SkyscraperCity banner

1 - 20 of 108 Posts

·
Paulo -JP
Joined
·
1,441 Posts
Discussion Starter #1


São Jorge de Selho é uma freguesia portuguesa do concelho de Guimarães,1 com 5,20 km² de área2 e 5 625 habitantes (2011)3 . Densidade: 1 081,7 hab/km².

Foi elevada a vila em 30 de Agosto de 1995, sob a designação de Pevidém.4 Desde há vários anos que a freguesia era conhecida por Pevidém, que deu mesmo origem ao nome da vila agora existente. A denominação remonta ao século XIX e terá surgido do nome de um casal que vivia na Casa do Pevidém.

A freguesia de São Jorge de Selho é parte integrante da zona urbana. Está situada entre o rio Ave e o seu afluente rio Selho, e dista 4 km da sede do concelho.
As inquirições de 1290 na freguesia de "Sam Jorge" dizem que esta "é toda devassa, salvo quanto jaz aí de Varziela, que é da freguesia de Negrelos" (hoje lugar do Paraíso), situação que D. Dinis respeitou. As inquirições de 1301 chamam S. Jurge de Negrelos a esta importante freguesia de S. Jorge de Selho. As de 1308 "na Freguesia de Sam Jurgo de Amtre Ave e Selho" várias perdas abusivas de direitos reias, na Quintã, em Sainhas, em Arravaldi.

Na freguesia há um cabeço, denominado Monte da Senhora ou Monte da Santa, onde se pensa ter existido uma povoação castreja. Ali se encontram vestígios de muralhas e outras fortificações, muito embora grande parte das pedras que a formaram tenham sido empregues a erguer as paredes de muitas casas da freguesia.

Algumas lendas relacionadas com o Monte da Santa foram passando de geração em geração. Uma lenda diz que covinhas existentes num penedo situado num cimo de um monte foram feitas pelas pegadas da jumenta que transportou Nossa Senhora, quando das suas andanças por terras lusitanas. Na encosta voltada para os Sumes existe um penedo onde se vê o sulco que teria sido feito por uma cobra. Em tempos que se perdem na escuridão dos séculos, viveu no monte uma bicha terrível. Tal bicha, que provavelmente não seria mais nem menos que o dragão da lenda, viria a ser ferido de morte em tremendo combate travado com São Jorge. A perpetuar a batalha, dizia-se em São Jorge, existia na igreja da freguesia uma imagem que representava a derrota do monstro, que soçobrava sob o peso cortante das estocadas certeiras do santo matador de dragões.
 

·
Paulo -JP
Joined
·
1,441 Posts
Discussion Starter #2 (Edited)

·
Paulo -JP
Joined
·
1,441 Posts
Discussion Starter #9
Pevidém é grandinha :yes:
Sim, Pevidém, Taipas e Ponte são as maiores Vilas do concelho. Já Pevidém, Taipas e S. Torcato funcionam como pequenas cidades dentro do concelho, pois possuem uma zona de Influencia. :) Por exemplo quando se refere á ZONA DE PEVIDÉM são as freguesias de Selho S. Jorge, Selho S. Cristovão, Gondar e S. Martinho de Candoso. O vale do Selho funciona como uma pequena cidade ás portas da cidade. No futuro com o crescimento da cidade e da vila, ambas acabarão por se fundir uma na outra. :) Na verdade o centro de Pevidém já faz parte dos dados estatísticos da população da Cidade.
 

·
Paulo -JP
Joined
·
1,441 Posts
Discussion Starter #11
As fotografias são suas?

ponha o link de onde tirou caso não sejam :)
Estas fotos são todas do Site da Junta de freguesia. Irei colocar agora mesmo o link. :) Caso fossem minhas era difícil conseguir tirar fotos á igreja de S. Bras, porque a mesma está sempre fechada e abre apenas uma vez no ano para as festas! :) Seria uma missão aquase impossível!!!
 

·
Paulo -JP
Joined
·
1,441 Posts
Discussion Starter #14 (Edited)
Pevidém Equipamentos:

Junta de Freguesia:







Centro de Saude:



Infantario:



Sociedade Musical:



Centro Paroquial e Capela Mortuária:





Escolas:







Futura escola de Musica e novo polo da Biblioteca de Pevidém:



 
1 - 20 of 108 Posts
Top