Skyscraper City Forum banner
1 - 9 of 9 Posts

·
Registered
Joined
·
178 Posts
Discussion Starter · #1 ·
O Aeroporto Internacional João Simões Lopes Neto ou Aeroporto Internacional de Pelotas (IATA: PET, ICAO: SBPK) está localizado no extremo sul do Brasil, na cidade gaúcha de Pelotas. O atual aeroporto surgiu como uma pequena estação de passageiros em 1930. Foi construído e intitulado como Aeroporto de Pelotas em 1935, pelo Departamento de Aviação Civil – DAC.

Com uma localização privilegiada, o aeroporto serve como última escala no Brasil para os voos que se destinam às bases na Antártida e também recebe aeronaves da Força Aérea Brasileira - FAB para treinamentos na região.

A história da aviação agrícola iniciou, em Pelotas, com a realização do primeiro voo deste tipo, em um avião biplano M-9 fabricado no Brasil, que decolou do Aeroclube de Pelotas para combater uma praga de insetos.

O voo pioneiro da Varig foi realizado em 8 de maio de 1927, com a linha Porto Alegre-Pelotas-Rio Grande. Além de atender a Varig, o aeroporto de Pelotas também estava na rota do primeiro voo da Rio Sul, em 1976.
Em 26 de outubro de 1980, o V Comando Aéreo Regional – V COMAR passou o aeroporto à jurisdição da Infraero.

O aeroporto, que já foi chamado de “Bartolomeu de Gusmão”, conta com uma excelente posição geográfica e dispõe de equipamentos de comunicação e auxílio à navegação aérea, balizamento noturno e duas pistas para decolagem.

Em 1997 o aeroporto recebeu um investimento de um milhão de reais e foi totalmente reformado. Com a ampliação, a área do terminal de passageiros foi duplicada e completamente modernizada, tendo sido inaugurada em 1998.

Em janeiro de 2001, o Gov. Olívio Dutra referendou a internacionalização do Aeroporto de Pelotas, sendo que o primeiro voo internacional foi realizado pelo Frigorífico Miramar. Hoje o aeroporto esta inserido no acordo da Aviação Sub-Regional para o Mercosul, assinado pelo Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai e Uruguai.

No dia 23 de fevereiro de 2013 a companhia aérea Azul começou a venda de passagens aéreas entre Pelotas e Porto Alegre, onde é possível fazer conexão para diversos destinos.

A lei nº 13.113, de 9 de abril de 2015, denominou oficialmente o aeroporto com o nome "Aeroporto Internacional de Pelotas/RS – João Simões Lopes Neto"









Site da administradora do aeroporto: http://www4.infraero.gov.br/aeroportos/aeroporto-internacional-de-pelotas-rs-joao-simoes-lopes-neto/

Um aeroporto com voos diários a Porto Alegre operado pela azul com os ATR.

Possui um restaurante, 4 locadoras de carro.

Finalizando o projeto com a Vetorial para Wi-fi gratuito.

E esperando homologação da ANAC para operar com os E-Jets 195 com vôos para SDU, MAO e VCP.

É tido como a maior pista do Brasil.

Pousa Hercules e Jatos da ANAC.

:cheers:
 

·
Banned
Joined
·
78 Posts
Putz, eu nem sabia que tinha aeroporto internacional em Pelotas...desculpem a minha distração, mas certamente deve ter um movimento ínfimo. Quem o administra?
 

·
Registered
Joined
·
178 Posts
Discussion Starter · #9 ·

Fico me perguntando, será que o aeroporto vai conseguir dar de conta pra até setembro receber vôos da GOL com Boeing?

Tem espaço pra duas companhias?

Se isso for realidade, vai ser bom pra cidade.

E será que vai ter ônibus direto da rodoviária ao Aeroporto?

Quem vem de Rio grande, São Lourenço do Sul, vai passar a oferecer deixar no aeroporto? Seria bom demais!!!!!!!!!!!!
 
1 - 9 of 9 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.
Top