Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 31 Posts

·
Casual Travel Photography
Joined
·
2,544 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
Prefeitura define cronograma para inauguração do Shopping da Cidade

SHOPPING DA CIDADE − As obras do Shopping da Cidade já estão em fase final e a Prefeitura de Teresina começa a programar a transferência dos camelôs das ruas do Centro para o novo local. Toda a parte estrutural já foi concluída e os acabamentos finais estão em andamento. A previsão de conclusão do Shopping é para o dia 30 de maio. Até essa data haverá a publicação com o nome das pessoas habilitadas para ocuparem um dos boxes disponíveis no local. Após a publicação haverá ainda um sorteio da localização dos boxes. A inauguração é prevista para junho.

Todo esse trabalho será feito antecipadamente de forma que os permissionários disponham de tempo para organizar suas mercadorias, sinalizarem e identificarem as bancas. Segundo a coordenadora da Agenda 2015, Carmem Neudélia, haverá um período entre a conclusão da obra e a inauguração em que os camelôs deverão ser todos transferidos. “Nesse período eles estarão organizando os locais onde irão trabalhar e nós vamos oferecer toda a estrutura necessária”, diz Camem.

A coordenadora ressalta que com a inauguração do Shopping da Cidade, a Prefeitura vai isolar imediatamente para reforma, a Praça Rio Branco e as ruas Simplício Mendes e Álvaro Mendes. “Todo esse trabalho faz parte do projeto de revitalização do Centro. Com essas ações, o coração da cidade irá ficar mais limpo, agradável e ainda teremos a abertura de novas vias de tráfego de veículos, o que irá facilitar o trânsito”, comenta ao dizer que as calçadas serão ampliadas para melhorar o passeio para os pedestres e ainda adaptadas para pessoas com deficiência.

A Praça da Bandeira também está sendo reformada e também fará parte da obra do Shopping com uma integração às entradas posteriores do local. O Shopping da Cidade possuirá três pavimentos, que poderá ser acessado por quatro escadas rolantes, um elevador e três escadas de emergência. No local haverá espaço para 1.800 camelôs, além de postos da Caixa Econômica Federal, Correios, Cepisa, Banco 24h, Agespisa e um supermercado.

A praça de alimentação possuirá 35 lanchonetes e um espaço de lazer que poderá oferecer música ao vivo. Os permissionários também terão à sua disposição um auditório e sala para reuniões. A área total da construção é de 13.487,49 m² e o investimento é de R$ 15 milhões. A expectativa é que cerca de cinco mil pessoas trabalhem diariamente no local, envolvendo os camelôs, lojistas e fornecedores.

Mais informações:
SDUCN
Superintendência de Desenvolvimento Urbano Centro/Norte
rua Clodoaldo Freitas, 664 - Centro
CEP 64000-000 - Teresina - Piauí
(86) 3215-7460 / 3215-7461
Parece que a Prefeitura cansou (com razão) de esperar o término da Estação Praça da Bandeira do sistema de trens urbanos por parte do Governo do Estado e vai inaugurar sua parte independentemente disso. O projeto original é uma integração entre o Shopping Popular e a Estação de Trens (o Governo Estadual construiu o horroroso elevado sobre a Av. Maranhão, mas, a Estação em si deve demorar mais pra ser concluída que a Igreja da Sagrada Família, em Barcelona... :eek:hno:), havendo interligação por passarela com o Mercado Central, a ser reformulado em uma segunda etapa. Esta região é o coração do centro histórico da cidade, inteiramente degradada pelo caos urbano dos camelôs. O marco de fundação da cidade, por exemplo, erguido em 1859, está na Praça da Bandeira, e no seu entorno estão a Prefeitura Municipal (1922), a Igreja Matriz de N. S. do Amparo (1852), o Museu do Estado (antiga sede do Governo Provincial, 1859), a antiga Delegacia Fiscal, hoje um prédio da Justiça Federal (de 1902) e o próprio Mercado Central, de 1866, hoje inteiramente descaracterizado e engolido em um mar de ambulantes. O projeto é altamente louvável, mas, quero ver se o prefeito vai ter peito de desocupar as ruas do Centro dos camelôs que não entraram no Shopping Popular e dos novos que vão surgir.

Começando pelos croquis e renders:








Fotos recentes da obra, em acabamento:









E um render do Mercado Central após a reforma, em uma segunda etapa:

 

·
Registered
Joined
·
6,616 Posts
Muito bom para os lojistas populares terem um lugar assim, com toda a infra estrutura, o que permite um ganho maior também pois aumenta a circulação de consumidores.

Mas infelizmente, em nossas cidades, não existem locais limpos e seguros para se fazer um centro comercial a céu aberto, então locais como esse são a única opção.
 

·
Casual Travel Photography
Joined
·
2,544 Posts
Discussion Starter · #9 ·
Já morei em algumas Capitais e vi iniciativas deste tipo fracassando, principalmente pelo fato de transferirem os camelôs para um local ermo ou onde não haja trânsito de pessoas. A interligação do Shopping Popular com o "metrô" é uma grande sacada - quando ocorrer, bem-entendido -, já que garantiria tráfego diário de milhares de passageiros pelas dependências do Shopping. A instalação de um supermercado como âncora também é outra idéia excelente para atrair movimento, até porque não há um supermercado concorrente na vizinhança imediata (pelo menos em um raio de dez quadras); pena só que é mais uma unidade do Comercial Carvalho, rede local que se notabilizou pelo aspecto mercadão-like de suas lojas, mal-acabadas, sujas e sem conforto; mas, como o preço que eles praticam é competitivo e o projeto é mais voltado para o povão, talvez seja melhor que um Pão de Açúcar ou um Bompreço, por exemplo. A instalação de um auditório (eventos atraem público, é lógico) e de facilidades como Banco 24 horas, postos de atendimento de autarquias públicas, correios, agência bancária e praça de alimentação também deve contribuir para aumentar o afluxo de pessoas; muitas repartições e lojas funcionam nas vizinhanças e é melhor para os funcionários almoçar em uma praça de alimentação com preços populares, higiene e conforto, do que em pé no "podrão da esquina".
 

·
Ronne
Joined
·
132 Posts
Pedaum, a av. maranhão ficou desfigurada com a construção do elevado.
Do shopping eu gostei!
 

·
Ronne
Joined
·
132 Posts
Pedaum, a av. maranhão ficou desfigurada com a construção do elevado.
Do shopping eu gostei!
 

·
.
Joined
·
1,439 Posts
Pedaum, a av. maranhão ficou desfigurada com a construção do elevado.
Do shopping eu gostei!
Não foi só a Av. Maranhão que ficou desfigurada. A vista de Teresina de Timom também ficou, o shopping tapou a Praça da Bandeira, poderiam ter feito algo não tão evidente, tipo num quarteirão próximo da praça.

Gostei da proposta de fazer uma réplica do mercado central quando ele foi construído (amarelo). Acho que a parte azul deveria ser igual a amarela, seguindo o mesmo conceito de "mercado aberto".

Quanto aos camelôs da região deveriam ter valorizado mais eles, se fosse feito uma estrutura organizada com barraquinhas de rua, arborização, espaços para fluidez de pedestres, recuperação dos prédios históricos na região em volta do mercado transformando-a numa espécie de centro histórico, à exemplo do Ver-o-Peso em Belém, tenho certeza que seria um dos pontos turísticos mais visitados da cidade.
 

·
Casual Travel Photography
Joined
·
2,544 Posts
Discussion Starter · #20 ·
Não é um metrô, Abu.EdL, é um sistema de trens urbanos, com alguns trechos rebaixados em relação ao nível da rua. Mas não há a periodicidade, a modernidade e o padrão de um metrô real, são só trens urbanos, pelo menos, por ora. É que o projeto foi chamado originalmente de pré-metrô, depois foi pra metrô, por conta da população.



Teresina já tem metrô?! Caramba...

Muito legal o porjeto, vai ser um sucesso!
 
1 - 20 of 31 Posts
Top