SkyscraperCity Forum banner

Penedo-AL: Uma jóia da arquitetura barroca do Brasil.

146832 Views 35 Replies 20 Participants Last post by  Hall_CG
13
Penedo é a cidade mais antiga às margens do Rio São Francisco, e é também uma das mais belas cidades históricas do Brasil. Está situada a 157 km de Maceió, e possui hoje uma população de aproximadamente 60.000 habitantes. É chamada de "Ouro Preto do Nordeste" graças a seu riquíssimo acervo arquitetônico presente em sobrados e igrejas seculares.

HISTÓRIA: O primeiro povoamento da região onde hoje se encontra a cidade de Penedo iniciou em 1545, quando o primeiro donatário da capitania de Pernambuco, Duarte Coelho, o qual tinha a incumbência de explorar a região até o Rio São Francisco, criou o primeiro vilarejo ribeirinho.

A localização do vilarejo ao lado do Rio São Francisco teve importância fundamental na formação física, econômica e cultural de toda a faixa sanfranciscana. Ele foi o caminho que legou o progresso, a cidadania, a cultura e a arte àquela pequena cidade.

No século XVII, o progresso da zona sanfranciscana era patente, levando o quarto donatário de Pernambuco, em sua viagem à Alagoas, elevar o povoado “PENEDO”, à condição de Vila, com o nome de VILA DO PENEDO DO RIO SÃO FRANCISCO, outorgando-lhe o título de “MUI NOBRE LEAL E VALOROSA”. Esse fato histórico aconteceu em 12 de abril de 1636.

INVASÃO HOLANDESA – Em 1637, a Vila do Penedo do Rio São Francisco foi invadida pelos holandeses, liderados por Maurício de Nassau; era o projeto para a ocupação definitiva de todo o norte e nordeste brasileiro pelos holandeses. A ocupação holandesa durou 8 anos, quando então em 1645, os penedenses, auxiliados pelas forças baianas, expulsaram os holandeses de Penedo.

FOTOS:

1 - Foto panorâmica da cidade.
Percebe-se do alto, o grande número de construções no estilo colonial.

2 - Convento Nossa Senhora dos Anjos:
O primeiro convento foi fundado em 1661, a pedido dos habitantes. O novo convento começou a ser construído em 1682, ficando prontas a capela-mor e a igreja da ordem terceira em 1689. Em 1694 estavam prontos os dormitórios dos religiosos. No século XVIII, o Convento teve sua arquitetura bastante enriquecida. Os adornos em pedra tem motivos fitomórficos, conchóides e de figuras humanas atarracadas e infantis que criam uma fantasia barroca muito criativa. O exterior do convento é sóbrio seguindo a linha das demais casas franciscanas do Brasil. O interior tem talha do século XVIII, em estilo rococó, onde se conserva a tradição da talha barroca do norte de Portugal. O interior da igreja tem influência das igrejas baianas.

3 - Igreja Nossa Senhora das Correntes:
É sem duvida um dos mais belos monumentos de Alagoas. O inicio de sua construção data do começo de século XVIII.
Possivelmente o nome de Senhora da Corrente esteja ligado à invocação a mãe de Deus para proteger os pescadores da fúria da correnteza do rio.

Detalhes da igreja: Com um exterior típico das igrejas de mesmo período, chama a atenção pela uniformidade de decoração do seu interior. Destacam-se os retábulos em estilo neoclássico, de influência baiana e decorados à imitação de mármore; a pintura do forro da capela-mor em tons vermelhos e azuis escuros; os púlpitos finamente entalhados; e a azulejaria de fabricação lisboeta de mesmo artista que fez os azulejos do antigo convento dos Loios, de Refogos do Lima, sendo dez painéis, oito no corpo da igreja e dois na capela-mor.

4 - Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário:
Sua construção, teve inicio no final do século XVIII sendo concluída 100 anos depois.

5 - Igreja de São Gonçalo Garcia dos Homens Pardos:
A capela primitiva foi construída pelos ermitões e, a atual começou a ser construída em 1758 quando a irmandade foi organizada. Como consta no pódio, a pedra fundamental foi lançada em dezembro de 1759. A fachada e o interior têm excelente trabalho de cantaria. As torres foram alteradas e comprometeram o equilíbrio original do monumento, os retábulos neoclássicos têm talha semelhante aos de Salvador, o lavabo da sacristia, de pedra calcárea, tem desenho rococó e carrancas são usadas nos pedestais das ombreiras da porta principal como nos retábulos protobarrocos espanhóis. O frontispício é trabalhado em pedra com motivos barrocos, os cortes de pequena profundidade lembram a ourivesaria. O altar-mor é em estilo barroco, lateralmente ao arco-cruzeiro, os dois altares de canto são em estilo neoclássico e os quatro altares colaterais são semelhantes à talha neoclássica de Salvador.

6 - Praça Barão de Penedo:
Este espaço reveste-se de singular importância para a cidade. Nele além da Igreja Matriz e Aposentadoria Nova, atual sede da Prefeitura Municipal, estão situados os dois prédios mais antigos edificados no Estado das Alagoas: a Cadeia e a Casa da Câmara. Estas duas edificações que remontam ao século XVII sofreram várias interferências em sua estrutura ao longo dos anos.

7 - Paço Imperial:
Sobrado que hospedou o Imperador D. Pedro II em sua visita ao Penedo em 1859. Araújo. Foi adquirido pelo Estado de Alagoas que o restaurou e conferiu o titulo de Paço Imperial na solenidade comemorativa do centenário da visita do Imperador – 1959. Atualmente Museu da Fundação Educacional do Baixo São Francisco.

8 - Teatro Sete de Setembro:
Inaugurado em 1884. Propriedade da Imperial Sociedade Filarmônica Sete de Setembro, cujo título de Imperial foi concedido pelo Imperador D. Pedro II. Foi o primeiro teatro construído em Alagoas.

MAIS FOTOS DE PENEDO NA PÁGINA 2 DESTE MESMO THREAD!!!
See less See more
1 - 20 of 36 Posts
Vale amigo.Sou louco para conhecer essa cidade.Conheço Maceió e boa parte do Sertão e também parte do litoral norte .

Realmente naquela época não existia Maceió ,muito menos alagoas, as cidades mais antigas foram Porto Calvo, Penedo e Marechal Deodoro_O nome da comarca como "alagoas" só foi criada em 1706.

...
Fiz a travessia de balsa entre Sergipe e Penedo, a cidade é bonita, tem um patrimônio muito rico, só achei as ruas um pouco esburacadas na época(Fevereiro de 2006).
Parabéns, o thread retrata com fidelidade toda a grandeza do lugar.
Preciso conhecer essa cidade, muito linda mesmo. Eu sabia que tinha um belo acervo colonial, mas nunca tinha visto tantas fotos. Valeu a pena ver esse thread. Parabéns, vizinho!!!
Penedo é lindíssima!!!
Não deve nada, em termos de beleza arquitetônica e patrimônio preservado, a nenhuma outra cidade brasileira. Até porque as outras não possuem a beleza do Rio São Francisco às suas margens... :)
Fiquei surpreso, não imagina que Penedo possuia um acervo histórico tão grande.
Valeu pelo thread.
Tive o prazer de conhecer essa cidade, linda, vários prédios históricos lindos, uma igreja mais bonita que a outra e ainda está localizada ás margens do São Francisco.
Muito bonita mesmo. Mas eu acho que Olinda é forte concorrente a Ouro Preto do nordeste, hein! Tudo bem ambas são lindas! Valeu pelas fotos e parabéns pelo thread!
^^
Só diz isso quem não conhece a face moderna de Olinda, cheia de arranha-céus perto da praia, e, conseqüentemente, bem diferente de Penedo ou de Ouro Preto...
Maravilha!!! Lembra OP, mas algumas construções têm um toque diferente, típicos do NE. (Tipo o 2 - Convento).
Penedo é uma cidade belíssima!!!
Me arrependo de não ter passado por aí qdo fui conhecer Maceió... passei direto pela Br 101...
Mas logo logo estarei conhecendo a cidade!!! Pretendo voltar logo ao NE!!!
^^digo o mesmo, pois quando passei por aí, indo para maceió, entrei apenas em Propriá , cidade onde nasceu minha bisavó! e, embora soubesse que ela também já andou, ou mesmo morou , em Penedo, perdi a oportunidade de também ir conhecer esta outra jóia arquitetônica ! Mas, um dia eu volto ! Obrigado por mostrar!
O vale do São Francisco contém jóias desconhecidas.Além de Penedo,São Félix,na Bahia,também é uma linda cidade colonial.
^^
Só diz isso quem não conhece a face moderna de Olinda, cheia de arranha-céus perto da praia, e, conseqüentemente, bem diferente de Penedo ou de Ouro Preto...
Com certeza , Olinda é uma cidade de 367.902 habitantes e Penedo,apenas 60 mil , sendo na zona urbana 45 mil.

Agora, ninguém quase conhece a Orla moderna de Olinda, simplesmente porque é distante do sítio histórico e completamente encoberta pelas Colinas e Morros.Daí quem visita o sítio histórico não vê a orla.

Agora a comparação com Ouro Preto é equivocada.Cada uma representa uma fase da vida brasileira.Penedo , que é da fase canavieira de 1545 e Ouro Preto 1698.E Olinda , apesar de ter feito parte da mesma capitania de Penedo, é mais antiga (1535) e tem patrimônio distinto .Portanto nada de comparações sem fundamento.

Tem ainda Marechal Deodoro nas bandas daí , e nas daqui tem Igarassu que também tem vasto acervo ,como esta igreja considerada a mais velha do Brasil ,de 1535:

http://www.colonialvoyage.com/viaggi/braziligarassu.html

...
See less See more
Impressionante!

Gosto muito dessas igrejas!
^^
Com certeza , Olinda é uma cidade de 367.902 habitantes e Penedo,apenas 60 mil , sendo na zona urbana 45 mil.

Agora, ninguém quase conhece a Orla moderna de Olinda, simplesmente porque é distante do sítio histórico e completamente encoberta pelas Colinas e Morros.Daí quem visita o sítio histórico não vê a orla.

Agora a comparação com Ouro Preto é equivocada.Cada uma representa uma fase da vida brasileira.Penedo , que é da fase canavieira de 1545 e Ouro Preto 1698.E Olinda , apesar de ter feito parte da mesma capitania de Penedo, é mais antiga (1535) e tem patrimônio distinto .Portanto nada de comparações sem fundamento.

Tem ainda Marechal Deodoro nas bandas daí , e nas daqui tem Igarassu que também tem vasto acervo ,como esta igreja considerada a mais velha do Brasil ,de 1535:

http://www.colonialvoyage.com/viaggi/braziligarassu.html

...
Com certeza, foi só uma nota. Obviamente as diferenças são nítidas. :)
Embora cidades como Olinda, e até mesmo o centro histórico de Salvador e São Luís tenham um número maior de construções no estilo colonial, é a cidade de Penedo que é conhecida como "Ouro Preto do Nordeste".

Não sei explicar o motivo desse título, mas um fato é que se você fizer uma busca no GOOGLE com a palavra entre aspas: "Ouro Preto do Nordeste", as únicas referências que aparecerão em vários sites diferentes tratarão da cidade de Penedo-AL.
Embora cidades como Olinda, e até mesmo o centro histórico de Salvador e São Luís tenham um número maior de construções no estilo colonial, é a cidade de Penedo que é conhecida como "Ouro Preto do Nordeste".

Não sei explicar o motivo desse título, mas um fato é que se você fizer uma busca no GOOGLE com a palavra entre aspas: "Ouro Preto do Nordeste", as únicas referências que aparecerão em vários sites diferentes tratarão da cidade de Penedo-AL.
Ok . Acho que sei porque. Talvez o tamanho das cidades seja parecido.Mas é como eu disse OP surgiu mais de um século depois.

nessas cidades ,Salvador,Olinda e São Luis apenas o sítio histórico é que é patrimônio.

Estou louco para conhecer essa cidade e acho ela pouco divulgada, principalmente nos estados vizinhos que poderiam contribuir em muito para o turismo da mesma.Com a duplicação da BR-101 acho que isso pode mudar .Vamos torcer .

Conheci Marechal Deodoro e adorei .

Olha o que achei , Franz post , da mesma forma que retratou Olinda e Recife, fez o mesmo com Penedo :

Gravura de Frans Post de 1637, mostrando a vista de Penedo do
Forte Maurício

http://www.canalpenedo.com.br/historia.php
..
See less See more
Caramba, que interessante!!!
Valeu pela postagem, jamy!!! :)
1 - 20 of 36 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.