SkyscraperCity banner
1 - 20 of 95 Posts

·
Banned
4,637 Posts
Discussion Starter · #1 ·
PAMPULHA

Brincadeiras à parte,
A Pampulha é um bairro residencial que fica na Zona Norte de BH, portanto, bem longe dos bairros já famosos aqui no fórum como Lourdes, Belvedere, Mangabeiras, Savassi, etc, que ficam na Zona Sul. É um bairro plano, o que por si só já o distingue do resto da cidade, que é super montanhoso. A Pampulha surgiu nos anos 40 e foi idealizada por JK, então prefeito de BH, para ser um bairro residencial de luxo. Niemeyer fez várias obras no bairro e Burle Marx projetou vários de seus jardins. A lagoa é artificial e em volta dela é que ficam as mansões. Na época, a Pampulha era o bairro de mansões mais luxuoso e caro do Brasil fora de Rio e SP. Hj , outros bairros ricos de casas surgiram em BH, mas a Pampulha ainda mantém seu charme . Possui a maior concentração de casas modernistas do país e é o bairro residencial, dentre os situados em grandes capitais do Brasil, que possui os maiores terrenos. São várias as casas que ocupam quarteirões inteiros. Enfim...

Antes de tudo, alguns dizeres do Niemeyer que estavam escritos em uma parede no interior da Casa do Baile, que será mostrada ainda neste thread.
1

Agora, começa o tour pela PAMPULHA :

Vistas da lagoa
2

3

4

As casas em volta da lagoa
5

Urbanismo da orla .
6

7

8

9

Agora, entrando na parte em que as casas ocupam um quarteirão inteiro e as calçadas são enormes, com uma faixa de grama e ruas todas adornadas por palmeiras imperiais.
10

11

12

13

14

15

Uma das entradas de uma mega mansão que ocupa um quarteirão inteiro. Essa casa tem várias entradas diferentes, em cada um dos lados do quarteirão, de modo que vc não sabe qual é a entrada oficial. Há muros altíssimos e MUITAS plantas e árvores.
16

17

O gramado na calçada da casa é GIGANTE. Reparem tb no tamanho do muro , todo coberto de planta.
18

Uma casa no estilo brutalista. Tem uma estátua no gramado frontal. A casa tem dois andares de muro , onde ficam as garagens e a´rea de serviço, e mais três andares para o resto da casa, com quadra de tênis e duas piscinas.
19

20

Outra mansão. Dessa, só se vêem os muros, todos brancos e com palmeiras por todo lado.
21

22

23

Uma rua.
24

A Igreja da Pampulha, de Niemeyer.
25

A Casa do Baile, tb de Niemeyer. Aqui eram dados grandes bailes antigamente. Atualmente, virou um centro para exposições , acho que de arquitetura.
25

26

27

Os azulejos na parede.
28

Por dentro.
29

Uma ponte sobre o canal.
30

O Cassino da Pampulha.
31

MODERNISTAS

uma modernista bem legal, dos anos 50. Bem da época do auge da Pampulha.
32

33

34

35

Uma outra . Essa nem sei se é modernista ou art deco. Só sei que é bem antiga, meio anos 40.
36

O jardim dela é cheio de palmeiras.
37

Uma modernista de esquina que ocupa um quarteirão inteiro.
38

39

A quantidade de palmeiras, de vários tipos, no jardim dela.
40

Outra. Essa parece-me que foi projetada pelo Niemeyer. Segue as mesmas linhas da Casa do Baile, toda curvada e com amplos espaços abertos.
41

Mais uma vez, os enormes jardins com palmeiras e coqueiros. Dessa vez, são coqueiros mesmo.
42

Outra modernista, menor . Tem azulejos azuis na parede . Aliás, azulejos azuis nas fachadas são uma coisa bem comum em casas modernistas , pelo menos nas daqui de BH.
43

Mais uma modernista, em frente à anterior. Esse já é um modernismo mais quadradão , reto, diferente daquele modernismo da casa arredondada e da Casa do Baile. GRGM, me ajuda aí !! To meio que sacando as coisas de arquitetura hehehe!!
44

Outra
45

46

Uma rua
47

Garagem de uma casa . Detalhe. Uma Mercedes dos anos 60.
48

Modernista colorida, toda reformada.
49

Outra modernista. É bem bonita, mas a grade atrapalhou.
50

Casa na orla . Dos anos 50 . Toda de vidro.
51

Portão de casa
52

Ruas largas, arborizadas e bem cuidadas.
53

Uma casa nova, bem moderna, no estilo clean. É enorme, ocupa um lado quarteirão inteiro . Tem vidros verdes, paredes brancas, e detalhes em alumínio e portão de entrada em granito escuro.
54

55

56

57

Uma casa que me lembrou umas do Jardim América e Jardim Europa em SP.
58

59

Uma casa linda, em estilo mediterrâneo. Adorei.
60

Um supermercado
61

62

Agora, umas fotos da parte do bairro que tem lotes e casas menores, porém mais novas.

Ruas
63

64

65

Casas
66

67

68

69

70

Calçadas e gramados IMPECÁVEIS, tudo com bastante palmeira.
71

As muitas quadras de tênis do Iate Tênis Clube, projetado por Niemeyer. Esse clube é lindo , tem várias piscinas , cada uma com um desenho diferente, e MUITAS quadras de tênis, um restaurante legal perto de uma piscina, salão para festas feito pelo Niemeyer na época e uma garagem para lanchas e barcos, tudo na olra da lagoa. As piscinas fica de frente para o espelho d´agua da lagoa.
72

73

74

As quadras de futebol, basquete , vôlei e peteca ficam no terraço, em cima da garagem de lanchas e barcos.
75

Na orla da lagoa, tem umas placas arrumadinhas com fotos antigas da Pampulha e dizeres do Niemeyer sobre o bairro, tudo em português e inglês tb.
76

Uma curiosidade que achei legal: olha essa escada que dá direto na água da lagoa. Achei muito inusitado isso. Segundo as plaquinhas de informação, haviam piers depois da escada, de onde as pessoas entravam em caiaques e barcos para passear na lagoa. Na plaquinha, tinha uma foto dos anos 40 desse mesmo local , mostrando um monte de gente de roupa de banho e entrando na lagoa, com uns barquinhos a vela. MUITO legal!!
77

Por fim, um pouco das palmeiras da Pampulha.
78

79

Minhas impressões finais sobre a Pampulha: eu não conhecia quase nada do bairro, e confesso que tinha uma imagem pior sobre a Pampulha.
Achei o bairro lindo, elegante, mas dá uma sensação de nostalgia heheeh sei lá, não tem como explicar!!
Apesar de ser longe da Zona Sul e de as vezes dar a sensação de não se está em Belo Horizonte, a Pampulha é bacana demais!!

Agora comentem, pq deu um trabalhão fazer esse thread!!

·
Registered
31 Posts
Belíssimas fotos. Depois de mangabeiras e do centro, principalmente a praça sete, a Pampulha foi o lugar que achei mais mais bonito em BH. Não gostei muito do bairro floresta e nem funcionários, achei desorganizado. É perto da Pampulha que fica aquela favela do ??papagaio?? não é? Ou eles já retiraram ela de lá?

·
Ohh Yeah!
7,677 Posts
Bh me surpreende a cada dia, as fotos estão ótimas :)

·
policial disfarçado
17,786 Posts
Belas fotos Mary T.!

Me surpreendi mto com a pampulha!

Casas lindas, e um urbanismo perfeito!

O seu trabalhao valeu a pena!

valeu!

·
Banned
2,419 Posts
Caramba, essas fotos mostram somente que Belo Horizonte é "perfeita", uma cidade com um urbanismo invejável, residências de alto padrão, tudo em um relevo bem interessante e diferente! Valeu pelas fotos, belo thread!

·
Registered
4,755 Posts
Obrigado, Maria Theresa pelo trabalhão danado que vc têve para nos proporcionar este passeio pela Pampulha ! E valeu a pena o seu sacrifício , pois, como tudo que vem de vc, a thread está elegante , de altíssimo gosto, refinada ( e vc anda muito engraçadinha, tentando nos enganar , dizendo que era um bairro pobre !! até parece q a gente ia acreditar que vc de repente resolveu subir favela !!!)
Acho mesmo que o Niemeyer treinou na Pampulha para fazer Brasília !! E acho que imagino o q vc sentiu , vc se sentiu transportada para os anos 50 e 60 , para a era JK, era Bossa Nova ,( até o Mercedes era dessa época ) uma época em que tudo era mais ingênuo, mais simples , e como nós já não vivemos mais nessa época , e sim em um outro milênio muito mais complexo, tudo isso nos soa estranho !!!
Mas, tem uma casa de que eu gostei muito e até moraria nela , veja se vc concorda:

·
Amazônida!!
1,597 Posts
Eu andei um pouco pela Pampulha e adorei o bairro, vi muitas casas lindas e diferentes!!
A foto da Igreja tá igual um cartão postal! Linda.

·
Registered
4,657 Posts
Égua Maria!!!
Estão muito boa as tuas fotos!!!
:applause:
"E põe pobre nisso hein!"

·
Banned
4,637 Posts
Discussion Starter · #11 ·
Luis_RiodeJaneiro said:
Obrigado, Maria Theresa pelo trabalhão danado que vc têve para nos proporcionar este passeio pela Pampulha ! E valeu a pena o seu sacrifício , pois, como tudo que vem de vc, a thread está elegante , de altíssimo gosto, refinada ( e vc anda muito engraçadinha, tentando nos enganar , dizendo que era um bairro pobre !! até parece q a gente ia acreditar que vc de repente resolveu subir favela !!!)
Acho mesmo que o Niemeyer treinou na Pampulha para fazer Brasília !! E acho que imagino o q vc sentiu , vc se sentiu transportada para os anos 50 e 60 , para a era JK, era Bossa Nova ,( até o Mercedes era dessa época ) uma época em que tudo era mais ingênuo, mais simples , e como nós já não vivemos mais nessa época , e sim em um outro milênio muito mais complexo, tudo isso nos soa estranho !!!
Mas, tem uma casa de que eu gostei muito e até moraria nela , veja se vc concorda:
Exatamente, tinha uns momentos que eu me sentia nos anos 50 heheehheeh !!!!

Eu adorei essa casa tb, mas eu moraria em TODAS as casas que tirei fotos ,sem exceção. Desde as menores, até as que ocupão um quarteirão inteiro hehehe!!

·
Ééééééguuuuaaaa
6,072 Posts
Gostei muito da Igreja na Beira do lago e das masões

Mas e esse sapato nessa foto?? espero q não tenha ninguem usando ele ai!! :runaway:

·
As long as I Know...
18,373 Posts
Maria Theresa e os seus EXELENTES threads, BELO TRABALHO :applause:

Pelo bom gosto acima de tudo !!!! :D

Arrebentou, BH realmente é a cada dia mais surpreendente ! :eek:kay:

·
Banned
4,637 Posts
Discussion Starter · #19 ·
Nunez said:
Eu andei um pouco pela Pampulha e adorei o bairro, vi muitas casas lindas e diferentes!!
A foto da Igreja tá igual um cartão postal! Linda.

Tem mesmo muitas casas diferentes na Pampulha, e lindas! :eek:kay:

·
Hello other grown-up
1,877 Posts
ricardo_nj said:
Existe um bairro chamado Pampulha? Eu achei que era o nome de uma regiao formada por varios bairros (bairro Ouro Preto, por exemplo).
Não, não existe um bairro chamado Pampulha. É exatamente isso que você falou, mas todos falam apenas Pampulha mesmo, independente do bairro.

Maria Theresa, tem um lugar ótimo pra tirar fotos da Pampulha, é no final da Av. Portugal (sim, longe pra caramba). De lá dá pra ver a lagoa, algumas mansões e o skyline da cidade ao fundo.

1 - 20 of 95 Posts