SkyscraperCity banner
Status
Not open for further replies.
1 - 10 of 10 Posts

·
Registered
10,917 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)

Petrobras garante refinaria

Giselle Dutra
da Redação

Representantes da estatal conversaram com integrantes da bancada cearense e asseguraram a instalação da refinaria. Mas destacaram que o problema do abastecimento de água ainda precisará ser resolvido

06/06/2008 00:24

A Petrobras confirmou ontem a instalação de uma refinaria no Ceará, em encontro com representantes da bancada federal cearense. Em reunião ocorrida entre Armando Tripodi, chefe de gabinete do presidente da Petrobras, e Fernando Paes de Carvalho, coordenador do gabinete da presidência da empresa, com os deputados Arnon Bezerra (PTB) e Chico Lopes (PCdoB), foi adiantado que o empreendimento virá mesmo para o Ceará.

O encontro ocorreu no início da tarde de ontem, no Palácio do Planalto. Segundo os parlamentares, os dois dirigentes da Petrobras disseram que o presidente da estatal, Sérgio Gabrielli, entrará em contato com o governador Cid Gomes (PSB) na próxima semana para "dar boas notícias ao Estado". A informação confirma a declaração do ministro das Relações Institucionais, José Múcio, publicada com exclusividade pelo O POVO, há uma semana.

"Disseram que pedíssemos calma ao governador, que na próxima semana o Gabrielli deverá ligar para o Cid Gomes, informando as conclusões dos estudos e confirmando a refinaria para o Ceará", afirmou Chico Lopes. "Estou entusiasmado porque as informações estão baseadas em aspectos técnicos. Não é um fato político que poderá criar um acidente de percurso", acrescentou Arnon Bezerra, coordenador da bancada.

O anúncio oficial, porém, ainda não tem data para ocorrer. Os representantes da Petrobras disseram ainda que falta definir o local da cerimônia onde haverá a oficialização: na sede da estatal, no Rio de Janeiro, em Brasília, ou em Fortaleza, com possível participação do presidente Lula.

"Procuramos garantir a marcação de uma audiência entre a presidência da Petrobras e o governador Cid Gomes. Os representantes da empresa nos responderam que esse encontro será acertado mais adiante, no momento oportuno. Mas deixaram bem claro que deverão entrar em contato até a semana que vem", acrescentou Lopes.

Os técnicos disseram aos parlamentares, ainda, que o Rio Grande do Norte - que também briga pela refinaria - terá uma compensação, com a ampliação do Pólo Industrial de Guamaré. Ontem mesmo, a assessoria de imprensa do Governo do Rio Grande do Norte divulgou o anúncio, para daqui a duas semanas, em Natal, da construção de uma unidade de produção de gasolina automotiva no local, orçada em US$ 66 milhões - cerca de R$ 106 milhões.

Para o Ceará, segundo os dados repassados aos deputados, a promessa é de um investimento de cerca de R$ 8 bilhões - uma refinaria de médio porte.

Obstáculo
Os representantes da Petrobras, no entanto, disseram que há um obstáculo a superar, em termos técnicos, para viabilizar a refinaria: o fornecimento de água. A questão, segundo os técnicos, já foi resolvida em Pernambuco e no Maranhão, mas ainda não no Ceará. "Disseram que seria preciso chegar a uma solução aqui. Mas que não seria obstáculo para o Ceará receber a refinaria", disse Chico Lopes.

A assessoria do presidente Sérgio Gabrielli confirmou o encontro com os parlamentares cearenses, mas informou que ainda não houve anúncio oficial do local da refinaria.

http://www.opovo.com.br/opovo/politica/794580.html

ALTO ESCALÃO CONFIRMA PLANTA

A capacidade de refino do empreendimento no CE estaria entre 80 mil e 100 mil barris de petróleo por dia

Brasília (Sucursal)/Fortaleza. As palavras não vieram, ainda dessa vez, da boca de Sérgio Gabrielli, presidente da Petrobras, mas fontes de alto escalão da empresa confirmaram ontem a vinda da refinaria ao Ceará. Quem recebeu a informação, em Brasília, foi o deputado federal Chico Lopes (PCdoB-CE) de Armando Tripodi, chefe de Gabinete do Presidente da Petrobras, e de Fernando Paes de Carvalho, coordenador do Gabinete da Presidência da petrolífera.

O anúncio oficial ainda não foi dado, mas Gabrielli já assumiu ontem a possibilidade da usina cearense e acrescentou, ao deputado federal Arnon Bezerra, que ela seria de médio porte. A capacidade de refino estaria entre 80 mil e 100 mil barris de petróleo por dia, bem inferior à planta que deverá ir para o Maranhão, de 600 mil barris/dia, a maior do Brasil.

Arnon teve um encontro informal com o presidente da petrolífera, que não pôde se reunir com a bancada por conta de outro compromisso assumido. Neste encontro rápido, ficou acertada para a próxima semana uma audiência entre Gabrielli, o governador do Ceará e a bancada cearense no Congresso. A data da reunião será definida na segunda, ou terça-feira, por telefone, entre Gabrielli e Cid Gomes, segundo afirmou Arnon Bezerra.

Durante a reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), na manhã de ontem, o presidente da empresa afirmou que deverá investir mais de US$ 20 bilhões na construção das duas novas refinarias, que deverão entrar em operação até 2015. Entretanto, na conversa com Arnon, o número de usinas foi diferente. “Eu estou muito otimista. Ele não afirmou que a refinaria será instalada no Ceará. Mas eu tenho certeza disto. O presidente da Petrobras disse que a empresa precisa de quatro refinarias, e que elas serão instaladas no Nordeste. Duas já estão definidas, uma em Pernambuco e outra no Maranhão. A terceira eu tenho convicção que vai para o Ceará e a quarta deve ser a ampliação de uma pequena unidade já existente no Rio Grande do Norte”, afirmou Arnon Bezerra.

http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=543871

·
Direito Urbanístico
775 Posts
PEQUENA UNIDADE NO RN?!
O MARANHAO RECEBE UMA DE 500 MIL,O CEARA UMA DE 8 BILHOES,O RN DISTRIBUI GAS E PETROLEO NO NORDESTE A TORTO E DIREITO E RECEBE UMA "PEQUENA UNIDADE"
E AINDA MAIS...AS DUAS ESTARÃO A MENOS DE 400 KM UMA DA OUTRA,SENDO A DO CEARA MAIOR,VOCÊS ACHAM QUE QUAL ESTADO SAIRÁ NA VANTAGEM?O RN MAIS UMA VEZ PERDE PRA GANÂNCIA SEM FIM DOS OUTROS ESTADOS DO NORDESTE

Braga

A do RN vai processar 150 mil barris/dia. A do Ceara cogita-se algo entre 80 e 100 mil barris/dia e seria uma ampliação da Lubnor com sua transferencia para de Fortaleza para Pecém. O estado já tem um plano B com a iniciativa privada.

Portanto, entre CE e RN, se tratando de refinarias da Petrobras, a do seu estado será maior.

·
Registered
10,917 Posts
Discussion Starter · #3 ·
PEQUENA UNIDADE NO RN?!
O MARANHAO RECEBE UMA DE 500 MIL,O CEARA UMA DE 8 BILHOES,O RN DISTRIBUI GAS E PETROLEO NO NORDESTE A TORTO E DIREITO E RECEBE UMA "PEQUENA UNIDADE"
E AINDA MAIS...AS DUAS ESTARÃO A MENOS DE 400 KM UMA DA OUTRA,SENDO A DO CEARA MAIOR,VOCÊS ACHAM QUE QUAL ESTADO SAIRÁ NA VANTAGEM?O RN MAIS UMA VEZ PERDE PRA GANÂNCIA SEM FIM DOS OUTROS ESTADOS DO NORDESTE
Nossa, calma! Não basta só o RN ter tanto petróleo, mas deve ter também toda uma INFRA-ESTRUTURA capaz de receber uma refinaria! E mesmo assim, o seu estado vai receber uma refinaria sim ué!

A refinaria que o Ceará vai receber é maior que a do RN, mas isso se deve a infra-estrutura de PECÉM! O Ceará deve receber R$ 8 bilhões (médio porte, segundo a imprensa) na refinaria, enquanto o RN deverá receber R$ 400 milhões (pequeno porte, segundo a imprensa).

·
Registered
10,917 Posts
Discussion Starter · #4 ·
ÁREA JÁ ESTÁ RESERVADA
Condição natural para abrigar refinaria

Complexo Industrial e Portuário já possui área de 500 hectares reservada para o empreendimento

´O Porto do Pecém tem condição natural para receber uma refinaria´. É o que afirma o diretor de Desenvolvimento Comercial da Cearáportos, Mario Lima Júnior. Ele informa que o Complexo Industrial e Portuário já possui uma área de 500 hectares reservada para o empreendimento, com uma tubovia já pronta, do navio à planta, para fazer o transporte do petróleo bruto a ser refinado. Segundo o diretor, a infra-estrutura do porto foi pensada para abrigar a refinaria e uma siderúrgica. Inicialmente, para o segundo projeto, estavam reservados 300 hectares, que foram ampliados para mil após a confirmação da ampliação da usina.

´Este espaço de 500 hectares é suficiente para abrigar mesmo essa maior refinaria [a Premium, da Petrobras]´, diz, destacando que as condições de infra-estrutura da área para o empreendimento estão prontas. O secretário adjunto de infra-estrutura acrescenta que, caso precisasse de mais espaço, poderia ser feita uma expansão, assim como aconteceu com a siderúrgica.

A tubovia para fazer o transporte do petróleo já está pronta para iniciar a operação. Ela possui nove quilômetros e tem capacidade para transportar 100 barris por dia. O píer 2 do porto, informa, será destinado às operações de recebimento do petróleo e exportação dos derivados produzidos.

O diretor ainda destaca que existe também o sistema condutor de água possui 23 quilômetros, podendo transportar 1 metro cúbico por segundo. ´Temos o suficiente para abastecer ambos os empreendimentos´, garante. O porto iniciou as suas operações em 2002 planejado para o recebimento destes grandes projetos. ´Como estes demoraram, o porto acabou se focando no transporte de contêineres´, explica.

·
--- x ----
1,038 Posts
Nossa, calma! Não basta só o RN ter tanto petróleo, mas deve ter também toda uma INFRA-ESTRUTURA capaz de receber uma refinaria! E mesmo assim, o seu estado vai receber uma refinaria sim ué!

A refinaria que o Ceará vai receber é maior que a do RN, mas isso se deve a infra-estrutura de PECÉM! O Ceará deve receber R$ 8 bilhões (médio porte, segundo a imprensa) na refinaria, enquanto o RN deverá receber R$ 400 milhões (pequeno porte, segundo a imprensa).
^^^^

Olha não entendo qual a grande diferença de tamanho da refinaria anunciada para o Ceará e a que já está sendo construida no RN.....Pra mim isso tem jogo politico no meio (Já q estamos em época de campanha).

A do RN (q já existe na pratica faltava apenas as plantas de produção de gasolina automotiva) irá produzir uma média INICIAL (veja bem inicial) de 80 mil barris dia, ou seja, a mesma quantidade que o "estudo" para o Ceará diz q terá.

Quanto aos 8 bilhões (CE) X 66 milhões (RN) de diferença no investimento a resposta é simples: No RN já existem unidades de refino de outros combustiveis e no Ceará irá começar do zero.

Não sei....:eek:hno: Acho que estão fazendo um jogo ae não sei bem o que será apenas "lorota".

Em tempo: Semana q vem o Lula vai pro RN anunciar esse investimento e no Ceará esse "estudo" ainda não poderá ser feito no momento...Porque??

·
Registered
10,917 Posts
Discussion Starter · #6 ·
^ Freire... PARABÉNS AO RN PELA REFINARIA! :applause:

Tá certo que a refinaria do RN pode ser maior que a do CE ou vice versa, MAS E DAÍ?! Ambos os estados devem receber as suas plantas, que beneficiaram a toda a população!

Mas a refinaria do Ceará não é um estudo...te aconselho a ler a notícia! :eek:kay:
O próprio Lula assegurou uma refinaria para o Ceará!

·
Genius Rayearth
1,000 Posts
Eu não me importaria se o RN tivesse uma refinaria maior que a do ceará, afinal eles produzem muito petroleo, agora o porto do pecem tem uma estrutura voltada para isso, o ceará merece uma refinaria tanto quanto o RN...

·
--- x ----
1,038 Posts
Amigos claro que o Ceará merece investimentos estruturantes...

O que quero dizer é que até hoje o Lula não fez muita coisa sob esse aspecto aqui no Ceará e agora em 2008 vem tudo isso de uma vez só ??

O RN não é nosso inimigo, um investimento lá terá reflexo aqui...Lembram de Mossoró ?? A cidade mais cearense do RN ?? :lol: Ela será a sede administrativa de fato dessa refinaria, portanto, é bom para eles e pra gente.

Mas que tô desconfiado com essa refinaria do Ceará eu tô :eek:hno: !!!

·
Registered
10,917 Posts
Discussion Starter · #9 · (Edited)
Amigos claro que o Ceará merece investimentos estruturantes...

O que quero dizer é que até hoje o Lula não fez muita coisa sob esse aspecto aqui no Ceará e agora em 2008 vem tudo isso de uma vez só ??

O RN não é nosso inimigo, um investimento lá terá reflexo aqui...Lembram de Mossoró ?? A cidade mais cearense do RN ?? :lol: Ela será a sede administrativa de fato dessa refinaria, portanto, é bom para eles e pra gente.

Mas que tô desconfiado com essa refinaria do Ceará eu tô :eek:hno: !!!
Realmente tem muito do que se desconfiar. Mas muitos pontos levam a crer que agora vai. Políticos como Ciro Gomes, Cid Gomes, Inácio Arruda, e outros, comunicaram a imprensa que o presidente Lula garantiu uma refinaria para o Ceará! Bem como o chefe de Gabinete do presidente da Petrobras, Armando Tripodi, que comunicou na ultima quinta-feira!

·
Registered
10,917 Posts
Discussion Starter · #10 ·
Produção poderá chegar a 400 mil barris por dia

Refinaria Lubnor - Fortaleza/CE

Uma fonte da Petrobras disse ontem ao O POVO que a refinaria prometida para o Porto do Pecém deverá produzir 400 mil barris por dia - um empreendimento de médio a grande porte. Mesmo compreendendo cerca de 80% do chamado polígono das secas, o Ceará suportaria uma refinaria de petróleo com capacidade para gerar 400 mil barris/dia, apesar da grande demanda de água que o empreendimento requer. Quem atesta é Francisco Teixeira, presidente da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Estado do Ceará (Cogerh). "Tenho capacidade de ter até 22m³ da Região Metropolitana, ainda há 1m³ do Sítios Novos. Ou seja, o Ceará pode disponibilizar 23m³ por segundo", garantiu.

De acordo com Teixeira, o Ceará está mais bem equipado do que Pernambuco para receber a refinaria, por já vir se preparando há, pelo menos, dez anos. Ele explicou que, mesmo que a transposição do Rio São Francisco não saia do papel, a disponibilidade de recursos hídricos está garantida pelo menos, até 2030. Ele reconhece que, a partir de então, o Ceará pode ter dificuldades, caso haja secas consecutivas e não forem realizadas as obras da transposição.

O secretário de Recursos Hídricos, César Pinheiro, avisou que com o Canal da Integração sendo finalizado - após o início das obras, em 2006, houve atraso e a promessa é de que será concluído no fim do ano que vem - serão desaguados 3 m³ por segundo no Porto do Pecém. Além desse volume de água previsto, César Pinheiro acrescenta que já se conta hoje com 1 m³ por segundo - provenientes do açude Sítios Novos.

Outorga
Pinheiro informou ainda que a Petrobras deve pedir a outorga à Secretaria de Recursos Hídricos, e somente a partir daí poderá saber quanto de água será despendido. Teixeira também afirmou não saber ainda qual a demanda da refinaria, mas disse acreditar não exigir mais água do que uma usina siderúrgica. "Falava-se em 1 m³ por segundo para a refinaria. A Usina Siderúrgica do Ceará pediu a outorga de 1,5 m³", disse.

Teixeira explicou que o Canal do Trabalhador - construído em 1993 - tem condições de levar 5m³ por segundo, atualmente. Já o Canal da Integração teria condições de levar, segundo Teixeira, até 10m³ por segundo. "Eu ainda tenho condições de gerar mais 7m³ nos açudes da Região Metropolitana. Se eu levar 3m³ pro Pecém já consigo atender a demanda", reforçou.

ESTRUTURA

- O canal da Integração - conhecido como Eixão - é um canal que terá 255 km quando estiver pronto, com possibilidade de suportar 22 m³ por segundo. Desses, 3 m³ vão para o Tabuleiro de Russas, enquanto 19 m³ são destinados a Fortaleza e Região Metropolitana - onde está o Complexo do Pecém.

- Começando no Açude do Castanhão e, quando estiver pronto, devendo chegar até o Porto do Pecém, o Eixão, foi distribuído em cinco etapas. Segundo o secretário de Recursos Hídricos, César Pinheiro, a primeira e a segunda etapas - de totalizando 92,5 km - já estão concluídas. Elas ligam o Castanhão à Serra do Felix. A terceira etapa - da Serra do Felix a Pacajus - tem conclusão prometida para setembro deste ano.

- Faltam ainda a quarta etapa, que vai interligar o açude Pacajus ao Gavião - 33,7 km. Do açude Gavião até o Porto do Pecém é a quinta parte : 55 km. Fortaleza e Região Metropolitana precisam de 10 m³ por segundo.

http://www.opovo.com.br/opovo/politica/794852.html

1 - 10 of 10 Posts
Status
Not open for further replies.