SkyscraperCity banner

1 - 3 of 3 Posts

·
Mameluco sangue azul
Joined
·
20,420 Posts
Discussion Starter #1
O avanço do mar e a destruição de imóveis nas orlas de Jaboatão dos Guararapes, Recife, Olinda e Paulista motivaram o pronunciamento, ontem, da deputada Ceça Ribeiro (PSB). "Minha preocupação é que, com a proximidade das campanhas eleitorais, os recursos para solucionar o problema sejam investidos de forma errada", alertou. Pesquisadores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e um engenheiro da Universidade da Cataluña, na Espanha, estudam uma solução conjunta entre as Prefeituras, mas os resultados só sairão no final deste ano.

A socialista lembrou que, na última sexta-feira (22), os jornais de circulação do Estado também destacaram o problema. "A engorda das praias seria uma medida mais barata e segura, mas terminaram sendo feitos investimentos isolados em soluções mal-planejadas, que não resolveram a situação", criticou, acrescentando que o avanço do mar é uma resposta às intervenções do homem na natureza. "O avanço do mar passa por Pontas de Pedra e chega em Acaú, atravessando a fronteira com a Paraíba".

Segundo Ceça, o problema começou com a construção dos Portos do Recife, que barrou a corrente marinha que vinha do sul, destruindo a comunidade de Salgadinho e formando a Praia de Del Chifre. "O mar foi seguindo para o Norte, estourando na Praia dos Milagres e encobrindo duas ruas de Olinda", contou.

Em 2006, as Prefeituras encaminharam os pontos críticos, mas eles não foram considerados emergenciais pelo grupo de trabalho. "Em Paulista, a equipe da Prefeitura considerou críticos os pontos da Enseadinha, a área do Mexilhão e da Pizzaria do Gordo", enumerou Ceça.

A parlamentar disse que, em 2007, técnicos da Prefeitura do Paulista preocupados com o estrago das obras realizadas de forma equivocada solicitaram ao Ministério Público o relatório mensal do estudo da orla, mas não receberam o resultado. "Na ocasião, o prefeito decretou estado de emergência", declarou.

http://www.fisepe.pe.gov.br/cepe/materias2008/fev/legi07260208.htm
 

·
Registered
Joined
·
5,466 Posts
Obras em Porto tem um estrago que vou te contar...............
 

·
Registered
Joined
·
11,032 Posts
Que ruim!
Em SL tambem está acontecendo a mesma coisa... tem lugar que a erosão chega a menos de 100 mts de edificios! :O
Por isso estão construindo um quebra mar provisorio, antes de iniciar a construçao do espigão costeiro! :)
 
1 - 3 of 3 Posts
Top