Skyscraper City Forum banner
Status
Not open for further replies.
1 - 1 of 1 Posts

·
Mameluco sangue azul
Joined
·
20,420 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Cabanga // Monumento em homenagem aos pernambucanos foi inaugurado ontem


Um monumento em concreto com 4,24 metros de altura, instalado ontem na Praça Senador Nilo Coelho, no Cabanga, é um marco em homenagem aos 100 anos da imigração japonesa no Brasil e um agradecimento ao povo pernambucano pela acolhida aos imigrantes daquele país. A localização da estrutura ganha visibilidade nas proximidades da Ponte Paulo Guerra para quem se dirige à Zona Sul. A peça foi confeccionada pela comunidade japonesa no estado.

O desenho do monumento segue o mesmo modelo da marca oficial nacional das comemorações pelo centenário em todo o país. A peça foi inaugurada antes de estar totalmente concluída. A pressa tem uma razão. Ontem foram comemorados exatos 100 anos da chegada do navio que trouxe a primeira leva de imigrantes. Okasato Maru atracou no porto de Santos, em São Paulo, com 781 japoneses no dia 18 de junho de 1908.

Estrutura pode ser vista nas proximidades da Ponte Paulo Guerra e foi confeccionada pela comunidade japonesa no estado pelos 100 anos da imigração

Somente na próxima sexta-feira, o monumento vai ser pintado com as cores das bandeiras do Brasil e do Japão. Na base da estrutura uma placa cita a gratidão pela receptividade dospernambucanos. O prefeito do Recife, João Paulo, participou da inauguração e fez questão de dizer que é um admirador da cultura oriental. "Já estive duas vezes no Japão e pude observar o avanço tecnológico e educacional também admiro muito a gastronomia do Japão e essa troca de cultura só enriquece o nosso estado", ressaltou o prefeito.

O cônsul geral do Japão no Recife, Toshio Watanabe, acredita que a partir da comemoração do centenário será possível estreitar ainda mais a relação entre os dois países. "Já existem várias empresas japonesas querendo investir no Brasil e agora é um bom momento para intensificar esses negócios", afirma.

As comemorações pelo centenário começaram desde o início do ano. Pelo menos 40 eventos estão previstos. A instalação do monumento é o 11º dentro das ações a serem feitas. O presidente da Comissão das Comemorações do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil, Valter Kuae, explicou que estão previstas ainda feiras gastronômicas e exposições. "O cronograma das homenagens do centenário inclui eventos que devem se estender até o final do ano", revelou Kuae. Ontem também houve uma homenagem aos imigrantes na Câmara dos Vereadores do Recife.

Dentre as comemorações, o monumento é considerado um dos mais importantes. "As comemorações passam, mas o monumento fica como um marco da imigração japonesa", ressaltou a arquiteta Vânia Avelar, que projetou as dimensões da estrutura. Também vão ser acrescentados ao monumento dois globos representado cada país. "Infelizmente houve um atraso na definição do desenho e por fim decidimos usar a marca oficial nacional que está sendo adotada em todo o país e que traduz perfeitamente este momento", detalhou Avelar.

http://www.pernambuco.com/diario/2008/06/19/urbana9_0.asp
 
1 - 1 of 1 Posts
Status
Not open for further replies.
Top