SkyscraperCity Forum banner

Petrópolis (RJ), Capital do Império

18214 Views 40 Replies 37 Participants Last post by  DANIEL LANNA
81
Neste fim-de-semana último aproveitei a visita que fiz ao Rio por ocasião do show do R.E.M. e, no domingo, fui conhecer esta bela cidade serrana, acompanhado de uma amiga de internet.

Me surpreendeu praticamente tudo na cidade: a estrada de acesso (BR-040), o clima e a bela conservação do patrimônio histórico. Estenderam os cuidados públicos e privados com o casario histórico ao centro da cidade, proporcionando uma situação de total conforto para o pedestre.

Algumas fotos têm links - basta clicar nelas e verão a foto na resolução original. Todas as fotos são de minha autoria, e retirei algumas informações de outras fotos no panoramio.com.

Começamos com a Praça Dom Pedro II, confluência das ruas do Imperador e da Imperatriz.

1. Panorâmica da praça

2. Mural cercando uma casa tombada

3.

4.

5.

6. Ponto de ônibus

7. Casarão

8.

9. Mais do mural

10.

11. Típica charrete petropolitana

12. Outra do casarão

13. Simpático hotel espremido em lote estreito

14. Rua 16 de Março

15. Detalhes do cuidado com o passeio e equipamentos urbanos

16.

17. Casarão enquadrado pela verticalização

18. Belos e luxuosos residenciais

19. Só assim para vencer o austero relevo petropolitano

20. Um neocolonial :lol:

21. Portaria de...

22. ...outro imponente residencial

23. Praça Rui Barbosa, ou Praça da Liberdade - trecho em mão inglesa

24. Mais da praça

25.Centro de informações turísticas

26. Mais da praça

27.

28. Bandeira do Brasil

29. Rua Barão de Amazonas

30. Universidade Católica de Petrópolis

31. Casa de Alberto dos Santos Dumont

32. Outra vista da Rua Barão de Amazonas

33. Fonte na Praça da Liberdade

34. Avenida Köller

35. Visão aproximada da Catedral de São Pedro de Alcântara (nada narcisista nosso imperador... :lol: :lol:)

36. Entrada da Av. Köller, ladeada por belo paisagismo

Casario da Av. Köller. Sem palavras...

37. Centro de Inovação Petrópolis

38. Museu da FEB (direita) e Palácio Rio Negro (esquerda)

39. Casa

40. Casas lá atrás, no alto do morro

41. Detalhe da casa, de 1884

42. Agência do Banco Real

43. Mais casas

44.

45. Edifício pertencente à Justiça Federal

46. Outra casa

47. Pousada

48. Fonte

49. Decoração

50. Casa

51. Detalhe do paisagismo

52. Casa

53. Casa do Conde Cláudio Maia, médico de D. Pedro II

54. Detalhe da placa

55. Queria uma entrada pujante assim aqui em casa...

56. Chegamos à Catedral de São Pedro de Alcântara

57.

58. Detalhe do belo balaústre

59. Amostra das belas paisagens petropolitanas

60. Casa da Princesa Isabel

61.

62.

63.

64.

65.

66. Mais casas, agora voltando para a Praça da Liberdade

67.

68.

69. Anexo do...

70. ...Palácio Municipal Sergio Fadel

71. Mais casas

72.

73.

74.

75.

76.

77.

78.

79. Hotel Solar do Império

80.

81. Jardins do hotel

Espero que vocês gostem tanto quanto eu gostei da cidade!
See less See more
1 - 20 of 41 Posts
...

Nunca tinha visto fotos de Petrópolis. Nossa, a cidade passa um clima ultra agradável mesmo! Muuuuuuuuuuuuuuitos casarões absolutamente interessantes, bom, também pudera, é Petrópolis né?:lol:

Gostei muito dos murais nas primeiras fotos e do mobiliário fixo, algo tudo a ver tudo a ver com a cidade (ponto de ônibus e bancos).

Tenho uma curiosidade. Vi edificações contemporâneas e uma em construção, logo pergunto: Como foi e tem sido o desenvolvimento de Petrópolis em relação a tudo o que é histórico? Todos estes casarões são tombados pelo patrimônio histórico? Você ou alguém sabe se há restrições para se construir na cidade?

Obrigado pelas fotos
Me passou uma bela impressão,
Também gostei do Mobiliário Urbano
Muito Bom :eek:kay:
Petrópolis é muito linda!! Ademais do império, a natureza foi muito generosa com a cidade.
Os casarões são muito bem conservados e dão a impressão q Petrópolis é uma casinha de boneca rsrs. E também a cidade é bem limpa!
Ah, que saudade de Petrópolis!
Lindíssima cidade.
As fotos estão lindas! :D
Ótimas fotos. O patrimônio histórico é belíssimo, mas gostei também de ver um pouco do centro da cidade e de construções que não são "históricas".
Linda cidade!
Este canal central com a igreja ao fundo é um dos mais lindos do país, acho absolutamente lindo! Adoro!
Casarões, prédios antigos lindos, super charmosa esta cidade, realmente bela!
Só faltou aqueles palácios de vidro que são lindos também.
Excelente thread e cidade!
Bonita cidade....tem o seu charme!
Belíssima Petrópolis.
A paisagem conta muito, mas a cidade também é muito bem cuidada.
Essa cidade é demais.
Mesmo com todos os edifícios contemporâneos não perde o ar clássico e imponente.
Gosto mto de Petrópolis, além de toda a parte histórica dos casarões da beleza da paisagem ainda tem uma parte urbana, movimentada, típica de cidade grande... e além disso tudo a BR 040 entre Juiz de Fora e Petrópolis é belíssima, tirando o preço salgado do pedágio...:)

Belas fotos!
Linda cidade! Fotos excelentes!!! A Catedral de São Pedro de Alcântara é INCRÍVEL! :eek::eek::eek: Parabéns pelo thread! :applause:
Thread lindo!

Casarões espetaculares, muito bom mesmo!

A Rua 16 de Março, lembra o Centro de São Paulo pela densidade.

:eek:kay:
Amo Petrópolis, eles sabem conservar bem o ar imperial que a cidade tem.
Petrópolis é linda!
Linda cidade, uma das minhas preferidas do interior do Rio, sem falar na rua Tereza que é ótima para umas comprinhas.:lol:
Linda cidade! E já que falaram da Rua Tereza, me lembro que ela deveria receber uma reformulação urbana assim como ocorreu com a Rua do Imperador...

Abraços!
Lindo!
Sempre tive curiosidade em conhecer petrópolis... mas nao sabia q era tão interessante assim.
Alguém tem informações sobre a projeção que é feita em uma nuvem de água, eu acho, no museu imperial?
Nunca tinha visto tantas fotos de Petrópolis. Ficou muito legal este thread. Valeu por ter mostrado. É isso aí! :eek:kay:
1 - 20 of 41 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.