SkyscraperCity banner
1 - 20 of 217 Posts

·
Registered
30,249 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
A Península é um “bairro” planejado da Barra da Tijuca, situado próximo do BarraShopping e do CasaShopping, onde apenas 8% do terreno de 780.000m² (espaço territorial aproximado do bairro do Leblon) é edificado. A Península possui muitos parques, muitos gramados, centenas, quiçá milhares de obras de arte espalhadas por diversos recantos, mas nenhum, absolutamente nenhum comércio, nenhuma padaria, nenhuma farmácia, nenhuma tinturaria, nenhuma sorveteria, nenhuma banca de jornal, nenhuma lojinha de conveniência.

Para que conheçam a Península, estruturei meu thread da seguinte maneira:

I – ENTRADAS, onde se encontram as 2 (duas) únicas portarias do bairro, onde todos moradores e visitantes obrigatoriamente devem passar;

II – PAISAGISMO
Inseri o paisagismo como segundo tópico a ser abordado no thread, antes mesmo dos prédios que compõem o “bairro”, em razão do impacto que os lindos jardins provocam no visitante. O paisagismo da Península é muito lindo!

III – EDIFÍCIOS
Primeiramente vou apresentar os prédios mais “simples” para, em seguida, mostrar os

IV – EDIFÍCIOS COM APARTAMENTOS DUPLEX

V – CLUBE EXCLUSIVO DOS MORADORES DO CONDOMÌNIO SAINT BARTH

VI – ESCULTURAS, FONTES E OUTRAS OBRAS DE ARTE

I – ENTRADAS DO “BAIRRO”

A Península possui duas únicas entradas, cada uma delas com cancelas e seguranças para controle.

1 – Primeira portaria

2 –

3 – Na primeira portaria, no centro do laguinho há uma escultura de um homem.

4 –

5 –

6 – Segunda portaria. Observem que os leões da segunda portaria são bem diferentes daqueles da primeira portaria e, no centro do laguinho, há uma escultura de uma mulher.

7 – Informação importante: todas as centenas de esculturas, vasos, chafarizes, bebedouros que serão mostradas neste thread são feitas de mármore.

8 –

9 -

II – PAISAGISMO

10 – Não há dúvida, não é mesmo? O visitante encontra-se na Península!

11 – Vale a pena o visitante perder-se na Península, a fim de admirar seus muitos jardins e passear por suas bucólicas alamedas. Na foto abaixo pode ser vista uma rua do “bairro”, uma calçada tendo ao lado dezenas de bromélias e, na extremidade esquerda, uma das centenas de trilhas que serpenteiam a região.

12 – Em primeiro plano, à direita, o que se vê é um pé de abacaxi, não?

13 – Repararam que nos canteiros onde se encontram as árvores há bromélias. O cuidado do paisagismo com os detalhes é impressionante!

14 – Há também bromélias nos troncos de algumas árvores.

15 – Todo o projeto de paisagismo da Península foi executado pelo arquiteto paisagista Fernando Chacel.

16 – Há flores em profusão na Península.

17 – Os gramados são todos extremamente bem aparados. Parecem com o green de um clube de golfe, não?

18 – Mais um caminhozinho gostoso.

19 -

20 -

21 -

22 -

23 -

24 -

25 -

26 -

27 -

28 -

29 -

30 -

31 – Vocês já haviam visto a flor que se encontra atrás do banco?

32 – Acho que o canteiro da foto é formado por pés de abacaxi.

33 -

34 -

35 – Há um montão de pequenos lagos na Península.

36 – E muitas quadras de esporte também.

37 -

38 -

39 -

40 -

41 -

42 – Ao fundo da foto aparecem alguns dos edifícios de melhor padrão da Península. O que eu percebo (mas posso estar equivocado) é que na entrada do “bairro” ficam os prédios mais simples (mas nem por isso populares). À medida que se caminha para o fundo, o padrão dos prédios aumenta.

43 -

44 -

45 -

46 -

47 -

48 -

49 -

50 -

51 -

52 -

53 – Mais uma quadra de esportes.

54 -

55 – Acho que o laguinho da foto abaixo é o menor da Península.

56 -

57 -

III – EDIFÍCIOS​

58 – Na foto abaixo vêem-se alguns dos prédios mais simples da Península, situados praticamente ao lado da primeira portaria.

59 -

60 -

61 -

62 -

63 -

64 -

65 -

66 -

67 -

68 – Os prédios que são vistos na foto abaixo compõem um dos maiores condomínios da Península: o condomínio SAINT MARTIN. Observem que os prédios são cercados por altos muros. A torrinha com telhado vermelho é construção integrante do clube exclusivo dos moradores do condomínio.

69 -

70 -

71 -

72 -

CONTINUA NAS PÁGINAS nr 04 e 07

·
Registered
7,142 Posts
Como sempre fotos óptimas, Osmar.

Depois comento o thread. Estou no Alentejo e a net aqui na casa dos meus pais é muito lenta (é alentejana:lol::lol::lol:) (os alentejanos são os baianos portugueses:lol: Eu posso fazer a piada pois sou um deles:lol:)

·
Registered
12,235 Posts
Vou esperar pra comentar quando ver as fotos do resto do bairro, mas espero que o Osmar também tneha tirado fotos ali da parte de fora, a futura area comercial/empresarial da peninsula.

·
Moderator
33,710 Posts
Um lugar requintado e sóbrio, a amplidão e beleza dos jardins realmente impressiona e os prédios são elegantes e discretos, tudo de muito bom gosto. Parabéns, Osmar, essa primeira parte ficou linda. :)

·
Registered
#ELESNÃO
23,371 Posts
Que lugar aprazível, elegante... osmar que bom que voltou com seus threads magníficos, sem querer me desfazer da belíssima e poética Zona Sul carioca mas (sendo repetitivo até) se fosse para morar no Rio sem dúvida esse seria o lugar, Leblón leme e Flamengo que eu tbm adoro que me perdoem :) .
Eu começo a me fascinar por esse conceito de moradia, viver em um condomínio desse gênero pode até ser alienador como debatem alguns Arquitetos, mas francamente a comodidade, tranquilidade e qualidade de vida que porporciona não tem preço.

·
Registered
30,249 Posts
Discussion Starter · #7 ·
Como sempre fotos óptimas, Osmar.

Depois comento o thread. Estou no Alentejo e a net aqui na casa dos meus pais é muito lenta (é alentejana:lol::lol::lol:) (os alentejanos são os baianos portugueses:lol: Eu posso fazer a piada pois sou um deles:lol:)
Augusto Pedro,

Obrigado pela visita! E vou ficar aguardando seu comentário Augusto!

Vou esperar pra comentar quando ver as fotos do resto do bairro, mas espero que o Osmar também tneha tirado fotos ali da parte de fora, a futura area comercial/empresarial da peninsula.
Vou ver o que eu posso fazer por você! :lol:

·
Registered
30,249 Posts
Discussion Starter · #8 ·
Um lugar requintado e sóbrio, a amplidão e beleza dos jardins realmente impressiona e os prédios são elegantes e discretos, tudo de muito bom gosto. Parabéns, Osmar, essa primeira parte ficou linda. :)
A segunda, e quem sabe terceira parte, também vão ficar lindas! Continue acompanhando meu thread. Você vai se surpreender!

uau, quanto capricho :uh:
:eek:kay:

·
Banned
562 Posts
Show de bairro, bastante arborizado e os prédios em sua maioria tem uma arquitetura bastante leve.

·
Registered
30,249 Posts
Discussion Starter · #10 ·
Que lugar aprazível, elegante... osmar que bom que voltou com seus threads magníficos, sem querer me desfazer da belíssima e poética Zona Sul carioca mas (sendo repetitivo até) se fosse para morar no Rio sem dúvida esse seria o lugar, Leblón leme e Flamengo que eu tbm adoro que me perdoem :) .
Eu começo a me fascinar por esse conceito de moradia, viver em um condomínio desse gênero pode até ser alienador como debatem alguns Arquitetos, mas francamente a comodidade, tranquilidade e qualidade de vida que porporciona não tem preço.
Antes de mais nada, obrigado pelo comentário Romão. Vamos ver se engreno no trabalho de feitura de threads sobre o Rio. Porque até ontem, a preguiça vencia minha vontade de apresentar aspectos do Rio de Janeiro para os foristas amigos.

Com relação ao seu desejo de morar na Península, tenho que concordar com você que a tranquilidade é enorme. Contudo, não é nem um pouco cômodo. Você já pensou em ser obrigado a pegar um carro a fim de comprar um pãozinho ou um simples band-aid, por absoluta falta de comércio no bairro?

·
Registered
226 Posts
As fotos estão ótimas, mas quanto ao "bairro" não tenho palavras pra descrever tamanha cafonice....não faltaram nem os leões na entrada...e tem gente que acha que isso é que urbanismo de verdade. Têm razão alguns cariocas da zona sul quando nutrem um certo desprezo pela Barra. Quanto aos edifícios a maioria pertencem ao típico padrão Barra da Tijuca/Recreio, com seis, oito apartamentos por andar e excesso de varandas (que hoje em dia só têm servido pra aumentar a área dos apartamentos sem ter que comprometer o o coeficiente de ocupação permitido. Enfim, há quem goste de morar em lugares assim, mas ainda bem que você ressaltou a ausência de comércio, que é um típico problema de áreas residenciais planejadas, não entendo como alguém consegue achar normal ter que pegar o carro e dirigir alguns quilômetros até a padaria mais próxima.

·
Registered
1,249 Posts
woow osmar, os jardins sao incrivelmente lindos, fiquei chocado, acho qe sobram as "obras de arte" sao de um gosto bem duvidoso, mais o cuidado com o paisagismo e realmente otimo... os predios.. bom podiam ser melhores, os de "mais alto padrao" como vc falou sao bonitos, mais tem varios feinhos, fico esperando o restante das fotos tambem, adoro seus trabalhos.
so qeria fazer duas perguntinhas...
1. mesmo sendo um megacondominio fechado, e possivel entrar para conhecer os jardins e tudo mais sem morar ou conhecer alguem de la?
2. a fiaçao no condominio e aterrada ne? nao deu pra perceber muito bem nessas primeiras imagens

·
Registered
226 Posts
Esse "bairro" pra mim é apenas um reflexo da especulação imobiliária avassaladora que tem tomado conta do Rio, fazendo com que as pessoas tenham que morar cada vez mais longe pra conseguir comprar um imóvel decente, pena que a opção acaba sendo por esses condomínios insossos da Barra, que vendem qualidade de vida, mas só fazem com que mais pessoas tenham que utilizar carro pra tudo e se baseiam na ilusão de que viver bem é viver cercado de grama. E vale lembrar da proximidade geográfica da Península com a Favela de Rio das Pedras. Digo isso por que um tempo atrás quando analisaram o crescimento dessa favela e constataram que ela havia se expandido consideravelmente desde a década de 70 (isso numa reportagem da Folha em 2005 se não me engano), a reportagem mostrava autoridades preocupadas com impacto ambiental desse crescimento desordenado. Mas quanto a Península e outros eixos de expansão imobiliário zona oeste afora é raro alguém se preocupar com impactos ambientais. Se vocês repararem as obras de novos condomínios avançam tanto ao redor da Lagoa de Jacarepaguá, quanto ao redor da Lagoa da Tijuca. Só lamento pela forma como esses novos condomíos reafirmam a ideia de que viver bem é viver isolado do resto da cidade.

·
Moderator
31,202 Posts
Nao entendi direito o conceito desse local.

Esse bairro é um condomínio fechado e por isso a existencia dessas duas portarias?
Ou é só pra checar e tal mas qualquer pessoa pode entrar?

E se é condomínio fechado ... entao tem ainda aqueles prédios que ficam em um condomínio fechado que fica dentro de outro condomínio fechado maior (que é o bairro)?

·
Registered
30,249 Posts
Discussion Starter · #15 ·
1) As fotos estão ótimas, 2) mas quanto ao "bairro" não tenho palavras pra descrever tamanha cafonice....não faltaram nem os leões na entrada...e tem gente que acha que isso é que urbanismo de verdade. Têm razão alguns cariocas da zona sul quando nutrem um certo desprezo pela Barra. Quanto aos edifícios a maioria pertencem ao típico padrão Barra da Tijuca/Recreio, com seis, oito apartamentos por andar e excesso de varandas (que hoje em dia só têm servido pra aumentar a área dos apartamentos sem ter que comprometer o o coeficiente de ocupação permitido. 3) Enfim, há quem goste de morar em lugares assim, mas ainda bem que você ressaltou a ausência de comércio, que é um típico problema de áreas residenciais planejadas, não entendo como alguém consegue achar normal ter que pegar o carro e dirigir alguns quilômetros até a padaria mais próxima.
1) Brigadão!

2) Adorei seu divertido comentário! Ri um bocado com ele.

3) Você, como eu, tem enorme identificação com a Zona Sul carioca e seu jeito de viver e, com certeza, jamais iria se adaptar a viver na Barra.

·
Registered
30,249 Posts
Discussion Starter · #16 · (Edited)
woow osmar, os jardins sao incrivelmente lindos, fiquei chocado, acho qe sobram as "obras de arte" sao de um gosto bem duvidoso, mais o cuidado com o paisagismo e realmente otimo... os predios.. bom podiam ser melhores, 1) os de "mais alto padrao" como vc falou sao bonitos, mais tem varios feinhos, fico esperando o restante das fotos tambem, adoro seus trabalhos.
so qeria fazer duas perguntinhas...
2) 1. mesmo sendo um megacondominio fechado, e possivel entrar para conhecer os jardins e tudo mais sem morar ou conhecer alguem de la?
3) 2. a fiaçao no condominio e aterrada ne? nao deu pra perceber muito bem nessas primeiras imagens
1) Os prédios de mais alto padrão vão aparecer somente na segunda parte do thread! Aguarde!

2) Sim, as ruas são públicas. Se você for à Península de carro, ao chegar na Portaria vão querer saber para onde você pretende ir. Diga que vá para o SAINT BARTH e as cancelas lhe serão abertas. Se for a pé vindo do BarraShopping, simplesmente entre, pois ninguém lhe fará qualquer pergunta.

3) Sim, tudo aterrado.

·
Registered
30,249 Posts
Discussion Starter · #17 ·
Esse "bairro" pra mim é apenas um reflexo da especulação imobiliária avassaladora que tem tomado conta do Rio, fazendo com que as pessoas tenham que morar cada vez mais longe pra conseguir comprar um imóvel decente, pena que a opção acaba sendo por esses condomínios insossos da Barra, que vendem qualidade de vida, mas só fazem com que mais pessoas tenham que utilizar carro pra tudo e se baseiam na ilusão de que viver bem é viver cercado de grama. E vale lembrar da proximidade geográfica da Península com a Favela de Rio das Pedras. Digo isso por que um tempo atrás quando analisaram o crescimento dessa favela e constataram que ela havia se expandido consideravelmente desde a década de 70 (isso numa reportagem da Folha em 2005 se não me engano), a reportagem mostrava autoridades preocupadas com impacto ambiental desse crescimento desordenado. Mas quanto a Península e outros eixos de expansão imobiliário zona oeste afora é raro alguém se preocupar com impactos ambientais. Se vocês repararem as obras de novos condomínios avançam tanto ao redor da Lagoa de Jacarepaguá, quanto ao redor da Lagoa da Tijuca. Só lamento pela forma como esses novos condomíos reafirmam a ideia de que viver bem é viver isolado do resto da cidade.

Perfeito o seu comentário!

E, se você quer saber, o que há de gente querendo morar na Península, Cidade Jardim e outros mega condomínios fechados não está no gibi... Acham que vão ter qualidade de vida morando longe de tudo, afastados de tudo. :eek:hno:

·
Noblesse oblige.
1,398 Posts
Babante :O

E em uma foto com a legenda "E um caminho gostoso" eu juro que li "e um caminhoneiro gostoso" -q

·
Registered
30,249 Posts
Discussion Starter · #19 ·
Nao entendi direito o conceito desse local.

Esse bairro é um condomínio fechado e por isso a existencia dessas duas portarias?
1) Ou é só pra checar e tal mas qualquer pessoa pode entrar?

2) E se é condomínio fechado ... entao tem ainda aqueles prédios que ficam em um condomínio fechado que fica dentro de outro condomínio fechado maior (que é o bairro)?
1) Acho que qualquer um pode entrar. Mas talvez haja restrições à entrada de vans ou kombis, porque na guarita a segurança pergunta para onde o visitante irá se dirigir. Se for a pé, ninguém pergunta nada.

2) TODO prédio da Península fica dentro de algum condomínio murado.

1 - 20 of 217 Posts