11,010 Posts

Petrobras garante refinaria
Giselle Dutra
da Redação
Representantes da estatal conversaram com integrantes da bancada cearense e asseguraram a instalação da refinaria. Mas destacaram que o problema do abastecimento de água ainda precisará ser resolvido
06/06/2008 00:24
A Petrobras confirmou ontem a instalação de uma refinaria no Ceará, em encontro com representantes da bancada federal cearense. Em reunião ocorrida entre Armando Tripodi, chefe de gabinete do presidente da Petrobras, e Fernando Paes de Carvalho, coordenador do gabinete da presidência da empresa, com os deputados Arnon Bezerra (PTB) e Chico Lopes (PCdoB), foi adiantado que o empreendimento virá mesmo para o Ceará.
O encontro ocorreu no início da tarde de ontem, no Palácio do Planalto. Segundo os parlamentares, os dois dirigentes da Petrobras disseram que o presidente da estatal, Sérgio Gabrielli, entrará em contato com o governador Cid Gomes (PSB) na próxima semana para "dar boas notícias ao Estado". A informação confirma a declaração do ministro das Relações Institucionais, José Múcio, publicada com exclusividade pelo O POVO, há uma semana.
"Disseram que pedíssemos calma ao governador, que na próxima semana o Gabrielli deverá ligar para o Cid Gomes, informando as conclusões dos estudos e confirmando a refinaria para o Ceará", afirmou Chico Lopes. "Estou entusiasmado porque as informações estão baseadas em aspectos técnicos. Não é um fato político que poderá criar um acidente de percurso", acrescentou Arnon Bezerra, coordenador da bancada.
O anúncio oficial, porém, ainda não tem data para ocorrer. Os representantes da Petrobras disseram ainda que falta definir o local da cerimônia onde haverá a oficialização: na sede da estatal, no Rio de Janeiro, em Brasília, ou em Fortaleza, com possível participação do presidente Lula.
"Procuramos garantir a marcação de uma audiência entre a presidência da Petrobras e o governador Cid Gomes. Os representantes da empresa nos responderam que esse encontro será acertado mais adiante, no momento oportuno. Mas deixaram bem claro que deverão entrar em contato até a semana que vem", acrescentou Lopes.
Os técnicos disseram aos parlamentares, ainda, que o Rio Grande do Norte - que também briga pela refinaria - terá uma compensação, com a ampliação do Pólo Industrial de Guamaré. Ontem mesmo, a assessoria de imprensa do Governo do Rio Grande do Norte divulgou o anúncio, para daqui a duas semanas, em Natal, da construção de uma unidade de produção de gasolina automotiva no local, orçada em US$ 66 milhões - cerca de R$ 106 milhões.
Para o Ceará, segundo os dados repassados aos deputados, a promessa é de um investimento de cerca de R$ 8 bilhões - uma refinaria de médio porte.
Obstáculo
Os representantes da Petrobras, no entanto, disseram que há um obstáculo a superar, em termos técnicos, para viabilizar a refinaria: o fornecimento de água. A questão, segundo os técnicos, já foi resolvida em Pernambuco e no Maranhão, mas ainda não no Ceará. "Disseram que seria preciso chegar a uma solução aqui. Mas que não seria obstáculo para o Ceará receber a refinaria", disse Chico Lopes.
A assessoria do presidente Sérgio Gabrielli confirmou o encontro com os parlamentares cearenses, mas informou que ainda não houve anúncio oficial do local da refinaria.
http://www.opovo.com.br/opovo/politica/794580.html
ALTO ESCALÃO CONFIRMA PLANTA
A capacidade de refino do empreendimento no CE estaria entre 80 mil e 100 mil barris de petróleo por dia
Brasília (Sucursal)/Fortaleza. As palavras não vieram, ainda dessa vez, da boca de Sérgio Gabrielli, presidente da Petrobras, mas fontes de alto escalão da empresa confirmaram ontem a vinda da refinaria ao Ceará. Quem recebeu a informação, em Brasília, foi o deputado federal Chico Lopes (PCdoB-CE) de Armando Tripodi, chefe de Gabinete do Presidente da Petrobras, e de Fernando Paes de Carvalho, coordenador do Gabinete da Presidência da petrolífera.
O anúncio oficial ainda não foi dado, mas Gabrielli já assumiu ontem a possibilidade da usina cearense e acrescentou, ao deputado federal Arnon Bezerra, que ela seria de médio porte. A capacidade de refino estaria entre 80 mil e 100 mil barris de petróleo por dia, bem inferior à planta que deverá ir para o Maranhão, de 600 mil barris/dia, a maior do Brasil.
Arnon teve um encontro informal com o presidente da petrolífera, que não pôde se reunir com a bancada por conta de outro compromisso assumido. Neste encontro rápido, ficou acertada para a próxima semana uma audiência entre Gabrielli, o governador do Ceará e a bancada cearense no Congresso. A data da reunião será definida na segunda, ou terça-feira, por telefone, entre Gabrielli e Cid Gomes, segundo afirmou Arnon Bezerra.
Durante a reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), na manhã de ontem, o presidente da empresa afirmou que deverá investir mais de US$ 20 bilhões na construção das duas novas refinarias, que deverão entrar em operação até 2015. Entretanto, na conversa com Arnon, o número de usinas foi diferente. “Eu estou muito otimista. Ele não afirmou que a refinaria será instalada no Ceará. Mas eu tenho certeza disto. O presidente da Petrobras disse que a empresa precisa de quatro refinarias, e que elas serão instaladas no Nordeste. Duas já estão definidas, uma em Pernambuco e outra no Maranhão. A terceira eu tenho convicção que vai para o Ceará e a quarta deve ser a ampliação de uma pequena unidade já existente no Rio Grande do Norte”, afirmou Arnon Bezerra.
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=543871