Skyscraper City Forum banner
Status
Not open for further replies.
1 - 19 of 19 Posts

·
Mameluco sangue azul
20,420 Posts
Discussion Starter · #1 ·
O ministro da Secretaria Especial dos Portos (SEP), Pedro Brito, afirmou ontem que “existem conversas adiantadas com a Petrobras” para definir uma engenharia financeira que garanta os recursos para as obras de infra-estrutura necessárias à Refinaria Abreu e Lima, que está sendo construída no Complexo Industrial e Portuário de Suape. O empreendimento deverá entrar em operação em 2010. Estas obras custarão cerca de R$ 500 milhões, dos quais R$ 240 milhões serão empregados para fazer uma dragagem no canal de acesso do Porto de Suape.

A dragagem do canal de acesso é cara, porque terá que deslocar rochas que foram encontradas na área. “Estamos conversando para que a Petrobras adiante os recursos e essas obras sejam feitas sem a burocracia”, comentou Brito. A expectativa do governo do Estado é que a SEP banque cerca de R$ 240 milhões e a Petrobras entre com R$ 260 milhões. Os recursos que serão adiantados pela Petrobras poderão ser descontados nas taxas de movimentação que a estatal deverá pagar a Suape depois que a refinaria entrar em operação.

Brito argumentou ainda que o governo federal trabalha com a perspectiva de três portos serem concentradores de carga no Nordeste: Suape, Pecém (no Ceará) e Itaqui, no Maranhão. “Com a expansão do Canal do Panamá, esses portos deverão receber novos investimentos”, comentou.

O secretário afirmou que não há o menor cabimento fechar um porto como o do Recife e que ele pode ser transformado do ponto de vista do turismo. O governo federal liberou ontem recursos para a implantação de um terminal marítimo de passageiros no Porto do Recife.

LICITAÇÃO

Ontem, o Porto de Suape publicou o resultado das propostas técnicas para contratar empresas que vão fazer os projetos executivos para a implantação do acesso viário à Ilha de Cocaia e também para o para o anel viário do terminal de grãos e da retroárea dos cais 4 e 5 do porto.

“O resultado final dessas duas licitações deve sair em 15 dias”, disse o diretor de engenharia e meio ambiente do Complexo Industrial e Portuário de Suape, Ricardo Padilha, sem revelar o preço estimado para as duas licitações.

No futuro, a Ilha de Cocaia deverá receber um terminal de minério. Já o terminal de grãos é um empreendimento que tem pelo menos duas empresas interessadas na exploração. Uma delas é a Companhia Ferroviária do Nordeste (CFN), empresa que está construindo a Ferrovia Transnordestina, que vai sair da cidade de Eliseu Martins, no Piauí, e chegará aos portos de Pecém e Suape.

No evento que foi anunciada a dragagem do Porto do Recife, o governador Eduardo Campos (PSB), disse que as obras do trecho Salgueiro-Trindade da Transnordestina deverá ser iniciado em julho.

O governador também criticou a morosidade da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) para liberar um projeto de revitalização do Porto do Recife, que o governo do Estado pretende licitar. O projeto prevê a implantação de empreendimentos de lazer numa área do porto que não é operacional. A Antaq analisa o projeto há quatro meses. “A Antaq não tem o voto popular, nem pressão e quem faz o tempo dela é ela”, comentou.

Fonte: Jornal do Commércio.

·
Registered
142 Posts
Parece brincadeira! Além de construir uma refinaria ainda prover a área de toda infra-estrutura?? Esse governo de Pernambuco não quer mesmo fazer nada, só participar das inaugurações e mamar na próxima eleição com os resultados que a Petrobras está trazendo pra economia do estado.

·
Mameluco sangue azul
20,420 Posts
Discussion Starter · #4 ·
^^ Surtou!!! O porto de Suape é o melhor porto público do Brasil, isso porque o governo de Pernambuco durante anos injetou recursos em algo que era visto como um elefante branco. Hoje se uma empresa se instala em Suape é porque tem certeza de lucro, nada mais justo que quem vai lucrar melhore ainda mais a infraestrutura do lugar, isso para mim é lógico.

·
Registered
142 Posts
Certo que eles vão utilizar um mecanismo que a Petrobras vai ter retorno em desconto nas tarifas, mas tô dizendo isso pq próximo ao total de recursos aplicados essa quantia é pequena. E outra, a refinaria em Suape é por decisão política, todos sabem que tecnicamente Suape ficou atrás de Pecém e de Itaquí. Pra não ser injusto com o governo de PE, as licenças ambientais foram dadas em tempo recorde para o tamanho do empreendimento, isso já foi alguma coisa. A agilidade de quem quer ver a coisa funcionando, mesmo que parcialmente, antes da próxima eleição.

·
Registered
3,380 Posts
^^ Tu tens os resultados dos estudos técnicos que apontam Pecém e Itaqui na frente de Suape, igor?

Não sei se sabes, mas saiu um estudo recentemente que aponta Suape como o melhor porto público do país, sendo o único entre os públicos que atingiu grau de excelência. Gostaria de ver que crtitérios técnicos apontam Pecém e Itaqui na frente de Suape.

·
Direito Urbanístico
775 Posts
Pecém nem apareceu nessa avaliação. É um porto muito novo né, começou a operar em 2002, ainda está construindo sua imagem. Já o porto de Fortaleza é da década de 40, mas atualmente está passando por uma grande modernização, inclusive aumento de calado.

·
Registered
5,466 Posts
Parece brincadeira! Além de construir uma refinaria ainda prover a área de toda infra-estrutura?? Esse governo de Pernambuco não quer mesmo fazer nada, só participar das inaugurações e mamar na próxima eleição com os resultados que a Petrobras está trazendo pra economia do estado.
Meu amigo , DESINFORMAÇÃO é o mal do século.Sabia?

Suape está sendo dotada de infra-estrutura e construído desde os anos 70 para receber grandes investimentos.Esqueceu que não é só a PETROBRAS que está bancando a refinaria? Aliás foi também político tanto de LULA como de CHAVEZ, se não sabe porque pesquise primeiramente pelo nome da Refinaria. Porque o nome será ABREU E LIMA? , esse herói da revolução Bolivariana e da VENEZUELA. Porque esse nome numa Refinaria em Pernambuco ? Porque essa idolatria de HUGO CHAVEZ por Abreu e Lima a ponto de querer bancar até sozinho uma refinaria(Petrobrás não deixou).

Ou vc acha que se não houvesse completa viabilidade econômica tanto a PETRO como o gov. da VEN iam jogar dinheiro fora?

Vc já pesquisou sobre o grande consumo de combustíveis em Pernambuco? Sabia que o parque de tancagem de SUAPE já tem capacidade atual para armazenar 560 Mil m3 de combustíveis e continua em processo de ampliação dessa capacidade pela iniciativa privada ?

Eu acho o ESTALEIRO ATLÂNTICO SUL mais importante que a Refinaria, pois o projeto inicial está aumentando dia-a-dia.Esse investimento privado que será o maior Estaleiro das Américas.Ocupará uma parte de uma ilha ,com terreno de sobra para se expandir.Melhor localização IMPOSSÍVEL.

Essa ilha ao fundo é onde ficará o estaleiro

Para ter idéia to TAMANHO do porto, isso aí é so UM dos cais internos , de águas praticamente paradas, nem tá aparecendo o DIQUE do porto com os outros cais eo o CMU (Cais de múltiplos usos). A área do complexo corresponde a 25% do tamanho do município de IPOJUCA .

Nessa foto abaixo dá pra ver ao fundo o Cais de combustíveis e o Cais de múltiplos usos-CMU

Essas fotos estão desatualizadas ,pois outro CAIS INTERNO está a pleno vapor sendo construído.E existe projeto para outros 3 .

Outras fotos, do outro lado, na parte que abriga combustíveis

Se SUAPE está recebendo investimentos é porque primeiramente se preparou a LONGO prazo para isso.

Essa é pra colocar como proteção de tela. PODE CONTEMPLAR, EU SEI É BONITO!!!!!!!!

WALL PAPER SUAPE:

http://www.suape.pe.gov.br/passeio_virtual/wallpapers/wallpapers_suape_18.jpg
.

·
Registered
3,380 Posts
Pecém nem apareceu nessa avaliação. É um porto muito novo né, começou a operar em 2002, ainda está construindo sua imagem. Já o porto de Fortaleza é da década de 40, mas atualmente está passando por uma grande modernização, inclusive aumento de calado.
Esse processo leva tempo mesmo, amthiago. Foram décadas de investimento em Suape até que ele atingisse o nível atual. Não achas justo os frutos estarem sendo colhidos agora?

E olhe que Pernambuco sofreu durante muito tempo por ter governadores de oposição ao governo federal. Só agora tem um governador alinhado politicamente com o presidente...

·
Registered
142 Posts
Não tô aqui pra polemizar mas com certeza na refinaria a PDVSA ainda não colocou grana alguma, tá sendo tocada toda pela Petrobras. Apesar de ter ficado a sociedade da Abreu e Lima em 60/40 o Chavez não fez nenhum aporte de recursos, quero saber quando isso vai acontecer... Sobre o parque de tancagem de Suape, hoje o mesmo se encontra super dimensionado. Lógico que não foi nenhuma loucura dos empresários, por exemplo da Decal Brasil, em se instalar aqui. O cenário com a abertura do mercado de derivados apontaram Suape, com ótima localização mesmo, como um dos pontos de entrada de importação e nada mais lógico na ocasião do que a construção destes imensos parques de tancagem. A política de preços da Petrobras que desistimulou as importações. Sobre o mercado de PE, sugiro que seja feita uma pesquisa na ANP, pois não é esse todo que vc disse não. Lógico que com todo o crescimento que o estado está atravessando é provável que cresça muito acima das médias nacionais.
Agora sobre a pergunta do jmascena: não tenho os resultados dos estudos mas trago essas informações de conhecidos da propria Petrobras. Agora, com todos os investimentos que a Petrobras fará no NE será apenas uma questão de tempo, pois Itaquí e Pecem tb vão ser agraciados com refinaria...

·
Mameluco sangue azul
20,420 Posts
Discussion Starter · #11 · (Edited)
^^ Relaxa, menino... Suape ainda nem tem refinaria... Nesse país tudo pode acontecer, inclusive interromperem a obra e nunca mais retomarem... Pela torcida "a favor" é isso que vai acontecer: Vão fazer uma refinaria flutuante que passará uns tempos em cada estado do Brasil, aí todo mundo fica feliz para sempre e o Nordeste vai continuar a ser a região dos siris na lata, nenhum foge porque o outro puxa para baixo...

·
Registered
5,466 Posts
Não tô aqui pra polemizar mas com certeza na refinaria a PDVSA ainda não colocou grana alguma, tá sendo tocada toda pela Petrobras. Apesar de ter ficado a sociedade da Abreu e Lima em 60/40 o Chavez não fez nenhum aporte de recursos, quero saber quando isso vai acontecer...
Também quero saber , já que ele andou reclamando na demora e burocracia da Petrobrás.E tou pouco me lixando quero é que saia de uma forma ou de outra, apesar do agradecimento ao HC pela justa homenagem a um herói da américa e do MEU estado. Aliás que eu vivo e me orgulho muito.

Aliás quem não vai polemizar com vc sou eu.

Pois apesar de supostamente morar aqui , olha com maus olhos para Pernambuco, a terra que te acolhe tão bem.

Parece mais um dos "secadores" de plantão .Se fossem investimentos na Bahia , tavam caladinhos achando bom como sempre aconteceu.

Como diz um bom baiano forista do SSC.........a caravana passa.
.

·
Registered
571 Posts
Me desculpem me meter numa discussão regionalmente particular. Mas já faz algum tempo que observo certas competiçoes e gostaria de deixar minha opinião. Já observei que são Pernambucanos de um lado e Baianos e Cearenses de outro lado. O Brasil e um país continental, e concordo com o ministro Gil, a Bahia não é nordeste, a Bahia é a Bahia, é uma região de transição. O norte da Bahia se asemelha ao nordeste, o oeste da Bahia ao centro-oeste e sudeste-sul da Bahia ao sudeste do Brasil. Também o Maranhão na minha opinião não é nordeste e acho que em breve estará muito integrado com o Pará.
Na minha opinião Pernambuco (Suape) se preparou pra ser uma região industrial e o Ceará foi logo atrás (Pecém). São regiões que se prepararam para ser semelhantes às áreas industriais do sudeste/sul, mas sempre faltou infra-estrutura. Claro que o critério foi político, mas tem que ter uma refinaria em Pernambuco e outra no Ceará, são regiões metroolitanas com mais de 3 milhões de habitantes cada e com parques industriais diversificados. Quem sofre de verdade são os potiguares, produzem petróleo, adminstram bem recursos, tem indicadores sociais entre os melhores do nordeste, administram bem os recursos hídricos, mas nunca tiveram peso político para conseguir o que Pernambuco e Ceará sempre conseguiram. Assim como eu acho que Pernambuco e Ceará merecem uma refinaria mais que o Maranhão, também acho que o Maranhão merece muito mais uma industria metalurgica/siderurgica que Pernambuco e Ceará. Mas o Ceará conseguiu isso politicamente, teve até discussões or conta de subsídios de gás, pro projeto ser mais viável, e eu pelo menos não vi nenhum forista Maranhense chorando por isso, eles culpam o governador do Maranhão e não os Cearenses. Tanto que achei muito acertada a decisão da refinaria do Maranhão ser para exportação, a o Ceará não sei qual será o foco, agora a de Pernambuco e a do RN será para demanda interna.
Uma coisa importante que eu acho é que Ceará e Pernambuco se prepararam para receber esses investimentos, enquanto o Maranhão se beneficiou de uma estrutura montada pela vale. O Maranhão pelo que eu sei, ainda não tem um parque industrial diversificado e nem consome mais derivados que o Ceará ou Pernambuco, ainda no caso de Pernambuco, acho que tem um benefício direto ra Alagoas e Paraíba. Se essa primeira refinaria fosse pro Ceará, os Pernambucanos não deveriam ficar chorando, e já que foi pra Pernambuco os Cearenses também não devem ficar chorando ou torcendo contra, os dois parques industriais vão demandar uma refinaria, mesmo que a do Ceará seja pra exportar e a do RN cubra a demanda interna do Ceará.
Um outro ponto que acho interessante é como os Baianos entram em certas discussões, a Bahia tem um parque industrial e petroquímico mais antigo, Salvador é a caital do nordeste mais próxima do sudeste. O norte (sertão) da Bahia é pouco habitado se comparado às rincipais regiões da Bahia. É nitido o eixo do desenvolvimento Baiano, tire o oeste da Bahia e região de Juazeiro, sobra o que ? RM de Salvador, Feira de Santana, Jequié, Vitória da Conquista, Itabuna, Ilhéus e extremo sul da Bahia. O que esse eixo de desenvolvimento tem em comum com o nordeste ? Pra mim quase nada ! E essas cidades estão entre as principais eque mais crescem no nordeste. E praticamente todas estão de Salvador pra baixo, só salva Juazeiro, que é irmã de Petrolina. Acho que daqui pra frente, cada vez mais a Bahia vai ser considerada Bahia. Sem contar a ferrovia oeste-leste e o complexo portuário, a Bahia é como a China, vai crescer sozinha, pra dentro de si mesma e ra baixo, não pra cima. Por isso acho que o nordeste do nordeste devia ser mais unido. Nada contra os Baianos, adoro a Bahia, só acho que o que beneficia a Bahia, beneficia a Bahia, e o que beneficia o RN por exemplo, beneficia o nordeste.

É só uma opinião pessoal, também erro e cometo equívocos, é só educadamente me corrigirem.

abraços,
ate +

Wallace

·
Mameluco sangue azul
20,420 Posts
Discussion Starter · #15 ·
^^ Gostei do que li e te dou razão. :eek:kay:

·
Direito Urbanístico
775 Posts
Você se equivocou numa coisa. Por falta de apoio político o projeto da Ceará Steel morreu, pois não houve quem conseguisse aqui ser mais forte do que o lobby siderurgico e fizesse a Petrobrás vender o gás para a planta.

O projeto da atual siderurgica que se instalará no Pecém é outro, tudo mudou. A personalidade jurídica é outra, se chama da CSP (Companhia Siderurgica do Pecém), a sociedade de investidores agora é outra, a matriz energética agora é o carvão mineral e a capacidade de produção mais que quadruplicou (6,5 mi contra 1,5). Não é investimento de estatal alguma, as adaptações do porto para o novo tamanho do projeto estão todas sendo bancadas pelo estado do ceará, e todos os incentivos fiscais são relacionados a tributos de competência estadual, não tendo o governo federal nenhuma influência no projeto.

Portanto, a coisa da atual siderurgica cearense é técnica e não política. A Companhia Siderúrgica do Pecém não precisou de aporte político pois é tão viável que só fez crescer e aglomerar novos sócios, todos privados. Ainda mais depois da confrimação de viabilidade da exploração das jazidas de ferro em terras cearenses.

Ah, e aquele teatro todo que foi feito do anuncio de novo projeto com os politicos federais cearenses da base aliada do Lula foi porque a imprensa aqui e os politicos da oposição bateram muito neles o culparam por não possuirem interesse e nem influencia politica suficientes para ter salvo a finada Ceará Steel. Daí, para tentar apagar a fogueira que ardia aqui, o gov do estado, tb aliado do gv federal, combinou com a politicada da abse aliada e com lula para fazeram aquele teatro de lançamento de um projeto que naquela época ainda era só uma ideia.

·
Registered
571 Posts
Valeu pela correção amthiago, mas ainda considero que acima da Bahia, só Ceará e Pernambuco tem influencia política de peso, apesar deste contra-tempo com a questão da siderúrgica.

ate +

Wallace

·
Registered
142 Posts
MasterPE, velho você está equivocado, torço verdadeiramente pra o Nordeste do Brasil, incluindo a Bahia ou excluindo a Bahia, como a maioria dos pernambucanos gostam de fazer. Concordo com o Wallace que a Bahia é a Bahia, é um estado que consegue ser centro-oeste, sudeste e nordeste ao mesmo tempo, mas nem por isso deixo de me considerar nordestino. Além de morar aqui a um ano, tenho raízes pernambucanas por parte da minha avó materna. Mesmo de longe sou tb um pouco pernambucano.
Sobre os investimentos, torço para que todo o NE seja beneficiado. Quero obras como estas em Suape, como a Via Mangue que vi essa inauguração da 1ª etapa, do VLT, base para o transporte na Copa de 2014, e a ampliação do metrô de Recife, entre outras que estou começando a conhecer...

·
Registered
571 Posts
Amigo Igor, eu sei que os Baianos se consideram nordestinos e torcem pelo desenvolvimento do nordeste, eu não sou nordestino e também torço, eu nem tenho visto as notícias do sudeste. Eu só quiz dizer que a Bahia vive uma outra realidade, qdo a ferrovia oeste-leste estiver pronta e o complexo portuário de Ilhéus estiver funcionando, acho que Vitória da Conquista, Ilhéus e Itabuna vão disparar em desenvolvimento. Essas cidades já estão muito bem colocadas no ranking das mais desenvolvidas do interior do nordeste. Acredito que a Bahia tem otencial para ficar como terceiro ou quarto estado mais rico da federação.
O que eu considero que é São Paulo, Rio, BH e vitória formam uma região integrada, Minas faz fronteira com todos, e tem regioes desenvolvidas em cada fronteira. O triangulo mineiro com São Paulo, Zona da mata e região de Juiz de Fora com o Rio, Ipatinga e Governador Valadares com o Espírito Santo. Além disso tem o norte do Paraná bem ligdo a São Paulo.
Da mesma forma, Alagoas se integra a Pernambuco, Pernambuco com a Paraíba, Paraíba com o Rio Grande do Norte e Rio Grande do Norte com o Ceará. Principalmente a proximidade de João Pessoa com Recife e Mossoró entre Fortaleza e Natal, essas são regiões chave pra mim.
A Bahia pra mim fica entre esses dois blocos, pra mim a Bahia é um bloco independente, assim como o Rio grande do Sul também é. Eu só me referi ao desenvolvimento econômico.

ate +

Wallace

1 - 19 of 19 Posts
Status
Not open for further replies.