SkyscraperCity banner
1 - 20 of 97 Posts

·
Mameluco sangue azul
20,420 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
No último fim-de-semana finalmente conheci Petrolina, a mais importante cidade do Sertão de Pernambuco. Fui a convite da Prefeitura de Petrolina e da Tam, que pretendem investir mais no turismo no Vale do São Francisco.

Esse thread vai ser dividido em duas páginas para não ficar muito pesado. Na primeira mostrarei aspectos urbanos e um pouco da cultura local. Na segunda página mostrarei a beleza das praias fluviais, o Caribe sertanejo; uma fazenda de uvas irrigadas e um pouco de uma vinícola.

Minhas impressões:

Perce-se que Petrolina está em plena revolução urbanística. Largas avenidas com ciclovias, asfalto em boas condições na maior parte da cidade e muitas ruas do centro já estão dentro das mais novas especificações de acessibilidade. Por estar em plena caatinga, a cidade não conta com uma vegetação exuberante e suas praças têm uma aridez que causa estranhamento num primeiro momento. Algumas coisinhas ainda precisam ser corrigidas, mas no geral Petrolina surpreende no quesito urbanismo.

O aeroporto, apesar de ter uma das maiores pistas de pouso e decolagem do Nordeste, com 3.250 metros, tem um terminal de passageiros minúsculo. Mesmo muito pequeno, é relativamente confortável e bastante simpático.

Não lembro de ter visto nenhum ônibus urbano, o que me levou a crer que o transporte de massa deve ser sofrível ou todo mundo tem carro ou moto... :lol:

O problema do lixo... Isso aí é um caso sério... Já andei muito pelo Sertão e normalmente as cidades são muito limpas, mas por onde circulei no Vale do São Francisco, seja nas cidades ou na área rural às margens das rodovias, a quantidade de sacos plásticos é algo impressionante. As prefeituras parecem não se importar com isso e o povo não ajuda... Fica aí o protesto: Se querem desenvolver um turismo de qualidade, cuidem melhor das cidades e da caatinga.

Algumas curiosidades:

Apesar de estar no extremo oeste do estado, os petrolinenses têm um sotaque praticamente igual ao do litoral, só faltando o chiado nos “S” para se confundir com o sotaque recifense.

Eu acreditava que Petrolina e Juazeiro formassem uma área de transição cultural entre Pernambuco e Bahia, algo mais neutro. Mas não é bem assim não. Apesar da convivência harmoniosa, dá para se notar perfeitamente as diferenças entre os dois lados do Velho Chico. Achei isso super interessante.

O calor... Minha gente!!! Vocês não fazem idéia de como é quente. Mesmo acostumado ao calor do Recife, passei mal algumas vezes e, por conta do ar seco, ainda estou com a mucosa nasal ressentida.

Bom, deixemos de blá-blá-blá e vamos às fotos.

Obs.: Como só fui em Juazeiro à noite (não levei a câmera) e rapidamente durante o dia, achei melhor não colocar nenhuma foto ao nível da rua. Como pretendo voltar em Petrolina ainda esse mês, vou conhecer melhor a cidade e aí faço um thread específico. :eek:kay:

Primeira parte – A cidade

1. O terminal passageiros do Aeroporto Senador Nilo Coelho

2.

3.

4.

5.

6.

7. Panorâmicas a partir do restaurante do hotel.

8.

9.

10.

11.

12.

13. Caminhando pelo centro da cidade.

14.

15. Catedral de pedra em estilo neo-gótico.

16.

17.

18.

19.

20.

21.

22.

23.

24.

25.

26.

27.

28.

29. Continuando o passeio pelo centro.

30.

31.

32.

33.

34.

35.

36.

37.

38.

39. Casarão sendo restaurado.

40.

41.

42. Achei essa igrejinha muito linda, pena que estava fechada.

43.

44.

45. Seguindo em direção à orla.

46.

47.

48.

49.

50.

51.

52.

53.

54.

55.

56.

57.

58.

59.

60.

61.

62.

63.

64.

65.

66.

67.

68. Oficina do Artesão.

69. Achei essa obra bem expressiva.

70.

71.

72.

73.

74.

75.

Ana das Carrancas faz parte do Patrimônio Cultural Imaterial de Pernambuco, ficou famosa por produzir carrancas em barro cozido, mostrando as figuras com os olhos vazados, numa declaração de amor ao seu marido cego. Minhas fotos mostrando o trabalho ficaram péssimas, então dei uma garimpada na internet e escolhi uma foto de CLÁUDIO ZEIGER para ilustrar o thread:

76. Memorial de Ana das Carrancas e residência de sua filha.

77.

78. Como sempre dedico um animalzinho para Thina e sei que ela não gosta de aves em gaiola, aí vai um passarinho de madeira para ela! :D

79.

Bom, daí fomos para a maravilhosa Ilha do Rodeadouro e à impressionante barragem de Sobradinho. No dia seguinte, pela manhã, fizemos um passeio à Vinícola Rio Sol. Esses lugares mostrarei na próxima página.

68. Quando voltamos da vinícola, atravessamos o rio de barco até Juazeiro.

69.

70.

71.

72.

73.

74.

75.

76.

77.

78.

79. As três fotos a seguir são de Juazeiro/BA.

80.

81.

Mal chegamos em Juazeiro, uma garota que estava conosco se sentiu mal e tivemos que voltar para o hotel em Petrolina. À noite fomos para o Bodódromo que é, segundo disseram, o maior complexo gastronômico de degustação de carne caprina do mundo. Eu me empanturrei de bode e carneiro com muita macaxeira. Como são fotos pessoais, preferi não colocá-las no thread. Depois do jantar e de muitas e muitas cervejas, fomos para o aeroporto, onde embarcamos de volta para o Recife.

A primeira parte do thread termina aqui. Comentem bem muito para que eu possa colocar logo as fotos da segunda página... :lol:

·
Banned
2,300 Posts
Gostei da cidade, percebe-se que tem um grande futuro. Muito bom!
Excelentes fotos!

·
Registered
8,383 Posts
ótimas fotos!!
Adorei Petrolina!
Muito ainda será feito!!
ps:
nas fotos dá pra ver em algum momento o River Shopping ou o campus da Univasf?

·
Registered
16,510 Posts
muito bom o thread mascate!!!
petrolina realmente impressiona no urbanismo...
na parte do centro administrativo, perto do river shopping, a cidade parece planejada!
ancioso para a segunda parte do thread!! pra matar a saudade da ilha do rodeadoro!!

·
Moderator
33,710 Posts
Thread bem completo, Mascate, dá gosto de ver Petrolina, um pólo irradiador de progresso em pleno sertão, as poucas fotos da orla de Juazeiro já deram para mostrar que ela está no mesmo ritmo de Petrolina, já tem até um altão em U/C ao lado das torres gêmeas, a cidade do Harisson também está bombando, muito bom. Valeu por compartilhar. :cheers:

·
Guga-Caruaru
2,867 Posts
Eita! Deu saudade de Petrolina! Faz tempo que fui!
Está mais bonita e melhor urbanizada! Novos prédios, a maioria bonitos! A orla está maravilhosa e catedral neo-gótica lindíssima! O Bodódromo é uma tradição para quem vai a Petrolina, pelo visto, parece que continua muito legal! Senti falta do River!
Eu acho o terminal de passageiros do aeroporto adequado, de médio para bom! Você está mal acostumado, Mascate, com o de Recife, que é outro patamar, ou eu que sou frustrado com a mercadoria que é o de Caruaru!!! :lol:
Excelente thread da mais importante cidade do sertão pernambucano e uma das top do interior do NE!

·
Registered
30 Posts
Ótimas fotos Mascate.
Petrolina impressiona positivamente, e mostra que o sertão pode ser e será uma região de desenvolvimento crescente, basta que o país não lhe volte as costas.

Aguardando a próxima parte.

·
ego sum ​​ATHEUS
7,700 Posts
:applause: Petrolina, Juazeiro, Caruaru,Campina Grande,Mossoró,F.Santana, Vitoria da Conquista, Patos, só para citar algumas entre centenas, são exemplos de que o antigo paradígma que existia de um Interior nordestino só marcado pela pobreza e falta de pespectiva, está ficando para trás. São cidades que crescem e dentro de um novo modelo de desenvolvimento em que a qualidade de vida de seus habitantes acompanham o progresso das mesmas.

·
Capital do Forró
16,129 Posts
opa excelente passeio
Petrolina esta cada vez mais linda e muito bem cuidada
desenvolvimento a olhos vistos
um dos orgulhos de Pernambuco

·
Capital do Forró
16,129 Posts
muito bonita a Catedral
nunca tinha notado que ela foi feita em pedra

·
Registered
12,776 Posts
78. Como sempre dedico um animalzinho para Thina e sei que ela não gosta de aves em gaiola, aí vai um passarinho de madeira para ela! :D
Não disse que é o forista que mais me conhece. Passarinho de madeira na gaiola ta valendo. Obrigada pela dedicação.
:kiss:

·
don't be a fool.
339 Posts
Thread bem completo, Mascate, dá gosto de ver Petrolina, um pólo irradiador de progresso em pleno sertão, as poucas fotos da orla de Juazeiro já deram para mostrar que ela está no mesmo ritmo de Petrolina, já tem até um altão em U/C ao lado das torres gêmeas, a cidade do Harisson também está bombando, muito bom. Valeu por compartilhar. :cheers:
Meniiiino,Harisson vai ficar todo fofo de ver isso "ouvir" isso!!!! KKKKKKK':lol:

Tô amaaando o thread! Até o predio onde eu vou morar teve uma foto só pra ele! *_* Parabéns Mascate.Você teve muita sensibilidade ao fotografar Petrolina.

·
Registered
12,776 Posts
Petrolina é uma cidade bem legal. Olha, achei interessante o móbile da foto 77.

Parabéns, thread recheado de coisas legais. Esperando a segunda parte.

·
Registered
9,374 Posts
Eita que essa cidade é lindinha demais! Adorei ver fotos de Petrolina pelas lentes de um turista, vi até lugares que eu não tinha visto em outros threads, muito bom Mascate, parabéns! :applause:

Ansioso para a segunda parte! :)

·
Mameluco sangue azul
20,420 Posts
Discussion Starter · #16 ·
Gostei da cidade, percebe-se que tem um grande futuro. Muito bom!
Excelentes fotos!
Um grande futuro e um presente que não decepciona. :D

ótimas fotos!!
Adorei Petrolina!
Muito ainda será feito!!
ps:
nas fotos dá pra ver em algum momento o River Shopping ou o campus da Univasf?
Com certeza tem muita coisa a ser feita no Sertão, o Vale do São Francisco é um grande exemplo de que quando se quer fazer bem feito é só ter boa vontade e bons profissionais. Nem sei se nas fotos aparecem o shopping e o campus. Daqui a pouco chega algum forista de Petrolina para te esclarecer. :eek:kay:

muito bom o thread mascate!!!
petrolina realmente impressiona no urbanismo...
na parte do centro administrativo, perto do river shopping, a cidade parece planejada!
ancioso para a segunda parte do thread!! pra matar a saudade da ilha do rodeadoro!!
É verdade, a parte mais nova está muito bem planejada. Se continuar assim, a cidade vai crescer com qualidade de vida. Com aquele calor, quero ver tudo, menos um congestionamento de trânsito... :lol: A segunda parte do thread já está pronta, só estou esperando a página virar.

Naquela região corre muito dinheiro e, graças a Deus, as pessoas não estão para brincadeira. Todo o Vale do São Francisco só tem a ganhar com o tipo de investimentos que vêm sendo feitos. Um dia, espero que não muito distante, o progresso vai se estender por outras áreas do Sertão.

Eita! Deu saudade de Petrolina! Faz tempo que fui!
Está mais bonita e melhor urbanizada! Novos prédios, a maioria bonitos! A orla está maravilhosa e catedral neo-gótica lindíssima! O Bodódromo é uma tradição para quem vai a Petrolina, pelo visto, parece que continua muito legal! Senti falta do River!
Eu acho o terminal de passageiros do aeroporto adequado, de médio para bom! Você está mal acostumado, Mascate, com o de Recife, que é outro patamar, ou eu que sou frustrado com a mercadoria que é o de Caruaru!!! :lol:
Excelente thread da mais importante cidade do sertão pernambucano e uma das top do interior do NE!
Menino... O terminal do aeroporto é minúsculo mesmo... Tu precisas ver o espaço dos balcões de check in, cabe uma mesinha e uma cadeira... :lol:

Parabéns Pelo o Belo Thread, Mascate. =D
:eek:kay:

Ótimas fotos Mascate.
Petrolina impressiona positivamente, e mostra que o sertão pode ser e será uma região de desenvolvimento crescente, basta que o país não lhe volte as costas.

Aguardando a próxima parte.
Basta o país não atrapalhar e já vai estar ajudando muito. A iniciativa privada acredita no potencial produtivo da região. :D

:applause: Petrolina, Juazeiro, Caruaru,Campina Grande,Mossoró,F.Santana, Vitoria da Conquista, Patos, só para citar algumas entre centenas, são exemplos de que o antigo paradígma que existia de um Interior nordestino só marcado pela pobreza e falta de pespectiva, está ficando para trás. São cidades que crescem e dentro de um novo modelo de desenvolvimento em que a qualidade de vida de seus habitantes acompanham o progresso das mesmas.
Sem querer te deixar triste, mas... Diante dos problemas do polígono das secas, o que se faz no Vale do São Francisco é só uma gotinha d´água no oceano. Basta nos afastarmos um pouco da área irrigada que vemos a mesmíssima miséria de sempre. :(

opa excelente passeio
Petrolina esta cada vez mais linda e muito bem cuidada
desenvolvimento a olhos vistos
um dos orgulhos de Pernambuco
Pois é menino... Txi metxi com Pétró!! :lol:

muito bonita a Catedral
nunca tinha notado que ela foi feita em pedra
Eu também achava que era só o revestimento, mas as paredes foram todas feitas com pedras.

Obrigado pelas visitas e pelos comentários. Espero todos na segunda página! :eek:kay:

·
Agreste Pernambucano
18,187 Posts
Thread está uma maravilha, Mascate!!! Faz tempo que não vejo Petrolina tão bem representada dessa forma. A cidade está um brinco, além de crescer a olhos vistos. Sem dúvida, um dos grandes orgulhos de Pernambuco! Tenho que conhecê-la! Gostei muito da catedral, nunca tinha a visto por dentro.

No aguardo das próximas fotos, valeu!

·
Mameluco sangue azul
20,420 Posts
Discussion Starter · #19 ·
Não disse que é o forista que mais me conhece. Passarinho de madeira na gaiola ta valendo. Obrigada pela dedicação.
:kiss:
É amor roxo, menina!! :kiss:

Meniiiino,Harisson vai ficar todo fofo de ver isso "ouvir" isso!!!! KKKKKKK':lol:

Tô amaaando o thread! Até o predio onde eu vou morar teve uma foto só pra ele! *_* Parabéns Mascate.Você teve muita sensibilidade ao fotografar Petrolina.
Que bom que estás gostando, se quiseres acrescentar alguma informação podes ficar à vontade, visse?

Petrolina é uma cidade bem legal. Olha, achei interessante o móbile da foto 77.

Parabéns, thread recheado de coisas legais. Esperando a segunda parte.
Também adorei o móbile, pena que não estava à venda... :(

Eita que essa cidade é lindinha demais! Adorei ver fotos de Petrolina pelas lentes de um turista, vi até lugares que eu não tinha visto em outros threads, muito bom Mascate, parabéns! :applause:

Ansioso para a segunda parte! :)
Oxente, menino! Tu não sabes que eu sou caprichoso? :lol:

Obrigado a todos!!!

·
Mameluco sangue azul
20,420 Posts
Discussion Starter · #20 ·
Thread está uma maravilha, Mascate!!! Faz tempo que não vejo Petrolina tão bem representada dessa forma. A cidade está um brinco, além de crescer a olhos vistos. Sem dúvida, um dos grandes orgulhos de Pernambuco! Tenho que conhecê-la! Gostei muito da catedral, nunca tinha a visto por dentro.

No aguardo das próximas fotos, valeu!
Pois vá conhecer assim que puder. Eu adorei quase tudo que vi e vivi. Já já a segunda página vai ao ar.

Valeu pela visita!

Dá pra ver que está em franco desenvolvimento, parabéns para PE.
Obrigado, Natalense!

1 - 20 of 97 Posts