SkyscraperCity banner

6101 - 6120 of 6158 Posts

·
Na Bozolândia...
Joined
·
45,979 Posts
Internacional

O destaque de hoje é o show que Azealia Banks faz no Bailito, dentro das comemorações dos 15 anos do Coquetel Molotov. A diva do pop americano, dona de hits como “212” e “Anna Wintour”, será tratada a pão-de-ló no Recife. Vai ganhar um camarim mais do que especial com itens do novo cardápio do Barchef, além dos famosos drinks da casa.

http://robertajungmann.com.br/wp-content/uploads/2018/11/Coluna-Persona-15-11-2018.pdf
 

·
Na Bozolândia...
Joined
·
45,979 Posts

·
Na Bozolândia...
Joined
·
45,979 Posts

·
Na Bozolândia...
Joined
·
45,979 Posts
Festa do Morro espera 1,5 milhão de fiéis
Uma das mais importantes festas religiosas do estado espera público do tamanho do Galo da Madrugada


Publicado em: 15/11/2018 16:50 Atualizado em: 15/11/2018 16:56


Para a procissão, são esperados mais de 200 mil romeiros. Foto: Gabriel Melo/Esp.DP.

Há mais de 60 anos o Dia de Nossa Senhora da Conceição inicia às 4h da madrugada com a voz de Dona Cevi entoando o canto da Barra da Manhã. Na 114º Festa do Morro da Conceição, que acontece de 29 de novembro a 8 de dezembro, não será diferente. A aposentada de 80 anos expressa o sentimento dos devotos que se preparam para a maior celebração religiosa do estado. Nesse ano são esperadas mais de 1,5 milhão de pessoas que devem ir até a Zona Norte do Recife rezar, agradecer e pagar promessas feitas a Santa, um público estimado em tamanho com o Galo da Madrugada. Somos Igreja do Amor que Nasceu em Ti foi o tema escolhido para esse ano. De acordo com o padre José Ulisses da Silva, da Congregação do Santíssimo Redentor, o mote é alusivo ao Ano do Laicado, que lembra da relevância dos leigos para a Igreja Católica. “Quando falamos de laicato, nos referimos a todos os batizados com o desejo de que esse povo sinta-se mais envolvido, comprometido com a Igreja. Porque não são padres e bispos, mas cada um que é batizado que pode ser Igreja. Contamos com todo o público nessa festa”, disse o reitor do Santuário do Morro da Conceição.

Entre as novidades desse ano está a mudança no local de partida da procissão da Bandeira, que abre oficialmente a Festa do Morro. A caminhada começa às 18h no dia 29 de novembro. Nesta edição, a saída será no Parque da Macaxeira, Zona Norte da cidade. Tradicionalmente a partida ocorria no Sítio da Trindade, no bairro de Casa Amarela. A mudança foi estratégica para facilitar o fluxo de veículos no horário de pico, uma vez que a grande quantidade de pessoas complicava o trânsito na região, sobretudo nas vias que estavam no percurso anterior: Estrada do Arraial e as ruas Padre Lemos e Pedro Alain. O cortejo sairá do Parque da Macaxeira pela Avenida Norte, passará pelo Largo Dom Luiz e subirá o Morro pela Rua Itacoatiara até chegar na Praça da Conceição. A bandeira com a imagem de Nossa Senhora será erguida ao som da Banda da Polícia Militar de Pernambuco. A abertura do novenário acontecerá dentro do Santuário e será presidido pelo padre Antônio Diego, pároco da Igreja Santa Maria, Mãe de Deus, do bairro da Macaxeira. Após a abertura, haverá apresentação do Coral Movimento Pró-criança, dentro da igreja, às 21h.

http://www.diariodepernambuco.com.br/app/outros/ultimas-noticias/46,37,46,11/2018/11/15/interna_vidaurbana,768396/festa-do-morro-espera-publico-de-1-5-milhao.shtml
 

·
Na Bozolândia...
Joined
·
45,979 Posts
Uma exposição destaca os Santos Negros
Posted By João Alberto on 16/11/2018, 21:00

O diretor Rinaldo Pereira coordena a exposição Santos Negros, que será aberta terça-feira no Museu de Arte Sacra de Pernambuco, em Olinda.

http://www.joaoalberto.com/2018/11/16/361795/
 

·
Na Bozolândia...
Joined
·
45,979 Posts
Marcio Atalla vem falar sobre vida saudável no RioMar
Entre os temas, Atalla compartilha segredinhos de emagrecimento para o público



Marcio Atalla é bastante reconhecido pelo programa “Medida Certa”, do Fantástico
Foto: Divulgação


O professor de educação física e especialista em treinamento de alto rendimento Marcio Atalla estará no Recife. Ele vem falar sobre saúde e atividades físicas durante o RioMar De Bem com a Vida, projeto autoral do mall. Será na próxima quarta-feira (21), às 20h, no Teatro RioMar. Os ingressos já estão à venda.

http://robertajungmann.com.br/2018/11/17/marcio-atalla-vem-falar-sobre-vida-saudavel-no-riomar/
 

·
Na Bozolândia...
Joined
·
45,979 Posts
Linn da Quebrada no abre de festival de filmes LGBTQ+ no Recife
A programação de filmes é extensa e traz ainda oficinas e debates



Linn já passou por diversas capitais com o filme, chegando a ser aplaudia de pé por toda a plateia - Foto: Divulgação

O Recifest – Festival de Cinema de Diversidade Sexual e de Gênero, começa nesta terça-feira (20), no Cinema São Luiz. O festival é um dos maiores e mais importantes festivais de cinema com a temática LGBTQ+ do País. Os diretores do longa de abertura, Bixa Travesty, Kiko Goifman e Claudia Priscila, chegam na segunda (19) ao Recife com a protagonista, a artista trans Linn da Quebrada. O filme será exibido a partir das 19h30, na terça (21), dentro da programação de abertura.

Além das mostras de curtas e longas-metragens nacionais, o evento traz duas mostras internacionais e promove rodas de diálogos, oficinas e agrega ações de outras linguagens, para fomentar debates acerca da temática de gênero e sexualidade. A programação completa pode ser conferida no: http://recifest.com.

http://robertajungmann.com.br/2018/11/17/linn-da-quebrada-no-abre-de-festival-de-filmes-lgbtq-no-recife/
 

·
Na Bozolândia...
Joined
·
45,979 Posts
Festival Recife do Teatro Nacional começa neste domingo
Publicado em 18.11.2018 , às 15:20
Por TV Jornal


Foto: Guga Melgar/Camaleão Produções

Começa neste domingo (18), a 20º edição do Festival Recife do Teatro Nacional. Ao todo, estão programados 12 espetáculos, que ocorrem entre os dias 18 e 25 de novembro. As peças, locais e nacionais, serão encenadas nos teatros Santa Isabel, Hermilo Borba Filho, Luiz Mendonça e Barreto Júnior. Os ingressos custam a partir de R$ 10 a inteira, e serão vendidos nas bilheterias de cada teatro.

A programação encerra o ciclo de festivais promovidos anualmente no Estado. O Festival de Teatro terá sua abertura marcada para a noite deste domingo, no Teatro Santa Isabel, com a peça 'Preto', da Companhia Brasileira de Teatro. O espetáculo traz ao palco questões que incluem o racismo e a realidade do povo negro no Brasil. De Pernambuco, integram a programação os espetáculos: Ligações Perigosas, do Teatro de Fronteira; 'Próxima', solo da atriz Cira Ramos; 'Em Nome do Desejo', da Galharufas Produções; 'Espera o Outono, Alice', do Amaré Grupo de Teatro; e 'Pro(Fé)Ta – O Bispo do Povo', do Coletivo Grão Comum.

https://tvjornal.ne10.uol.com.br/noticia/ultimas/2018/11/18/festival-recife-do-teatro-nacional-comeca-neste-domingo-50705.php
 

·
Na Bozolândia...
Joined
·
45,979 Posts

·
Na Bozolândia...
Joined
·
45,979 Posts
Coquetel Molotov tem diversidade musical como ápice de sua 15ª edição
Em vários momentos, a programação evidenciou o protagonismo de artistas oriundos das periferias e representantes da comunidade LGBTQ+

Publicado em 18/11/2018, às 14h12


Cerca de 8 mil pessoas estiveram no festival
Foto: Tiago Calasans/Divulgação


Se fosse para sintetizar a programação dessa 15ª edição do festival No Ar Coquetel Molotov, 'diversidade' seria a melhor expressão. Não que nas edições anteriores não existisse, mas na desse sábado (17), no Caxangá Golf & Country Club, ela foi potencializada. E quanto mais diversidade nos palcos, mais o público é diverso. Em vários momentos, a programação evidenciou o protagonismo de artistas oriundos das periferias de cá e de lá e representantes da comunidade LGBTQ+, que têm remexido, cada vez mais, as estruturas estéticas e sociais contemporâneas, além de realizar produções extremamente potentes e que arrepiam o público por onde passam. Não é de hoje, no entanto, a característica do festival de fomentar os trabalhos de artistas independentes, o que contribui para o evento integrar o rol dos principais eventos de música do país.

https://jconline.ne10.uol.com.br/canal/cultura/musica/noticia/2018/11/18/coquetel-molotov-tem-diversidade-musical-como-apice-de-sua-15-edicao-362368.php
 

·
Na Bozolândia...
Joined
·
45,979 Posts
PATRIMÔNIO RELIGIOSO

Santos Negros: Maspe lança exposição inédita em Pernambuco

A mostra Santos Negros será aberta nesta terça-feira (20) no Museu de Arte Sacra, localizado no Alto da Sé, em Olinda


Publicado em 18/11/2018, às 08h08


Da esquerda para a direita, Santo Elesbão e São Moisés Anacoreta (atrás), São Felipe, São Baltazar
e Santo Antônio de Categeró, da Igreja do Rosário dos Pretos do Recife/Foto: Sérgio Bernardo/JC Imagem


Pela primeira vez, em 41 anos de existência, o Museu de Arte Sacra de Pernambuco (Maspe), localizado na Sé de Olinda, abre as portas para uma exposição de santos negros da Igreja Católica. A mostra será inaugurada às 19h30 de terça-feira, 20 de novembro, Dia da Consciência Negra. E ficará em cartaz até 13 de maio de 2019, data que remete aos 131 anos da abolição da escravatura no Brasil, com a assinatura da Lei Áurea. Mais do que tirar o manto da invisibilidade que cobre santos negros e apresentar suas faces ao público (sim, há outros além de São Benedito), a exposição assume um sentido mais amplo de combate ao preconceito racial e à intolerância. “Sobretudo, a intolerância com religiões de matriz africana”, afirma padre Rinaldo Pereira, diretor do Maspe e curador da mostra com a arquiteta Dió Diniz.

Cerca de 20 representações de São Benedito, São Baltazar, Santo Elesbão, Santa Efigênia, Santo Antônio de Categeró, São Moisés Anacoreta, São Felipe e Nossa Senhora Aparecida compõem a exposição, que ocupará o andar térreo do prédio do museu, na Rua Bispo Coutinho, 726. As peças são provenientes do acervo do Maspe, da Arquidiocese de Olinda e Recife e de oito igrejas das duas cidades. Apenas uma imagem de cor branca, Nossa Senhora do Rosário, foi selecionada para a mostra Santos Negros. “Ela é a principal devoção e a padroeira das Confrarias e Irmandades dos Homens Pretos”, justifica padre Rinaldo Pereira. Do Recife, cederam peças para a exposição as Igrejas do Rosário dos Homens Pretos, Rosário da Boa Vista, Matriz de Santo Antônio, São Gonçalo, Santa Cruz e Nossa Senhora da Boa Viagem. De Olinda, contribuíram as Igrejas do Rosário dos Pretos e São João dos Militares.

https://jconline.ne10.uol.com.br/canal/cidades/geral/noticia/2018/11/18/santos-negros-maspe-lanca-exposicao-inedita-em-pernambuco-362146.php
 

·
Na Bozolândia...
Joined
·
45,979 Posts
PATRIMÔNIO RELIGIOSO

Raras


Nossa Senhora do Rosário, São Moisés e Santo Elesbão na Igreja do Rosário dos Pretos de Olinda/Foto: Ashlley Melo/JC Imagem

Serão exibidas seis peças de madeira, do século 18, da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, no bairro de Santo Antônio, Centro do Recife, que deixaram de ocupar nichos no templo e fazem parte do acervo do Maspe: Elesbão (rei negro da Etiópia), Felipe, Benedito, Baltazar (Rei Mago negro), Moisés Anacoreta e Antônio de Categeró (escravo). “É uma oportunidade única para ver as mais de 20 esculturas juntas, depois é preciso peregrinar nas oito igrejas”, observa padre Rinaldo.

As imagens passaram por zeladoria (limpeza e consolidação das camadas de tinta que estavam se desprendendo) antes de serem expostas. “É uma técnica de conservação e prevenção para estabilizar o processo de degradação da peças”, explica Anazuleide Ferreira, da Unidade de Conservação e Documentação do Maspe. Ela dividiu o trabalho com Onildo Moreno, do mesmo setor, com orientação do Estúdio Sarasá, de São Paulo. Toda as imagens estarão identificadas e ao lado haverá um QR Code (código que pode ser escaneado pela maioria dos celulares) com a biografia dos santos. Junto da esculturas antigas de madeira e de roca (típicos de procissão, apenas com cabeça, mãos e pés, mas os corpos feitos de ripa) haverá santos negros confeccionados por artesãos de Juazeiro Norte (CE) disponíveis para compra. “Criamos uma ponte entre a arte sacra barroca e a arte religiosa popular”, diz padre Rinaldo Pereira.

https://jconline.ne10.uol.com.br/canal/cidades/geral/noticia/2018/11/18/santos-negros-maspe-lanca-exposicao-inedita-em-pernambuco-362146.php
 

·
Na Bozolândia...
Joined
·
45,979 Posts
PATRIMÔNIO RELIGIOSO

Quilombos

A mostra também fará um resgate da primeira edição da Missa dos Quilombos, realizada no Pátio do Carmo, Centro do Recife, em 1981, e presidida por dom Helder Camara (1909-1999), à época arcebispo de Olinda e Recife. Milton Nascimento fez as músicas, a pedido do arcebispo. “Essa cerimônia foi proibida, um tempo depois, e passou a ser apresentada somente em teatros e não mais como rito de celebração. Vamos expor o texto da oração declamada por dom Helder, Prece a Mariama, e teremos o áudio com a voz dele”, afirma o sacerdote. O arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, e grupos de maracatus participarão da cerimônia de abertura da mostra Santos Negros, na praça da Sé, ao lado do cruzeiro. Um dos convidados é o Maracatu Nação Porto Rico, do Pina, Zona Sul do Recife. “A comunidade do Porto Rito passou por constrangimento em setembro, quando a polícia tentou impedir a Festa do Dendê, que acabou sendo realizada com apoio do Estado e da prefeitura”, relata.

Padre Rinaldo também convidou integrantes do Sítio de Pai Adão, terreiro situado em Água Fria, Zona Norte do Recife, reconhecido em setembro último como Patrimônio Cultural do Brasil. Semana passada, moradores denunciaram o incêndio numa gameleira centenária e árvore sagrada do sítio Ilê Obá Ogunté. “Precisamos promover e estimular o diálogo inter-religioso. Santas e Santos negros tiveram uma forte atuação no decorrer da história e desenvolvimento da fé cristã”, destaca. A exposição tem patrocínio da Fiat Italiana, que colaborou com R$ 20 mil, e suporte da arquidiocese. Mas o museu está em busca de parceiros para produzir o catálogo da mostra. Com apoio da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), o Maspe abre para visitas de terça-feira até domingo, das 10h às 17h. O ingresso custa R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia).

https://jconline.ne10.uol.com.br/canal/cidades/geral/noticia/2018/11/18/santos-negros-maspe-lanca-exposicao-inedita-em-pernambuco-362146.php
 

·
Na Bozolândia...
Joined
·
45,979 Posts
3º Encontro de Carros Antigos é realizado em Garanhuns
Publicado em 19/11/2018 , às 11 h04
NE10 Interior


Evento será realizado no bairro Heliópolis, em Garanhuns/Foto: divulgação

Acontece entre os dias 23 e 25 de novembro em Garanhuns, no Agreste de Pernambuco, o 3º Encontro de Carros Antigos. O evento, que reúne expositores e colecionadores de todo o País, acontece no Parque Euclides Dourado, no bairro do Heliópolis.

O encontro contará com veículos históricos de diferentes marcas e modelos, que representam diversas gerações e promovem o resgate de um passado cultural. "Contaremos com modelos variados, de fabricação entre os anos de 1927 a 1990. Também teremos vários modelos V-8, que certamente chamarão a atenção do público que vai conferir o evento", detalha o empresário e organizador do encontro, Hélder Carvalho. De acordo com a organização do evento, são esperados 250 veículos em exposição, de colecionadores de estados como Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte e de Pernambuco.

http://noticias.ne10.uol.com.br/interior/agreste/noticia/2018/11/19/3-encontro-de-carros-antigos-e-realizado-em-garanhuns-730001.php
 

·
Na Bozolândia...
Joined
·
45,979 Posts
Casa da Rabeca celebra aniversário de Mestre Salustiano
Posted By Jennifer Bachmann on 19/11/2018, 17:20


O Mestre Salú foi o homenageado da Fenearte deste ano.
Crédito: Arthur Mota/Divulgação


O rabequeiro Mestre Salustiano, falecido há dez anos, que deixou como legado a Casa da Rabeca, teria completado 73 anos no dia 12 de novembro. Para celebrar o aniversário de Salú, filhos e netos realizam festa a partir das 21h da próxima sexta, com convidados especiais como Geraldinho Lins, Gilmar Leite e a própria Família Salustiano. Vendidos no local, o ingresso tem preço único de R$ 20,00. Os interessados podem adquirir mesa com quatro cadeiras por R$ 100,00.

Um ano antes de falecer, em 2008, o Mestre Salustiano foi eleito patrimônio vivo da Cultura pernambucana. Este ano, foi o homenageado da Fenearte. Seu legado está sendo perpetuado pela família Salustiano que mantém viva a chama da cultura pernambucana dando continuidade a Casa da Rabeca fundada, pelo próprio Mestre Salú.

http://www.joaoalberto.com/2018/11/19/casa-da-rabeca-celebra-aniversario-de-mestre-salustiano/
 

·
Na Bozolândia...
Joined
·
45,979 Posts
Semana da Música do Conservatório Pernambucano oferece programação gratuita
Posted By Jennifer Bachmann on 19/11/2018, 18:09


Um dos mais tradicionais eventos do Conservatório Pernambucano de Música terá programação de shows, recitais, workshops, minicursos e muitas outras atividades gratuitas . Imagem ilustrativa. – Crédito: Reprodução/Pixabay

Com o intuito de integrar alunos e professores para expor o que o que desenvolveram no decorrer do ano, a Semana da Música do Conservatório Pernambucano de Música começa nesta segunda-feira e segue até a sexta. A programação gratuita conta com shows, concertos, minicursos, feira de música, workshop e audições de alunos. Cerca de 500 músicos, docentes e estudantes ocuparão o Auditório Cussy de Almeida, o Palco Para Todos, o Palco Mangueira – na área externa -, e a Sala 11.  A abertura oficial será hoje, às 17h, com missa celebrada pelo padre Rosivaldo Torres, em homenagem a Santa Cecília, padroeira da música e dos músicos.

A agenda segue, ainda na segunda, com apresentações de Sarah Lopes, Quinteto Metais Recife, Coro de Câmara do Conservatório Pernambucano de Música e recital com o Allegretto, grupo vocal-instrumental com repertório de músicas antigas, com composições medievais, renascentistas e barrocas. Ao longo dos outros dias de atividades, passam pelos palcos artistas como o Coro Juvenil e a Banda Sinfônica, ambos do Conservatório, o grupo Sertão Jazz e o grupo convidado Choro Pra Cinco, de Brasília. A Semana da Música terá ainda workshop ministrado pelo Grupo Choro pra Cinco, minicurso Música, Cultura e Sociedade – Introdução a Etnomusicologia, com o professor Climério Oliveira, e a palestra Processo Composicional da obra ”Frevando III”, de Nilson Lopes. 

http://www.joaoalberto.com/2018/11/19/semana-da-musica-do-conservatorio-pernambucano-oferece-programacao-gratuita/
 

·
Na Bozolândia...
Joined
·
45,979 Posts
Festival Vox de volta ao Recife com show de Paralamas do Sucesso
Mais de 500 voluntários e 85 organizações sociais deverão participar da programação

Publicado em: 19/11/2018 20:56 Atualizado em: 19/11/2018 21:22


Foto: Divulgação

O Recife se prepara para receber a quinta edição do Festival Vox de Inovação Social. O evento será realizado de 26 de novembro a 2 de dezembro, com atividades concentradas em mais de 30 polos espalhados pela capital, dentre eles escolas, universidades, restaurantes, cinemas e espaços de economia criativa e públicos, como o Parque Santana e os Compaz. Promovido pelo Porto Social com mobilização da Ong Novo Jeito, o apoio da Prefeitura do Recife e de algumas empresas, o encontro terá como atrações principais, shows das bandas Paralamas do Sucesso e Mundo Bita. Mais de 500 voluntários e 85 organizações sociais deverão participar da programação, que contará com apresentações de produtos e serviços provenientes dos projetos sociais existentes na Região Metropolitana do Recife(RMR).

Durante a semana de conteúdo, acontecerá também o primeiro Fórum de Inovação Social em Gestão Pública, com o objetivo de discutir, junto com profissionais que atuam em áreas específicas, em seus municípios, especialmente fora do eixo pernambucano, ideias para uma cidade mais igualitária e sustentável e temas importantes como o engajamento cívico, mobilidade, promoção do bem comum, consumo consciente e empreendedorismo social, dentre outros. Para o criador do festival, Fábio Silva, o encontro é uma oportunidade de trazer a discussão do impacto social de volta à sociedade. Ele afirmou que "estamos vivendo um momento de divisões acirradas e é mais do que importante um esforço no sentido de tentar juntar todo mundo, reorganizar a coletividade e trazer a esperança de construir uma pauta relevante para as cidades, de forma que todos possam participar. É um festival único, que vai muito alem da diversão." Além do apoio da Prefeitura do Recife, através da secretaria de Turismo, Esportes e Lazer, que disponibilizou os espaços públicos para realização das atividades, o festival Vox conta com a parceria da Neoenergia, Ícone, Coopergás, Ferreira Costa e Nagem.

http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/viver/2018/11/19/internas_viver,768699/festival-vox-de-volta-ao-recife-com-show-de-paralamas-do-sucesso.shtml
 

·
Na Bozolândia...
Joined
·
45,979 Posts
Recife recebe congresso sobre direito comercial
O 1º Congresso Norte Nordeste de Direito Comercial. acontece na quinta (22) e sexta-feira (23)

Publicado em 19/11/2018, às 21h51

O Congresso será realizado na sede da Escola Judicial do Tribunal de Justiça do Estado (Esmape) / Foto: Reprodução/ TJPE

O Recife sediará, na quinta (22) e sexta-feira (23), o 1º Congresso Norte Nordeste de Direito Comercial. O evento, promovido pela Faculdade de Direito do Recife (FDR) e pela Escola Judicial do Tribunal de Justiça do Estado (Esmape), acontecerá na sede da Esmape, na Ilha Joana Bezerra, área central do Recife, junto ao Fórum Desembargador Rodolfo Aureliano. O Congresso reunirá profissionais do Norte-Nordeste e contará com participações de professores de Alagoas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Pará, Paraná, Pernambuco, São Paulo e Rio de Janeiro. Também estarão presentes juristas do direito empresarial brasileiro como Fábio Ulhoa Coelho, Paula Forgioni, Paulo Fernando Campos Sales de Toledo, Ana Frazão, Sheila Cerezetti, Márcia Carla Ribeiro, Manoel Justino Bezerra Filho e Cássio Cavalli.

Temas como direito da concorrência, direito societário, teoria da empresa, contratos empresariais e recuperação judicial da empresa serão abordados durantes as palestras. Além disso, haverá um painel sobre a situação da economia brasileira e a perspectiva diante do novo governo federal, com Eduardo Loyo, do banco BTG Pactual, Tânia Bacelar, da Consultoria Econômica e Planejamento (Ceplan), e Francisco Cunha, da TGI.

https://jconline.ne10.uol.com.br/canal/cidades/geral/noticia/2018/11/19/recife-recebe-congresso-sobre-direito-comercial-362536.php
 
6101 - 6120 of 6158 Posts
Top