Skyscraper City Forum banner
Status
Not open for further replies.
1 - 9 of 9 Posts

·
...
Joined
·
44,150 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Depois de desinstalar uma grande plataforma no bairro do Tapanã, a Petrobras acende novamente a esperança de prospectar petróleo na costa paraense e gerar empregos no Estado. A pedido do deputado federal Gerson Peres (PP), a empresa confirmou que já foi realizado um estudo sísmico em uma área de 1.208 quilômetros quadrados. A pesquisa está concluída e agora só falta a autorização do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama) para iniciar a perfuração de mais um poço no Estado.

Os moradores das localidades próximas perceberam a movimentação de helicópteros sobrevoando até 250 metros da costa. Porém, a empresa não quer alarde nem especulações sobre a instalação de uma base física no Pará. Na resposta a Gerson, a petrolífera explica: 'Considerando que a exploração se encontra nos seus estágios iniciais (..), no momento não há planos de quaisquer tipos de instalações físicas no litoral do Pará'. Mas também deixa claro que a empreitada é promissora: 'Espera-se, no entanto, que os resultados esperados a partir destas campanhas exploratórias justifiquem investimentos de caráter mais permanente no futuro'

No Pará, atualmente, estão sendo estudados seis blocos, com previsão de iniciar levantamentos em pelo menos mais cinco, todos na Bacia Pará-Maranhão. As empresas responsáveis pelas licitações, segundo dados do site da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), são a Petrobras, Ecopetrol Óleo e Gás do Brasil Ltda., Vale e OGX Petróleo e Gás. Dos seis contratos, pelo menos dois a Petrobrás explora de forma exclusiva. A empresa OGX também tem um bloco privativo. Os demais são divididos entre Petrobras (40%), Ecopetrol Óleo e Gás do Brasil Ltda (30%) e Vale (30%).

Para ver a matéria completa assine O Liberal Digital.

www.orm.com.br
 

·
Clube do Remo
Joined
·
3,457 Posts
Da Agência Pará:

A Petrobras está pronta para iniciar a exploração off shore (em alto mar), na região marítima paraense, em blocos geológicos adquiridos em licitação promovida pela Agência Nacional de Petróleo (ANP), com a finalidade de prospectar a existência de gás ou óleo com potencial para receber investimentos para pesquisa do material encontrado.

O início desses trabalhos depende apenas da emissão das licenças ambientais devidas, que estão sob análise técnica no Ibama.

A confirmação foi dada à governadora Ana Júlia na tarde desta segunda-feira [ontem, 10] pelo gerente executivo da Petrobras Exploração & Produção Norte e Nordeste, Christovam Penteado Sanches.

Penteado informou que a Petrobras concluiu recentemente a exploração em um poço seco no Maranhão, que vai perfurar um segundo poço e a próxima etapa será a perfuração dos blocos adquiridos no Pará.

Embora seja um negócio de risco, que se consolida se confirmada ou não a existência de hidrocarboneto, o executivo da Petrobras disse que as perspectivas são boas, uma vez que em poços perfurados anteriormente foram encontrados indícios de petróleo e gás nas rochas prospectadas.

Penteado disse que a Petrobras trabalha coma perspectiva de instalação de um escritório do Ibama, exclusivo para atender as demandas dos empreendimentos do Norte e Nordeste, o que, na sua avaliação, vai agilizar e muito as análises das licenças protocoladas no órgão.

De toda forma, enfatizou Penteado, a concessão das licenças pleiteadas para o estado do Pará está dentro do prazo legal.

fonte: http://www.jesocarneiro.com/petrobras-vai-explorar-gas-e-oleo-em-mar-do-pa.html


Que ótimo, siderurgica de 5 bilhoes, eclusas, portos, termoeletrica, hidrovia, minério e agora petroleo...
Parece que a coisa vai andar agora!
:)
 

·
/lixa
Joined
·
3,412 Posts
Tomara que essa exploração, se for concretizada, desenvolva a região onde vai ser feita, o que acho difícil. Pode acontecer que nem o que acontece no Amazonas, onde a cidade de Coari, mesmo recebendo royalties do petróleo, continua com grande desigualdade social =/

Mas pelo menos emprego vai gerar e também o preço do gás aqui pode diminuir bastante :)
 
1 - 9 of 9 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.
Status
Not open for further replies.
Top