superior a outras da região, especialmente pelas mãos do agronegócio. Contudo, acho que ainda falta pra Varjão e São Gonçalo a criação de uma classe média, prestadora de serviços. Tanto que a maior parte das grandes fazendas da região pertencem a agricultores que sequer vivem ali, como os sulistas que se fixaram em Patos, por exemplo. É uma cidade com população muito pequena, que vai ter que rebolar pra aumentar a renda per capita.

·
Matheus Lima 1N23456
10,315 Posts
Discussion Starter · #19 ·
Adorei conhecer. Cidade agradável e muito bem cuidada. Valeu !
! valeu pela presença, realmente SGA é bem agradável pra um passeio.

Bonita! Pequenas assim, não pode faltar uma pracinha bem cuidada!
Haha, não pode mesmo, acho que 95% das cidades aqui da minha região nasceu com um conjunto praça/igreja/coreto, minha cidade que hoje tem 150k não fugiu a regra! :lol:

Poxa, tão pequena e já tem uma Eletro Zema...:)
Driano, não posso te afirmar isso mas acho que a ZEMA está presente em todas as cidades do TM e Noroeste de Minas, conheço quase 40 cidades dessa região e todas eu percebi a presença da loja, até mesmo porque ela nasceu aqui perto, em Araxá e tem seu CD na cidade, então fica viável porque além de tudo pega cidades desacreditadas por grandes redes.

·
Matheus Lima 1N23456
10,315 Posts
Discussion Starter · #20 ·
Gostei da cidade !!!
:eek:kay: Obrigado pela presença.

A cidade parece ser bem agradável e tranquila!!

Adorei a Igreja Matriz e a Praça! :yes:

e as fotos ficaram ótimas, Parabéns!
Brigadu, realmente SGA é uma graça.

Mesmo sem conhecer, tenho uma certa identificação com essas cidades que você mostra, Matheus. Tem um certo "ar" em comum com a minha região. São Gonçalo do Abaeté é bem simpática! :)
:eek:kay: Obrigado pela presença Lucas.

1 - 20 of 28 Posts