Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 191 Posts

·
Home, sweet home
10,753 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
Da curta viagem que acabo de fazer pela Beira Alta descobri lugares mágicos e inesquecíveis. Uma combinação perfeita entre a natureza e os velhos edifícios graníticos, que parecem emergir do solo.

Quinta parte da viagem - Penalva do Castelo.

Penalva do Castelo é uma vila portuguesa no Distrito de Viseu, região Centro e subregião do Dão-Lafões, com cerca de 2 000 habitantes.

É sede de um município com 135,93 km² de área e 9 019 habitantes (2001), subdividido em 13 freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Sátão, a nordeste por Aguiar da Beira, a leste por Fornos de Algodres, a sul por Mangualde e a oeste por Viseu.

A vila de Penalva do Castelo comemorou, no passado dia 7 de Agosto, 50 anos do seu nome. Até á data de 1957, apenas o concelho ostentava o nome de Penalva do Castelo sendo atribuído à vila, o nome de Castendo.

Foi nessa data que, em reunião extraordinária, e segundo a acta nº13 de 7 de Agosto de 1957, se adoptou oficialmente o nome de Penalva do Castelo para a vila. Do programa das comemorações, destaque para o descerramento de uma placa alusiva ao nome Castendo.

O Nome teve origem na existência de antiquissima fortaleza (na margem esquerda do Rio Dão) de que não restam vestígios.

O primitivo núcleo da vila, entre os rios Dão e Côja, terá tido assento noutro lugar, nas margens do rio Om (actual Dão).Durante a Reconquista Cristã, as Terras de Penalva eram um ponto estratégico muito importante, e foram escolhidas para a construção do primeiro mosteiro da Ordem do Santo Sepulcro em Portugal.

Por isso, ficou conhecida durante algum tempo por Vila Nova de Santo Sepulcro. As "Terras de Penalva" foram habitadas desde há muito tempo, existindo muitos vestigios pré-históricos, como a Anta do Penedo de Com.

Ortofoto da vila de Penalva do Castelo

Vindos da Guarda e tendo a viagem para o Distrito vizinho demorado menos do que o previsto, decidimos escolher uma localidade das imediações de Viseu para passar algum tempo e beber um café.
Penalva do Castelo apareceu no mapa. O nome era sugestivo. Lá fomos à descoberta de uma localidade que raramente ouvíramos falar.

Nesta pequena vila, foram poucas as fotos tiradas. É um lugar pequeno e sem grande interesse patrimonial. Castelo não havia, só mesmo no nome da localidade!

E começamos a visita pela Praça Magalhães Coutinho, onde se destaca a Igreja Matriz e o coreto.

01.

02.

03.

Na Rua 1º de Dezembro situam-se alguns edifícios com valor histórico/ arquitectónico.

04.

05.

06.

E seguimos viagem pela Praçeta da Misericórdia e posteriormente pela Praça do Município.

07.

08.

09.

10.

Dirigimo-nos depois para a nova centralidade de vila, onde estão localizados os novos equipamentos.
Ao fundo desta artéria, denominada por Avenida Castendo, localiza-se a Câmara Municipal de Penalva do Castelo.

11.

12.

13.

14.

15.

Estranhas as opções utilizadas para as novas urbanizações da vila, nomeadamente os pavimentos e os candeeiros... :nuts:

16.

Meia hora depois da chegada, deixámos para trás Penalva do Castelo, rumo à Capital de Distrito.

Até Breve! :)

·
Home, sweet home
10,753 Posts
Discussion Starter · #3 ·

·
Whatever
45,866 Posts
E tinhas de pagar para entrar!;)^^

Pequena mas arranjadinha.:yes: Só não gostei foi do aborto no fim da avenida... suponho que seja a câmara municipal.

·
Home, sweet home
10,753 Posts
Discussion Starter · #5 ·
E tinhas de pagar para entrar!;)^^

Pequena mas arranjadinha.:yes: Só não gostei foi do aborto no fim da avenida... suponho que seja a câmara municipal.
Sim, é a Camara Municipal. Foleiro o edifício.
Também não achei piada nenhuma aos candeeiros nas avenidas novas.

·
Registered
20,282 Posts
Miguel_Arq:

Passei por ela de carro mas tive preguiça para ir lá tirar fotos!
Acabaste de ficar em dívida para contigo mesmo... porque merece bem uma visita...:)

·
Home, sweet home
10,753 Posts
Discussion Starter · #7 ·
Miguel_Arq:

Acabaste de ficar em dívida para contigo mesmo... porque merece bem uma visita...:)
Pois, de facto...
Mas eu pensei que seria propriedade privada. Eu vi o edifício da Estrada Nacional.

·
Moderator
184,800 Posts
Este?

A biblioteca pareceu-me pior... este ainda tem alguns traços antigos. Mas posso-me estar a enganar já que só vejo deste ângulo.

De qualquer forma uma vila torna-se única quando constrói de forma única :lol:

·
turquia | türkiye
1,645 Posts
hey mig!
a 01 e a 02 não abrem no meu pc :dunno:

não havia quase ninguém nas ruas, estava tudo a dormir ;)
gostei de ver tudo muito bem arranjadinho, limpinho e com flores em vez de beatas de cigarros! ;)

um candeeiro no meio de uma rotunda? :lol:

o 15 não consigo perceber, é um hospital?
o 14 é assustador :D

obrigada mais uma vez pelas tuas fotos! (descobrir portugal profundo)

·
Home, sweet home
10,753 Posts
Discussion Starter · #19 ·
Este?

A biblioteca pareceu-me pior... este ainda tem alguns traços antigos. Mas posso-me estar a enganar já que só vejo deste ângulo.

De qualquer forma uma vila torna-se única quando constrói de forma única :lol:
Isto é a Câmara Municipal.

A biblioteca pareceu-te pior?! :nuts:
É o único edifício moderno que se aproveita em Penalva...
Estás com os gostos um bocado estragados! :lol:

1 - 20 of 191 Posts